13 Plantas Nativas de que Você Pode Coletar Sementes em Novembro

O que esperar nesse post

Eu Amo Plantas Nativas

Eu amo plantas nativas. Elas me aproximam do meu ecossistema local e me informam sobre as condições em que prosperam.

Recentemente, comecei a focar em como propagá-las. E quando estou tentando determinar o momento de coletar sementes nativas, novembro é uma aposta segura.

Meados de novembro é a época da primeira geada aqui no norte do Texas, zona 8. Algumas nativas ainda estão florescendo na minha região, como a vara-de-ouro, áster e a flor-de-neve branca. Mas há muitas plantas que floresceram no verão e já completaram seu ciclo de vida para o ano, e elas têm cabeças de sementes prontas para colheita.

Antes de sair para coletar sementes nativas em novembro, sigo algumas regras simples. Não coleto sementes de áreas ecologicamente sensíveis onde projetos de restauração estão em andamento. Foco em locais onde as plantas são abundantes ou provavelmente serão removidas devido ao desenvolvimento. Nunca retiro mais de 25% das sementes de um determinado local.

Se você não está coletando na natureza, talvez tenha algumas nativas em seu jardim que gostaria de tentar propagar por sementes. Esta lista possui plantas de toda a América do Norte. Então, mantenha-a em mente enquanto decide quais sementes começar para o próximo ano.

Flor-de-Seda/Flor Borboleta

Sementes de Flor-de-Seda/Flor Borboleta

Flor-de-Seda Comum

Sementes de Flor-de-Seda Comum/Flor Borboleta

Flor-de-Seda Exuberante

Sementes de Flor-de-Seda Exuberante/Flor Borboleta

Camphorweed

Limite a ressemeadura colhendo as cabeças quando estiverem marrons.

Esta linda planta anual com flores amarelas brilhantes é uma alegria de ver prosperando em um jardim. Ela rapidamente se espalha sozinha e coloniza uma área com facilidade. Se você quiser apreciá-la em um local específico, colete as sementes nativas em novembro, quando estiverem marrons e maduras.

Limite a propagação da camphorweed em paisagens menores, pois cada planta possui milhares de sementes altamente viáveis. Após remover as cabeças de sementes com podadores afiados e esterilizados, limpe-as, removendo as pequenas sementes do material plumoso. Depois, armazene-as em um pote e pressione-as no solo quando a ameaça de geada tiver passado na primavera.

Flor-de-Seda

Colha as vagens quando se abrirem para liberar as sementes felpudas.

Se você quer borboletas-monarca, deve plantar algumas flores-de-seda. Existem mais de 100 espécies de flor-de-seda nativas da América do Norte, cada uma com seu próprio alcance. Escolha uma que cresça bem em sua região para dar o melhor suporte possível a todos os insetos que amam esta planta.

Para as flores-de-seda, você deve esperar até que as vagens curvas comecem a se abrir para liberar as sementes. Elas estão conectadas a massas brancas e algodonosas que ajudam na dispersão pelo vento. Se você conhece um bom local de flor-de-seda, espere as vagens ficarem marrons e se abrirem, então colete as sementes nativas. Novembro é um momento ideal em muitas áreas para coletar flor-de-seda.

Ou semeie-as diretamente agora, ou estratifique-as a frio na geladeira pelo período específico para a espécie que você está cultivando. Depois, pressione-as na superfície do solo em uma bandeja interna. Garanta que haja uma luz de cultivo ou uma boa fonte de luz brilhante.

Transplante cuidadosamente suas mudas quando a geada tiver passado, garantindo que você não danifique a raiz principal sensível. Eu costumo começar em vasos de árvores se estiver cultivando primeiro em ambientes internos.

Mil-folhas Comum

Esmague as cabeças secas para espalhar as pequenas sementes.

Uma das plantas mais fáceis de cultivar e propagar é o mil-folhas. Esta planta agora é tecnicamente nativa, mas não tem a relação evolutiva de longa data com a América do Norte que outras nativas têm. No entanto, é uma planta tão benéfica, alimentando muitos insetos e apoiando a vida selvagem.

As sementes do mil-folhas são como pó, então é melhor cortar as cabeças de sementes marrons inteiras em um saco de papel. Você pode plantar uma única flor com a matéria vegetal ainda presa se precisar ser preciso sobre onde semear. Caso contrário, pule a limpeza e simplesmente esmigalhe uma cabeça de sementes sobre a área de plantio.

O mil-folhas requer um período frio. Ou semeie diretamente agora, após coletar sementes nativas em novembro, ou simule a estratificação a frio por duas a quatro semanas antes de pressionar na superfície do solo de início de sementes interno.

Girassóis Comuns

Recolha as cabeças de sementes antes que os pássaros as comam todas.

Se você achou o mil-folhas fácil, conheça o seu girassol anual comum. Esta é outra planta poderosa para polinizadores que se auto-semeia facilmente. Você quer cortar as cabeças de sementes em áreas onde os girassóis tendem a sair do controle (e eles saem – pergunte-me como eu sei). Esmigalhe as cabeças de sementes e remova as sementes.

Estas não precisam de nenhum tratamento especial antes de semear. A única coisa a considerar em plantações em massa é a segurança delas, pois várias espécies de pássaros adoram comê-las. Guarde-as para semear após a geada ter passado e monitore seu progresso para garantir que os pássaros não as comam antes que possam crescer. Uma fina camada de cobertura de palha protegerá algumas delas.

Névoa de Gregg

Alimenta borboletas no outono e se espalha facilmente.

Uma das plantas que realmente não desiste no meu jardim é a névoa de Gregg. É uma perene generosa que cobre o solo rapidamente e alimenta muitas borboletas no outono, enquanto elas fazem seus últimos esforços para migrar. Suas folhas e flores roxas claras deslumbrantes proporcionam muito interesse da primavera ao outono.

Espere as cabeças de sementes ficarem marrons e remova-as. Colete sementes nativas em novembro em um dia seco, ou seque as sementes em ambientes internos antes de armazená-las em um pote ou envelope opaco. Estas são amantes do clima quente que não requerem nenhum tratamento para germinar. Ou espalhe-as na superfície do solo após a geada na primavera, ou no topo do seu solo de início de sementes.

Seja paciente, pois a névoa leva uma ou duas semanas para germinar.

Dogwood de Galho Vermelho

Necessita de estratificação a frio antes da semeadura na primavera.

Embora o melhor momento para coletar sementes de dogwood de galho vermelho seja de agosto a outubro, novembro é um momento decente. Se você está coletando agora, armazene-as e semeie no próximo ano.

Procure por bagas brancas que tenham se tornado azuis. Depois, limpe-as, escarifique-as, mergulhe-as em peróxido de hidrogênio por apenas alguns minutos e refrigere-as por três meses em musgo de turfa na sua geladeira.

Semeie-as na primavera e você estará bem encaminhado para cultivar uma nova árvore de dogwood. Este é um processo longo e em etapas que requer um pouco mais de cuidado do que muitas das sementes desta lista, mas se você ama o dogwood de galho vermelho, é uma ótima maneira de aprender mais sobre propagação e sobre a planta.

Sempre-viva Perolada

Flores cremosas fazem o jardim parecer pacífico sem esforço.

Para jardineiros nas porções ocidentais da América do Norte, a sempre-viva perolada é uma visão comum. É também uma planta super fácil de propagar, e suas sementes nativas estão prontas para serem coletadas em novembro.

Guarde as sementes que você coletar e corte cabeças de sementes inteiras em sacos de papel. Mantenha-as em um local quente e seco até a primavera. Depois, semeie diretamente no jardim ou pressione-as no solo em sua estação de início de sementes.

Estas plantas são muito específicas e requerem muito cuidado antes de serem plantadas. As sementes levam cerca de três semanas para germinar, e as mudas permanecem pequenas por muito tempo.

Cuide delas durante a fase de muda e você terá muitas crescendo em seu quintal (e muitas mais sementes para semear no futuro). Para a sempre-viva perolada, estabeleça uma tarefa anual para coletar sementes nativas em novembro.

Despedida da Primavera

Os cantos do jardim de repente sorriem com essas pequenas explosões brilhantes.

Em novembro, você pode dizer olá à primavera colhendo sementes de suas plantas de despedida da primavera! Espere as vagens secarem completamente e ficarem marrons. Depois, espere as vagens racharem levemente e corte as cabeças de sementes em um saco de papel. Remova as sementes de dentro da vagem e armazene-as até a primavera.

Em regiões mais frias, espere até um mês antes da última geada na primavera e semeie essas sementes na superfície. Ou simplesmente jogue-as no jardim quando o solo estiver quente e trabalhável, bem após a última geada. Em regiões amenas, semeie essas no final do verão para flores no outono.

Checkermallow de Prado

Risque o revestimento da semente antes de semear na primavera.

Eu tinha que ter pelo menos uma planta rara nesta lista. Semear as sementes de nativas raras é um ato de conservação! No mínimo, é um experimento divertido.

Se você vive no Vale Willamette, no Oregon, abaixo de 700 pés, você está em seu nicho ecológico. Mas jardineiros nas zonas 5 a 9 devem ter pouca dificuldade com esta. As sementes geralmente estão prontas no início do outono, mas ainda deve haver algumas para coletar no início de novembro.

Espere até que as pétalas tenham caído e a cabeça da semente fique marrom e comece a abrir levemente. Depois, corte as cabeças de sementes e remova as sete a nove sementes dentro. Elas não são minúsculas e devem ser fáceis de limpar. Depois, armazene-as antes da primavera.

Escarifique as sementes antes de semear para quebrar o revestimento espesso da semente. Depois, espalhe-as na superfície do solo em qualquer momento após a geada. As sementes continuarão a germinar durante as estações mais quentes. Note que o clima quente fará esta planta entrar em dormência, então esta é melhor para áreas mais temperadas.

Madia Comum

Semeie no outono e deixe o frio do inverno ajudar na germinação.

Madia elegans é outra planta que provavelmente já se semeou no início do outono, mas deve haver vagens que você pode pegar para propagar por sementes. As cabeças de sementes permanecem nesta planta durante o outono e inverno. Pegue a cabeça inteira e mantenha-a intacta. Armazene as sementes por até um ano, mas espere para semeá-las até o outono.

Quando estiver pronto para cultivá-las, esmigalhe as cabeças de sementes diretamente sobre seu espaço de cultivo ao ar livre. Cubra-as levemente com cobertura orgânica; folhas trituradas ou palha são melhores. Deixe-as permanecer durante o inverno, e tendo o período frio adequado, elas brotarão na primavera.

Lupino de Folha Grande

Segundas flores trazem novas vagens, uma surpresa tranquila.

Enquanto os lupinos de folha grande selvagens se semeiam no final do verão, plantas que foram desbastadas produzem uma segunda rodada de flores e, assim, uma segunda rodada de sementes. Estas sementes nativas estão prontas para serem coletadas em novembro. É neste momento que você pode procurar por vagens marrons semelhantes a ervilhas. Chegue a elas antes que estourem, mas depois que toda a cor verde tenha se tornado marrom.

Os lupinos precisam de estratificação a frio e escarificação para germinar bem. Use lixa fina ou uma faca afiada para cortar o revestimento de cada semente e jogue-as ao ar livre para passar o inverno e emergir na primavera. Se você quiser semeá-las em ambientes internos, corte seus revestimentos e coloque-as em uma toalha de papel úmida na geladeira por um mês.

Depois, semeie-as em bandejas ou células de sementes preenchidas com mistura de início de sementes rica e bem drenada. Algumas fontes dizem que as sementes frescas não precisam de tratamento, enquanto as guardadas precisam. Se você tiver o suficiente, pode experimentar essas recomendações para ver o que funciona melhor.

American Beautyberry

Guarde algumas bagas para os pássaros e semeie o restante.

No norte do Texas, as beautyberries estão adornadas com cachos de frutos roxos. Este é o melhor momento para coletar sementes nativas. Novembro é perfeito para pegar o que os pássaros não levaram, embora eu geralmente guarde minhas bagas para os sabiás e pombas locais. Se você tiver o suficiente para compartilhar, pode extraí-las em novembro e cultivar ainda mais deste lindo arbusto.

Se você estiver semeando ao ar livre, simplesmente plante a baga inteira no solo logo após a colheita. Em ambientes internos, limpe-as removendo as duas a quatro sementes de dentro da polpa da baga. Se você quiser semeá-las em ambientes internos, pegue as bagas e coloque-as em um liquidificador com cinco vezes a quantidade de água por volume.

Bata na velocidade mais baixa por alguns segundos de cada vez. Eventualmente, as sementes afundam no fundo e você pode despejar o detrito. Faça isso algumas vezes para obter os melhores resultados. Depois, seque completamente as sementes e coloque-as em um meio de cultivo em um saco plástico. Coloque o saco na geladeira por um mês. Depois, plante as sementes em bandejas e espere que brotem.

Buttonbush

Melhor começar em ambientes internos antes de plantar na primavera.

Este arbusto nativo do sudeste é perfeito para áreas úmidas e ao longo de cursos d’água. É uma planta maravilhosa para abelhas, com cultivares como Sugarshack® desenvolvidas especificamente por essa razão. Espere suas flores redondas desbotarem e ficarem vermelhas escuras. Depois, pressione levemente as vagens para liberar as sementes.

Você não precisa tratar as sementes de forma alguma e pode semeá-las imediatamente. Elas emergirão em duas semanas. Como demoram um pouco para amadurecer completamente, é melhor semeá-las em ambientes internos e cuidá-las até que estejam com um pé de altura. Depois, plante-as na primavera ou no início do outono para ajudar a estabelecer raízes fortes.

Continue sua leitura aqui