Com tantas opções de flores e folhagens de estação fria disponíveis, é difícil resistir a adicionar cores de primavera para destacar nossas varandas, degraus e entradas. À medida que as flores surgem, elas energizam o espaço e marcam a transição do inverno para o crescimento fresco da primavera.
O plantio em recipientes nos permite brincar com combinações que trazem interesse visual através de textura, forma e cor. Eles também oferecem fragrância e o zumbido de polinizadores despertando, como abelhas, borboletas, mariposas e outros insetos benéficos.
Plantas para varanda destacam a proeminência da porta da frente, fachada, caminhos ou áreas de estar, onde podemos captar a estética de longe e apreciar as características de perto. De um único vaso a cestos equilibrados ou recipientes agrupados, as plantas de varanda de primavera emprestam um estilo aparentemente sem esforço e a beleza convidativa da estação de renovação.
Snapdragons
Florescem na primavera com espigas altas e coloridas de flores tubulares que tornam os vasos impressionantes.
Os snapdragons brilham na primavera com flores tubulares que revestem hastes altas. De tons pastéis suaves a cores ousadas, eles fazem uma declaração “impactante” e são versáteis em vasos de primavera. Tolerantes à geada, eles suportam as condições frias do início da estação.
Variedades altas e intermediárias se elevam acima de anuais mais curtas, enquanto seleções anãs são boas opções de preenchimento. Exiba-os com amor-perfeito, violas e verdes como acelga suíça e salsa para uma exibição completa de estação fria.
Os snapdragons florescem melhor em pleno sol, mas toleram sombra parcial (quatro ou mais horas de luz solar diária), tornando-os adequados para varandas com exposições de luz em transição. Sol da manhã e proteção à tarde em climas quentes prolongam a floração.
Violas e Amores-perfeitos
Adicionam cores brilhantes e alegres aos recipientes de primavera com suas flores de padrão único.
Um ótimo parceiro para os snapdragons, os amores-perfeitos e violas florescem de forma confiável em temperaturas frias e resistem à geada. Eles ganham vida com o aquecimento da primavera, apreciando condições frescas e amenas até o calor do verão.
Ambas as espécies de Viola trazem rostos floridos e alegres em um mar de cores e combinações mistas. Coloque-os em plantios de varanda de primavera para cor instantânea. Opte por variedades rasteiras como ‘Cool Wave’ para flores delicadas que se espalham sobre um vaso ou um plantador de grade.
Essas pequenas anuais resistentes toleram quedas de temperatura para os 20s ou cerca de -7°C (às vezes mais baixas, dependendo das condições). As folhas podem ficar cinzas durante períodos frios e se recuperam à medida que as temperaturas sobem. As violas crescem facilmente em solos bem drenados. Remover flores murchas ajuda a estimular novas flores, especialmente com as flores maiores dos amores-perfeitos.
Begônia Tuberculosa
Produzem flores grandes e onduladas em cores quentes, florescendo do final da primavera até a geada.
As begônias tuberculosas se destacam entre o gênero com flores substanciais em formas simples, duplas ou onduladas. De damasco e laranja a rosa suave, vermelho, branco e bicolores, o espectro de tons traz um brilho às plantas de varanda de primavera que se dão bem na sombra. Elas florescem intensamente do final da primavera até a geada do outono. Levemente perfumadas, suas flores cheias encantam os sentidos e atraem polinizadores.
As begônias tuberculosas ganharam popularidade na era vitoriana de 1850 por suas flores grandes e exuberantes e características dignas de conservatório. Com formas que se espalham, são ideais em cestos suspensos, caixas de janela e recipientes. Seleções eretas e padrão fazem uma característica de preenchimento marcante em arranjos em vasos.
As begônias tuberculosas preferem climas com verões amenos e sofrem em calor intenso. Em climas do sul, trate-as como anuais de primavera para uma recepção antecipada e como um atrativo para polinizadores. Quando as tropicais começam a florescer em climas com verões amenos, elas florescem continuamente por até quatro meses ou até que as temperaturas caiam.
Os tipos tuberculosos trazem uma variedade de variedades para adicionar luz e intriga com flores e folhagens dinâmicas. Procure variedades como ‘Nonstop Mocca Deep Orange’ com vibrância quente e ‘Picotee Whit-Pink’, com pétalas brancas e bordas rosadas doces.
Alyssum Doce
As pequenas flores perfumadas do alyssum doce formam um tapete macio de branco que atrai polinizadores.
Como as violas, o alyssum doce é uma pequena flor perfeita para preencher lacunas em vasos de varanda de primavera. Pequenas esferas de flores brancas criam um manto de branco nevado. Sua fragrância doce e inúmeras flores atraem polinizadores.
O alyssum doce ilumina tanto esquemas de cores pastéis quanto composições escuras. Procure cultivares em tons pastéis e ‘Oriental Nights’ em lavanda e violeta profundo.
Embora sensível a geadas pesadas, o alyssum prospera em condições frescas em solos bem drenados. Eles suportam curtos períodos de seca uma vez estabelecidos, mas plantas jovens precisam de umidade regular. No calor do verão, folhas e caules ficam amarelos e desbotam para retomar a floração com temperaturas mais frescas. Trate-os como anuais de estação fria em climas quentes do sul.
Petúnia
Florescem em cascatas de flores simples, duplas ou onduladas que iluminam recipientes e cestos suspensos.
As petúnias trazem alegria como plantas de varanda de primavera com hastes floridas que se acumulam e se espalham de vasos e cestos suspensos. Flores simples, duplas ou onduladas em todas as tonalidades de cor surgem até a geada. Embora o verão traga mais cor em áreas de cultivo mais frias, a primavera vê flores em climas quentes.
As petúnias se classificam com base no tipo de flor e hábito de crescimento. ‘Grandiflora’ tem as maiores flores, enquanto as flores multiflora são menores, mas mais prolíficas. Tipos em cascata são espalhadores de crescimento rápido que preenchem rapidamente uma área.
As petúnias toleram sombra parcial à tarde. Para jardins do sul, experimente uma variedade melhorada que resista ao calor e à umidade, como ‘Supertunia® Vista Bubblegum®’ ou ‘Mini Indigo’. As variedades Wave® são tipos em cascata com bom desempenho em vários climas.
Gerânio
Possuem caules grossos, folhas verdes arredondadas e cachos de flores vibrantes em vermelho, coral, magenta e branco.
Os gerânios são plantas clássicas de varanda de primavera que florescem durante todo o verão. Eles prosperam à medida que as temperaturas sazonais aquecem, e em climas do sul, começam cedo. Você os encontrará como espécimes em vasos e cestos suspensos. As flores ricas e saturadas de cor e as folhas verdes verdadeiras e acolchoadas do gerânio de jardim comum são favoritas tradicionais, seja em vermelho cereja, coral, magenta ou branco. Caules grossos sustentam os cachos de flores vistosas acima dos ramos folhosos.
Os gerânios precisam de pelo menos quatro a seis horas de luz solar para a melhor floração. Ofereça proteção contra o sol direto da tarde em climas quentes. Eles prosperam com rega regular em solos bem drenados, permitindo que o solo seque ligeiramente entre as regas.
Remova flores murchas para estimular mais flores e uma planta cheia e folhosa. Experimente gerânios perfumados e de folhas de hera para fragrância e interesse foliar, respectivamente.
Calibrachoa
Espalha-se sobre recipientes com pequenas flores em forma de sino que florescem sem parar e toleram bem o calor.
Calibrachoa faz um splash com um hábito em cascata e muitas flores pequenas em forma de sino. Como petúnias em miniatura, as campainhas florescem da primavera ao outono. Seu arco-íris de cores varia de carmesim a amarelo a preto-púrpura. A vantagem da calibrachoa (além de uma profusão de flores) é que elas lidam melhor com o calor do que as petúnias. Elas também suportam um pouco de seca.
As campainhas combinam com qualquer número de anuais como plantas de varanda de primavera. Elas toleram clima frio (mas não frio). Procure por SuperbellsⓇ para uma cobertura abundante de flores desde o início da primavera até a leve geada do outono. Calibrachoa suporta um pouco de sombra na varanda da frente. Dê-lhes solos ricos e de drenagem rápida.
Jenny Rastejante Dourada
Ela se espalha lindamente com pequenas folhas arredondadas de amarelo-verde brilhante que contrastam com outras flores.
A Jenny rastejante dourada traz um toque de lima à exibição, pronta para se espalhar sobre a borda de um recipiente ou cesto suspenso. Os longos caules têm pequenas folhas arredondadas em chartreuse. O visual é exuberante e vibrante, criando um contraste bonito em cor e contraste entre gerânios, begônias tuberculosas e quase qualquer outra característica sazonal. Sua forma delicada não ofuscará outros plantios, mas a explosão de cor ilumina a exibição.
‘Aurea’ mostra tons dourados em locais mais ensolarados e mais lima em locais mais sombreados. As folhas podem ficar bronzeadas ou desbotadas em muito sol. Embora ‘Aurea’ se espalhe menos agressivamente do que a espécie direta, se você mora em regiões da América do Norte onde esta planta é invasiva, opte por outro espalhador.
Lobélia
As delicadas flores azuis, rosas e brancas se espalham de vasos, florescendo lindamente até o outono.
O hábito arredondado da lobélia e a profusão de pequenas flores de dois lábios transbordam suavemente da borda do vaso. Em azuis brilhantes e brancos e encantadores rosas e violetas, o spray de cor aparece no final da primavera. Para jardineiros de clima moderado, as flores duram até a geada do outono. Em zonas de cultivo quente, a primavera mostra a melhor floração.
Coloque a lobélia na varanda com sol da manhã e proteção contra os raios intensos da tarde. Em climas quentes, procure variedades tolerantes ao calor como ‘Techno Heat Dark Blue’ para melhorar a floração durante o calor do verão.
Para sucessivas ondas de novo crescimento e flores, dê às plantas um corte geral após cada ciclo de floração. Cultive a anual em solos úmidos, organicamente ricos e bem drenados.
Fúcsia
As flores pendem como lanternas em tons de rosa, roxo e vermelho em hastes arqueadas.
Flores ornamentais detalhadas se suspendem em hastes arqueadas graciosamente da fúcsia. Flores brancas, rosas, vermelhas, magentas, roxas e bicolores balançam e oscilam como lanternas de origami no ramo.
Os floristas vistosos são faróis para beija-flores e outros polinizadores. Quer você esteja cultivando tipos resistentes ou tenros, tropicais, as fúcsias se beneficiam de poda e remoção de flores murchas simples para manter sua forma e floração. Elas produzem a floração mais intensa na primavera, com floração repetida durante a estação quente.
A fúcsia precisa de luz brilhante e indireta para prosperar, tornando-as ideais em cestos suspensos nos lados sombreados da varanda. Cultive-as em solo rico com umidade regular. Uma vez estabelecidas, são um tanto tolerantes à seca.
Samambaia de Boston
As samambaias de Boston têm frondes exuberantes e arqueadas que criam exibições dramáticas e folhosas em cestos suspensos e vasos.
Em áreas quentes, as samambaias de Boston fazem uma aparição precoce, chegando às prateleiras assim que a última geada está no horizonte. No final da estação, elas estarão enormes e exuberantes, suas frondes folhosas arqueando graciosamente de cestos suspensos ou em pedestais. As Boston são perfeitas para adornar uma varanda ou pátio. Cultive-as como anuais tropicais ou mantenha-as durante o inverno em um espaço protegido antes que as temperaturas caiam.
A facilidade de crescimento, desempenho e versatilidade das samambaias de Boston lhes renderam o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society. Cultivares de samambaia semelhante têm folhas frisadas ou onduladas. Para um pouco mais de tolerância ao sol, procure as samambaias rainha Kimberly (Nephrolepis obliterata). As frondes são semelhantes em textura, mas mais eretas.
As samambaias de Boston se dão bem com uma pequena janela de luz solar ou muita luz indireta brilhante. A água é sua principal necessidade, muitas vezes exigindo-a diariamente no verão.
Nemésia
As pequenas flores coloridas florescem no início da primavera, adicionando fontes de néctar brilhantes antes que outras apareçam.
De abril a junho, as pequenas flores tubulares da nemésia em quase todas as cores acentuam outras plantas de varanda de primavera. Florescendo cedo, as flores dançantes fornecem néctar quando outras ainda não surgiram.
A nemésia sofre com o calor e a alta umidade. Em climas frios do norte, floresce da primavera até a geada, mas em verões quentes do sul, cresce melhor como anual de estação fria. Em áreas de cultivo moderado, a floração começa na primavera e diminui com temperaturas mais altas, retomando novamente no outono. Corte-as quando murcharem durante o verão ou retire-as do jardim.
A série ‘Sunsatia’ possui tolerância ao calor melhorada em seleções coloridas como ‘Coconut’ branca, ‘Mango’ pêssego e ‘Lemon’ ensolarado. Esses híbridos estendem a temporada de floração à medida que as temperaturas sobem no final da estação.
Diascia
Possui flores delicadas em rosa, branco e vermelho que cobrem densamente hastes em montes e cascatas.
Diascia é uma adição doce com flores delicadas que cobrem a folhagem em montes. Hastes esbeltas sustentam flores puras brancas, rosas, vermelhas brilhantes e laranjas.
Este é um anual vigoroso e tolerante ao frio ou perene tenro. Na família dos snapdragons, tem flores maiores e mais soltas do que os snapdragons, mas ainda tubulares e um ímã para abelhas e borboletas. Como lobélia e nemésia, apare as plantas quando mostrarem menos vigor durante o verão para florescer novamente no outono.
Destaque a diascia sozinha em vasos ou combine-a com outros cultivadores de estação fria. Tolera temperaturas de congelamento uma vez estabelecida, mas para de florescer durante o estresse frio. As temperaturas ideais de crescimento para estabelecer são próximas de 10-24°C.
Cravo-da-Índia
Possui espigas eretas e perfumadas com flores brilhantes em tons de joia que adicionam altura aos jardins de primavera.
O cravo-da-índia vale a pena ser cultivado como planta de varanda de primavera por seu aroma para saborear. Desfrute dele ao entrar e sair ou sentar-se nas proximidades. O favorito nostálgico tem flores em tons de joia em hastes eretas e rígidas. Apresenta flores simples ou duplas em tons brilhantes e claros e tons vintage como cobre. O cravo-da-índia faz uma linda flor de corte para buquês de primavera.
Esta espécie prospera em temperaturas frias. Não suporta verões quentes ou invernos rigorosos, embora uma leve geada não prejudique espécimes estabelecidos. Floresce da primavera até a geada como perene tenro em climas frios e como anual de estação fria em outras zonas. O cravo-da-índia é resistente a 25°F (-4°C).
Cultive-o facilmente a partir de sementes, onde germina em uma semana a 10 dias. O cravo-da-índia se dá melhor em solos altamente orgânicos e bem drenados, embora suporte solos ocasionalmente úmidos.
Tulipas
Possuem flores elegantes em forma de taça em cores vibrantes que criam exibições de recipientes de primavera impressionantes.
Não há nada como um vaso repleto de tulipas para iluminar a exibição de primavera. Com suas flores em forma de taça em formas simples, duplas ou frisadas, os bulbos floridos elegantes destacam a entrada em estilo sazonal perfeito. Plante-os em vasos no outono para receber o frio necessário para florescer, ou compre bulbos “pré-resfriados” para um plantio pronto. Ou, obtenha espécimes em vaso de viveiro ou florista prestes a abrir e aninhe-os juntos para um show instantâneo.
As tulipas são bulbos de vida curta que podem florescer por alguns anos antes de murchar. Seu vigor é melhor no primeiro ano e diminui com as estações sucessivas. Muitos jardineiros cultivam tulipas como anuais ou perenes de vida curta como resultado.
As tulipas híbridas Darwin são de longa floração e têm o maior potencial dos híbridos modernos para perenizar. Sua verdadeira forma de tulipa é simples e elegante, com flores em forma de taça em tons vívidos. Grandes flores adornam hastes altas e variam de rosa puro (‘Pink Impression’) a amarelo claro (‘Golden Parade’), vermelho brilhante (‘Parade’) e preto-púrpura (‘Queen of Night’).
Margarida Africana
Florescem profusamente em clima fresco com flores semelhantes a margaridas em branco, rosa, coral e roxo.
A margarida africana, ou osteospermum, acolhe o clima fresco da primavera com uma profusão de flores semelhantes a margaridas. As pétalas coloridas brilham em branco, rosa, roxo, coral e amarelo. Algumas até têm pequenas “colheres” na ponta de cada pétala, como ‘Whirligig’.
Em climas com verões frescos, as margaridas africanas florescem da primavera até a geada. Em climas mais quentes, elas se sairão melhor na primavera e no outono. Os osteospermums são resistentes ao frio até 25°F (-4°C), mas plante-os após a última geada para melhor sucesso.
As margaridas africanas preferem solos úmidos e bem drenados. Nativas da África do Sul, essas plantas de clima mediterrâneo toleram períodos de seca. Elas fazem lindas flores de corte além de plantas de varanda de primavera.
Prímula
A prímula tem folhas verdes profundas e cachos de flores suaves e perfumadas em várias cores brilhantes e pastéis.
Prímula significa “pequena mais precoce”, e a prímula é um arauto da primavera que abrange a transição do inverno para a primavera. Com mais de 400 espécies de prímula, essas doces perenes (ou anuais em climas quentes) estão entre as primeiras a florescer no final do inverno e início da primavera. As prímulas abrangem o espectro de cores e apresentam cachos de pequenas flores que se erguem acima de rosetas de folhas escuras e onduladas.
Com mais de 400 espécies, há infinitas variedades encantadoras de prímula para incorporar em tons de pastel a ousados e formas de sino a esfera a floco de neve. Elas apresentam cachos de pequenas flores ou delicadas flores singulares em hastes acima de rosetas de folhas verdes profundas e enrugadas. Com uma fragrância doce e sutil e hábito de crescimento baixo, a prímula é encantadora ao longo de caminhos e em arranjos de recipientes na entrada.
A maioria das espécies prefere solos organicamente ricos, úmidos e bem drenados e perenizam melhor em áreas de cultivo com verões amenos. Uma vez estabelecida, a prímula precisa de poucos cuidados, exceto para dividir grupos lotados, criando mais plantas e flores.