Cultivando Tomates de Cabeça para Baixo
Cultivar tomates é minha atividade favorita no verão. Não há nada como saborear um tomate direto da planta. Tomates não são muito exigentes, mas precisam de bastante luz solar e nutrientes. Se você mora em um lugar sem acesso total ao sol, experimente cultivar seus tomates de cabeça para baixo!
O fundador da Dr. Jardim, Kevin Espiritu, recentemente encontrou alguém em uma feira de jardinagem que perguntou o que ele faria se tivesse um pátio voltado para o norte, quase sem sol, e quisesse cultivar tomates. Sua resposta foi cultivá-los no alto e de cabeça para baixo.
Usando a variedade italiana ‘Roma’, Kevin cultivou suas vinhas de cabeça para baixo com sucesso e conseguiu produzir uma colheita robusta. Este truque único de cultivo de tomates economizou espaço e ofereceu uma estética única. Além de alguns suprimentos e um gancho para pendurar seu vaso, não há muito que você precise fazer para tentar isso em casa! Veja como!
Passo 1: Escolha a Variedade Certa
Tipos determinados são os melhores para este método.
Procure por um tomate de estilo arbusto ou determinado. Kevin escolheu Italian Romas, mas há muitos outros tipos determinados ou arbustos por aí. Ele também descobriu que um tomate cereja funcionaria nesse tipo de plantio, mas tomates mais pesados são melhores, pois ajudam as vinhas a ficarem para baixo enquanto a planta tenta crescer para cima.
Se você tiver tempo suficiente antes da temporada de tomates começar, pode comprar sementes e começar a plantá-las antecipadamente. Tipos Roma são ótimos, pois têm um fruto de tamanho médio que puxa as vinhas para baixo, e não são tão pesados a ponto de quebrar a vinha.
Supremo Bush Romas são uma ótima segunda opção, ao lado da escolha de Kevin. ‘Cream Sausage’ é uma variedade amarela, semelhante à Roma. Existem tantas boas escolhas por aí. Talvez você já tenha uma em mente.
Se você estiver começando em ambientes internos, reúna seus suprimentos para iniciar as sementes e coloque suas sementes nas células pelo menos quatro semanas antes da última geada. Se já passou bem da última geada, procure um transplante de variedade determinada ou arbusto.
Passo 2: Reúna Seus Suprimentos
Este truque de cultivo de tomates requer um balde, uma broca, estopa e uma alça.
Depois de localizar seu tomate preferido, é hora de pegar seu equipamento e começar o projeto. Você precisará de um balde padrão de 20 litros, uma serra copo para perfurar um buraco no fundo do balde, uma broca para furos de drenagem, e um pouco de estopa e uma alça para pendurar seu balde no alto. Certifique-se de usar um balde grande o suficiente para acomodar o crescimento dos tomates em um recipiente.
Use uma serra copo de três polegadas ou mais larga (não mais que quatro polegadas), e uma broca de ¼ de polegada para seus furos. Quando se trata de estopa, foi o que Kevin usou. No entanto, você pode usar papelão ou qualquer outro material poroso. Para sua alça, você quer algo que possa segurar de 15 a 25 quilos para garantir que não quebre quando sua planta estiver coberta de tomates.
Passo 3: Perfure Seus Furos
Furos de tamanho adequado são cruciais para permitir a drenagem e o crescimento da planta.
Como você usará a alça do balde para pendurar o tomate, você precisa de um buraco de três a quatro polegadas onde sua planta possa sair e pendurar. Anexe a serra copo à sua furadeira e encontre o centro do balde de 20 litros. A maioria deles tem um círculo demarcado no centro do fundo que o guia. Então, perfure!
Depois, você precisa de furos de drenagem para permitir que a água saia do balde, em vez de ficar dentro e apodrecer as raízes do seu tomate. Usando sua broca, perfure seis a sete furos espaçados uniformemente ao redor do grande buraco que você fez com a serra copo.
Passo 4: Insira Sua Estopa
A estopa atua como um forro para manter o solo dentro do recipiente.
Você precisa de algum tipo de forro dentro do seu balde para garantir que o solo não caia pelos furos que você acabou de perfurar no balde quando pendurá-lo de cabeça para baixo. É para isso que serve seu material poroso. Seja estopa, tecido de paisagismo ou papelão, coloque-o em cima do fundo do balde para ajustá-lo ao tamanho.
Faça um contorno da circunferência do balde e corte o material para que seja pequeno o suficiente para caber na base interna. Corte um X no meio, onde o tomate sairá do balde para pendurar. Se você estiver usando tecido, basta dobrá-lo ao meio e cortar uma linha reta, depois dobrá-lo ao meio do outro lado e repetir. Fácil!
Passo 5: Prepare Seu Tomate
Remova as folhas inferiores à medida que as mudas crescem.
Como você tem um buraco bem pequeno para encaixar o tomate, use este truque de cultivo para maximizar o espaço. Os tomates desenvolvem raízes adventícias ao longo de seus caules facilmente, então é melhor começar podando as folhas inferiores do tomate. Remova os três a quatro conjuntos de folhas inferiores, deixando bastante folhagem acima. Pelo menos alguns conjuntos de folhas saudáveis serão suficientes.
Em seguida, inspecione as raízes e determine se estão ligeiramente presas. Se estiverem, use as mãos para soltá-las suavemente e prepará-las. Se não estiverem, você está pronto para plantar.
Passo 6: Adicione o Tomate
Coloque sua linha primeiro, depois passe o tomate pelo X que você fez. Esta é a única parte meticulosa do processo. Tenha cuidado para não causar muitos danos ao tomate enquanto comprime suas folhas para passar pelo buraco. No entanto, os tomates são bastante resistentes e se recuperam rapidamente de um pouco de aspereza.
Passo 7: Complete o Balde
Preencha com solo de qualidade e bem drenado.
Vire seu balde para a posição vertical (de cabeça para baixo) e coloque-o na borda de uma mesa para que o tomate fique pendurado no balde sem obstruções. Peça a um amigo ou ente querido para ajudá-lo a equilibrar enquanto você preenche o restante do balde com um bom solo para tomates.
Qualquer solo de envasamento de alta qualidade é perfeito para este truque de cultivo de tomates. Você quer algo que tenha muitos nutrientes, porque à medida que você rega, o solo será ligeiramente esgotado ao longo da temporada. Você não precisa preencher o balde inteiro com solo, mas preencha-o para que as raízes do tomate estejam cobertas com pelo menos uma ou duas polegadas de solo. Se você preencher tudo, pode executar uma etapa extra (mais sobre isso depois).
Passo 8: Pendure
Verifique se seu gancho de suspensão pode suportar até 25 quilos de peso.
Dobre sua alça ao meio e passe-a pela alça do balde. Em seguida, deslize as extremidades pelo pequeno laço, criando um nó seguro que pendura bem. Encontre um local que possa suportar de 15 a 25 quilos de peso (assim como sua alça) e uma maneira de fixar seu balde na área de suspensão.
Kevin usou um mosquetão, mas você pode usar um gancho de olho, uma haste de tensão ou até ganchos em S. Pegue as extremidades soltas da sua alça e faça um nó simples. Em seguida, prenda o mosquetão, um gancho ou simplesmente deslize o nó sobre o gancho de sua escolha. Pendure seu balde e regue!
Adicionando Plantas Companheiras
Cultivar tomates de cabeça para baixo oferece uma oportunidade única de adicionar plantas companheiras no topo.
Uma das coisas mais legais sobre cultivar tomates de cabeça para baixo em um balde que tem uma parte superior aberta é que há espaço para cultivar uma planta de raízes rasas nessa seção superior! Kevin usou esse espaço extra para cultivar algumas cabeças de alface, que retêm a umidade como uma cobertura viva.
Você pode adicionar um pouco de manjericão ou calêndulas no topo, se quiser. Ou experimente borragem ou capuchinha. Nem todo companheiro de tomate funciona aqui, no entanto. Cenouras têm raízes muito profundas, por exemplo.
Se você decidir seguir esse caminho — e realmente achamos que você estaria perdendo se não o fizesse — espere para pendurar seu balde até depois de plantar sua cultura superior. Então pendure e regue.
Manutenção
Este truque ainda requer cuidados padrão de cultivo de tomates, como poda e remoção de brotos.
Assim como qualquer outro, seu tomate de cabeça para baixo precisa de atenção ao longo da temporada. Procure o caule central e remova qualquer broto que tire a energia da frutificação. Use uma tesoura de poda limpa e afiada para isso. Você pode notar que seu tomate tende a querer crescer para cima, mas à medida que frutifica, os caules puxarão para baixo novamente.
Sempre verifique se há pragas e doenças, mas note que doenças fúngicas são muito menos comuns quando você cultiva seus tomates de cabeça para baixo. Fertilize seu tomate com um fertilizante líquido para tomates a cada uma ou duas semanas. Dilua a fórmula para ½ ou ¼ da força para mantê-la suave.