Como Corrigir Mudas Superlotadas em 5 Passos Fáceis

No momento, você está visualizando Como Corrigir Mudas Superlotadas em 5 Passos Fáceis

Iniciando o Cultivo de Sementes

Começar o cultivo de sementes é sempre um processo empolgante, mas, às vezes, nosso entusiasmo pode prejudicar a saúde das plantas. Se você plantou muitas sementes em um espaço pequeno, provavelmente acabará com mudas superlotadas competindo por água, nutrientes e luz — felizmente, isso pode ser corrigido rapidamente.

Se deixadas sozinhas, essas mudas terão dificuldade em obter todos os recursos de que precisam para se tornarem plantas saudáveis. Plantas superlotadas também experimentam fluxo de ar limitado, tornando-se mais propensas a desenvolver doenças.

Em vez de deixar suas mudas crescerem em plantas raquíticas, você deve tomar medidas para dar a elas a melhor chance de se tornarem mudas saudáveis. Felizmente, você pode ajudar suas plantas seguindo alguns passos simples. Vou explicar como corrigir mudas superlotadas em menos de uma hora.

Avalie a Situação

Como a primavera é uma época tão movimentada no jardim, tento evitar trabalhos desnecessários. Então, antes de assumir que suas mudas estão muito próximas, faça a si mesmo algumas perguntas.

Que Tipo de Recipiente Você Usou?

Transfira para vasos individuais assim que as folhas verdadeiras aparecerem.

Primeiro, observe o tipo de recipiente em que as culturas estão crescendo. Você as plantou em uma bandeja aberta com a intenção de depois transferi-las para bandejas de células individuais? Ou você semeou muitas sementes em uma única célula?

Se você está cultivando em uma bandeja aberta para economizar espaço, isso é ótimo! Costumo plantar minhas sementes de pimenta e tomate juntas em uma bandeja para que eu possa colocar todas as sementes que amam calor em tapetes térmicos. No entanto, uma vez que as sementes germinam e desenvolvem algumas folhas verdadeiras, é melhor movê-las para recipientes individuais antes de plantar.

Se você começou as sementes em células individuais, provavelmente não pretendia movê-las para outros recipientes. No entanto, você pode planejar transferir as plantas de uma célula pequena para um vaso maior.

Quantas Você Precisa?

Dê a cada planta espaço para crescer em sua própria célula.

Quando chegar a hora de dar mais espaço para suas mudas crescerem, você tem duas opções principais. Você pode separá-las e plantar cada uma em sua própria célula, ou pode cortar algumas delas perto da linha do solo.

Determinar quantas plantas você precisa ajudará a determinar a melhor opção para você. Por exemplo, digamos que você plantou duas bandejas de quatro células com tomates. Você não tinha certeza sobre a viabilidade das sementes, então plantou três sementes de tomate por célula.

Bem, acontece que a viabilidade das sementes foi ótima! Todas, exceto uma semente, germinaram, deixando você com 23 tomates bebês. Se você acha que pode usar mudas extras, mover as extras para sua própria célula é a escolha certa. No entanto, se você só tem espaço para 8 plantas de tomate, pode cortar as extras enquanto ainda são jovens.

Removendo Mudas Indesejadas

Corte as extras para dar mais espaço aos espécimes escolhidos.

Se você decidir se livrar das mudas indesejadas, o primeiro passo é identificar os espécimes mais saudáveis que você gostaria de manter. Você pode completar esse processo a qualquer momento, mas é mais fácil remover os brotos indesejados quando eles são pequenos, pois você não perturbará as zonas das raízes daqueles que deseja manter. Recomendo esperar até que tenham um conjunto de folhas verdadeiras.

Lembre-se, os brotos mais altos nem sempre são os mais saudáveis! Procure caules robustos, folhas verdes e vigor geral.

Depois de determinar quais pequenas plantas você gostaria de se livrar, pegue um par de tesouras afiadas ou faca e corte os brotos indesejados logo abaixo da superfície do solo. Remova suavemente os caules indesejados do recipiente para permitir que o restante floresça. Esta é a solução mais rápida e fácil para mudas superlotadas!

Remova do Recipiente

Puxe suavemente para liberar as raízes do espaço apertado.

Remover e descartar mudas extras é um processo bastante simples. No entanto, separar e transferir as mudas para seus próprios recipientes é um pouco mais complicado. A partir deste ponto, este é o processo que vou explicar.

Se você decidir que tem o número de mudas desejado, mas as culturas estão muito apertadas em seu recipiente, o primeiro passo é removê-las do recipiente. Recomendo esperar até que tenham um ou dois conjuntos de folhas verdadeiras.

O tipo de recipiente determina a melhor maneira de removê-las. Se você estiver cultivando em bandejas de células com furos no fundo, empurre suavemente o fundo do solo com o dedo ou um palito até que todo o bloco de solo se solte. Então, você pode pegar suavemente os brotos e puxá-los para fora do recipiente.

Dica profissional: Sempre manuseie as mudas pelas cotilédones em vez das folhas verdadeiras ou caules. Se os cotilédones quebrarem, a muda sobreviverá e continuará a crescer.

Se você estiver trabalhando com um recipiente maior ou bandeja aberta, não poderá empurrar o solo por baixo. Em vez disso, puxe suavemente uma planta para ajudar a soltá-la do recipiente. Você também pode apertar o fundo de bandejas plásticas frágeis ou enfiar a mão sob o tapete de solo e raízes.

Separe Delicadamente

Puxe suavemente os cotilédones para separar os brotos.

Depois que as mudas estiverem fora de seu recipiente original, é hora de separá-las. Dependendo da densidade e do tamanho, as raízes podem estar separadas e facilmente distinguíveis, ou podem estar crescendo juntas. Ambas as circunstâncias são aceitáveis, mas requerem cuidados diferentes.

Se as raízes forem pequenas e não parecerem estar fortemente entrelaçadas, comece pegando o cotilédone de uma muda. Puxe suavemente até que a planta comece a se separar das outras. Eu acho que um lápis ou objeto semelhante é útil para separar gentilmente as raízes das mudas.

Mudas com mais de algumas semanas de idade têm maior probabilidade de desenvolver sistemas radiculares grandes que estão entrelaçados. Separar essas raízes é um pouco mais desafiador, mas possível. Você pode seguir os mesmos passos descritos acima. Não se preocupe se algumas raízes quebrarem durante o processo — as raízes podem sofrer um pequeno retrocesso, mas continuarão a crescer.

Se as raízes se assemelharem a um tapete contínuo de fibras em vez de às partes inferiores de plantas individuais, você pode precisar puxar suavemente esse tapete de raízes em vez de separar os sistemas radiculares individuais. Embora isso possa parecer dramático, culturas como alface, tomate e manjericão podem tolerar esse processo. Contanto que cada planta tenha algumas raízes anexadas, elas se recuperarão bem.

Pegue um pedaço de solo e raízes ao redor de cada planta e puxe-o suavemente para longe de seus vizinhos. Procure terminar com um sistema radicular de tamanho semelhante em cada muda.

Replante em Recipientes Individuais

Certifique-se de que as raízes estejam cobertas, mas os caules permaneçam na superfície.

Depois de separá-las, é hora de replantá-las em recipientes individuais. Idealmente, você as transferirá para um recipiente onde crescerão até que seja hora de transplantar.

Comece enchendo seus recipientes ou bandejas de células com mistura para vasos. Lembre-se de usar uma mistura que retenha água, ofereça excelente drenagem e forneça às culturas em crescimento os nutrientes necessários.

Faça um pequeno buraco em cada recipiente para acomodar as raízes. A maioria das mudas deve ser plantada de forma que a junção do caule e das raízes esteja bem na superfície do solo. No entanto, você pode plantar os caules de tomates, berinjelas, manjericão e pimentas sob o solo. Raízes se formarão ao longo da porção subterrânea do caule, levando a uma planta mais forte.

Depois de colocar a muda no buraco, compacte suavemente o solo ao redor das raízes. Repita esse processo com cada muda e, em seguida, regue-as bem.

Forneça Cuidados de Acompanhamento

Mantenha-as ao sol e protegidas do vento.

Mover plantas de um local para outro é sempre um processo estressante. Quando você adiciona a separação das raízes, não é surpreendente que as plantas nem sempre fiquem felizes depois de separadas. No entanto, corrigir mudas superlotadas ainda é melhor do que deixá-las como estão.

Proporcionar o ambiente de crescimento ideal ajudará na recuperação. Regue bem o solo, mas não o mantenha encharcado. Coloque as bandejas ao sol pleno e limite a quantidade de vento que elas experimentam nos primeiros dias após a separação.

Elas podem parecer murchas por um ou dois dias, mas devem eventualmente retornar a um estado saudável. Continue a fornecer a quantidade adequada de água e luz até que seja hora de transplantar as mudas para o exterior.