Em Busca das Melhores Estéticas, Crocância e Sabor
Em uma missão para encontrar as melhores estéticas, crocância e sabor para saladas, Jacques e Kevin testaram 18 tipos de alface. Após afastar gambás e guaxinins que escolheram seus próprios favoritos, os melhores se destacaram.
As alfaces testadas incluem uma mistura de variedades e estilos, desde alfaces de cabeça como butterhead e crisphead até romanas e tipos de folhas. De macias e tenras a espessas e carnudas, a forma e textura das folhas variam na mistura. Não podemos ignorar a cor, com folhas marcantes que criam uma salada nada entediante.
As variedades testadas por Kevin e Jacques incluem:
SalanovaⓇ (variedades populares de salada)
‘Red Oakleaf’
‘Green Butter’
Romana
‘Trouchas’
‘Chalupa’
Alface Espinafre
‘Little Gem’
‘Rouge d’Hiver’
‘Dino’
Butterhead
‘Buttercrunch’
‘Marvel of Four Seasons’
‘Australe’
Crisphead (Iceberg)
‘Great Lakes’
‘Ice Queen’
Folha
‘Ezrilla’
‘Teagan’
‘Red Sails’
‘Salad Bowl Blend’
‘Brentwood’
‘New Red Fire’
Tipo Único
‘Xingtai’ alface de caule
Semeando Sementes de Alface
Uma cama limpa significa que não há ervas daninhas roubando a cena.
Para um início uniforme para todas as sementes no teste, Kevin e Jacques começaram as sementes em uma estufa. Em casa, comece as sementes em ambientes fechados de quatro a seis semanas antes da última geada, e no verão, quando as temperaturas ultrapassam 27°C, o que é muito quente para a germinação ao ar livre. Umedeça a mistura de início de sementes em um pacote de células ou bandeja. Coloque duas sementes por célula e cubra levemente com mistura adicional a ⅛ de polegada de profundidade.
Semeadura direta de sementes de alface oferece o início mais fácil, quando as mudas podem crescer no local em condições frescas. Prepare o local para uma cama limpa e sem ervas daninhas para que os brotos não compitam por nutrientes, umidade e espaço para raízes. Semeie de duas a quatro semanas antes da última geada e quando o solo estiver a 4°C ou mais. Solos ideais para germinação estão entre 16-21°C. Coloque duas a três sementes a uma distância de quatro a seis polegadas.
Rodadas sucessivas de semeadura trazem um suprimento contínuo de verduras durante toda a temporada, pelo menos em áreas com verões amenos. Semeie a cada três a quatro semanas até um mês antes da primeira geada prevista no outono. Em climas quentes, cultive alface no outono e inverno como uma cultura de estação fria.
A alface germina rapidamente. Em sete a 10 dias, você terá grupos de mudas para transplante ou que surgem na cama.
Transplante
A alface tolera espaços apertados, mas se destaca com espaço para crescer.
Com seu tamanho pequeno e crescimento rápido, a alface é versátil em diferentes escalas de jardim. Cresce como enchimento em um recipiente com flores companheiras, ervas e outros vegetais. Também se sai bem em canteiros elevados e no solo. Espaçe as mudas de quatro a seis polegadas para que suas coroas folhosas se desenvolvam.
Para o teste de alface, Kevin e Jacques usaram um canteiro elevado de quatro por oito com irrigação por gotejamento instalada. A alface prefere solos ricos e soltos. Solos arenosos com boa drenagem são ideais; solos muito densos prejudicam o crescimento. Cubra com composto para melhorar a nutrição, retenção de umidade e aeração. Regue bem os novos transplantes e mantenha o solo uniformemente úmido enquanto se desenvolvem, seja usando irrigação ou rega manual.
Dentro de alguns dias após o transplante, desbaste as mudas das variedades de cabeça para dar-lhes espaço suficiente para desenvolver cabeças folhosas completas. Desbaste as mudas selecionando aquelas para manter e cortando as extras na base do caule. Cortar, em vez de puxar, não perturba as novas raízes da muda restante. A maioria das mudas de alface folhosa não precisa de desbaste e cresce juntas em um único buraco.
Após o transplante ou cerca de duas semanas depois, você terá folhas jovens prontas para a colheita.
Colheita
As folhas permanecem doces quando colhidas jovens, antes do calor.
Folhas tenras rapidamente ficam amargas com o aumento das temperaturas. À medida que envelhecem, tornam-se mais espessas e mais acre. Colha folhas de tamanho médio regularmente em vez de esperar que uma cabeça inteira se forme para evitar amargor. Deixe as folhas externas no lugar, bem como as folhas centrais jovens, para colheita contínua. Colha algumas de várias plantas a cada vez para manter um suprimento pronto.
Para a alface mais crocante, colha pela manhã e aproveite as folhas no dia em que são colhidas. Armazene-as na geladeira após a colheita.
Melhores Desempenhos
Os destaques do grupo se destacam em aparência, sabor e textura. Abaixo estão algumas das melhores alfaces com fácil crescimento para uma salada saborosa e bonita. Outras escolhas principais incluem ‘Chalupa’, ‘Dino’ e ‘Brentwood’.
‘Little Gem’
Elas têm o tamanho certo e estão prontas para colher em pouco tempo.
‘Little Gem’ é destaque por suas folhas densas e pequenas; ótima crocância e textura suave. Um sabor açucarado e amanteigado representa o melhor de uma butterhead combinado com a crocância de uma romana. ‘Little Gem’ é uma mini romana e um patrimônio inglês. Cabeças individuais de seis polegadas de altura e quatro de largura tornam-se a colheita perfeita para uma porção única.
As folhas são lisas e brilhantes com dobras suaves. Elas são mantidas ao redor do coração de forma compacta para uma coroa ereta. ‘Little Gem’ está pronta para colher em apenas 20 dias, com 68 dias para tamanho completo.
‘New Red Fire’
Folhas crocantes e onduladas trazem um toque ousado de cor.
‘New Red Fire’ é um vencedor por muitas razões, incluindo folhas grandes, crocantes e texturais, um sabor doce e verdes coloridos com pontas em vermelho profundo. A alface de melhor desempenho também é resistente a doenças como míldio, podridão basal e queimadura de ponta.
‘New Red Fire’ possui boa tolerância ao calor, proporcionando uma colheita prolongada no verão. As folhas ousadas e onduladas são impressionantes na paisagem comestível, no vaso e no prato. ‘New Red Fire’ é fácil de cultivar para um toque de interesse, excelente sabor e uma boa crocância sólida.
‘Ice Queen’
Verdes externos precoces mantêm a colheita forte.
‘Ice Queen’ representa o grupo crisphead, ou iceberg. Surpreendentemente, esta variedade de alface produz cabeças verdes frescas e completas com um fator de crocância sólido. O perfil de sabor em camadas é doce e amanteigado, com apenas um toque de amargor no meio.
‘Ice Queen’ é um patrimônio francês de 1893 (‘Reine des Glaces’) que tolera o frio, mas também resiste ao calor. Lenta para florescer, as folhas soltas e frisadas proporcionam uma colheita prolongada. Aproveite os verdes externos desta “summercrisp” em apenas 21 dias, com cabeças completas amadurecendo em 62.
‘Marvel of Four Seasons’
A forma de roseta e a cor fazem dela uma favorita do jardim.
‘Marvel of Four Seasons’ é uma alface de fácil cuidado e durável com folhas saborosas e crocantes. Cresce em todas as estações, tolerando calor e frio enquanto produz folhas coloridas. Elas começam verde claro e passam para um vermelho-púrpura profundo nas bordas.
‘Marvel of Four Seasons’ é outro patrimônio francês e é popular por suas folhas vermelhas ricas mantidas em uma roseta solta. Suas bases verdes proporcionam um contraste agradável com os vermelhos profundos. As folhas grandes são texturais com rugas e dobras e um sabor delicado e amanteigado.
‘Ezrilla’
Colha folha por folha, sempre fresca e cheia de sabor.
‘Ezrilla’ está entre as melhores alfaces de folha por suas folhas verdes frisadas e alto sabor. Cremoso e evoluindo para levemente picante, o sabor dinâmico combina com o interesse visual dos verdes.
‘Ezrilla’ produz folhas prolíficas e uniformes em cabeças compactas. Lenta para florescer e resistente a doenças, é uma forte candidata para cultivar nesta temporada. Colha folhas singulares em 21 dias, com forma completa em 50 dias.
‘Buttercrunch’
Ideal para recipientes, oferece sabor suave a cada colheita.
‘Buttercrunch’ é um clássico favorito desde 1965. Desenvolve rapidamente folhas grandes e, embora mais tenras do que crocantes, seu sabor amanteigado e suave a torna um item básico. A Vencedora do All-America Selections forma cabeças compactas de buttercrisp que são resistentes ao florescimento.
A alface bibb de Cornell encanta com folhas verdes frescas e levemente enrugadas. Cultive a seleção curta em vasos para um enchimento bonito e fácil colheita.
‘Red Sails’
Folhas jovens estão prontas em semanas para uma colheita rápida e saborosa.
‘Red Sails’ desliza para o verão com forte tolerância ao calor sem ficar amarga. Folhas largas e enrugadas em verde rico e bordô trazem uma textura crocante e bom sabor. A Vencedora do All-America Selections é uma variedade de folhas jovens favorita com folhas jovens prontas em apenas algumas semanas.
Colha as folhas jovens a qualquer momento, deixando pelo menos metade da planta para continuar se desenvolvendo. As cabeças vigorosas estão em tamanho completo em cerca de 45 dias.