Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Arbusto Rabo-de-Foguete

O que esperar nesse post

Plantas Nativas em Jardins de Baixa Manutenção

Plantas nativas são indispensáveis em jardins de baixa manutenção. Elas possuem adaptações ao clima local que lhes permitem prosperar com pouco cuidado. Em vez de optar por hortênsias exigentes, por que não escolher um arbusto resistente como a arbusto-foguete?

Este espécime sensível à geada brota flores escarlates tubulares que contêm néctar delicioso. As flores vermelhas brilhantes atrairão beija-flores para o seu jardim, criando um espetáculo no final do verão. Você verá beija-flores disputando o néctar!

Plante vários arbustos-foguete em uma borda parcialmente sombreada ou coloque-os em vasos perto da sua porta. As opções são infinitas. Uma vez que você saiba como plantar, cultivar e cuidar do arbusto-foguete, você saberá como melhor usá-lo no jardim.

Visão Geral do Arbusto-Foguete

Tipo de Planta: Arbusto perene

Área Nativa: Arizona, Novo México, Texas e México

Requisitos de Rega: Baixos

Pragas e Doenças: Cochonilhas, ácaros e moscas-brancas

O Que É?

O arbusto-foguete é perene com folhas verticiladas que brotam ao longo de seus caules. Ele se desenvolve bem em regiões quentes sem geadas de inverno, que correspondem às condições de sua área nativa. É uma das muitas espécies de Bouvardia que crescem bem em jardins dos EUA.

Área Nativa

Este arbusto é nativo de grande parte do México e partes do Texas, Novo México e Arizona. Ele brota em cânions, encostas, bosques e outros locais com alguma sombra durante as horas mais quentes do dia.

No México, muitos cultivadores se referem à planta como trompetilla, ou “pequena trombeta” em inglês. Este nome faz referência às flores em forma de trombeta da planta nativa.

Embora seja nativo das partes mais baixas do país, ele se desenvolve bem fora de sua faixa nas zonas de resistência 8 a 11 do USDA. Em zonas frias 7 e abaixo, ele cresce como uma planta anual ou perene herbácea. A planta pode brotar novamente de suas raízes na primavera, se o inverno não for muito frio.

Características

Ele aprecia proteção contra temperaturas frias no inverno para produzir suas flores tubulares únicas no verão.

Este perene é um arbusto espalhado e desordenado com caules flácidos. Embora possa atingir mais de um metro e vinte de altura, suas pontas dos caules tendem a cair quando atingem essa altura. Folhas verdes e estreitas brotam em verticilos agrupados ao longo deles.

No final do verão e início do outono, flores tubulares vermelhas se desenvolvem em cachos nas pontas dos caules. Elas podem atingir até três centímetros e meio de comprimento, e fazem uma exibição impressionante em jardins e paisagens. As folhas abaixo das flores são menores do que as mais abaixo nos caules.

Sensível à geada, o arbusto-foguete precisa de proteção contra temperaturas frias, se ocorrerem na sua região. Cultive-o em um vaso e leve-o para dentro durante o inverno, ou encontre plantas em vasos em viveiros a cada primavera para transplantar no jardim.

Plantio

É mais fácil encontrar esta planta em um vaso do que cultivá-la a partir de sementes. Embora seja difícil, iniciar a partir de sementes não é impossível! O método de plantio que funciona melhor para você depende de onde você mora e de quanto espaço você tem.

Cultivo a Partir de Sementes

As sementes podem levar várias semanas para germinar.

Se você está disposto ao desafio, tente obter sementes para propagar. É um processo simples com os materiais certos. Você precisará de uma mistura para iniciar sementes com boa drenagem, vasos e um local bem iluminado.

Comece enchendo os vasos com terra, depois plante as sementes na superfície. Pressione as sementes e cubra-as com uma fina camada de terra. Regue suavemente os vasos e coloque-os em um local quente e bem iluminado.

Adicione luzes de cultivo dentro de casa se o seu quarto for muito escuro para iniciar as sementes. Sombra parcial ou luz indireta brilhante funciona bem ao ar livre.

As sementes podem levar muitas semanas para germinar. Certifique-se de que permaneçam úmidas, mas não encharcadas, e não as deixe secar. Após as mudas surgirem, dê-lhes algumas semanas para se estabelecerem e criarem raízes antes de transplantá-las.

Transplante

Sombra parcial é o local ideal para transplantar arbustos jovens.

Seja você tenha iniciado sementes ou encontrado espécimes em vasos em um viveiro, transplantar as plantas jovens é um passo crucial no processo de cultivo. O transplante adequado prepara sua planta-foguete para o sucesso. Escolha um local aberto com sombra durante o meio do dia.

Comece o processo de transplante preparando o buraco para o plantio. Cave um buraco tão profundo e duas vezes mais largo que o torrão da raiz do arbusto, depois coloque-o dentro. Cubra suas raízes com terra, regue bem, depois adicione mais terra se o solo afundar após a rega.

Adicionar cobertura morta no topo do solo ajudará a preservar a umidade e evitar que as raízes sequem. Isso protegerá os micróbios do solo, isolará as raízes das plantas e adicionará nutrientes ao solo à medida que se decompõe. Uma camada de cobertura morta pode aumentar as chances do arbusto sobreviver ao inverno.

Como Cultivar

Os arbustos-foguete crescem bem em uma ampla variedade de condições. Com o cuidado e manutenção adequados, eles prosperarão por anos em seu jardim. Trate-os como perenes em climas amenos e anuais de verão em climas frios.

Luz

Eles crescem naturalmente ao longo de margens de riachos, onde desfrutam de sombra à tarde.

Esses arbustos ardentes crescem melhor em sombra parcial, com entre três e seis horas de luz solar direta diária. Eles crescem naturalmente em cânions e ao longo de margens de riachos, onde a sombra ocasional os protege do calor excessivo.

Em climas quentes do sul, dê às suas plantas sombra ao meio-dia ou à tarde durante as horas mais quentes do dia. Elas crescerão mais longas com mais sombra e mais compactas com mais sol. Quanto mais sol suas plantas receberem, mais água precisarão durante a estação de crescimento.

Água

Esta espécie é bastante tolerante à seca.

Esses arbustos nativos precisam de pouca água para sobreviver. Eles toleram secas recorrentes e a falta de chuva natural. Embora sejam tolerantes à seca, eles se desenvolvem melhor com regas ocasionais durante a estação de crescimento.

Plantas em vasos precisam de mais umidade do que aquelas que crescem no solo. Coloque o dedo no solo para ver quão úmido está sob a superfície — é hora de regar se estiver completamente seco por baixo, e é melhor esperar se estiver úmido.

Solo

Garanta bastante matéria orgânica para drenagem.

Solo bem drenado é o melhor tipo para este arbusto nativo. Argila densa ficará muito encharcada, tornando os solos arenosos mais adequados. Se você suspeitar que o solo não é ideal para a planta, enriqueça-o com bastante matéria orgânica para melhorá-lo.

Matéria orgânica ajuda solos encharcados a se tornarem mais drenáveis e ajuda os arenosos a reterem mais umidade. Composto, mofo de folhas e palha são alguns dos muitos materiais orgânicos que você pode usar para melhorar a qualidade do solo.

Fertilização

É necessário muito pouco ou nenhum fertilizante.

Um alimentador baixo, esta planta nativa requer pouco ou nenhum fertilizante. Demasiado fertilizante pode causar caules longos e flácidos que brotam mais folhas do que flores. Evite alimentar seus arbustos-foguete que crescem no solo.

Plantas em vasos podem se beneficiar de uma baixa dose de fertilizante durante a estação de crescimento, se não tiverem recebido nenhum há algum tempo. Dilua o fertilizante para metade ou um quarto de uma dose normal e aplique na primavera, após o surgimento de novo crescimento.

Manutenção

Beliscar ou podar flores desbotadas pode garantir uma forma desejável.

Esses arbustos nativos requerem uma quantidade média de manutenção, dependendo de quanto ou quão pouco cuidado você gostaria de dar. Após as flores murcharem, você pode beliscar ou podá-las para manter o arbusto compacto e espesso.

Se você não se importa com um espécime flácido, não pode! A poda é opcional se você quiser uma estrutura compacta. Além da poda regular após as flores murcharem, as plantas requerem pouca manutenção adicional. Remova porções mortas ou doentes na primavera e proteja as partes superiores de noites frias de inverno com pano de geada ou cobertura de fileira.

Propagação

Propague espécimes saudáveis germinando suas sementes ou fazendo estacas de seus caules. Estacas crescem em plantas maduras mais rapidamente do que sementes, embora sementes tendam a ser mais baratas do que plantas em vasos. Use o método que funciona melhor para você e seu jardim.

Estacas

Faça estacas na primavera de ramos saudáveis.

Estacas replicam plantas existentes. Você cortará porções dos caules, cortá-los e colocá-los em vasos com terra. Os caules cortados brotarão raízes, após o que você pode removê-los de seus recipientes e transplantá-los para um recipiente maior ou diretamente no jardim.

Comece o processo cortando porções de caules de dez a quinze centímetros na primavera. Escolha ramos saudáveis com bastante crescimento fresco. Remova as folhas inferiores das estacas, depois coloque-as em vasos com terra úmida. Mantenha-as em sombra parcial ou luz indireta brilhante enquanto formam raízes.

Para aumentar suas chances de enraizamento, adicione uma cúpula de umidade sobre as plantas para aumentar os níveis de umidade. Plantas cortadas não têm raízes para absorver água e precisarão de um ambiente úmido para se manterem viçosas. Você pode remover a cúpula após as raízes se formarem.

As estacas enraizadas precisarão de algumas semanas para brotar sistemas radiculares saudáveis. Espere para transplantá-las até ver raízes saindo do fundo dos vasos.

Armazenamento de Sementes

Remova as cápsulas em forma de vagem e mantenha-as em um saco de papel marrom até secarem.

Se o seu vizinho tem um arbusto ou você vê um crescendo perto de você, pode coletar suas cápsulas no final da estação de crescimento para colher suas sementes. Elas amadurecem do final do verão até o início do inverno. Belisque ou pode as cápsulas em forma de vagem, depois coloque-as em um saco de papel marrom.

À medida que as cápsulas secam, elas se abrem e despejam as sementes no saco. Uma vez que todas as cápsulas se abram, despeje as sementes e coloque-as em um recipiente. Use um recipiente de vidro ou plástico, ou use um envelope de papel. Armazene os recipientes em um local fresco e escuro até que você esteja pronto para plantar as sementes.

Variedades Populares

Duas cultivares estão prontamente disponíveis na maior parte dos EUA. Embora essas variedades sejam menos recompensadoras para beija-flores e polinizadores, seus hábitos de crescimento únicos permitem que prosperem em jardins domésticos. Procure por elas online ou em seu viveiro local.

‘Estrellita® Scarlet Bouvardia’

Esta cultivar tem um longo período de floração.

A série Estrellita® é uma coleção soberba e em expansão de arbustos-foguete. A cultivar escarlate Estrellita® afirma florescer mais do que a espécie, oferecendo flores durante todo o verão. Não requer remoção de flores murchas para parecer espetacular o ano todo.

Este híbrido é perfeito para cultivo em vasos. Se você mora em um clima frio, pode mover as plantas para dentro durante o inverno para mantê-las seguras até a próxima primavera.

‘Estrellita Little Star®‘

Flores rosas, laranjas e vermelhas oferecem um toque único de fogos de artifício.

Little Star® permanece mais compacto do que Bouvardia ternifolia. Ele brotará caules curtos e espessos com flores agrupadas nas pontas. Diferente das flores escarlates da espécie, Little Star® cresce flores laranjas, rosas e vermelhas de várias tonalidades.

O espécime perfeito para vasos, este híbrido funciona bem em espaços apertados e pequenos vasos. Não requer remoção de flores murchas ou manutenção, além de remover ramos mortos ou doentes.

Problemas Comuns

Relativamente livres de problemas, esses arbustos nativos não causarão transtornos em seu jardim. Eles raramente atraem pragas e poucas doenças os afetam. Previna a maioria dos problemas mantendo suas plantas felizes e saudáveis com regas ocasionais e sombra parcial.

Pragas

Um jato forte de água geralmente é suficiente para desalojá-las.

Embora raras, ácaros, moscas-brancas e cochonilhas podem infestar uma planta insatisfeita. Elas permanecerão em folhas secas e se espalharão pelo arbusto se não forem tratadas. Remova-as com um jato forte de água. Pulverize as folhas diariamente até que as pragas desapareçam completamente.

Molhar as folhas prejudica essas pragas de duas maneiras. Empurra-as para fora da planta e torna as folhas muito úmidas para que as pragas prosperem.

Doenças

Evite solos encharcados para prevenir a podridão radicular.

A principal doença que você verá é a podridão radicular. Plantas em solos encharcados ou água parada sucumbirão à podridão em pouco tempo. Para prevenir podridões radiculares, cultive seus espécimes em solo de boa drenagem e regue-os com moderação durante a estação de crescimento.

Perguntas Frequentes

Pode atingir até um metro e vinte de altura, embora os caules caiam quando crescem muito. Eles geralmente permanecem entre noventa centímetros e um metro e vinte.

Você não precisa podar este arbusto! Remova as flores murchas para mantê-lo compacto e espesso.

Procure este arbusto online, em viveiros de plantas nativas e centros de jardinagem no sul. Ele é comumente disponível dentro de sua área nativa.

Continue sua leitura aqui