Compostagem: Um Método Excepcional para Reciclar Resíduos
A compostagem é um método excepcional para reciclar resíduos. Você pode converter qualquer matéria orgânica em composto, incluindo resíduos de jardim, restos de cozinha e folhas caídas. Reduza pela metade o volume mensal de resíduos desviando todas as cascas de batata, vegetais estragados e restos de vegetais para uma pilha ao ar livre.
O composto é como uma maneira do jardineiro imitar processos naturais. Em florestas, pradarias e espaços naturais, os detritos se acumulam no solo. Com o tempo, vermes, fungos, bactérias e outros organismos do solo convertem os detritos em solo rico, poroso e retentor de umidade.
Quando o Composto Está Pronto?
Então, como saber quando seu composto está pronto e quanto tempo leva? Vamos descobrir!
Urban Worm Coco Coir
EM-1 Compost Starter, Concentrado
Bokashi Kitchen Compost Bin 2.5 gal.
Quanto Tempo Leva para o Composto Ficar Pronto?
Dependendo da pilha e da temperatura local, a matéria pode levar de 3 semanas a um ano para se decompor completamente.
O composto pode levar de três semanas a um ano para se decompor completamente. Depende do tamanho da pilha, do tipo de composto e de quão quentes ou frias são as temperaturas locais. Existem dois tipos principais de pilhas: quente e fria.
O composto quente requer mais manutenção do que o composto frio, embora seja mais rápido! É um método perfeito para a primavera, pois converterá aparas de grama, detritos do jardim e anuais gastas em solo rico em húmus. O húmus é uma partícula absorvente e rica em nutrientes — um componente necessário para solos saudáveis.
O composto frio leva de três a seis meses ou mais para se decompor. Sua decomposição depende das temperaturas diárias e de com que frequência você vira e rega sua pilha. Embora seja um processo lento, é de baixa manutenção e perfeito para jardineiros com muitos detritos.
A compostagem é rápida quando está quente e lenta quando está fria. Isole as pilhas durante o inverno para continuar a decomposição e sombreie-as no verão para evitar que sequem.
Como Fazer uma Pilha de Composto
Empilhe seus detritos com um equilíbrio de verdes e marrons.
A maneira mais fácil de reutilizar matéria orgânica é com uma pilha — tudo o que você precisa fazer é empilhar seus detritos em uma área de pelo menos um metro quadrado. Você vai alternar resíduos ricos em carbono, ou marrons, com detritos ricos em nitrogênio, ou verdes. Use este gráfico para ajudar a determinar qual é qual.
Marrons Ricos em CarbonoRelação Carbono:NitrogênioVerdes Ricos em NitrogênioRelação Carbono:NitrogênioFolhas caídas30-80:1Restos de cozinha15-20:1Palha40-100:1Resíduos de plantas suculentas15-25:1Cavacos de madeira e serragem100-500:1Aparas de grama15-25:1Produtos de papel sem produtos químicos150-550:1Esterco5-25:1
Para funcionar corretamente, é necessário um equilíbrio cuidadoso de verdes e marrons. Você vai querer adicionar uma pá de verdes para cada duas a três pás de marrons. Essa relação carbono-nitrogênio garante que a pilha nunca fique podre, seca ou desequilibrada.
Após empilhar os materiais, alguns cuidados garantem que os resíduos se decomponham adequadamente. Mantenha a umidade consistente para que fique úmida, mas não encharcada. Vire as pilhas diariamente em sistemas de compostagem quente e uma vez por mês para os frios.
Outras Formas de Compostar
O enriquecimento do solo pode ser preparado usando tambores, vermicompostagem, compostagem em folhas ou compostagem em trincheira.
Fazer pilhas não é a única maneira de compostar — existem dezenas de maneiras de reciclar matéria orgânica! Tambores, máquinas de compostagem e sistemas Bokashi são algumas das muitas maneiras. Use o método que funciona melhor para você e seu jardim.
A compostagem em trincheira é um método único onde, em vez de fazer pilhas, você enterra os detritos no subsolo e os deixa apodrecer. Enterre a um pé ou mais no solo e plante plantas que amam nutrientes por cima.
Se você estiver usando tambores, adicione água consistentemente para manter os detritos úmidos por dentro. Ou experimente outros métodos como compostagem em folhas, vermicompostagem (usando vermes) e compostagem em trincheira.
5 Maneiras de Saber se o Composto Está Pronto para Uso
O composto finalizado parece o mesmo, independentemente do método escolhido, e será fácil procurar os sinais. Vamos verificar o tamanho das partículas, a cor e o cheiro para ver se seu composto está decomposto e pronto para uso.
Verifique o Tamanho das Partículas
Inspecionar o tamanho das partículas é uma maneira fácil de saber quando a pilha está pronta.
Uma maneira fácil de saber é pelo tamanho das partículas. Quando você adiciona resíduos à pilha, ela está cheia de pedaços grandes, caroços e aglomerados. À medida que os vermes e microrganismos quebram os pedaços, eles ficam menores e mais uniformes.
Vire a pilha com um garfo e observe as partículas. Elas são pequenas e uniformes ou ainda há pedaços grandes e não decompostos? Deixe como está se forem de tamanhos diferentes.
Em vez de esperar, você pode separar as pequenas peças das maiores não decompostas. Usando uma tela de malha ou peneira, peneire os componentes para que as pequenas peças quebradas caiam em um balde abaixo. Use o composto peneirado e coloque os pedaços grandes de volta na pilha para se decompor mais.
Observe os Grandes Pedaços
Quebrar grandes aglomerados na pilha pode acelerar a decomposição.
Podem se formar aglomerados a partir das grandes partículas em decomposição. Detritos encharcados e pastosos se unem, criando aglomerados de resíduos que os vermes adoram escavar. Esses aglomerados são menos ideais no jardim, pois atraem pragas que causam estragos em suas plantas.
Para ajudar a acelerar sua decomposição, use sua pá ou garfo para quebrar os aglomerados em pedaços menores. Quanto menores forem os aglomerados, mais rápido eles se decomporão em solo rico em húmus.
Se você vir muitos bichinhos dentro dos aglomerados pastosos, considere deixá-los como estão para evitar machucar os vermes, besouros e larvas de mosca. Coloque as partes pastosas no centro da pilha, pois o centro quente e isolado é onde a decomposição funciona mais rapidamente.
Monitore a Cor
A pilha deve ter uma cor marrom-preta e uma aparência esfarelada.
Um teste rápido de cor, junto com as outras técnicas, é uma ótima maneira de avaliar a prontidão do seu composto. A pilha inteira deve ter a mesma aparência — não deve haver itens de resíduos de cores diferentes. Você quer que sua pilha pareça marrom-preto e esfarelada,
Uma cor marrom claro pode indicar que precisa de mais umidade, enquanto um preto profundo e rico pode indicar encharcamento. Certifique-se de que o composto permaneça 50% úmido, como uma esponja espremida, para que se decomponha o mais rápido possível.
Se você estiver usando o método de compostagem fria, pode querer descascar as camadas superiores para inspecionar a cor por dentro. Em sistemas frios e lentos, a camada externa geralmente requer mais compostagem, enquanto a camada mais interna se decompõe rapidamente.
Note a Redução das Pilhas
Uma pilha de matéria orgânica encolhendo é um passo normal no processo.
À medida que microrganismos, vermes e outros bichinhos do solo consomem os resíduos, eles os quebram em pequenas partículas. Você notará que seus compostos encolhem de tamanho ao longo do processo. Eles encolherão de um terço a metade do tamanho! Não entre em pânico; este é um passo normal no processo de compostagem.
À medida que os compostos encolhem, você pode querer adicionar mais detritos para arejá-los. Você pode fazer isso, embora prolongue o tempo que as pilhas precisam antes de estarem disponíveis para uso. Evite adicionar novos detritos se quiser colhê-los em breve.
Uma maneira engenhosa de gerenciar os resíduos que chegam é ter duas ou três pilhas em vez de uma. Você pode usar uma quando estiver pronta e adicionar à outra; dessa forma, você pode continuar reciclando matéria orgânica enquanto também tem um aditivo de solo gratuito para acessar.
O Teste do Cheiro
A pilha deve ter um aroma agradável, terroso e rico.
O último sinal de que os compostos estão prontos é o cheiro! Este pode não ser o teste para você se for sensível, mas se quiser ter certeza, é uma boa ideia colocar seu nariz à prova. Cheire o interior das pilhas para ver quão terroso ou podre elas cheiram.
Se o aroma for agradável, terroso e rico, o aditivo provavelmente está pronto para uso. Se cheirar a restos de cozinha, aparas de grama ou qualquer coisa que você tenha colocado, pode precisar de mais tempo para se decompor.
Perguntas Frequentes
Você tem algumas opções! Encha seus recipientes, cubra seus canteiros de jardim ou corrija o solo de vasos antigos. Este aditivo de solo rico em nutrientes funciona bem em todo o jardim.
O composto quente fica pronto em três semanas ou mais, enquanto o composto frio leva de três a seis meses.
Está pronto quando está marrom-preto, esfarelado e com cheiro terroso. As partículas devem ser pequenas e uniformes, e não deve haver pedaços.