Ele Ignorou as Regras de Espaçamento das Plantas: Veja o Que Aconteceu

O que esperar nesse post

Imagine estar em um quarto apertado com dezenas de outras pessoas, com apenas alguns copos de água e alguns lanches para compartilhar. As plantas, assim como as pessoas, precisam de seu espaço. Sem ele, suas culturas se sentirão pressionadas em seu ambiente.

Todas as plantas precisam de acesso à água, luz solar e nutrientes do solo. Quando estão crescendo muito próximas umas das outras, elas começam a competir por todos esses recursos.

Além disso, o espaçamento reduzido dá aos insetos, como pulgões e moscas-brancas, mais espaço para se esconder. E as doenças? Elas prosperarão nos espaços úmidos e escuros entre suas hortaliças e ervas apertadas.

O fundador da Dr. Jardim, Kevin Espiritu, fez um experimento onde plantou repolho ‘Red Acre’ ignorando as sugestões de espaçamento. Vamos nos aprofundar em seu experimento e ver exatamente o que aconteceu quando ele ignorou o espaçamento das plantas.

Por Que o Espaçamento das Plantas é Importante?

Plantas bem posicionadas crescem mais fortes com melhor circulação de ar.

O espaçamento das plantas é o espaço que você deve deixar entre cada planta. Seja transplantando mudas ou semeando diretamente no solo, é importante seguir essa diretriz. Cada espécie tem suas necessidades ideais de espaço. Como jardineiros, estamos tentando maximizar a quantidade de cada planta que conseguimos nos espaços limitados que temos em nosso jardim.

Cada planta precisa de uma certa quantidade de luz, nutrientes e umidade para sobreviver. Elas também apreciam uma vida livre de doenças e pragas. Em um mundo perfeito, sua planta terá espaço suficiente para acessar todos os nutrientes e água de que precisa.

Infelizmente, temos espaço limitado em nossos jardins. Mesmo na natureza, as plantas crescem desconfortavelmente próximas umas das outras. Quando isso acontece, cada planta compete com suas vizinhas por recursos.

Dar espaço suficiente para suas culturas crescerem traz vários benefícios importantes que exploraremos a seguir.

Melhor Acesso à Água

Quando as plantas competem por água, o crescimento desacelera rapidamente.

As raízes das suas plantas penetram profundamente no solo em busca de água. Quanto mais fácil for o acesso, melhor.

Quando muitas raízes estão competindo pela mesma fonte de água, isso pode causar grandes problemas. Os mais comuns são crescimento atrofiado e rendimentos reduzidos.

Acesso Mais Fácil aos Nutrientes

Os nutrientes são inúteis se as plantas não conseguem alcançá-los.

O solo contém todos os macro e micronutrientes que suas plantas precisam para sobreviver. Quando as plantas têm espaço suficiente, elas podem acessar esses nutrientes facilmente. Sem eles, terão dificuldade em crescer e produzir tecidos vegetais saudáveis.

Mais Exposição ao Sol

Luz solar desigual faz com que cresçam altas, mas frágeis.

Quando suas plantas estão muito próximas umas das outras, elas podem acabar bloqueando o acesso umas das outras à luz solar. Isso pode causar um crescimento desproporcional e frágil, à medida que crescem em direção a qualquer fonte de luz que possam encontrar.

Melhor Aeração

As plantas respiram melhor quando o ar se move livremente entre elas.

Mais espaço significa mais espaço para o ar passar. Isso pode não parecer grande coisa, mas para a saúde das plantas, é importante.

Mais aeração significa menos acúmulo de umidade, o que pode levar a infecções como botrytis e podridão radicular. Ter mais espaço para respirar também deixa espaço para insetos predadores, como vespas, eliminarem pragas indesejadas, como pulgões e cochonilhas.

O Experimento de Kevin

O excesso de plantas faz com que as cabeças de repolho fiquem menores e menos uniformes.

Para seu experimento de espaçamento de plantas, Kevin ignorou os requisitos de espaçamento para o repolho ‘Red Acre’. O pacote de sementes recomendava plantar um grupo de 3 sementes a cada 30 a 60 centímetros e espaçar as fileiras de 60 a 90 centímetros.

Os repolhos precisam de muito espaço para crescer suas grandes cabeças. Sem espaço suficiente, suas folhas acessórias se amontoarão com as de seus vizinhos.

O objetivo de Kevin é ver se ele consegue repolhos maiores, menores ou menos saudáveis enquanto ignora as recomendações de espaçamento das plantas. Vamos nos aprofundar nos passos do experimento de Kevin abaixo e aprender como tudo aconteceu. Como Kevin, você pode se surpreender!

Preparando o Solo do Jardim de Teste

Preparar o solo com um garfo largo o deixou perfeito.

Para começar, Kevin estabeleceu um jardim de teste de 1,20 metro por 1,20 metro. Ele usou um garfo largo e regou para deixar o solo agradável, úmido e solto.

Criou 3 Espaçamentos Diferentes

Cada fileira recebeu um experimento de espaçamento único.

Em seguida, Kevin atribuiu 3 espaçamentos diferentes, cada um 60 centímetros de distância um do outro. Um espaçamento tinha 4 repolhos, espaçados 30 centímetros entre si. O próximo tinha 3 repolhos espaçados 45 centímetros entre si. E a última fileira tinha 2 repolhos espaçados 60 centímetros entre si.

Hora de Plantar!

Solo emendado e água ajudaram as mudas a começarem fortes.

Kevin emendou cada local de plantio com fertilizante granular orgânico. Ele então plantou suas mudas nas fileiras e deu bastante água às plantas.

Protegeu as Plantas

Coberturas de proteção as protegeram de pragas e animais indesejados.

Para proteger suas plantas de pragas, Kevin colocou coberturas de proteção sobre elas. Esses cestos de malha mantêm insetos predadores e animais afastados.

Algumas Semanas Depois

As mariposas do repolho foram mantidas afastadas com coberturas de arco.

Algumas semanas após o plantio, Kevin adicionou algumas coberturas de arco para proteger suas plantas contra mariposas do repolho. Ele abriu as coberturas para verificar o progresso de suas plantas.

Imediatamente, ele notou alguns danos de pragas causados por lagartas em algumas de suas plantas. As plantas com 60 centímetros de espaçamento foram as que mais sofreram danos. Para afastar as lagartas, ele pulverizou seu jardim com um pouco de inseticida orgânico e as cobriu novamente.

Revelando os Resultados

Aqueles com mais espaço mostraram o crescimento mais impressionante.

Após alguns meses, os repolhos de Kevin estavam prontos. O repolho do meio na fileira de 45 centímetros e os 2 repolhos do meio na fileira de 30 centímetros são menores. Aqueles que cresceram na parte externa são muito maiores.

Os repolhos do meio têm menos espaço para suas raízes se espalharem. Suas raízes têm menos espaço para absorver nutrientes e água.

Mesmo que tenham sido atacados por lagartas do repolho, os 2 repolhos da frente espaçados 60 centímetros tiveram o maior crescimento.

Os Resultados

Aqueles com mais espaço cresceram mais pesados e cheios.

Para concluir seu experimento, Kevin colheu todos os repolhos para tirar o peso médio de cada fileira experimental. Ele removeu as folhas externas e manteve apenas as cabeças de repolho para pesar.

Em seguida, Kevin pesou os repolhos espaçados corretamente a 60 centímetros. Esses repolhos pesaram 3,12 kg. O peso médio dos repolhos espaçados 45 centímetros foi 3,03 kg, apenas um pouco abaixo das cabeças espaçadas a 60 centímetros.

Finalmente, o peso médio dos quatro repolhos espaçados 30 centímetros foi 2,72 kg. Isso foi significativamente mais leve do que os repolhos espaçados mais distantes.

A Surpresa!

Embora o peso médio apontasse os repolhos espaçados de acordo com as direções como os vencedores, houve uma surpresa. Quando Kevin olhou para o peso total, ele descobriu que os quatro repolhos espaçados próximos pesavam significativamente mais do que os outros.

O Que Isso Significa

Cada planta tem suas próprias necessidades de espaço para ter sucesso.

O que este experimento mostrou é que há vários lados na história. Às vezes, ignorar as regras de espaçamento das plantas ou quebrá-las completamente pode ser uma boa coisa. No entanto, isso depende do que você está procurando em seu jardim.

Por um lado, se você quer obter um rendimento maior por planta, Kevin recomenda seguir as sugestões de espaçamento do pacote. Se Kevin estivesse buscando produção de plantas, ele as espaçaria mais próximas.

Algumas espécies podem lidar com o aperto um pouco mais do que outras. As cenouras, por exemplo, provavelmente não crescerão bem se estiverem muito juntas. Plantas de repolho podem lidar com espaços mais apertados, desde que as pragas e doenças sejam controladas.

Principais Conclusões

Fazer esses experimentos em seu jardim é uma maneira divertida de aprender sobre horticultura e suas plantas. Se você tiver tempo, elabore seu próprio experimento de jardim e compartilhe seus resultados com sua comunidade de jardinagem.

Continue sua leitura aqui