Nossas 19 Plantas Comestíveis Favoritas para Cultivar em Vasos e Recipientes

O que esperar nesse post

Cultivando Plantas Comestíveis em Vasos e Recipientes

Cultivar plantas comestíveis em vasos e recipientes é recompensador, acessível e versátil em diferentes escalas de jardim. Os recipientes facilitam o cultivo de uma paisagem comestível em espaços pequenos, como pátios, varandas e quintais, sem comprometer a produção ou o sabor.

Os vasos também oferecem mais controle sobre as condições de cultivo, como qualidade do solo, exposição ao sol e níveis de umidade, que são fáceis de gerenciar. Seja confiando apenas em recipientes para sua colheita ou embelezando canteiros no solo, as amostras comestíveis tornam-se um destaque em vasos.

Embora muitas ervas, vegetais e frutas sejam adequadas para cultivo em recipientes, o tema recorrente em nossa lista são aquelas que produzem em formas compactas. Elas são altamente produtivas em tamanhos gerenciáveis. Opções que economizam espaço não precisam de muito espaço para crescer; elas podem crescer verticalmente ou produzir de forma organizada. Qualquer vaso grande ou saco de cultivo de tecido com boa drenagem e uma mistura de solo de qualidade faz o trabalho.

Com a localização e rega adequadas (os recipientes secam mais rapidamente do que as plantações no solo), nossas plantas comestíveis em vasos estarão prontas para crescer rapidamente.

Tomate ‘Cherry Falls’

Colheitas abundantes chegam cedo e continuam produzindo durante o verão.

Um tomate que funciona em um cesto suspenso? Sim, por favor. ‘Cherry Falls’ tem cachos de tomates cereja vermelhos brilhantes que se espalham por cestos suspensos e caixas de plantio com vinhas e caules curtos. As pequenas esferas de uma polegada e meia têm um sabor picante e ácido com um toque doce.

‘Cherry Falls’ é um cultivador compacto e vigoroso que produz em abundância e começa cedo na temporada. A variedade é tolerante ao calor e de baixa manutenção. Talvez o melhor de tudo (além dos frutos saborosos) é que os caules se penduram sem a necessidade de estacas ou suporte adicional. ‘Cherry Falls’ é um tomate arbustivo determinado.

Quando se trata de cultivar tomates em recipientes, saber se eles são determinados ou indeterminados ajuda. Tomates determinados crescem bem em recipientes, com uma taxa de crescimento definida e produção de frutos em uma única safra durante a temporada. Tipos indeterminados continuam a crescer e produzir durante toda a temporada, com colheitas variadas. Eles também crescem bem em recipientes, desde que o recipiente seja grande o suficiente e o volume de solo seja adequado. Como as vinhas crescem altas, elas se beneficiam de estacas, gaiolas ou treliças.

Pepino ‘Spacemaster 80’

Colha cedo para conservas ou aproveite fresco da vinha.

‘Spacemaster 80’ produz pepinos de tamanho completo em vinhas que não ocupam muito espaço. Eles são plantas comestíveis ideais para recipientes e canteiros elevados, com pepinos lisos e escuros de 8 polegadas deliciosos para comer fresco. Ou colha-os pequenos para conservas.

‘Spacemaster 80’ é resistente a doenças contra vários problemas comuns de cucurbitáceas, incluindo vírus do mosaico, míldio e oídio, e sarna. Eles estão prontos a partir da semente em pouco mais de 60 dias.

Pepinos adoram calor, então espere para semear as sementes até após a última geada e quando as temperaturas do solo aquecerem acima de 16°C. Quanto mais quente, melhor para esses amantes do calor, até mesmo até 32°C. Pepinos se desenvolvem melhor com semeadura direta para minimizar a perturbação das raízes durante o transplante. Em climas frios com temporadas de crescimento curtas, comece-os dentro de casa quatro a seis semanas antes de planejar o transplante. Vasos biodegradáveis ou blocos de solo ajudam a minimizar a perturbação do transplante.

Tomate ‘Glacier’

Esses produtores precoces prosperam com um pouco de suporte extra.

‘Glacier’ é uma variedade sueca de tomate arbustivo que tolera temperaturas frescas da primavera e produz frutos antes de outras seleções. Seus frutos redondos de duas polegadas, extra precoces, também têm um sabor delicioso, sendo um dos mais saborosos entre as variedades precoces por sua doçura.

Os tomates ‘Glacier’ são semi-indeterminados e produzem em sucessão após a primeira safra. Os caules se beneficiam de uma gaiola ou estacas para altos rendimentos dos frutos dourados e vermelhos.

Semeie ‘Glacier’ após a última geada e à medida que as temperaturas aquecem (embora possam tolerar geadas leves). Comece as sementes dentro de casa quatro a seis semanas antes do transplante. Os frutos estão prontos cerca de 6 semanas após o transplante.

Cucamelon ‘Mouse Melon’

Doces e azedos petiscos crescem facilmente em vinhas.

Cucamelons vêm em um pacote do tamanho de uma mordida, como pequenas “melancias” do tamanho de uvas. ‘Mouse Melon’ é um cucurbitáceo divertido e inovador com peles verdes manchadas e um sabor de pepino, com um pouco de acidez. Cucamelons são vinhas altamente produtivas e frutificam do verão ao outono.

Cucamelons tornam-se mais azedos à medida que amadurecem (também chamados de pepinos azedos mexicanos). Aproveite-os frescos do caule ou em conserva. Comece a colher ‘Mouse Melon’ em 70 dias. Destaque a planta comestível em cestos suspensos e verticalmente em treliças em recipientes.

Abóbora ‘Jack Be Little’

Vinhas compactas produzem frutos laranja brilhantes para todas as estações.

A primavera e o início do verão são os momentos para plantar abóboras de inverno, incluindo abóboras. Com um longo período de maturação, vamos apreciá-las a tempo para o outono e como decoração de Halloween.

Uma miniatura adorável, as abóboras ‘Jack Be Little’ crescem apenas três a quatro polegadas ao redor e duas polegadas de altura. As vinhas são ideais para treliçar como espécimes em recipientes. Cada planta produz de seis a dez dos frutos laranja brilhantes. Para cultivar as abóboras em recipientes, escolha um vaso de cinco galões ou maior que tenha pelo menos 18 polegadas de profundidade.

Além de decoração como abóboras pequenas perfeitas, ‘Jack Be Little’ é uma boa abóbora para comer. Recheie com ingredientes salgados como tomates e feta ou manteiga e canela, e asse inteira. ‘Jack Be Little’ tem uma longa vida de armazenamento de até um ano.

Capuchinha ‘Single Blend’

Flores brilhantes se espalham de cestos, adicionando cor durante toda a temporada.

A capuchinha ‘Single Blend’ se espalha pelas bordas dos recipientes e se derrama de vasos suspensos. Folhas verdes frescas e arredondadas são um pano de fundo suave para flores tubulares em amarelo, laranja e vermelho. As flores são favoritas dos beija-flores e outros polinizadores por seu néctar.

A capuchinha é tanto ornamental quanto comestível. A folha e a flor têm um sabor picante e fazem uma bela guarnição de verão. A videira pereniza e se espalha vigorosamente nas zonas 9-11. Em outros lugares, cresce como anual que prefere condições amenas (não muito quentes ou frias).

As capuchinhas são fáceis de cultivar a partir de sementes e se desenvolvem rapidamente. Elas toleram condições secas entre as regas, mas apreciam sombra refrescante nas tardes quentes de verão. Para uma trepadeira roxa, procure a ‘Purple Emperor’ com flores que transitam de roxo para lavanda e rosa suave.

Cenoura ‘Tonda di Parigi’

Essas pequenas belezas laranjas crescem lindamente em pequenos jardins.

Para uma cenoura que desafia a forma e se desenvolve lindamente em vasos, procure ‘Tonda di Parigi’. O patrimônio tem cenouras doces e tenras de uma a duas polegadas para comer fresco. A variedade francesa do século XIX traduzida do italiano significa ‘Redonda de Paris’, e as raízes são globos laranja profundo.

‘Tonda di Parigi’ é melhor colhida pequena. As raízes pequenas são fáceis de encaixar em pequenos vasos, espaços apertados e canteiros elevados.

Pepino ‘Quick Snack’

Perfeito para peitoris ensolarados, rende frutos pequenos e crocantes rapidamente.

Outro pepino anão para economizar espaço enquanto produz grandes rendimentos é o ‘Quick Snack’. Destinado ao cultivo interno, semeie diretamente este mini-pepino em vasos de seis a oito polegadas dentro de casa. Para plantar do lado de fora, espere até duas semanas após a geada ou quando as temperaturas do solo estiverem pelo menos a 16°C, e idealmente 21°C ou mais.

‘Quick Snack’ é de maturação rápida e está pronto em menos de 45 dias. As flores não precisam de polinização, e em ambientes internos, os frutos são sem sementes. Os pequenos frutos saborosos são melhores quando jovens, com cerca de duas polegadas de comprimento e uma polegada de largura.

‘Quick Snack’ prospera em seis a oito horas de luz solar. Coloque-os em um peitoril ensolarado ou varanda.

Erva-Cidreira

Folhas aromáticas trazem um toque refrescante e cítrico às refeições.

A erva-cidreira é uma erva perene resistente ao frio que cresce lindamente em recipientes. Seu hábito denso e suavemente montado e tendência a se espalhar a tornam bem adequada para bordas delimitadas. Os vasos ajudam a manter os caules que se espalham e enraízam sob controle, enquanto a remoção de suas pequenas espigas de flores no verão e outono evita a ressemeadura.

Com folhas aromáticas, a erva-cidreira traz um toque de cítrico para todos que passam por perto. Além de sua fragrância refrescante, a folhagem com sabor de limão é comestível. As folhas novas são as mais tenras e saborosas, adicionadas a chás e outras bebidas, sopas, molhos e mais. Apare os caules que se espalham para promover uma nova brotação de folhas frescas.

Melão ‘Minnesota Midget’

Vinhas compactas produzem melões doces e reticulados em poucas semanas.

‘Minnesota Midget’ oferece o melhor de um melão (cantalupo) em uma fruta de pequena escala. As vinhas ostentam frutos doces, saborosos e tenros. As vinhas compactas e o tamanho menor também significam desenvolvimento precoce para um melão tipicamente de longa maturação.

‘Minnesota Midget’ é um híbrido de 1948 da Universidade de Minnesota em St. Paul e continua sendo um favorito hoje. O patrimônio produtivo produz melões de quatro polegadas com peles fortemente reticuladas e polpa dourada, macia até as cascas. Um alto teor de açúcar é responsável pelo sabor doce.

As sementes de melão preferem clima quente para germinar e se desenvolver. O precoce ‘Minnesota Midget’ está pronto em 60 a 70 dias. A seleção anã é resistente a doenças como murcha de Fusarium, um problema comum de cucurbitáceas.

Abóbora ‘Table King’

Pele verde escura e enrugada esconde uma polpa dourada e doce.

‘Table King’ é uma abóbora de inverno e o tamanho perfeito para aquecer noites frias. Embora seja hora de focar na estação quente agora, seremos gratos por semear as abóboras armazenáveis na primavera para aproveitar mais tarde (cerca de 80 dias para a colheita desta).

‘Table King’ é uma variedade de maturação precoce no reino das abóboras de inverno. O híbrido compacto da Universidade de Connecticut é um vencedor do All-America Selections por seu sabor de qualidade, vinhas curtas e longa vida útil.

Os frutos arredondados têm peles verdes escuras e brilhantes com sulcos proeminentes. A polpa interna é rica e cremosa, de cor amarelo-alaranjada.

Limão Meyer

Forma arbustiva, frutos doces e flores perfumadas aparecem o ano todo em recipientes.

As árvores de limão Meyer são um híbrido entre um limão e uma laranja doce ou tangerina, tornando os frutos amarelo-alaranjados mais doces e menos ácidos do que outras variedades. Cultive o arbusto de limão Meyer ‘Improved’ em um vaso onde você poderá apreciar as flores brancas perfumadas de perto. Seu perfume intensamente doce encanta duas vezes por ano.

O tipo arbustivo do limão Meyer ‘Improved’ é uma forma mais jovem da árvore com um hábito de crescimento mais compacto. Isso facilita o cultivo em recipientes e adiciona facilidade para podar e colher. Pode-os para manter uma forma arbustiva enquanto desfruta de limões prolíficos.

A variedade ‘Improved’ prospera em climas quentes. Em zonas 7 e inferiores, leve o recipiente para dentro de casa para passar o inverno e aproveite a sensação tropical que eles trazem para a estação.

Hortelã

É uma erva aromática e rasteira que adora um local contido.

A hortelã está exatamente onde pertence quando cultivada em um vaso. A erva cria um monte de folhas recém-perfumadas para preencher um vaso e se espalhar suavemente. Assim como a erva-cidreira, manter os caules que se espalham contidos ajuda a evitar a propagação desenfreada (os caules até enraízam no lugar se tocarem o solo).

As folhas de hortelã se beneficiam de colheitas regulares para promover novo crescimento e brotos frescos e tenros. A hortelã-verde (Mentha spicata) e a hortelã-pimenta (Mentha x piperita) são espécies populares. Cultivares como hortelã-maçã, abacaxi, laranja e chocolate conferem tons únicos à fragrância e sabor da hortelã.

A hortelã cresce melhor em meios de cultivo consistentemente úmidos e bem drenados. Luz difusa ou sombra à tarde é melhor em áreas com verões quentes.

Tomate ‘Patio Choice Yellow’

Ele prospera em vasos, entregando muitos tomates cereja amarelos.

Com “patio” no nome, sabemos que este híbrido é uma planta comestível feita sob medida para vasos e recipientes. A série ‘Patio’ apresenta plantas compactas com abundantes frutos cereja. ‘Choice Yellow’ produz massas de globos amarelos brilhantes com uma polegada e meia de largura.

‘Patio Choice Yellow’ é um vencedor do prêmio All-America Selections por seu hábito anão, alta produção e desempenho no jardim. Tolerante ao calor e à umidade, também resiste a doenças comuns do tomate, como vírus do mosaico do tabaco e murcha.

‘Patio Choice Yellow’ é uma variedade arbustiva determinada que produz 100 pequenos tomates cereja dourados de uma vez. Aproveite-os frescos e preserve alguns para enlatamento e molhos.

Abobrinha ‘Emerald Delight’

Plantas arbustivas produzem muitas abobrinhas tenras e brilhantes rapidamente.

‘Emerald Delight’ é outro híbrido compacto que não compromete o tamanho ou a delícia dos frutos. Plantas arbustivas de alta produção produzem muitas abobrinhas tenras. Os caules crescem de três a quatro pés de largura em forma de arbusto.

Colha as abobrinhas no auge de seis a oito polegadas de comprimento (elas crescem mais se deixadas na vinha). As peles são escuras e brilhantes com um interior cremoso. O hábito é arbustivo e aberto, tornando as abobrinhas prontas fáceis de identificar e colher.

‘Emerald Delight’ amadurece em apenas 50-55 dias, ideal para áreas com temporadas de crescimento curtas ou plantações de final de temporada. É resistente a doenças como oídio e vírus do mosaico.

Jalapeño ‘NuMex Lemon Spice’

Colha em qualquer estágio para sabores picantes e cítricos variados.

Essas pimentas ornamentais da Universidade Estadual do Novo México são ornamentais em vasos e picantes na cozinha. Com um sabor inspirado em cítricos, os jalapeños começam verdes e amadurecem para um amarelo brilhante à medida que um leve toque de acidez se desenvolve. Com um nível de calor médio, são versáteis, frescos ou em conserva.

As pimentas são uma colheita para colher em estágios variados de desenvolvimento, verdes ou totalmente amadurecidos amarelos. As solanáceas trazem uma diversidade de sabores ao longo de suas fases de crescimento.

Outra pimenta produtiva perfeita para vasos é Capsicum baccatum ‘Lemon Drop’. Os patrimônios peruanos (também chamados de ‘Aji Limón’) têm o nível de calor da pimenta caiena com notas e fragrância cítricas. Elas produzem muitas pimentas, mas são lentas em fazê-lo. Permita 100 dias para o fruto. Sua herança e sabor únicos fazem a espera valer a pena.

Berinjela ‘Jewel Amethyst’

Colher mais frutos significa ainda mais flores durante toda a temporada.

A berinjela ‘Jewel Amethyst’ traz um toque às solanáceas tradicionais. Esses espécimes adequados para vasos produzem muitos frutos pequenos para colher de três a quatro polegadas de comprimento e duas polegadas de largura. As pequenas joias são roxas profundas com peles lisas e brilhantes.

Quanto mais você colhe ‘Jewel Amethyst’, mais flores e frutos ela produz até o outono. Pronta em 80 dias, as pequenas ovais são firmes e suaves com interiores cremosos. As plantas mantêm um hábito organizado, e os frutos vistosos fazem delas um destaque em recipientes.

As berinjelas dependem de temperaturas quentes para germinar e se desenvolver. Semeie as sementes ao ar livre algumas semanas após a última geada, quando as temperaturas do solo atingirem 21°C. Dê um impulso no crescimento e produção começando as sementes dentro de casa 10 a 12 semanas antes da última geada para transplante com temperaturas consistentes acima de 16°C.

Morango ‘Pineberry’

Plantas compactas produzem frutos da primavera ao outono com facilidade.

Pineberries são morangos sempre-verdes com frutos brancos únicos pontilhados com sementes vermelhas. Um híbrido entre morangos vermelhos e brancos, eles são principalmente brancos e ganham um tom rosado sob o sol pleno. Eles também têm um toque de sabor tropical de abacaxi.

Pineberries frutificam da primavera até a geada em plantas compactas. Elas frutificam abundantemente na primavera e a cada seis semanas depois disso. Os frutos são menores que os morangos tradicionais e mais tenros, tornando-os um desafio para o transporte comercial. Felizmente, podemos desfrutar da iguaria em nosso jardim caseiro.

Como outros morangos, as pineberries prosperam em recipientes, torres verticais e vasos de morango. Elas gostam de temperaturas frescas e amenas. Plante-as a partir de coroas na primavera em climas do norte. Em climas quentes, plante-as no outono para aproveitar nos meses frios.

Feijão ‘Maxibel Filet’

Colha frequentemente para incentivar mais desses feijões doces.

‘Maxibel Filet’ são feijões verdes longos e esguios no estilo francês. Eles são doces e tenros, criados para serem magros e sem fios, mesmo em seu tamanho completo de seis a oito polegadas de comprimento.

Os feijões arbustivos são plantas comestíveis produtivas voltadas para recipientes e espaços pequenos. ‘Maxibel Filet’ é um produtor prolífico que não precisa de estacas. Colha as vagens frequentemente para incentivar o crescimento de mais feijões. ‘Maxibel’ amadurece em cerca de 50 dias. Eles se desenvolvem melhor com boa circulação de ar em temperaturas de verão principalmente abaixo de 32°C.

Continue sua leitura aqui