Lavandas Mortas: Como Identificar e Reviver
Ver lavandas mortas é uma das piores visões ao passear pelo jardim na primavera. Esperamos um crescimento verde e fresco, com flores roxas, mas encontramos folhas cinzentas e galhos quebradiços. Embora seus arbustos de lavanda possam parecer mortos, há uma grande chance de que ainda estejam em uma fase de dormência.
Nativas do Mediterrâneo, das Ilhas Canárias e da Madeira, essas plantas preferem solo arenoso e bem drenado, bastante luz solar e temperaturas quentes. Elas não gostam de climas frios e úmidos e geralmente se comportam como perenes lenhosas, brotando novos crescimentos na base dos troncos a cada primavera.
Existem alguns métodos simples para verificar se seus arbustos de lavanda estão morrendo. Às vezes, esperar é a única resposta! Muitas vezes, elas surpreendem com um novo crescimento mais tarde na primavera. Com paciência e um olhar atento, você determinará facilmente se sua lavanda está morta ou dormente.
4 Maneiras de Identificar
Arbustos dormentes revelam sua saúde no inverno através de suas folhas, caules e troncos.
Arbustos vivos têm algumas maneiras de mostrar que estão bem durante o inverno. Vamos verificar suas folhas, caules e troncos para ver se estão dormentes.
Passo 1: Verifique o Crescimento Superior
Jardineiros podam na primavera e no outono. A poda intensa no outono promove um crescimento vigoroso na primavera.
A maioria dos jardineiros poda suas lavandas na primavera e no outono. A poda de outono é severa, com cortes que variam de metade a dois terços do arbusto. Uma poda intensa antes do inverno incentiva um crescimento exuberante e saudável na primavera.
Às vezes, invernos rigorosos fazem com que o crescimento superior morra, e novos brotos aparecem na base da planta no início da estação de crescimento. Verifique os caules da lavanda para ver se estão flexíveis e vivos (dormentes) ou quebradiços e mortos. Caules sem vida são marrons sob a casca e quebram ao meio com pouca força.
A folhagem será mais cinza do que verde durante os meses frios. Novos brotos de primavera parecerão verde brilhante contra a folhagem de inverno. As folhas não devem estar murchas, crocantes ou pretas—se apresentarem esses sintomas, os caules provavelmente estão morrendo e precisarão de poda na primavera.
Passo 2: Inspecione a Base
Lavandula cresce novos brotos perto da base do caule na primavera, às vezes junto com o crescimento nas pontas.
As lavandas brotam novo crescimento na base de seus caules à medida que o inverno se transforma em primavera. Você notará pequenos brotos se formando nos caules finos. Isso pode acontecer simultaneamente com o crescimento nas pontas dos caules ou como uma resposta às pontas que morreram no inverno.
Você pode precisar mover alguns galhos para ver o interior da planta! Inspecione próximo à base do arbusto e verifique a parte inferior dos caules onde se conectam à base. Ao contrário de juníperos e tuias, a lavanda pode brotar novos caules a partir de partes lenhosas.
A ausência de brotos não é um sinal de morte; pode significar que sua lavanda ainda está dormente. Deixe os caules no lugar até após a última data de geada em sua região. Novos brotos devem aparecer à medida que o clima esquenta e os dias se alongam. Se já estiver bem na primavera e nenhum novo broto tiver aparecido, seu arbusto pode ter morrido.
Passo 3: Raspe a Madeira
A camada de câmbio sob a casca permanece verde em arbustos vivos e marrom em arbustos mortos.
Há outra maneira de saber se sua lavanda está viva. Sob a casca está a camada de câmbio, onde a planta mantém seu tecido vascular para transportar nutrientes e umidade. Quando a planta está viva, o câmbio é verde; é marrom quando o arbusto está morrendo.
Usando podadores afiados ou unhas compridas, raspe uma pequena porção do tronco inferior da lavanda. Você quer raspar através da casca e atingir a camada de câmbio; evite cavar no tronco e raspe apenas o necessário.
Se você encontrar verde sob a casca, sua lavanda está viva! Ela só precisa de tempo, calor ou sol para acordar. Mantenha seu solo bem drenado e relativamente seco até que os brotos apareçam.
Passo 4: Espere por Novo Crescimento
Arbustos morrendo podem ser propagados usando estacas de madeira macia de plantas saudáveis ou podas de vizinhos.
Às vezes, a melhor coisa a fazer é esperar e ver o que acontece. As lavandas não falam; caso contrário, nos diriam que ainda estão dormindo! O crescimento superior morrendo não significa que a planta está morta; pode significar que caules brotarão na base do tronco onde ainda está vivo.
Espere algumas semanas após a última data média de geada para ver se as plantas acordam. Você pode usar os jardins dos seus vizinhos como referência. As lavandas deles estão crescendo ou florescendo? Se as deles estão e as suas não, as suas provavelmente estão morrendo.
Um arbusto morrendo não é o fim do mundo, pois há várias maneiras de propagar um novo. Faça estacas de seus arbustos saudáveis ou peça a um vizinho algumas podas de madeira macia para propagar.
Reviver uma Lavanda Morrendo
Movimente arbustos em vasos para áreas secas e iluminadas para evitar excesso de água ou estresse por falta de luz.
A maioria das plantas de lavanda morre devido a temperaturas frias, excesso de umidade ou falta de sol durante o inverno. Solo encharcado e temperaturas frias formam uma combinação mortal para qualquer lavanda. As plantas crescem melhor em solo úmido e bem drenado, sem água estagnada.
Se você suspeitar que a sua está morrendo, pode ser possível salvá-la. É fácil ajudar um espécime em vaso; mova-o para uma área onde a neve ou a chuva não caiam sobre a planta e deixe o solo secar antes de regá-lo novamente. Se a questão for a luz solar, mova o espécime para mais perto da luz.
Plantas no solo são mais desafiadoras de tratar. A melhor coisa a fazer é manter o solo úmido, não encharcado, e esperar que o crescimento apareça. Corte os caules na primavera para incentivar o crescimento fresco; se nenhum crescimento ocorrer, é melhor desenterrar a planta morta e substituí-la.
Substituir uma Lavanda Morta
A cobertura morta isola, nutre e protege as raízes; aplique de cinco a sete centímetros para proteção no inverno.
Desenterre a planta morta ou puxe-a se estiver com raízes fracas. Você deixará um buraco raso; plante uma nova lavanda dentro ou preencha o buraco com terra para que fique nivelado com o solo ao redor. Você também pode semear sementes, pois a lavanda germina facilmente sob as condições certas.
Ao plantar um novo espécime, considere o que ele precisará para prosperar. Esses nativos do Mediterrâneo precisam de calor, solo bem drenado e muita luz solar direta. Eles formarão raízes rasas e fracas em locais sombreados ou encharcados. Com raízes fracas, eles não serão capazes de resistir à geada, neve ou gelo durante o inverno.
Uma boa maneira de preparar esses arbustos para a estação fria é colocar cobertura morta ao redor de suas bases. Uma cobertura como composto ou mofo de folhas protege, isola e alimenta o solo. Ela cria o ambiente perfeito para que raízes delicadas sobrevivam e prosperem. Ao aplicar a cobertura, crie uma camada de cinco a sete centímetros de espessura e regue bem.
Principais Conclusões
Muitas lavandas “mortas” estão dormentes. Verifique primeiro antes de desenterrá-las para ver se estão vivas.
Ao verificar, observe a folhagem, os caules e a camada de câmbio do tronco. Se o câmbio estiver verde sob a casca, o arbusto está vivo.
Algumas plantas acordam mais tarde do que outras; espere até após a última data de geada para determinar se a sua está realmente morta.
Ao substituir um arbusto morto por um novo, considere o que ele precisa para prosperar. Adapte o local para que o novo espécime se saia melhor do que o antigo.