Propagação de Espada-de-São-Jorge: Qual Método é Melhor?

Você está visualizando atualmente Propagação de Espada-de-São-Jorge: Qual Método é Melhor?

Escolhendo Sua Técnica

A propagação da planta-sansevéria pode ajudar você a criar um jardim cheio de folhagem exuberante. Fonte: Carl E Lewis

O primeiro passo na sua jornada de enraizamento é selecionar o seu método. Como a maioria das plantas, há mais de uma maneira de abordar a propagação. Alguns métodos são mais confiáveis do que outros.

Vamos discutir os prós e contras de cada método e como aplicá-los da melhor forma. Em pouco tempo, você estará começando várias novas plantas-sansevéria!

Propagação de Sansevéria por Estacas de Folha no Solo

De longe, o método mais comum, esta técnica usa um substrato de cactos como meio de enraizamento para estacas de sansevéria de uma planta-mãe.

Comece selecionando uma folha de sansevéria saudável e grossa. Escolha uma única folha que pareça perfeita e vigorosa, sem danos cosméticos. Embora folhas danificadas possam criar raízes, uma folha mais saudável produz uma planta saudável. Cerca de uma polegada acima do solo, use tesouras esterilizadas para cortar a folha.

Use uma régua para medir segmentos de folha de 5 a 7 cm de comprimento. Corte-os cuidadosamente, deixando uma borda plana e limpa. Com uma caneta, faça um ponto em cada segmento na parte mais próxima da base da folha original. Isso indica qual extremidade plantar.

Deixe os segmentos de folha secarem por alguns dias. Isso dá tempo para as bordas cortadas secarem e cicatrizarem, o que reduz a probabilidade de apodrecimento das raízes ou das folhas. Uma vez que pareçam secos, é hora de plantar.

Prepare pequenos vasos com o substrato de cactos, certificando-se de que esteja úmido ao toque. Em seguida, mergulhe a base de cada segmento de folha na água e depois no hormônio de enraizamento. Isso ajudará no desenvolvimento das raízes. Insira suavemente o segmento no vaso, cerca de meia polegada abaixo da linha do solo.

Mantenha suas novas estacas de sansevéria em um local com luz brilhante e indireta. Verifique o solo a cada um ou dois dias, e quando estiver quase seco, regue novamente. Certifique-se de que o vaso não esteja empoçado — esvazie qualquer bandeja de planta uma vez que o vaso tenha drenado o excesso de água.

Infelizmente, alguns cultivares de sansevéria variegada perderão algumas de suas características únicas quando propagados dessa maneira ou na água. Por exemplo, o cultivar “Golden Hahnii” frequentemente perde sua cor dourada e reverte para o cultivar “Hahnii”.

O cultivar “Moonshine” frequentemente reverte para sua forma anterior de “Robusta”. Portanto, se você estiver cultivando uma variedade incomum, pode não obter um clone exato da planta-mãe. Esses são alguns dos problemas de propagação da sansevéria que você pode encontrar.

Estacas de Folha na Água

É possível propagar estacas de sansevéria na água. Pode ser um pouco mais arriscado para a sua estaca de sansevéria, mas a propagação na água é possível.

Você vai querer usar uma faca afiada para extrair uma estaca muito mais longa da planta-mãe do que se estivesse enraizando no solo. Mire em um segmento de 10 a 12 cm da ponta de uma folha saudável. Assim como faria para um processo de propagação baseado no solo, deixe a extremidade cortada cicatrizar por um ou dois dias.

Uma vez pronta, coloque cerca de uma polegada de água limpa e em temperatura ambiente em um jarro ou copo. Certifique-se de que seja alto o suficiente para suportar sua estaca de sansevéria sem cair. Adicione sua estaca de folha, certificando-se de que a extremidade cortada esteja na água.

Troque a água no seu jarro duas vezes por dia. Para garantir que seu recipiente não esteja acumulando algas, limpe o próprio recipiente uma vez por semana. Mantenha sua estaca de folha em um local com luz brilhante e indireta.

Uma vez que as raízes se formem na base da estaca, deixe-as atingir pelo menos duas polegadas de comprimento. Você pode então transplantar para um substrato úmido.

A maior desvantagem deste método é o risco de sua estaca de folha começar a desenvolver apodrecimento das raízes. Mantenha a maior parte da estaca fora da água, deixando apenas a parte inferior em contato com o líquido. Além disso, mantenha pragas longe de suas estacas jovens, pois danos causados por pragas podem ser fatais durante este período frágil.

Dividindo a Sansevéria

Com o tempo, as plantas de sansevéria podem ficar com as raízes apertadas ou muito compactadas no espaço disponível. É quando muitas pessoas escolhem replantar as sansevérias. Mas por que transplantar quando você pode transformar uma planta em duas ou mais?

Comece removendo sua sansevéria do vaso. Examine o emaranhado de raízes da planta-mãe. Elas se enrolam ao redor do vaso, entrelaçando-se com outras raízes? Se sim, é um bom momento para dividir sua sansevéria.

Examine a própria sansevéria. Divida mentalmente em segmentos que ficariam bem quando plantados separadamente. Recomendo ter pelo menos um ou dois caules saudáveis com algumas folhas por grupo ao propagar a sansevéria.

Envolva seus dedos ao redor da base ou bases dos filhotes de sansevéria que deseja separar e puxe suavemente para longe da massa principal. Você não está tentando rasgar as raízes, mas separar o máximo que puder. Uma vez que tenha separado a maior parte, use uma faca afiada esterilizada para cortar o restante.

Agora você pode plantar esse segmento de sansevéria em um substrato preparado na mesma linha de solo em que estava plantado antes. Se era uma planta maior, as folhas podem precisar de um pouco de suporte enquanto se estabelecem em seu novo local. Uma estaca de madeira ou duas devem fornecer suporte suficiente para as novas plantas.

O benefício da divisão é que mesmo cultivares que não se propagam bem por estacas de folha de sansevéria permanecerão fiéis usando a divisão. Afinal, você não está pegando apenas um pedaço de uma planta, mas uma planta menor inteira. Isso significa que se você tiver cultivares incomuns ou sansevérias variegadas, este é o seu melhor método para propagá-las.

Início por Sementes: É Confiável?

Claro, é possível propagar sansevérias a partir de sementes… mas vale a pena?

Na maioria dos casos, a resposta é “não”. Novas plantas de muitos cultivares só permanecerão fiéis ao tipo através da divisão de rizomas e raízes. As sementes tendem a produzir os tipos originais de planta que foram usados para fazer o híbrido, não o próprio híbrido.

As sementes também são pouco confiáveis nas taxas de germinação. Muitas sementes de sansevéria tendem a ter taxas de germinação muito baixas, na melhor das hipóteses. É possível iniciar uma planta, mas se você precisar de muitas, a divisão ou estacas seriam melhores.

Se você decidir propagar sansevérias a partir de sementes, certifique-se de obter suas sementes de um fornecedor confiável. Pode custar um pouco mais, mas você terá uma chance melhor de germinação com uma empresa de sementes estabelecida. Sementes de vendedores individuais podem não ter sido colhidas corretamente. Pior, há muitos golpes de sementes por aí. Essas sementes não germinarão, resultando em muito tempo e dinheiro desperdiçados!

Perguntas Frequentes

P: É melhor propagar uma sansevéria na água ou no solo?

R: Propagar sansevérias no solo ajudará a planta a desenvolver raízes mais fortes. Ambos os métodos funcionam, no entanto.

P: Você pode cultivar sansevéria a partir de estacas?

R: Absolutamente. Propagar estacas de folhas de sansevéria é a maneira mais fácil de fazer novas plantas com crescimento adequado das raízes.

P: Você pode replantar uma sansevéria sem raízes?

R: Você pode. Basta manter o solo úmido (mas não excessivamente molhado) e você deve conseguir cultivar novas plantas através da propagação no solo ou na água.

P: Quanto tempo leva para uma propagação de sansevéria criar raízes?

R: As sansevérias crescem lentamente. Pode levar até 8 semanas para que as estacas criem raízes.

P: Qual é a maneira mais bem-sucedida de propagar sansevéria?

R: Dividir sua sansevéria produzirá a propagação mais bem-sucedida e o crescimento das raízes quando feito corretamente.

P: Você deve deixar as estacas de sansevéria cicatrizarem?

R: Sim. Antes de plantar suas estacas de sansevéria na água ou no solo, deixe cada folha cicatrizar por alguns dias. Então você pode enraizar as estacas.

P: Como você enraíza uma sansevéria a partir de uma estaca?

R: Use as instruções acima! Você provavelmente terá muito sucesso propagando sansevérias seguindo as direções.

P: Como você divide e propaga uma sansevéria?

R: Novamente, dê uma olhada acima. Tudo o que você precisa para propagar uma sansevéria está lá.