Diretrizes para Propagação de Hortênsias no Outono
As hortênsias são belezas clássicas do jardim de verão, sempre nos deixando querendo mais à medida que sua temporada termina. Para expandir a coleção, é possível propagar hortênsias no outono usando algumas técnicas.
A propagação por estacas é útil para criar várias novas plantas, enquanto a estratificação no solo oferece um método fácil de propagação ao ar livre para transplantes maiores. Dividir arbustos estabelecidos cria descendentes robustos para transplante antes que o solo congele.
As hortênsias não são apenas bonitas, mas também arbustos resilientes e adaptáveis. Se você tem uma favorita, ou para economia e diversão na jardinagem, experimente clonar a planta-mãe através de estacas ou estratificação. Se o seu arbusto maduro estiver mostrando uma copa densa com bom crescimento externo, a divisão vale a pena para certas espécies e não prejudicará a seleção existente.
Diretrizes para Propagação de Hortênsias no Outono
Sol da manhã e luz filtrada são as melhores condições para o crescimento.
As hortênsias são arbustos lenhosos duráveis que crescem e florescem em uma ampla gama de climas e condições. Resistentes na maioria das zonas de cultivo, sobrevivem a temperaturas de inverno até a zona 3 e em verões quentes na zona 9.
Em áreas com invernos extremamente frios, opte por hortênsias paniculadas (H. paniculata) e lisas (H. arborescens) para flores precoces e duradouras. Ambos os tipos florescem em madeira nova, evitando danos aos botões no inverno, e são excepcionalmente resistentes ao frio. Em climas quentes com verões intensos, proteja as hortênsias do sol intenso.
Exposição ao sol da manhã e luz filtrada são situações ideais. Forneça água regularmente durante a estação de crescimento, especialmente até que estejam estabelecidas e durante períodos de seca. Regue até a geada para promover raízes e caules túrgidos entrando na dormência de inverno.
As estacas são o principal método para propagar hortênsias no outono e produzem a maioria das novas plantas. Procure fazer estacas ou criar camadas no solo no início a meados do outono enquanto as hortênsias ainda estão crescendo ativamente (embora você também possa fazer estacas de madeira dura mais tarde).
As divisões se saem melhor pelo menos quatro semanas antes de uma geada forte. Isso dá tempo para que os novos transplantes desenvolvam raízes antes que o solo congele. Alternativamente, espere até a dormência para cavar e dividir. Prepare sua área de transplante verificando a qualidade do solo e adicionando composto para aumentar a riqueza e a aeração. Revolva levemente o solo para soltá-lo e promover o desenvolvimento das raízes para novos transplantes.
As hortênsias se desenvolvem melhor em solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e com umidade média. Elas crescem em solos ácidos, neutros e alcalinos, com o pH influenciando a cor das flores, exceto em cultivares brancas.
Estacas
Para propagar hortênsias via estacas no outono ou inverno, use podadores afiados e estéreis. As estacas demoram mais para crescer em arbustos floridos de tamanho considerável, mas é uma maneira de criar vários clones da planta-mãe. As estacas de hortênsias começam a crescer em cerca de quatro a seis semanas.
Como Fazer Estacas
Cubra os nós do caule com solo para raízes mais fortes.
Enquanto o crescimento fresco e flexível é mais perceptível na primavera e no verão, no outono, procure por crescimento flexível que não seja excessivamente lenhoso. Para fazer estacas:
Corte um pedaço de quatro a seis polegadas de caule saudável de um crescimento mais recente, de preferência de um caule que não floresceu este ano.
Remova a folhagem da seção inferior da estaca, mantendo uma ou duas folhas superiores intactas. Corte as folhas grandes ao meio para reduzir a absorção de umidade e a evaporação. Mantenha as estacas úmidas até estarem prontas para o plantio.
Opcionalmente, umedeça a estaca e cubra generosamente o caule inferior com hormônio de enraizamento. Retire o excesso de pó de enraizamento.
Plante a estaca em pelo menos duas polegadas de mistura de envasamento úmida e bem drenada. Metade a dois terços do caule deve ser coberto, incluindo pelo menos dois nós de folhas. As hortênsias também enraízam na água, seguindo a mesma cobertura nodal sem submersão excessiva do caule.
Coloque o vaso ou bandeja em um local claro e quente, fora da luz solar direta.
Borrife ou regue conforme necessário para manter o solo uniformemente úmido.
Quando as estacas resistirem a um leve puxão – geralmente de duas a quatro semanas para hortênsias – as raízes estarão no lugar e as estacas estarão prontas para serem replantadas.
Plante as estacas em vasos de quatro a seis polegadas para continuar o desenvolvimento.
Cuidado com Mudas e Inverno
Coloque bandejas em luz quente, evitando sol forte.
Estacas recém-enraizadas no outono precisam de proteção durante o inverno, a menos que estejam em um clima ameno e sem geadas. As raízes tenras e o crescimento superior são suscetíveis a danos pelo frio. Planeje passar o inverno com os vasos em um local interno claro.
Regue para promover solos uniformemente úmidos, mas evite saturação excessiva à medida que o crescimento desacelera na estação fria. Mova as plantas jovens para o jardim com o aquecimento da primavera, aclimatando-as gradualmente às condições externas.
Estratificação no Solo
A estratificação no solo é uma maneira fácil de propagar hortênsias no outono usando ramificações existentes. A estratificação de caules de hortênsias imita uma característica que as plantas usam naturalmente. Caules baixos entram em contato com o solo e começam a estabelecer raízes. À medida que as raízes se fortalecem, o rebento se torna autossuficiente e se separa da planta-mãe.
Preparar o Caule
Crescimento novo e saudável se dobra facilmente para contato com o solo.
Para os melhores ramos de estratificação, procure por caules baixos e flexíveis com crescimento novo e saudável e bases ligeiramente lenhosas. Eles precisam ser capazes de dobrar até o nível do solo. Mantenha o ramo preso à planta-mãe.
Determine uma porção de cinco a seis polegadas onde o caule melhor se encontra com o solo e remova quaisquer folhas ao redor dessa seção. Usando podadores ou uma lâmina, arranhe e esfregue levemente a parte inferior do caule no segmento. Opcionalmente, aplique hormônio de enraizamento na base marcada para estimular o desenvolvimento das raízes.
Cave uma trincheira rasa, de cerca de uma a duas polegadas de profundidade, e situe a porção marcada nela. Cubra o caule com solo. A base e a extremidade do ramo (pelo menos seis a 12 polegadas) permanecem expostas.
Fixar ou Pesar
A paciência garante que a nova planta prospere na próxima primavera.
Com o caule estratificado no lugar, ancore ou “fixe” para segurar. Um grampo de gramado, tijolo ou pedra sobre a cobertura do solo faz o truque.
Deixe a camada no lugar por seis a oito semanas para desenvolver raízes saudáveis para transplante. Com uma estratificação no solo no outono, passar o inverno no local é a opção mais segura. Mantenha as seções uniformemente úmidas antes da geada, tomando cuidado para não criar condições excessivamente úmidas. Adicione cobertura extra ou folhas para proteção em climas de inverno frio.
Verifique o desenvolvimento das raízes após o período de um a dois meses (mais tempo durante o inverno). Se o caule mostrar bom enraizamento no início da primavera, corte a planta jovem da mãe com podadores ou uma pá afiada e coloque-a em seu novo local no jardim ou vaso.
Divisão
Hortênsias de folha grande (H. macrophylla) e hortênsias lisas (H. arborescens) são as melhores para dividir. Hortênsias paniculadas, trepadeiras e montanhosas mostram a melhor propagação com estacas ou estratificação. A hortênsia prolífica com crescimento externo flexível responde bem à escavação e transplante. Feito corretamente, a planta-mãe não sofrerá danos ao dividir o crescimento externo.
Como Dividir
Cave cuidadosamente para levantar toda a bola de raiz para propagar hortênsias com sucesso no outono.
Existem duas abordagens para dividir hortênsias. Primeiro, cave toda a planta com uma pá ou enxada. Levante toda a bola de raiz para separar as divisões externas. A segunda abordagem é remover uma seção externa viável com uma pá afiada, separando caules com raízes anexadas, para dividir em seções.
Trabalhe com o perímetro externo para começar a dividir. Brotações e raízes mais jovens se separam facilmente da planta-mãe.
Para a melhor viabilidade, replante os segmentos e a planta-mãe logo após a divisão. Com a área de plantio preparada e emendada, coloque as divisões em solos soltos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Regue bem e cubra os novos transplantes, fornecendo proteção extra em climas frios.