Como Propagar Kalanchoe de Forma Simples e Bem-Sucedida

No momento, você está visualizando Como Propagar Kalanchoe de Forma Simples e Bem-Sucedida

Flores Brilhantes de Kalanchoe para Alegrar o Inverno

As flores vibrantes do Kalanchoe são a maneira perfeita de alegrar um inverno sombrio. Esta suculenta vem em um arco-íris de flores que prosperam por meses, incluindo na estação fria. Quando não está florescendo, é uma planta atraente com folhas largas e robustas de um verde profundo. E saber como propagar kalanchoe ajudará você a ter quantas quiser!

Uma vez que você tenha uma planta de kalanchoe no seu jardim, com certeza vai querer mais. Felizmente para você, esta suculenta é incrivelmente fácil de propagar, independentemente do seu nível de experiência. Seja você dono da impressionante kalanchoe blossfeldiana ou de outra espécie, este método testado e comprovado funcionará para você.

Como o Kalanchoe se Reproduz?

Aprender a propagar kalanchoe não precisa ser uma tarefa árdua. Fonte: M.P.N.texan

Se você tem uma suculenta kalanchoe madura, provavelmente já a viu crescer brotos para criar novas plantas. Essas plantas bebês surgem nas pontas das folhas e dependem da planta-mãe enquanto crescem suas próprias raízes. No entanto, isso consome muita energia da planta-mãe. Será mais rápido e fácil para a planta se você assumir a propagação.

Você pode propagar plantas de kalanchoe através de brotos ou estacas de caule. Quando cortadas e plantadas corretamente, as feridas enviarão raízes, criando uma nova planta. Enquanto as raízes estão se estabelecendo, a estaca viverá dos nutrientes armazenados em suas folhas suculentas. O resultado é um bebê kalanchoe para o seu jardim.

O kalanchoe também pode se reproduzir por sementes, mas esse método é mais complicado e geralmente menos bem-sucedido.

Materiais Necessários

  • Uma planta de kalanchoe saudável
  • Uma faca afiada e limpa ou tesouras de poda
  • Um vaso, de preferência de barro (regula a umidade)
  • Solo para suculentas e cactos
  • Pó de hormônio enraizador (opcional)
  • Um saco plástico transparente
  • Borrifador ou regador

O Método

O método de propagação para kalanchoe é bastante padrão entre todas as suculentas. Elas são melhor propagadas por estacas de caule ou brotos, que geralmente enraízam em 15-20 dias.

Passo 1: Faça a Estaca

A melhor época para propagar kalanchoe é durante a primavera ou verão. Nesse período, geralmente não terá flores, então está armazenando energia para a próxima floração. Isso significa que você pode direcionar parte dessa energia para o novo crescimento através da propagação.

O caule que você selecionar deve ser saudável e maduro, mas não estar florescendo. Ele também deve ter alguns centímetros de comprimento com pelo menos duas folhas. Com sua faca ou tesouras de poda, faça um corte limpo logo acima de uma folha ou nó do caule.

Se você estiver propagando com um broto, remova-o cuidadosamente onde ele se junta à planta-mãe. Assim como as estacas de caule, ele deve ter pelo menos algumas folhas para sobreviver.

Como o kalanchoe é propenso à estiolação, você pode usar a propagação como uma desculpa para podar esses caules longos. Fazer isso removerá as partes feias da planta enquanto cria a estaca perfeita.

Basta cortar o caule na base de onde começa o crescimento longo. A partir daí, prepare a estaca para a propagação removendo as folhas inferiores e aparando a parte inferior se estiver muito longa. A planta-mãe crescerá novamente a partir de onde você podou o caule.

Passo 2: Deixe Secar

Agora que você tem sua estaca, precisa deixá-la secar. A ferida onde você cortou o caule formará um calo, que protege a estaca de doenças e apodrecimento. Dependendo da espessura do caule, isso levará de 1 a 3 dias.

Para promover um enraizamento rápido e saudável, mergulhe a extremidade da sua estaca em pó de hormônio enraizador. Isso deve ser feito após a ferida ter calosado.

Passo 3: Plante

As suculentas precisam de uma mistura de solo que drene rápida e eficazmente. Elas odeiam ficar sentadas na água, o que comumente leva ao apodrecimento das raízes. Você pode comprar um solo especial para suculentas e cactos em quase qualquer lugar. Alternativamente, você pode criar uma mistura de solo 2:1 com turfa e areia (fibra de coco e perlita também funcionam). Ajuste a proporção para que o solo fique úmido quando regado, mas não encharcado.

Você pode plantar algumas plantas de kalanchoe em um vaso se ele for grande o suficiente. No entanto, lembre-se de que essas estacas de bebê vão crescer e precisarão de espaço para isso. Encha o vaso escolhido com solo úmido.

Coloque cada estaca no solo e pressione levemente para que os caules fiquem eretos.

A umidade ajudará sua estaca de kalanchoe a realmente decolar. Crie mais umidade para sua planta cobrindo o recipiente com um saco plástico transparente. Faça alguns furos ou cortes no saco para criar circulação de ar e remova o saco quando a estaca estiver crescendo ativamente.

Passo 4: Cresça!

Coloque sua estaca em luz brilhante e indireta. Uma janela voltada para o sul geralmente é o melhor lugar da casa para suculentas. Mantenha suas plantas de kalanchoe longe da luz direta, pois as folhas são propensas a queimaduras solares. A temperatura deve sempre estar acima de 50°F (10°C).

Mantenha o solo úmido com um borrifador ou rega leve. Você deve regar sua estaca de kalanchoe apenas quando o solo estiver ficando seco. Quando sua estaca tiver raízes estabelecidas e você notar crescimento de caule/folha, pode começar a cuidar dela como faria com um kalanchoe adulto.

Cuidados com Kalanchoe

Seu novo kalanchoe precisa de luz brilhante e indireta e ficará estiolado se não receber sol suficiente. A estiolação é quando parte da planta cresce em direção ao sol, desequilibrando a planta.

Temperaturas médias de casa são adequadas e ele pode viver ao ar livre nas zonas 9-11. Quando estiver fora, mantenha-o na sombra para que as folhas bonitas não queimem.

Seu kalanchoe apreciará uma rega profunda seguida por um período de seca enquanto o solo seca. Esta suculenta é propensa a morrer por excesso de água, então não exagere.

O fertilizante pode ser aplicado durante a primavera e o verão para promover a floração e o crescimento. Opte por um fertilizante equilibrado ou com tendência ao fósforo para esta suculenta. Você pode usar uma forma de liberação lenta no início da estação ou fertilizante líquido diluído a cada duas semanas.

Perguntas Frequentes

P: Posso cultivar kalanchoe a partir de estacas?

R: Sim! Esta é uma das maneiras mais fáceis de cultivar novas plantas de kalanchoe. Até mesmo algumas das variedades menos comuns podem ser propagadas dessa maneira.

P: Qual é a maneira mais rápida de propagar kalanchoe?

R: A propagação por brotos é talvez a maneira mais fácil de cultivar mais kalanchoe!

P: Posso enraizar estacas de kalanchoe na água?

R: É possível. Mas é arriscado, pois as raízes do kalanchoe são sensíveis à umidade por períodos prolongados.

P: O kalanchoe se reproduz por folhas?

R: Sim. Como outras suculentas, o kalanchoe pode se reproduzir através de folhas caídas que enraízam no solo.

P: Onde você corta o kalanchoe?

R: Você deve cortar logo acima da linha do solo, um pouco acima da área onde o solo encontra o caule.

P: O kalanchoe gosta de sol ou sombra?

R: O kalanchoe é uma das poucas suculentas que pode lidar com sol pleno. Ele também se dá bem em luz brilhante e indireta.

P: Quantas vezes o Kalanchoe floresce?

R: O kalanchoe florescerá várias vezes ao ano quando as condições forem adequadas. Geralmente isso ocorre durante períodos temperados, onde as temperaturas noturnas e diurnas são apropriadas.

P: O Kalanchoe gosta de ficar com as raízes apertadas?

R: Não. No caso do kalanchoe, você deve replantar com frequência, pois ele não aprecia ficar com as raízes apertadas.