A semeadura de inverno envolve colocar sementes em recipientes isolados, como garrafas de leite, ao ar livre. As sementes germinam no momento ideal, quando as estações mudam do inverno para a primavera. À medida que as temperaturas externas aumentam e os dias se alongam, os brotos amadurecem rapidamente em mudas prontas para o transplante.
À medida que suas mudas amadurecem, você se perguntará como e quando é melhor plantá-las no jardim. Elas podem ter raízes entrelaçadas que se emaranham no solo. Você as retirará, separará e as preparará para seus novos lares. Esse processo é relativamente simples—se você nunca semeou sementes no inverno, recomendo tentar com uma bandeja de vegetais ou ervas este ano!
Suas culturas semeadas no inverno amadurecerão rapidamente, proporcionando colheitas abundantes mais cedo do que as mudas iniciadas em ambientes internos. Sem mais delongas, aqui estão sete dicas de especialistas sobre quando plantar mudas.
Deixe as Mudas Amadurecerem
Aguarde até que as mudas estejam totalmente maduras antes de transplantá-las.
Plantas jovens não se transplantam bem—suas pequenas raízes e caules estão sujeitos a quebras, pragas e doenças. Você pode perder tempo movendo-as cedo, apenas para descobrir que murcharam ou quebraram alguns dias após o transplante.
O primeiro passo é esperar que as plantas amadureçam completamente. Você verá as pequenas plantas amadurecerem em espécimes jovens com folhas e caules robustos. Uma boa regra é esperar até que tenham três ou quatro folhas verdadeiras acima de suas folhas de semente, ou cotilédones. Os cotilédones parecem diferentes das folhas verdadeiras; são os primeiros a aparecer e são menores que as outras.
Culturas que gostam de frio e flores silvestres amadurecem no final do inverno, enquanto outras espécies que gostam de calor podem demorar mais para atingir um bom tamanho. Pratique a paciência durante esse tempo; uma boa maneira de esperar é plantar mais sementes, pois você nunca pode ter demais!
Abra os Recipientes
À medida que as mudas desenvolvem suas folhas, elas podem pressionar contra o topo, então é melhor remover as tampas.
À medida que as plantas amadurecem, elas alcançarão o topo de seus recipientes. Você pode ver folhas ou caules pressionando contra as tampas. Isso é um sinal de que é hora de remover as tampas e deixar as plantas desfrutarem do clima ao ar livre. Esse processo atua como um período de aclimatação, onde as mudas se acostumam às condições externas.
Embora você remova as tampas e deixe as plantas se aclimatarem, é bom manter as tampas por perto. Geadas tardias na primavera ainda podem ocorrer e ameaçar suas culturas em crescimento. Coloque as tampas de volta nos recipientes nas noites em que esperar geadas fortes ou ventos fortes.
Outra consideração importante é a luz solar intensa. No início da primavera, você pode receber sol inesperado e calor por alguns dias antes que o clima frio retorne. Certifique-se de que as plantas tenham luz solar filtrada em dias de inverno ou primavera extremamente quentes para evitar queimaduras solares e marcas de escaldadura.
Aguarde a Última Data Média de Geada
É melhor esperar pela última data média de geada antes de transplantar.
A última data média de geada da sua região é o melhor indicador de quando plantar suas mudas, sejam vegetais, flores silvestres ou ervas. Algumas plantas gostam de crescer após essa data, enquanto outras preferem amadurecer antes dela. Movê-las no momento certo fará com que prosperem com pouco cuidado ou manutenção.
Culturas como brócolis, repolho e couve-flor são tolerantes a geadas e ao frio. Você pode transplantar mudas maduras duas a quatro semanas antes da sua última data de geada. Elas crescerão bem sob condições frescas e úmidas da primavera.
Outras espécies, como tomates, berinjelas e pimentões, são sensíveis a geadas; seu crescimento estagnará em clima frio. Mantenha-as aquecidas e protegidas em seus recipientes até uma ou duas semanas após sua última data de geada.
A maioria das ervas, vegetais e flores silvestres se transplantam melhor nas semanas após sua última geada. Os dias mais longos, as temperaturas em ascensão e a abundante luz solar criam as condições perfeitas para o rápido crescimento da primavera.
Deslize as Plantas para Fora
Deslize cuidadosamente as raízes para fora da bandeja.
Agora vem a parte divertida! É hora de remover as mudas em crescimento de seus recipientes para plantar no jardim. A maneira mais fácil é pressionar pelo orifício de drenagem inferior ou balançar as bordas. Você também pode cortar um lado do recipiente e deslizar as mudas para fora. A massa de raízes emaranhadas deve sair facilmente.
Alguns cultivadores podem querer guardar seus recipientes para o próximo ano; nesse caso, não corte os painéis laterais. Deixe-os inteiros e incline os recipientes de lado. Com leves batidas e movimentos, você deve conseguir levantar o solo para cima e para fora.
Evite pegá-las pelas pontas das folhas, pois isso pode levar a que os caules se quebrem das raízes. Segure as mudas pelas partes inferiores do caule e lentamente as retire dos recipientes. Agora que as plantas estão fora de seus antigos lares, você pode facilmente inspecionar suas raízes e separá-las ainda mais.
Separe as Mudas
Separe as espécies mais fortes ou nativas em grupos antes de transferi-las para o jardim.
Como separar as mudas depende de como elas crescem. Plantas nativas geralmente crescem em grupos onde muitas sementes caíram no chão no ano anterior. Os especímenes mais fortes sobrevivem e prosperam, enquanto os mais fracos sucumbem às pressões naturais. Separe as espécies nativas em grupos e, em seguida, transfira os grupos para o jardim.
Vegetais, ervas e perenes lenhosas crescem melhor com espaço suficiente de outros espécimes. Você vai querer separá-los suavemente, garantindo que cada planta tenha um sistema radicular bem desenvolvido. Embora o cuidado seja fundamental para não quebrar as raízes, um pouco de rudeza é aceitável. As culturas semeadas no inverno são resistentes e resilientes; elas se recuperarão rapidamente!
Ao separar os espécimes, a umidade consistente é fundamental. Você não quer que esses fragmentos de raízes tenras sequem antes de poder plantar as culturas no solo. Mantenha-os na sombra e umedeça sua zona radicular com borrifadores para manter níveis de umidade suficientes.
Prepare o Local
Prepare o local cavando buracos adequadamente espaçados para cada transplante.
A preparação adequada ajuda suas culturas a se desenvolverem assim que se estabelecem em seu jardim. Você quer que o local tenha solo rico, fértil e bem drenado. Evite transplantar em locais encharcados ou excessivamente arenosos com baixo teor de umidade.
Prepare o local cavando buracos para cada um dos transplantes. Você quer que os buracos sejam tão profundos e duas vezes mais largos que as bolas de raiz das plantas. Evite emendar os buracos com qualquer produto, pois isso pode levar a raízes presas em vez de saudáveis.
Quando você emenda um buraco com composto ou solo para vasos, cria um lar acolhedor para as raízes. Elas permanecerão na porção emendada e terão dificuldade em se estender para o solo nativo do seu jardim. O melhor momento para emendar é antes do plantio; adicione composto ou uma cobertura semelhante alguns meses antes do transplante e misture-o. Não se preocupe se esquecer, pois você pode emendar a área após o plantio.
Transplante as Mudas
Transplante as novas mudas em seus buracos, cubra-as com solo e regue bem o local.
Coloque as mudas em seus buracos, cubra as raízes com solo e regue bem o local. Elas podem ficar paradas por alguns dias enquanto se adaptam, e você verá novo crescimento logo após se estabelecerem. Elas precisam de bastante sol, umidade consistente e fluxo de ar regular para prosperar.
Após plantar suas mudas, o monitoramento cuidadoso garante que suas culturas tenham o melhor desempenho durante a estação de crescimento. Fique atento a geadas tardias que podem prejudicar seus espécimes tenros e cubra-os em noites frias. Cobertura de fileiras, tecido de geada ou plástico de estufa funcionam bem como isolantes temporários.
A outra consideração é o solo! A saúde do solo é onde começa a saúde das plantas; solo saudável cultiva plantas saudáveis. Após o plantio, emende o local com uma camada de dois a três centímetros de espessura de composto, mofo de folhas ou uma cobertura orgânica semelhante. Isso se decomporá e alimentará o solo com nutrientes enquanto isola e cobre as raízes, retendo a umidade onde elas mais precisam.
E é isso! Com cuidado, ternura e atenção aos detalhes, você pode mover com segurança suas espécies em crescimento de seus pequenos recipientes para seus canteiros de jardim, recipientes ou bordas.