11 Sementes que Você Deve Plantar em Março

No momento, você está visualizando 11 Sementes que Você Deve Plantar em Março

Você já ficou tempo demais dentro de casa! Março é a época de voltar ao jardim e estabelecer culturas emocionantes de vegetais e frutas para alimentar sua família durante todo o verão. Nas zonas 9 e mais quentes, a primavera está começando. As zonas 6-7 ainda podem estar experimentando noites frias, enquanto as zonas 5 e mais frias provavelmente ainda têm neve no chão. Onde quer que você esteja, março é o momento perfeito para começar a semear ao ar livre ou dentro de casa, sob cobertura.

Vamos mergulhar em 11 sementes que você pode começar a plantar este mês para um início frutífero da sua melhor temporada de cultivo até agora!

11 Sementes Interessantes para Começar em Março

Verduras de primavera, rabanetes, ervas e ervilhas são culturas comuns para março. Mas se você quiser variar nesta temporada e começar suas culturas de verão, aqui estão 11 sementes que você pode semear este mês, tanto dentro quanto fora de casa.

Batatas

Plante deliciosas batatas a partir de batatas-semente em condições adequadas.

Este tubérculo essencial fornece toda a sustância rica em carboidratos, deliciosa e amanteigada que você precisa! As batatas do supermercado não se comparam às batatas cultivadas em casa. Essas culturas da família das solanáceas são fáceis de cultivar, produzem em abundância e oferecem uma enorme diversidade de cores, sabores, formas e texturas para expandir seu paladar. Nas zonas 7-10, março é a época ideal para plantar batatas. Para as zonas 6 e mais frias, espere até o final de abril ou maio.

Você pode cultivar batatas em praticamente qualquer solo e sistema de jardim, incluindo canteiros no solo, canteiros elevados, sacos de cultivo ou um balde de cinco galões. A maioria das batatas é propagada vegetativamente a partir das chamadas “batatas-semente”, que são realmente pequenos tubérculos de batata que crescem em novas plantas. Se você for aventureiro e estiver disposto a um desafio, pode tentar cultivar batatas a partir de suas sementes verdadeiras usando a variedade ‘Clancy’ oferecida pela Botanical Interests. No entanto, o método de propagação vegetativa é mais fácil para iniciantes.

As batatas-semente são melhor compradas de uma fonte confiável ou você pode comprar batatas orgânicas no supermercado. Certifique-se de que sejam orgânicas. Caso contrário, elas podem ter sido tratadas com produtos químicos inibidores de brotos que impedem as batatas de enviar brotos.

Você precisa que suas batatas-semente “brotam”, ou pré-brotem seus brotos para garantir que estejam prontas para o plantio. Você notará “olhos” ou brotos ao redor da batata. É daí que os brotos surgem. Você pode “brotar” as batatas deixando-as em uma área iluminada, como uma bancada, por cerca de uma semana antes de plantar.

Plante as batatas-semente a cerca de 15 cm de profundidade no solo e deixe-as crescer automaticamente. Essas plantas são consideradas “culturas pioneiras” porque podem crescer em solo relativamente não melhorado e ainda assim crescer bem. As batatas aeram e melhoram o solo para futuras culturas também.

Dentro de algumas semanas, você verá um pouco de crescimento verde acima do solo. Se notar algum tubérculo espiando acima do solo, amontoe um monte de terra para cobri-los. Dentro de dois meses, as plantas crescerão densas e exuberantes. As folhas começarão a amarelar e produzir flores roxas dentro de três meses após o plantio. Então, você pode desenterrá-las e desfrutar de uma bela refeição de batatas novas da primavera com cascas tenras e textura amanteigada.

Brássicas

Plante brássicas de primavera ou outono em condições adequadas para colheitas abundantes.

Às vezes chamadas de “culturas de couve”, o grupo de vegetais das brássicas inclui repolho, brócolis, couve-flor e couve. Essas plantas são todas cultivadas de maneira muito semelhante, por isso muitas vezes as agrupamos no processo de início de sementes. Como muitas culturas de clima frio, você pode cultivar brássicas em duas estações: primavera ou outono.

As plantas de brássicas cultivadas na primavera devem ser semeadas na primavera para que possam produzir colheitas prolíficas antes que o clima fique muito quente e as folhas se tornem amargas. Nas zonas 8-10, março é a janela ideal para colocar as sementes de brássicas no solo. Idealmente, você pode ter semeado essas sementes mais cedo na primavera para que possa transplantar enquanto o clima está ameno. Se não, ainda há bastante tempo para semear diretamente ou estabelecer mudas.

Nas zonas 6-7, você quer garantir que suas mudas de brássicas sejam semeadas dentro de casa até o início de março. Nas zonas 4-5, você pode semear essas plantas dentro de casa, mas espere até abril para plantá-las fora.

Algumas de nossas variedades favoritas de brássicas para plantar em março incluem:

‘Copenhagen Market’ Repolho: Este repolho cresce bem na primavera ou no outono em quase qualquer clima. Eles precisam de umidade consistente para produzir cabeças grandes e dignas de salada de repolho.

‘Di Cicco’ Brócolis: Este brócolis tolerante ao calor e à geada produzirá uma maravilhosa cabeça de floretes verdes vibrantes e produzirá brotos laterais durante toda a primavera e verão.

Cravos-de-defunto

O plantio de companhia com cravos-de-defunto afasta pragas e apoia a saúde das plantas.

O plantio de companhia é uma palavra da moda no mundo do jardim por um motivo; é respaldado pela ciência, altamente eficaz e super simples! Certas flores e ervas realmente afastam pragas das suas plantas e atraem predadores naturais para manter os insetos sob controle.

Algumas flores, como os cravos-de-defunto, até emitem compostos de suas raízes para ajudar a prevenir infestações subterrâneas, como nematoides de galhas. Esses nematoides que comem raízes podem ser especialmente prejudiciais para as plantas de tomate, então eu nunca cultivo um canteiro de tomate sem plantar cravos-de-defunto como companhia!

Embora possam ser um pouco fedorentos para os humanos, o cheiro das flores de cravo-de-defunto é excelente para repelir pragas das suas culturas de jardim. Nas zonas 8 e mais quentes, essas sementes podem ser semeadas diretamente no seu jardim em março. Zonas 7 e mais frias devem esperar até abril ou maio para semeá-las, pois as sementes requerem temperaturas do solo de pelo menos 21°C.

Os três principais tipos de cravos-de-defunto são:

Cravos-de-defunto franceses (Tagetes patula): Flores menores e plantas compactas para deter os nematoides de galhas da próxima temporada.

Cravos-de-defunto africanos (Tagetes erecta): Flores maiores e mais fofas em plantas altas e eretas, melhores para flores de corte e uso ornamental.

Cravos-de-defunto signet (Tagetes tenuifolia): Flores pequenas e plantas compactas para comer e deter os nematoides de galhas da próxima temporada.

Ambos os tipos são eficazes, mas a maioria das pesquisas de plantio de companhia foi conduzida com cravos-de-defunto franceses. As plantas crescem rapidamente e florescem durante todo o verão. O melhor de tudo é que você não está apenas obtendo controle natural de pragas! Essas flores são brilhantes e bonitas para um jardim intrigante e atraente de cores do arco-íris. Experimente a ‘Favorite Blend’ para o controle de pragas mais bonito.

Capuchinhas

Amadas por todos, as capuchinhas são ótimas companheiras para jardins de vegetais.

Com suas flores vermelhas e amarelas e folhas em forma de lírio, as capuchinhas são um deleite trepador frequentemente cultivado para uso ornamental. Mas essas plantas também são as companheiras perfeitas para o seu jardim de vegetais!

Todos amam capuchinhas! Os polinizadores enlouquecem com seu néctar abundante. Pragas como pulgões e besouros do pepino são atraídas por elas. Galinhas adoram suas folhas. E os humanos podem comer as flores comestíveis! Nas zonas 8 e mais quentes, março é o momento perfeito para semear capuchinhas diretamente, desde que as temperaturas externas estejam acima de 4°C.

Os jardineiros nas zonas 6-7 devem esperar até abril, e os cultivadores de climas frios nas zonas 5 e mais frias geralmente precisam esperar até maio. Se você não quiser esperar até a última geada, pode começar a semear essas lindas flores em bandejas de sementes agora mesmo!

Você pode pensar que é ruim plantar flores que atraem pragas, mas os jardineiros de capuchinha têm alguns truques na manga. Esta flor é frequentemente usada como uma “cultura armadilha” para pragas, o que significa que as pragas são desviadas de suas culturas porque sua atenção está nas capuchinhas. Se as capuchinhas ficarem muito infestadas, você pode facilmente cortá-las e jogar fora as folhas infestadas com a certeza de que os insetos não atacaram suas culturas preciosas.

Plante lindas sementes de capuchinha trepadeiras em março como uma planta de borda para subir em cercas ou pérgulas ao longo das margens do seu jardim. As vinhas em cascata são uma visão adorável de se ver, e estarão cheias de atividade de insetos durante todo o verão.

Linária

Semeie sementes de linária para espirais encantadoras no jardim que atraem borboletas e abelhas.

Esta flor única é encantadora e exótica. Às vezes chamada de linho-de-sapo ou mini boca-de-leão, as flores de linária têm espirais encantadoras no jardim que atraem uma abundância de borboletas e abelhas. ‘Fairy Bouquet’ é a variedade favorita do fundador da Epic, Floriano, porque tem tons pastéis bonitos de rosa, roxo e amarelo.

Nas zonas sulistas 9 e mais quentes, é melhor semear sementes de linária no final do verão ou início do outono para que você possa desfrutar das flores durante o inverno e a primavera. Os cultivadores temperados nas zonas 6-8 podem semear linária ao ar livre em março. As zonas 5 e mais frias devem esperar até abril, quando o clima está um pouco mais quente.

O tempo de germinação das sementes de flores tende a ser um pouco mais longo do que o das sementes de vegetais, então paciência e atenção são importantes. As sementes ultra-pequenas de linária podem levar cerca de 10-20 dias para germinar. É importante semeá-las em aglomerados que são pressionados muito superficialmente no solo. Você não quer cobrir as sementes. Se cobertas, elas não terão luz suficiente para germinar. As sementes de linária também são transplantáveis se você quiser semeá-las em bandejas de sementes dentro de casa.

Interplante essas flores delicadas em qualquer lugar do seu jardim onde você queira um toque extra de cor e mais alimento para polinizadores. Alguns jardineiros até gostam de praticar “jardinagem do caos” com as sementes, espalhando o pacote em canteiros aleatórios durante a temporada de primavera.

Girassóis

Plante diversos tipos de girassóis para abelhas no verão e alimento para pássaros no outono.

Com suas alturas imponentes e diversidade única, os girassóis são uma flor essencial no jardim para atrair abelhas no verão e alimentar pássaros (ou humanos) com suas sementes no outono. Existem muitos tipos diferentes de girassóis, incluindo:

Variedades de girassóis de múltiplos ramos produzem vários ramos a partir de uma planta, o que significa muitos mais caules coroados com lindas flores. Esses tipos fornecem exibições de flores mais longas e contínuas com várias flores por planta para um jardim texturizado. Nossas variedades favoritas são:

‘Lemon Queen’: Flores amarelas ensolaradas majestosas atraem toneladas de polinizadores.

‘Evening Sun’: Flores de tons de borgonha e laranja impressionantes têm anéis dourados vívidos ao redor do centro para uma aparência semelhante ao pôr do sol.

Se você prefere um girassol de caule único que cresce super alto como ponto focal no seu jardim, você não vai querer perder essas variedades de girassóis épicos gigantes. Note que os girassóis de ramo único não florescem por tanto tempo e produzem apenas uma flor por planta. A escolha principal do Jacques no Jardim é:

‘Mongolian Giant’: Cada planta produz uma cabeça gigante em cima de um caule gigante, perfeito para colher sementes no final da temporada.

Os girassóis são plantas de clima quente, então você deve semeá-los ao ar livre em março apenas se viver em zonas 8 ou mais quentes e o risco de geadas fortes já tiver passado. Nas zonas 5-7, você pode começar a semear girassóis dentro de casa este mês.

No entanto, lembre-se de que essas flores têm raízes pivotantes que não gostam de ser perturbadas durante o transplante. Blocos de solo ou vasos de papel são uma ótima maneira de mover mudas de girassol para o jardim sem perturbar as raízes. Ainda assim, os girassóis transplantados muitas vezes não atingem seu potencial máximo.

Dica Pro: Para girassóis verdadeiramente gigantes, semeie as sementes diretamente e forneça bastante água no início da primavera.

Manjericão

Colha manjericão regularmente para uma produção contínua de folhas.

Imagine a vida sem pesto fresco do jardim! Seria uma existência miserável. O manjericão é uma das ervas mais versáteis, saborosas e abundantes que você pode cultivar. Uma única planta arbustiva produzirá continuamente novas folhas durante todo o verão até que floresça (vá para semente). Uma grande vantagem de cultivar manjericão é que quanto mais você colhe, mais ele produz. Então, se você deseja caprese fresco, pizza, pesto e guarnições de massa durante todo o verão, beliscar seu manjericão evitará que ele vá para semente.

‘Everleaf Emerald Towers’ manjericão é uma escolha principal para uso culinário e climas quentes. Esta variedade de floração lenta é particularmente vantajosa para cultivadores do sul que têm dificuldade em cultivar uma longa temporada de manjericão quando os verões ficam quentes. Este cultivar é criado para uma colheita de folhas mais longa e pode não começar a florescer até o final do verão, às vezes até outubro!

Muitas outras variedades de manjericão florescerão cedo na temporada, reduzindo sua janela de colheita. Felizmente, as flores de manjericão ainda são vantajosas para o jardim porque são comestíveis e atraem muitos polinizadores. No entanto, prefiro evitar a floração com podas e colheitas regulares, particularmente cortando as pontas das folhas agrupadas de cada ramo.

A melhor época para semear manjericão é de meados a final de março se você cultiva nas zonas 8-10. Para as zonas 6-7, espere para plantar manjericão ao ar livre até abril ou maio. As zonas 5 e mais frias não podem cultivar manjericão ao ar livre de forma confiável até o final de maio ou junho. No entanto, esta erva de clima quente é fácil de começar dentro de casa para um início antecipado na temporada de pesto. Semeie as sementes a 0,6 cm de profundidade em bandejas de mudas cheias com uma mistura de início bem drenada e mantenha-as consistentemente úmidas. Transplante 1-2 semanas após a última data de geada.

Endro

O endro versátil apoia polinizadores, produz folhas comestíveis e atrai insetos benéficos.

Não é apenas para picles de endro! Esta erva ganha muitos pontos por sua versatilidade porque apoia polinizadores, produz folhas comestíveis deliciosas, tem flores e cabeças de sementes saborosas e atrai insetos predadores benéficos para manter as pragas sob controle. O endro também é uma das plantas hospedeiras para a borboleta rabo-de-andorinha oriental. As flores em forma de umbela são cheias de néctar e pólen, eventualmente amadurecendo em sementes de endro deliciosas.

Mas se você quiser cultivar endro por suas folhas, você vai querer colher o máximo possível de folhas saborosas antes que ele floresça. ‘Tetra’ é uma variedade de floração lenta perfeita para climas quentes do sul. Felizmente, uma vez que o endro envia suas cabeças de flores, toda a planta ainda é deliciosa e pode ser usada em várias receitas, desde saladas frescas até temperos para peixes e molhos.

O endro é uma planta de clima frio, então os jardineiros nas zonas 8-10 devem começar a semear no início de março. Nas zonas 6-7, o plantio ao ar livre pode começar no final de março ou início de abril. Nas zonas 5 e mais frias, espere até meados de abril para semear o endro ao ar livre, ou comece as sementes dentro de casa algumas semanas antes da última geada prevista.

Para semear o endro, espalhe as sementes diretamente no solo e cubra levemente. Mantenha o solo úmido até a germinação, que geralmente ocorre em 7-14 dias. As plantas de endro preferem pleno sol e solo bem drenado. Uma vez estabelecido, o endro cresce rapidamente e pode atingir alturas de até 90 cm.

Alface

Comece a cultivar suas próprias folhas de alface para saladas frescas durante toda a primavera.

A alface é uma das culturas mais fáceis e rápidas de crescer, perfeita para jardineiros iniciantes e veteranos. Com uma ampla variedade de tipos, como alface romana, crespa, butterhead e folhas soltas, você pode desfrutar de uma diversidade de sabores e texturas em suas saladas caseiras.

Março é o momento perfeito para começar a semear alface, especialmente nas zonas 8-10, onde você pode semear diretamente no jardim. Nas zonas 6-7, semear alface ao ar livre pode começar no final de março, enquanto nas zonas 5 e mais frias, você pode começar as sementes dentro de casa e transplantar após a última geada.

Para cultivar alface, semeie as sementes superficialmente no solo, cobrir levemente e mantenha o solo úmido. A alface prefere temperaturas mais frescas e cresce melhor em sombra parcial nas regiões mais quentes. A germinação geralmente leva de 7 a 10 dias, e as folhas podem ser colhidas assim que atingirem o tamanho desejado. Para uma colheita contínua, plante sementes a cada duas semanas durante a primavera.

Espinafre

Plante espinafre para uma colheita rica em nutrientes e saborosa.

O espinafre é outra excelente opção para um jardim de primavera. Rico em vitaminas e minerais, é um complemento nutritivo para saladas, smoothies e pratos cozidos. Março é a época ideal para semear espinafre nas zonas 8-10. Nas zonas 6-7, comece a semear no final de março ou início de abril. Nas zonas 5 e mais frias, semeie espinafre dentro de casa e transplante após a última geada.

Para semear espinafre, plante as sementes a cerca de 1 cm de profundidade no solo e mantenha o solo úmido. O espinafre prefere solo bem drenado e sombra parcial em climas mais quentes. A germinação ocorre em 7-14 dias, e você pode começar a colher folhas jovens em aproximadamente 30 dias. Para garantir uma colheita contínua, plante novas sementes a cada duas semanas.

Com essas 11 sementes, você pode começar sua temporada de jardinagem com o pé direito em março. Cada planta tem suas próprias necessidades específicas, mas com um pouco de cuidado e atenção, você terá um jardim próspero e produtivo, cheio de vegetais frescos, ervas aromáticas e flores vibrantes para desfrutar durante todo o verão. Feliz jardinagem!