13 Plantas que Você Pode Cultivar a Partir de Estacas no Verão

O que esperar nesse post

Fundamentos de Estacas de Verão

À medida que avançamos para o verão, é hora de fazer estacas de nossas perenes favoritas e anuais de estação quente, bem como alguns arbustos lenhosos. Perenes arbustivas são boas candidatas, com crescimento que rejuvenesce rapidamente em condições quentes.

A partir das estacas, elas desenvolverão raízes e brotos rapidamente para serem plantadas no outono. Muitas vezes, damos a essas perenes uma boa poda após a floração nesta época do ano, e essas ou estacas do novo crescimento são as melhores seleções.

Perenes tenras e anuais selecionadas que você espera manter são ideais para estacas nesta temporada, assim como ervas para desfrutar dentro de casa durante o inverno. As estacas que fazemos na temporada de verão precisarão de proteção no inverno ou serem mantidas dentro de casa para transplante na primavera.

Fundamentos das Estacas de Verão

Encontre crescimento novo e flexível

A chave para fazer estacas de caule bem-sucedidas no verão é capturar o crescimento novo e flexível. Estacas de madeira macia são uma maneira viável de criar muitas plantas relativamente rápido. Outras técnicas de propagação incluem estacas de madeira dura, divisão, estacas de folhas e semeadura.

Para estacas de caule, procure aquelas que ainda não formaram botões ou floresceram. Se estiverem em flor, remova as flores antes de processar para direcionar a energia para a formação de novas raízes.

É melhor cortar os caules pela manhã, quando estão túrgidos e retendo água antes do calor do dia. Use podadores, tesouras ou uma faca limpa e afiada para fazer cortes precisos nos caules.

À medida que crescem, as novas plantas serão tenras. Planeje protegê-las das temperaturas frias do inverno e aclimatá-las fora de casa em uma área protegida por uma ou duas semanas antes de instalá-las em seu novo local no jardim.

Como Fazer Estacas

Use tesouras ou podadores afiados para cortar abaixo de um nó, para que a estaca possa facilmente formar raízes.

Corte um pedaço de caule saudável de quatro a seis polegadas logo abaixo de um nó de folha. As melhores opções são caules não floridos e não lenhosos.

Remova as folhas da metade inferior da estaca, mantendo os conjuntos superiores intactos. Corte folhas grandes ao meio para limitar a transpiração.

Mantenha as estacas úmidas até estarem prontas para plantar.

Opcionalmente, umedeça a estaca e mergulhe a base do caule no hormônio de enraizamento. Retire o excesso de pó.

Coloque a estaca com um nó de folha de uma a duas polegadas de profundidade em uma bandeja ou célula com meio de envasamento estéril, úmido e bem drenado. Vermiculita, perlita e areia fazem misturas adequadas.

Coloque as estacas em um local claro e quente, longe da luz solar direta. Para aumentar a umidade, use uma cobertura ou saco plástico transparente, certificando-se de que não toque nas estacas. Se usar uma cobertura, garanta que as temperaturas não excedam 24°C para melhor sucesso.

Regue ou borrife para manter o solo uniformemente úmido, geralmente diariamente.

Quando as raízes estiverem firmes e novos crescimentos surgirem, transplante os caules para um vaso maior ou para o jardim. Um indicador de raízes é quando a estaca resiste a um puxão suave.

Crisântemo

É fácil propagar muitos crisântemos resistentes através de estacas.

Crisântemos de jardim resistentes crescem o verão todo para brilhar no outono, quando seu manto de flores em ouro rico, escarlate, ameixa, rosa e cobre está em plena exibição. Os florescimentos tardios ganham vida enquanto outros desaparecem e fornecem uma fonte tardia de alimento para polinizadores e outros insetos benéficos.

Estacas são o método principal para propagar essas perenes fáceis de cultivar no verão, resultando em uma abundância de novas plantas. As plantas-mãe também se beneficiam da divisão a cada poucos anos, o que se torna uma maneira simples de criar uma colheita maior.

Faça estacas de caules flexíveis na primavera e no início do verão, quando os brotos atingem de oito a dez polegadas de altura. Estacas feitas na primavera florescerão no final do verão, mas aquelas capturadas no verão mostrarão cores completas no próximo outono. O processo de crescimento a partir de estacas. Estacas desenvolvem raízes em três a quatro semanas para transplante e um a dois meses para se tornarem mudas robustas de crisântemo.

Lavanda

Escolha caules carnudos e não floridos.

Lavanda e sua fragrância revigorante, folhagem prateada, espigas de flores roxas e muitos usos, desde limpeza até relaxamento e culinária, merecem um lugar em todo jardim. Seja uma das muitas variedades inglesas, francesas, espanholas ou holandesas, a lavanda é um ponto focal vistoso e perfumado.

Existem várias maneiras de propagar lavanda, incluindo estacas de madeira macia e dura e cultivo a partir de sementes. A divisão também é possível, particularmente através de brotos em camadas.

A erva se beneficia da poda sazonal após a floração (e para colher aquelas belas e perfumadas espigas de flores) para um novo crescimento. Faça estacas na primavera ou verão à medida que o novo crescimento surge após a poda.

Erva-gateira

Priorize o crescimento não lenhoso para os melhores resultados de propagação.

A erva-gateira é uma perene herbácea trabalhadora. A folhagem aromática tem qualidades repelentes de pragas e comestíveis, além de sua forma macia e arredondada e cor cinza-esverdeada prateada. Pequenas flores tubulares de lavanda-violeta dão um show no início do verão, com rodadas sucessivas durante a temporada.

A erva-gateira é de baixa manutenção, tolera calor e cresce em solos menos férteis, desde que tenham boa drenagem. Resiste a períodos de seca, embora a umidade média mostre a melhor floração. Remova as espigas de flores gastas ou apare as plantas após a floração para incentivar uma floração mais rápida.

Faça estacas de erva-gateira no final da primavera e início do verão a partir de crescimento não lenhoso e não florido. Estacas ideais são verdes e flexíveis, mas também fortes. Use-as após a poda, ou espere até que o novo crescimento surja para fazer estacas selecionadas.

Além de enraizar Nepeta em meio de envasamento, os caules também enraízam na água. As raízes se desenvolvem na água após cerca de duas semanas ou mais para uma estrutura forte para transplante.

Alecrim

Você pode cortar antes da floração ou após a floração estar completa.

O alecrim traz forma e fragrância com sua folhagem aromática, perene e em forma de agulha. Flores azuis cobrem os caules de agulhas perenes no início do verão, atraindo polinizadores para o jardim. Corte os caules antes de florescerem ou após terminarem a floração.

Escolha caules flexíveis e não lenhosos, corte uma seção de seis polegadas e retire as folhas inferiores. Coloque-os em uma ou duas polegadas de água ou meio de envasamento. As raízes devem se formar em duas a quatro semanas, embora possa levar mais tempo para várias atingirem meia polegada ou mais para estarem prontas para o envasamento.

Mantenha as estacas úmidas, mas não excessivamente saturadas, para a melhor saúde da erva mediterrânea. O alecrim cresce dentro de casa o ano todo e pereniza em climas amenos.

Hortênsia

Corte folhas grandes ao meio para reduzir os requisitos gerais de umidade das estacas jovens.

As hortênsias fazem um show de verão com cabeças de flores maciças em branco, azul e rosa. Suas formas de mophead, lacecap e panícula são deslumbrantes contra seus fundos folhosos. Elas são arbustos ou sebes ideais, e até crescem em vasos.

Com tantos cultivares disponíveis, há uma cor e forma de hortênsia para quase todas as situações de jardim. Os arbustos resistentes crescem em várias zonas climáticas. Se você tem uma favorita que deseja propagar, estacas de caule de madeira macia são o método mais fácil. Faça estacas de novo crescimento, de preferência de caules folhosos sem flores.

Corte os caules logo acima de um nó de folha e reduza-os a comprimentos de quatro a seis polegadas, com pelo menos um conjunto de duas folhas intactas. Corte as folhas grandes ao meio para que haja menos umidade extraída e menos para o caule suportar. As hortênsias crescem a partir de estacas de verão em cerca de quatro semanas (você pode ver raízes em apenas duas semanas ou desenvolvimento pronto em até seis).

Gerânio

Antecipe o plantio do próximo ano com estacas de madeira macia que passam o inverno dentro de casa.

Os gerânios são anuais clássicos ou perenes tenras que florescem em temperaturas quentes. As flores ricas e saturadas de cor e as folhas verdes verdadeiras e acolchoadas do gerânio de jardim comum são favoritos tradicionais, seja em vermelho cereja, coral, magenta ou branco. Caules grossos sustentam os cachos de flores vistosas acima dos ramos folhosos.

Gerânios de folhas perfumadas apresentam folhagem dinâmica em fragrâncias únicas como rosa, cítrico, menta, noz-moscada, coco, damasco, morango, maçã e mais. Eles são versáteis no jardim e na cozinha, e em recipientes, dentro e fora de casa.

Antecipe novos gerânios cultivando-os a partir de estacas de verão, seja no solo ou na água. Planeje mantê-los dentro de casa durante o inverno antes de movê-los para o jardim na primavera seguinte. É melhor fazer estacas de gerânio no final da primavera ou início do verão, antes que as plantas floresçam completamente, mas é possível fazê-las a qualquer momento, mesmo quando florescendo ou mais tarde na temporada. Crescimento novo, saudável e macio é o melhor.

Penstemon

Escolha cortar no início do verão antes da floração ou mais tarde na temporada, após a floração.

Penstemon é uma flor silvestre ornamental com espigas altas de flores tubulares em cores que vão do violeta ao rosa pálido ao vermelho. Muitas espécies são nativas dos EUA, com numerosos cultivares com flores marcantes e folhagem verde escura. Abelhas nativas e beija-flores visitam cada flor em forma de sino em busca do rico néctar, e os caules também são adoráveis em um vaso. A perene de baixa manutenção se adapta a várias condições de solo e cultivo.

Para cultivar mais a partir de estacas no verão, faça cortes de penstemon até o início do outono. O início do verão, antes da floração, funciona bem, assim como mais tarde na temporada, após a floração, por volta de agosto a setembro. Procure por aquele crescimento flexível e fresco.

Penstemon também se divide facilmente na primavera à medida que o novo crescimento se desenvolve após a geada. E, à medida que a planta principal envelhece, ela mostrará menos crescimento central, mais caules lenhosos e menos flores. Cave, levante e corte/desfaça as raízes para criar novos transplantes.

Chelone

Essas belas flores silvestres nativas são fáceis de propagar antes de florescerem.

As pequenas flores de Chelone se assemelham a uma tartaruga com a boca aberta, daí seu nome comum, cabeça-de-tartaruga. Chelone é uma ninfa na mitologia grega, punida pelos deuses e transformada em tartaruga por perder o casamento de Zeus. As flores em forma de sino em branco, rosa e vermelho são bilabiadas como bocas-de-leão e alinham hastes do final do verão ao início do outono entre folhas verdes escuras e brilhantes.

Chelone é nativa da América do Norte e ocorre naturalmente em pântanos, brejos e florestas úmidas, e gosta de umidade constante. Ela apresenta crescimento folhoso e arredondado e caules frescos durante todo o verão antes de florescer. Corte os caules antes de florescerem para cultivá-los facilmente a partir de estacas de verão.

Sálvia

Qualquer espécie de Sálvia pode ser propagada dessa forma.

As sálvias trazem cor total com flores tubulares que são faróis para polinizadores. Florescentes nativas de final de temporada, como a sálvia abacaxi (Salvia elegans) e ‘Black and Blue’ (Salvia guaranitica), produzem crescimento fresco durante todo o verão antes de florescerem. A sálvia abacaxi tem flores vermelhas do final do verão ao outono, e sua folhagem tem um leve sabor de abacaxi. ‘Black and Blue’ é uma favorita com flores altas e azuis profundas que começam no verão e duram até a geada.

Faça estacas de outras espécies de Sálvia, como greggii (sálvia de outono), farinacea (sálvia de copo), leucantha (sálvia mexicana) e coccinea (sálvia escarlate) a qualquer momento durante a temporada de crescimento para capturar aqueles caules flexíveis. Caules viáveis mostrarão raízes em algumas semanas.

A sálvia é uma planta de baixa manutenção com seleções que toleram calor e crescem tanto ao sol quanto à sombra, dependendo da variedade. Elas florescem melhor em solos uniformemente úmidos, mas se adaptam a condições mais secas.

Petúnia

Essas anuais prolíficas se replicam facilmente a partir de seus longos caules.

As petúnias estão entre as anuais de canteiro mais populares por sua floração prolongada e caules em cascata, alinhados de flores. Seus longos caules as tornam ideais para estacas de verão. Faça-as no início da temporada para uma rodada de plantio de preenchimento, ou mais perto do outono para passar o inverno com plantas jovens. Pode levar de cinco a seis semanas para uma estaca bem-sucedida estar pronta para transplante.

Selecione crescimento fresco que ainda não tenha florescido e corte um comprimento de quatro a seis polegadas. Se as únicas opções forem caules floridos, remova quaisquer flores e botões antes de plantá-los. Remova todas as folhas da parte inferior da estaca, deixando um ou dois conjuntos intactos na extremidade superior.

Durante a temporada de crescimento, as petúnias se beneficiam da poda para rejuvenescer o crescimento e promover a floração contínua. Uma sessão de poda regular é o momento ideal para coletar estacas. Corte os caules verdes logo acima de um nó de folha para que o caule restante gere novo crescimento. Corte o caule em cerca de 20% ou até 50% para poda e modelagem.

Fúcsia

Evite cortes significativos no auge do calor do verão.

A fúcsia exibe flores ornamentais que suspendem-se graciosamente de caules suavemente arqueados. As flores vistosas são ímãs para beija-flores e outros polinizadores.

Elas produzem a maior floração na primavera, com floração repetida durante a estação quente. Tanto os tipos resistentes quanto os tropicais se beneficiam de podas simples e remoção de flores murchas para manter sua forma e floração.

Belisque novos brotos após o aparecimento de dois conjuntos de folhas para plantas mais cheias com mais botões. Belisque ou corte caules durante a temporada de crescimento, parando antes da primeira geada do outono. Cortar caules em um quarto a um terço revigora o crescimento e deixa bastante para estacas de verão.

Os tropicais crescem rapidamente, mesmo com podas mais pesadas. Evite cortes significativos durante o período mais quente do verão, pois eles conservam energia no calor extremo em vez de direcioná-la para o crescimento.

Begônia

Você pode tecnicamente fazer estacas a qualquer momento do ano, mas o verão é o melhor.

De asa de anjo a tuberosa a rex, as begônias trazem sua folhagem marcante para enriquecer a exibição da estação quente. Na estação fria, elas crescem lindamente dentro de casa como plantas de interior.

As begônias ganharam popularidade na era vitoriana de 1850 por sua folhagem digna de estufa, flores e caules grossos e arqueados. Elas têm um longo período de floração, e as folhas padronizadas em várias formas e cores são um destaque. Seus caules cheios de água e nós de folhas rechonchudos são adequados para cultivo a partir de estacas.

Faça estacas a qualquer momento do ano, particularmente na estação quente durante o crescimento ativo. Enraize-as no solo ou na água e espere algumas semanas para que as raízes se desenvolvam antes de transferi-las para pequenos vasos.

Tomate

Estacas de caule macio enraízam em apenas uma semana.

Os tomates completam nossa lista de plantas para cultivar a partir de estacas de verão, pois enraízam facilmente no solo e na água, com nós e pelos formando raízes. Eles rapidamente formam novas plantas e replicam a variedade específica que você está cultivando (tomates híbridos não crescem verdadeiramente a partir de sementes, mas as estacas são clones).

Trate os tomates como faria com outras estacas de caule macio, e as raízes começarão a crescer dentro de uma semana. Deixe os aglomerados de raízes se desenvolverem até atingirem de uma a duas polegadas de comprimento para transplante.

Qualquer tomate serve para experimentar com estacas, tendo em mente sua sensibilidade à geada. Use estacas de verão como uma rodada sucessional se você tiver uma longa temporada de crescimento. Ou, cultive-os em um local quente durante o inverno para produção antecipada na temporada seguinte.

Continue sua leitura aqui