A primavera chegou, e isso significa que é o momento perfeito para plantar muitas flores anuais no solo. Quer você sonhe em cultivar uma fileira de girassóis imponentes ou um canteiro de flores para corte, a primavera é a época ideal para plantar.
Dito isso, é fácil deixar a empolgação da primavera tomar conta de você. Então, antes de começar a colocar suas anuais no solo, reserve um tempo para aprender algumas dicas de plantio de anuais. Selecionar o local certo, plantar na hora adequada e cuidar das necessidades das suas plantas quando elas são jovens são partes cruciais para manter seu jardim feliz.
Não importa o tipo de flor anual que você está cultivando, lembre-se dessas dicas de plantio de anuais.
Preste Atenção à Última Geada
As datas históricas de geada ajudam a evitar erros de plantio que partem o coração.
Muitas flores anuais são sensiveis à geada, então plantá-las muito cedo na temporada levará à sua morte. É fácil deixar os primeiros dias ensolarados e quentes inspirarem você a pegar seus pacotes de sementes e ir para o jardim. No entanto, a geada matará essas mudas delicadas e fará você começar tudo de novo.
Você pode confiar nas previsões do tempo e em dados passados para determinar quando plantar suas anuais. Eu gosto de começar olhando a última data histórica de geada da primavera na minha área. Embora às vezes seja seguro plantar antes dessa data, ela serve como um bom indicador de quando você pode semear ou transplantar.
Por exemplo, se sua última data média de geada é 10 de abril, você não deve colocar suas mudas no solo se estiver 21°C em meados de março… mesmo que não haja noites abaixo de zero na previsão. Uma vez que você atinge essa data média de geada, pode começar a olhar a previsão do tempo.
Se a próxima semana parecer que ficará acima de zero, provavelmente é seguro colocar anuais delicadas como gomphrena, amaranto e girassóis. Você pode transplantar as culturas para o seu jardim ou semear diretamente as sementes.
Embora muitas flores anuais sejam sensíveis ao frio, algumas podem tolerar uma leve geada. Você pode plantar ervilhas-de-cheiro, esporas, estoques e botões de solteiro ao ar livre algumas semanas antes da sua última geada.
Conheça as Exigências de Sol
Sombra à tarde oferece alívio, mas a luz da manhã é ouro.
Muitas plantas gostam de sol pleno, mas a maioria das flores anuais exige isso. Anuais brotam, crescem e produzem sementes no mesmo ano, e precisam de muita energia para fazer isso. Se o pacote de sementes diz para plantar a cultura em sol pleno, certifique-se de colocá-la em uma área que receba pelo menos oito horas de luz solar direta por dia.
Se você plantar uma flor anual que requer sol pleno em uma área sombreada, pode esperar plantas menos saudáveis e menos flores. Elas podem sobreviver, mas não prosperarão como fariam se fossem plantadas em uma área com muita luz.
Às vezes, você tem que escolher entre sombra de manhã e à tarde. Se for o caso, opte pela sombra à tarde. A luz da manhã secará o orvalho e prevenirá doenças, e suas flores apreciarão a pausa do calor que a sombra da tarde proporciona.
Plante no Espaçamento Correto
Espaçamento cuidadoso constrói caules mais fortes e flores mais cheias mais tarde.
O espaçamento adequado das plantas é uma das dicas mais importantes quando você está tentando cultivar anuais saudáveis. Você pode ficar tentado a agrupar as plantas em um pequeno jardim, especialmente quando as mudas são pequenas. No entanto, culturas muito próximas podem levar a diminuição do fluxo de ar, competição por água e nutrientes e aumento de doenças.
A maioria dos pacotes de sementes lista o espaçamento adequado para cada variedade, então você pode verificar seu pacote para obter essa informação. Se você perdeu o pacote ou comprou mudas de um viveiro, procure online as informações corretas da espécie.
Se você estiver plantando várias variedades próximas umas das outras, erre no lado do espaçamento mais amplo. Por exemplo, girassóis ‘Mammoth’ requerem espaçamento de 60 cm, enquanto a flor de palha ‘King Size Silvery Rose’ requer 30 cm. Se você estiver plantando os dois próximos um do outro, espaçe-os a 60 cm de distância.
Mantenha Novos Transplantes Bem Regados
Raízes jovens alcançam superficialmente, então a umidade próxima faz toda a diferença.
Se você estiver transplantando mudas para o jardim, é importante manter o solo ao redor delas úmido nas primeiras semanas após o plantio. Essas mudas ainda não desenvolveram sistemas radiculares robustos, então só podem acessar a umidade próxima.
Mesmo que se diga que as flores são tolerantes à seca, isso não se aplica a elas quando estão na fase de muda. Recomendo verificar o nível de umidade do solo todos os dias nas duas primeiras semanas após o plantio.
Regar por cima é melhor quando são pequenas, pois isso garantirá que recebam umidade suficiente para crescer suas raízes. Você pode usar um regador, mangueira ou aspersor. Se estiver usando um sistema de irrigação por gotejamento, certifique-se de que os emissores estejam fornecendo água perto da base dos caules.
Aperte Quando Necessário
Cortar o broto superior estimula o crescimento lateral exuberante e ramificado.
Embora você possa esperar ver flores o mais rápido possível, planejar a longo prazo resultará em plantas mais saudáveis e mais flores. Beliscar é um passo que você pode dar para que isso aconteça.
Beliscar flores significa remover o broto terminal perto do topo do caule. Remover esse broto incentivará a planta a crescer brotos laterais mais longos, resultando em plantas mais cheias e mais flores. Você pode beliscá-las a qualquer momento após terem dois conjuntos de folhas verdadeiras, mas tente completar essa tarefa enquanto as mudas ainda são pequenas.
Quando você belisca, certifique-se de remover apenas o broto superior e manter as folhas de cada lado. Um novo broto surgirá de cada lado do caule beliscado e continuará a crescer.
Aqui estão algumas flores anuais que se beneficiam do beliscamento:
- Zínias
- Cravos-de-defunto
- Cosmos
- Celósia-pluma
- Amaranto
- Calêndula
Fique Atento aos Pragas
Folhas mastigadas significam que alguém está lanchando quando ninguém está olhando.
Como as mudas recém-emergidas são pequenas, as pragas podem devorá-las rapidamente. Embora muitas vezes leve um tempo para os insetos encontrarem as folhas, você deve ficar de olho nas mudas quando são jovens.
Lesmas, caracóis, lagartas e tatuzinhos são algumas das principais criaturas a serem observadas. Se você vir essas pragas, remova-as manualmente. Você também pode cobri-las firmemente com tela de proteção para proteger contra pragas, mas esteja ciente de que alguns insetos podem escavar sob o solo e ainda alcançar suas culturas.
Você também deve ficar atento a danos. Se notar folhas mastigadas mas não vir nenhuma praga, procure ao redor das plantas por qualquer inseto nocivo. Cave um centímetro no solo e verifique as ervas daninhas e detritos ao redor.
Remova a Competição de Ervas Daninhas
Afine as ervas daninhas rapidamente para dar espaço às flores para se esticarem.
Capinar é uma dica de plantio anual aparentemente óbvia, mas muitos jardineiros esquecem sua verdadeira importância. O clima quente e os dias longos que incentivam as flores anuais a crescer também fazem com que as sementes de ervas daninhas germinem. Se não forem controladas, essas ervas daninhas podem crescer altas e rapidamente competir com suas flores.
Remover ervas daninhas é mais fácil quando são pequenas. Você pode usar uma enxada para raspar rapidamente a superfície do solo e removê-las quando estiverem no estágio de fio branco. Fique atento a ervas daninhas perenes como grama-bermuda e cardo, e certifique-se de remover todas as raízes e rizomas.
Você também pode ajudar a prevenir ervas daninhas cobrindo suas flores anuais quando ainda são jovens. Adicionar materiais orgânicos como palha e lascas de madeira evitará que as sementes de ervas daninhas germinem — apenas certifique-se de não cobrir as mudas pequenas.