Começar a cultivar rosas a partir de sementes é uma atividade excelente para crianças, turmas ou entusiastas do cultivo de rosas. Se você tem uma variedade favorita de rosa, mas quer que ela tenha cores, formas ou fragrâncias diferentes, experimente cultivar algumas de suas sementes. Existe a chance de você descobrir uma nova variedade híbrida com qualidades atraentes!
Ao contrário da propagação por estacas, as mudas germinam em novas plantas que são geneticamente diferentes de seus pais. Você pode cultivar um novo tipo divertido ou um fracasso, mas a única maneira de saber é experimentando. Na primeira vez que comecei a cultivar rosas a partir de sementes, não tinha expectativas. Eu simplesmente queria ver o que aconteceria, mas fiquei agradavelmente surpreso ao encontrar uma rosa com flores duplas deslumbrantes em ricos tons de vermelho.
Tente usar essa mentalidade para as mudas, pois você nunca sabe o que vai crescer! Sem expectativas predeterminadas, você pode cultivar rosas sem preocupações. Se elas não forem do seu agrado, dê-as para amigos e vizinhos, ou plante-as em uma parte esquecida do seu jardim para flores de rosa infinitas.
Então, vamos começar a germinar! Começaremos escolhendo plantas-mãe com atributos agradáveis e depois coletaremos seus frutos. Vamos encontrar e plantar suas sementes de rosa com estes sete passos fáceis.
Passo 1: Escolha Uma Planta-Mãe
Essas flores tendem a se autopolinizar, produzindo brotos com aparência única.
Comece selecionando uma variedade de rosa da qual você gostaria de coletar. A planta-mãe é incrivelmente importante porque dita quais genes suas mudas receberão. As rosas podem se autopolinizar, mas muitas vezes usam polinizadores para coletar pólen de outros arbustos. Suas mudas terão o DNA tanto da mãe quanto do pai, o que significa que terão características semelhantes a ambos.
Mesmo que sua planta-mãe se autopolinize, suas mudas podem parecer diferentes. As rosas, como os humanos, reorganizam seu DNA durante a reprodução, permitindo novas combinações genéticas. Isso resulta em novas expressões físicas, como pétalas amarelas ou espinhos curtos. Portanto, mesmo que sua rosa-mãe se autopolinize, as sementes que você coletar dela germinarão tipos únicos.
Os pais influenciam tudo em suas mudas, como resistência a doenças, altura ou presença de flores, para citar alguns. Escolha uma planta-mãe com folhas saudáveis, muitas flores e poucos pragas. Pais fortes criam filhos fortes porque transmitem sua resistência a pragas e doenças para criar uma geração futura resiliente.
Passo 2: Colete Frutos de Rosa
Esses pequenos frutos ou frutos florais são difíceis de extrair.
Os frutos de rosa são os frutos laranja e vermelhos brilhantes em arbustos maduros. Sua polpa é comestível e levemente doce, embora seja difícil de extrair das muitas sementes nodosas. Eles só se formam a partir de flores polinizadas, então deixe algumas em seu arbusto para murchar. Eles podem parecer desbotados e tristes por alguns dias, mas rapidamente se transformarão em frutos verdes e depois laranja.
Comece encontrando frutos no final do verão ou outono. Eles se formam a partir de flores polinizadas em caules altos—flores murcham e caem suas pétalas, e os frutos incham na base. Algumas rosas produzem poucos frutos grandes, enquanto outras produzem muitos pequenos. Recolha os frutos cortando-os na base com tesouras de ervas ou podadores. Você precisará de um ou dois grandes ou mais de três pequenos.
Se você quiser cultivar dezenas de rosas a partir de sementes, recolha mais frutos para obter muitas sementes. Cuidado com os espinhos durante o processo de coleta, pois algumas variedades têm muitos em seus caules e folhas. Use luvas enquanto coleta seus frutos e tenha cuidado extra ao redor de cultivares espinhosos.
Passo 3: Extraia as Sementes
Deixe os frutos de molho por pelo menos 24 horas primeiro.
Com os frutos em mãos, você está pronto para extrair as sementes. Existem duas maneiras fáceis de fazer isso, e vamos cobrir ambas. A primeira é menos intensiva em trabalho, mas leva mais tempo, enquanto a outra requer mais trabalho e menos tempo.
Se você tiver tempo, experimente este primeiro método de extração. Comece cortando e amassando os frutos, depois coloque-os em uma tigela com água. Deixe de molho por pelo menos 24 horas, depois coe a polpa e as sementes flutuantes. As restantes no fundo da tigela são viáveis e estão prontas para secar.
Se você não tiver tempo, experimente o método rápido. Abra os frutos e retire manualmente as sementes, removendo o máximo possível da polpa do fruto. Quando estiverem quase limpas, enxágue-as com um coador e remova quaisquer outros pequenos pedaços de polpa.
Então, o que você pode fazer com toda aquela polpa de fruto? Ela é comestível e rica em nutrientes! Eu gosto de colocá-la em um recipiente no congelador para smoothies. Você também pode fazer geleia ou conservas com adição de açúcar, ou secá-las para fazer chá caseiro.
Passo 4: Seque e Armazene as Sementes
A secagem é uma parte vital da preparação para a germinação.
Sementes molhadas precisam secar antes de serem armazenadas. Quando secas, elas duram pelo menos um ano em armazenamento de longo prazo. Comece pegando as sementes molhadas e colocando-as em uma toalha ou pano, depois deixe-as até que estejam completamente secas ao toque.
Quando secas, transfira-as para um recipiente hermético. Plástico, vidro ou papel as mantêm seguras, secas e protegidas do mofo. Coloque os recipientes em um local fresco e escuro até que você esteja pronto para plantar as sementes. Uma despensa, armário ou gabinete funciona perfeitamente para armazenar sementes.
Se você planeja germinar as rosas este ano, precisará estratificar a frio as sementes antes de plantá-las. A estratificação a frio é um processo que muitas plantas passam no inverno, onde elas usam condições frias e úmidas para acordar suas células adormecidas.
Imite a estratificação a frio deixando as sementes do lado de fora durante o inverno, ou colocando-as na geladeira três a quatro meses antes do plantio. Coloque uma toalha úmida ao redor delas, depois sele-as em seu recipiente do lado de fora ou na geladeira. A toalha úmida e as temperaturas frias juntas simulam a estratificação a frio natural.
Passo 5: Germine as Sementes na Primavera
Elas apreciam muita luz enquanto germinam.
Após a estratificação a frio, as sementes estarão prontas para germinar! Coloque-as em vasos de viveiro de 5” cheios de terra para vasos. Qualquer mistura para vasos com componentes de drenagem funciona bem. Se o solo for pobre em nutrientes, adicione um pouco de fertilizante orgânico balanceado em pó antes de semear.
Enterre suas sementes a meia polegada de profundidade no solo, depois regue bem. As mudas de rosa apreciam muita luz enquanto germinam. Dê-lhes luz indireta brilhante o dia todo ou pelo menos três horas de luz solar direta diariamente; qualquer uma das opções funcionará bem. Você pode começar a germinação dentro de casa ou ao ar livre, desde que as temperaturas estejam acima de 16°C (60°F). Um tapete térmico pode ser útil em áreas onde faz mais frio.
As sementes devem germinar após duas semanas, mas podem levar até dois ou três meses. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, garanta que recebam a quantidade adequada de luz solar e espere pelo clima quente da primavera. Se não germinarem até o meio do verão, você precisará começar de novo e tentar novamente. Uma maneira de evitar isso é plantar uma dúzia ou mais—quanto mais você plantar, maiores serão suas chances de cultivar uma muda bem-sucedida.
Passo 6: Monitore as Mudanças
Esses brotos prosperam melhor em sol pleno ou parcial.
As mudas não estarão prontas para o transplante até o outono ou a primavera seguinte. Observe-as em seus vasos para garantir que sobrevivam ao verão. Elas precisam de tempo extra para criar raízes suficientes e crescerem vigorosas em seus vasos. Enquanto estiverem em recipientes, podem ser suscetíveis a pragas, doenças e condições de crescimento adversas.
Mantenha as mudas em sol pleno ou sombra parcial para melhores resultados. Elas precisarão de água diariamente durante o calor intenso do verão e com menos frequência na primavera e no outono. Mantenha-as úmidas, mas não encharcadas, e pode quaisquer folhas ou caules se apresentarem sinais de doença.
Pragas como pulgões e ácaros adoram se alimentar de rosas. Os pulgões são particularmente problemáticos em plantas jovens, pois comem brotos, folhas e caules, enfraquecendo-os ao longo do tempo. Lave-os com um jato forte de água diariamente até que desapareçam. Este método simples mantém a maioria das pragas longe de suas mudas, incluindo ácaros.
Passo 7: Transplante as Mudas
Ao transplantar, cave um buraco profundo que seja duas vezes mais largo que a raiz.
Suas mudas de rosa estarão prontas para o transplante quando o outono chegar. Planeje movê-las para seu local final pelo menos seis semanas antes da data da primeira geada ou depois que começarem a perder suas folhas. Isso lhes dá bastante tempo para criar raízes no novo solo e se adaptarem às novas condições.
Comece cavando um buraco tão profundo e duas vezes mais largo que a raiz da muda. Coloque sua rosa no buraco e preencha com terra até que alcance a base do tronco. Regue bem, depois adicione composto ou uma cobertura orgânica em cima do solo. Isso deve preparar suas rosas para o inverno, para que sobrevivam às geadas, chuvas e tempestades.
Se você viver em regiões com temperaturas congelantes no inverno, nas zonas de resistência 4 e abaixo, considere transplantar suas rosas na primavera. Mantenha-as em uma estufa, estrutura fria ou cobertura de fileira durante o inverno, depois transplante-as ao ar livre uma ou duas semanas antes da última data média de geada.