Calor Tardio de Verão
Agosto traz o calor tardio do verão, clima instável e a fase final de crescimento da estação quente para muitas de nossas plantas. Embora a primavera e o início do verão sejam frequentemente os melhores momentos para propagação, há várias razões para propagar plantas em agosto.
Algumas de nossas anuais favoritas estão chegando ao fim, e algumas especiais podem valer a pena replicar para a próxima temporada. É hora de dividir perenes selecionadas para expandir a colônia.
Arbustos lenhosos ainda têm crescimento tenro suficiente para serem usados como estacas antes de se prepararem para a dormência. As sementes estão caindo e se espalhando para passar o inverno no local, e ervas vigorosas podem precisar de uma boa poda, criando caules frescos prontos para enraizamento fácil.
Perenes tenras e tropicais também beneficiam de uma última rodada de propagação antes de serem movidas para dentro de casa ou sacrificadas ao frio. Para expandir sua coleção e preencher seu jardim, propague essas plantas neste agosto.
Sensation Blend Cosmos
Sementes de Sensation Blend Cosmos
Erva-cidreira
Petúnia Petite Charmer Blend
Sementes de Petúnia Petite Charmer Blend
Propagação no Final do Verão
Faça estacas no início de agosto para obter os melhores resultados.
Seja por estacas semi-maduras, estratificação no solo, divisão ou semeadura, propagar plantas em agosto traz ao jardineiro ambicioso projetos de inverno e um avanço no crescimento da próxima temporada.
Estacas de arbustos, perenes, anuais e ervas dependem de crescimento fresco e flexível. As estacas que fazemos nesta temporada precisarão de proteção no inverno ou serem mantidas dentro de casa para transplante na primavera. Pegue ramos de ervas arbustivas para aproveitar na água em uma janela durante o inverno.
Estacas feitas no final do verão podem funcionar para arbustos decíduos, incluindo hortênsia, rosas e forsítia. Para obter o melhor sucesso, tente fazer estacas no início do mês. Durante o inverno, mantenha-as em uma estufa ou área protegida enquanto desenvolvem raízes.
Lavanda
Propague lavanda a partir de estacas de caule este mês.
Para desfrutar de mais lavanda calmante, propague esta planta em agosto fazendo estacas ou estratificação de caule. Para estacas, use apenas crescimento verde fresco. Evite cortar nos ramos marrons e lenhosos perto da base. Faça o corte em caules verdes, dois a três centímetros acima da parte lenhosa.
Para os melhores caules para estratificar, procure por aqueles de crescimento baixo, flexíveis, com crescimento novo saudável e bases ligeiramente lenhosas. Eles devem ter pelo menos quatro centímetros de comprimento e serem capazes de dobrar até o nível do solo. Mantenha o caule preso à planta-mãe.
Determine onde o caule melhor encontra o solo e remova as folhas ao redor dessa seção. Usando tesouras esterilizadas ou uma lâmina, arranhe levemente e esfregue a parte inferior do segmento. Cave uma trincheira rasa e coloque a parte esfregada nela, cobrindo o caule com solo. Com o caule no lugar, ancore ou “prenda” para segurar. Um grampo de gramado ou pedra faz o truque.
Deixe as camadas no lugar por seis a oito semanas para desenvolver raízes saudáveis para transplante. Mantenha as seções uniformemente úmidas até a geada, tomando cuidado para não criar condições excessivamente úmidas. Se o caule mostrar bom enraizamento, corte a planta jovem da mãe e situe-a em seu novo local de jardim ou coloque-a em um vaso para passar o inverno.
Íris Barbada
Divida sua íris para cultivar mais plantas.
A íris barbada floresce na primavera com flores franjadas e coloridas que duram até o verão. Em agosto, elas estão prontas para divisão e transplante.
O final do verão ou agosto é o melhor momento para propagar essas plantas ou mover rizomas existentes. O clima quente lhes dá tempo para se estabelecer antes que as temperaturas frias cheguem. A cada poucos anos, dividir aglomerados estabelecidos pode reduzir a superlotação e expandir a coleção.
Planeje dividir a colônia um mês após sua floração de verão até o início do outono. Procure reter alguns centímetros do rizoma com pelo menos uma das lâminas de folha em leque anexadas. Corte a folha pela metade e replante o rizoma com o topo ligeiramente acima do nível do solo.
Espalhadores robustos como a íris barbada beneficiam-se da redução da superlotação e controle da propagação a cada um a três anos, enquanto seleções mais lentas como a siberiana só precisam disso a cada seis a dez anos.
As íris toleram vários tipos de solo, de ácido a argila a areia. Elas crescem melhor em condições úmidas e bem drenadas, mas são bastante tolerantes à seca.
Hemerocallis
Divida aglomerados cansados para rejuvenescê-los.
Os hemerocallis são de estoque resistente, lidando com locais desafiadores e sobrevivendo por anos com pouco cuidado. Seja em um jardim cuidado ou em um local abandonado, as perenes resistentes produzem suas flores prolíficas com cor duradoura.
Em agosto, sua folhagem em forma de tira pode mostrar desgaste. Pode amarelar e cair. Corte hastes de flores envelhecidas e quaisquer folhas que estejam amarelas ou secas. Propague as perenes este mês cavando e dividindo os aglomerados com uma pá ou lâmina afiada. Transplante as divisões para seus novos locais e mantenha-as bem regadas para umidade uniforme enquanto se estabelecem.
Os hemerocallis adaptáveis lidam com o calor enquanto desenvolvem raízes antes que o clima frio chegue. Regue até a geada para prepará-los para um inverno bem-sucedido.
Rosa
Faça estacas semi-lenhosas em agosto.
Embora geralmente façamos estacas de rosa a partir de crescimento fresco na primavera e início do verão, você pode propagar essas plantas em agosto se proteger os brotos tenros durante o inverno. Os arbustos floridos se propagam no final do verão através de estacas semi-lenhosas de crescimento ativo.
Ao fazer estacas, procure um ramo que não tenha flores. Se tiver um botão, flor ou fruto, remova-os para que o broto direcione energia para formar raízes. Corte um pedaço de seis centímetros de caule saudável e flexível logo acima de um nó de folha. Corte o caule em um ângulo de 45 graus e remova a folhagem da metade inferior da estaca, mantendo qualquer folha superior intacta.
Coloque a estaca em cerca de metade de seu comprimento em um vaso com mistura de envasamento úmida e bem drenada. Vermiculita e perlita fazem misturas adequadas. Coloque o vaso em um local claro e quente, evitando luz solar direta. Regue regularmente para manter o solo uniformemente úmido. Quando as raízes se firmarem e surgirem novos crescimentos, transplante para um vaso maior para passar o inverno.
Faça várias estacas, pois nem todas podem se tornar viáveis. As estacas de rosa podem levar alguns anos para se desenvolverem em plantas completas e com múltiplos caules, mas as estacas são uma maneira fácil de reproduzir a planta-mãe e são relativamente fáceis de tentar.
Petúnia
Estacas de caule enraízam rapidamente na água.
As petúnias e seus longos caules as tornam uma planta ideal para propagar em agosto. Elas enraízam na água ou em meio de envasamento, facilitando a preservação de heranças ou cores favoritas. Pode levar de cinco a seis semanas para uma estaca bem-sucedida estar pronta para transplante, e elas estarão prontas para o jardim na primavera com o inverno dentro de casa.
Selecione caules frescos, de preferência sem flores ou com os botões e flores removidos, e corte um comprimento de quatro a seis centímetros. Belisque as folhas da parte inferior da estaca, deixando um ou dois conjuntos intactos na parte superior.
No final do verão, as petúnias se beneficiam de uma poda se estiverem parecendo esparsas e compridas. Pode rejuvenescê-las para uma última explosão de flores indo para o outono. Ao fazer cortes, corte os caules verdes logo acima de um nó de folha para que o caule restante gere novo crescimento.
Alecrim
Escolha caules saudáveis que não sejam muito lenhosos.
Embora seja mais fácil propagar alecrim a partir de estacas de madeira macia na primavera e início do verão, é possível enraizar estacas semi-maduras após terminarem de florescer mais tarde na temporada. Como na lavanda, procure por caules maleáveis, frescos e não lenhosos. Corte uma seção de seis centímetros de caule verde e retire as folhas inferiores.
O alecrim enraíza na água ou em meio de envasamento, com raízes se formando em cerca de um mês. Com estacas semi-maduras, pode demorar mais para estarem prontas para serem envasadas. Procure por raízes saudáveis e brancas com mais de meio centímetro antes de envasá-las. Mantenha as estacas úmidas, mas não excessivamente saturadas enquanto se desenvolvem.
O alecrim cresce dentro de casa o ano todo e se pereniza em climas amenos. Mantenha-os protegidos até que a temperatura aqueça na primavera.
Hortênsia
Estratificação e estacas são boas opções de propagação.
Essas plantas se propagam em agosto por meio de estacas e estratificação no solo. Se você tem uma favorita que deseja clonar, qualquer método serve. Faça estacas de crescimento novo com caules folhosos livres de flores.
Corte os caules logo acima de um nó de folha e reduza-os a comprimentos de quatro a seis centímetros. Mantenha pelo menos um conjunto de duas folhas intactas por estaca e corte as folhas grandes pela metade para reduzir a perda de umidade. As hortênsias crescem a partir de estacas de verão em cerca de quatro a seis semanas.
Estratificar caules de hortênsia imita algo que as plantas fazem naturalmente. Caules baixos entram em contato com o solo e começam a estabelecer raízes. À medida que as raízes se fortalecem, o rebento se torna autossuficiente e pode se separar da planta-mãe.
Como o subarbusto lenhoso lavanda, escolha um caule flexível para abaixar até o chão. Arranhe a parte que faz contato com o solo e cave uma pequena trincheira de um a dois centímetros. Enfie o ramo e cubra o caule esfregado com solo. Pese-o com um tijolo, pedra ou grampo de gramado para mantê-lo no lugar.
Mantenha a parte uniformemente úmida até a geada. Para facilitar o inverno, deixe-o no lugar até separar a nova planta na primavera.
Fúcsia
Faça essas plantas durarem propagando a partir de estacas.
A fúcsia tropical passa o inverno dentro de casa como planta de casa, mas pode ser caprichosa ao se mover entre estações e situações. Para salvar uma parte de suas seleções especiais (e fazer réplicas) em agosto, propague essas plantas a partir de estacas.
Para uma forma cheia e folhosa carregada de flores, a fúcsia se beneficia de beliscões nos caules durante a estação de crescimento, parando antes da primeira geada do outono. Use cortes em agosto para propagar mais plantas, mantendo-as em um local quente com luz indireta brilhante.
Os tropicais crescem rapidamente, mas evite fazer cortes pesados durante as temperaturas máximas do verão, pois eles conservam energia no calor extremo em vez de direcioná-la para o crescimento.
Gerânio de Folha Perfumada
Apare áreas com crescimento macio para propagação.
Os gerânios de folha perfumada estão entre as numerosas espécies de Pelargonium e são cultivados por sua folhagem elegante, aromática e qualidades herbais. Eles são versáteis no jardim e em recipientes, dentro e fora de casa. Crescem bem como plantas de casa com verões passados ao ar livre.
É mais fácil propagar gerânios no início da temporada antes da floração, mas é possível fazê-los a qualquer momento. O crescimento novo, saudável e macio é o melhor. Planeje enraizá-los em água ou solo, cultivando-os em vasos antes de transicioná-los para fora na primavera.
Begônia
Enraize estacas de begônia em água ou solo.
As begônias trazem sua folhagem dinâmica para enriquecer a exibição da estação quente. Como os gerânios, crescem dentro de casa como plantas de casa na estação fria. Com seus caules tuberosos, cheios de água e nós de folhas proeminentes, também são fáceis de propagar.
Faça estacas na estação quente durante o crescimento ativo. Enraize-as em solo ou água e espere algumas semanas para que as raízes se desenvolvam. Passe-as para pequenos vasos quando os caules resistirem a um puxão suave – um sinal de que raízes fortes estão presentes.
Erva-cidreira
Propague mais erva-cidreira a partir de estacas.
A erva-cidreira é uma erva vigorosa e espalhadora com folhagem de limão revigorante. As perenes de crescimento baixo e em montículo são tão fáceis de cultivar que às vezes podem se espalhar agressivamente. Mantê-las ordenadas em recipientes, canteiros elevados e com colheita/poda regular ajuda a controlar a propagação.
No final do verão, a erva-cidreira está pronta para um refresco. Corte levemente os caules pendentes e use porções saudáveis como estacas. Capture nós de folhas ao longo do caule para enraizar em água ou meio de envasamento. Pode levar um mês para que desenvolvam raízes longas o suficiente para transplante.
Madressilva
A estratificação é uma maneira fácil de propagar essas vinhas.
A madressilva coral nativa da América do Norte e outras vinhas ornamentais da espécie se propagam este mês a partir de estacas de caule ou estratificação.
Para mais das flores de trombeta suculentas em cores vibrantes que atraem beija-flores e outros polinizadores, corte comprimentos das pontas dos caules. Coloque-os em meio de envasamento e deixe desenvolver raízes que tenham vários centímetros de comprimento para serem transplantadas para vasos maiores ou transplantadas.
A estratificação no solo é uma maneira fácil de fazer mais vinhas. Como nas hortênsias, estique uma parte da vinha lenhosa até o chão. Arranhe o caule e cubra-o com solo, ancorando-o com uma pedra ou pino para estabilização. Mantenha o solo uniformemente úmido para incentivar o crescimento das raízes.
Após alguns meses, verifique o caule em busca de raízes longas. Transplante-o antes do clima frio, ou mantenha-o preso à planta-mãe até a primavera.
O gênero Lonicera possui 180 espécies, algumas nativas da América do Norte e outras exóticas invasivas. Escolher a madressilva certa traz uma vinha vigorosa, bem-comportada e cheia de cor e fragrância.
Cosmos
Colete sementes de cosmos este mês para replantio.
Os cosmos fazem parte da nossa lista de plantas para propagar em agosto, pois eles naturalmente se replantam no final do verão e outono. Deixe a anual nativa da América do Norte cair e espalhar sementes naturalmente para um show de cor na próxima temporada.
Pare de remover flores murchas no meio para o final do verão para promover a replantação. As sementes também fornecem alimento para pássaros canoros.
Semeie uma última rodada de cosmos este mês para uma cor rápida indo para o outono. Elas florescem em cerca de 50 a 60 dias após a semeadura. Certifique-se de que uma semeadura em agosto permita tempo suficiente para desfrutar das flores antes da primeira data de geada prevista.