Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Sálvia Esclareia

O que esperar nesse post

Sálvia Esclareia: Uma Visão Geral

A sálvia esclareia produz flores lilases imponentes durante todo o verão em suas condições ideais de cultivo. Os caules altos criam uma massa de cor suave e oferecem uma fragrância almiscarada agradável, popular há séculos por seus óleos essenciais. As flores tubulares são ricas em néctar e atraem borboletas, abelhas nativas e outros polinizadores.

A erva perene faz a ponte entre a paisagem comestível e a borda ornamental. É ideal para jardins de campo e rocha, arranjos naturalizados e plantações de polinizadores.

Combine a sálvia esclareia com outras perenes de floração no verão para uma varredura de cor e serviços ecossistêmicos como controle de erosão e tolerância à seca. Use-as entre outras ervas e flores para atrair biodiversidade ao jardim de vegetais. Essas flores resistentes prosperam com um pouco de negligência; dê espaço para ressurgirem ou corte as flores murchas para evitar voluntários.

Visão Geral da Sálvia Esclareia

Tipo de Planta: Perene herbácea

Área Nativa: Mediterrâneo, Ásia Central

Requisitos de Rega: Média

Pragas e Doenças: Lesmas e caracóis ocasionais, pulgões, oídio, podridão radicular, ferrugem

O Que é Sálvia Esclareia?

A planta oferece flores de cores passadas e tem sido usada como erva medicinal.

A sálvia esclareia exibe uma longa temporada de floração, oferecendo uma lavagem de tons pastéis em lilás, branco cremoso e rosa de junho a agosto. A bienal ou perene de vida curta vive de dois a quatro anos. Em suas condições ideais de cultivo, ressurgem para uma colheita contínua de flores abundantes.

Arranje esta Salvia em grupos ou faixas para maior impacto. Combina bem com outras perenes de floração no verão, como coreopsis, equinácea, rudbeckia, lavanda e até rosas. Os arbustos trazem um fundo completo ou camada intermediária para a borda.

A sálvia esclareia tem usos históricos como erva medicinal, mas é cultivada principalmente por seu alto valor ornamental, facilidade de cuidado e fragrância em sabonetes e cosméticos. As folhas e flores comestíveis aromatizam óleos, alimentos e bebidas, de cerveja a vinho e licores.

Características

A perene exibe folhagem aromática e flores tubulares.

A sálvia esclareia tem folhagem e flores distintamente aromáticas. Durante todo o verão, os altos picos de lavanda aparecem em massa acima das folhas basais. No primeiro ano, raízes e folhagem se desenvolvem. Caules floridos de três a quatro pés se erguem acima das folhas basais na segunda estação de crescimento.

As flores tubulares são de dois lábios em creme e lavanda e são cercadas por brácteas finas em lilás-rosa. As flores são pequenas, mas numerosas, à medida que se enrolam em torno dos caules ramificados. Essas perenes têm uma forma aglomerada e montanhosa com caules eretos.

A folhagem aromática e o óleo essencial, juntamente com folhas e caules peludos, tornam a salvia desagradável para os cervos. Como outras salvias, esmagar as folhas traz um aroma terroso e balsâmico.

Área Nativa

A planta é nativa da bacia do Mediterrâneo, incluindo Europa, Ásia Central e Norte da África.

A perene de vida curta é nativa da bacia do Mediterrâneo, incluindo Europa, Ásia Central e Norte da África. Em sua faixa natural, cresce em bosques abertos, prados, em encostas rochosas e ao longo de estradas.

No Mediterrâneo, os verões são quentes e áridos, seguidos por invernos frios e úmidos. Solos arenosos, rochosos e bem drenados e condições secas são um ajuste natural para esta salvia.

Plantio

Plante as ervas quando as temperaturas estiverem quentes e espaçe-as de 30 a 90 cm.

As ervas floridas ressurgem para expandir a colônia e se propagam a partir de sementes. No plantio, espaçe-as de 30 a 90 cm para permitir espaço para se espalharem. Elas atingem de 60 a 90 cm de largura na maturidade.

A sálvia esclareia prospera em temperaturas quentes. Semeie diretamente as sementes após a última geada, à medida que o solo e o ar aquecem. Para antecipar o crescimento, comece as sementes em ambientes internos seis a oito semanas antes da última geada.

Como Cultivar

As ervas de baixa manutenção toleram uma variedade de condições, incluindo locais secos e ensolarados, solos rasos e exposição costeira. Elas prosperam com negligência, mas não se desenvolvem bem em sombra ou condições quentes e úmidas.

Luz

As perenes prosperam em pleno sol, com 6 ou mais horas de exposição diária.

Salvia sclarea é originária do Mediterrâneo ensolarado e mostra os caules e flores mais fortes em pleno sol, com seis ou mais horas diárias. Em muita sombra, as plantas desenvolvem caules finos e fracos e produzem poucas ou nenhuma flor.

Água

Forneça rega regular, desde que a situação de cultivo seja bem drenada.

A perene florida é tolerante à seca e resiste a condições secas. A umidade regular promove vigor, desde que a situação de cultivo seja bem drenada.

Evite condições prolongadas de umidade e saturação, pois levam à fraqueza e a potenciais doenças como o oídio. Invernos úmidos e solos encharcados causam problemas fúngicos adicionais, como podridão radicular.

Solo

As plantas podem tolerar vários tipos de solo, mas preferem loams soltos, leves e arenosos.

A sálvia esclareia prefere loams soltos, leves e arenosos, mas tolera vários tipos, de úmidos a pedregosos, desde que tenham boa drenagem. Salvia sclarea não prospera em solos úmidos e depende de escoamento rápido. Os cultivadores versáteis são bons para controle de erosão em encostas e em áreas revegetadas.

O performer robusto prefere solos médios a pobres, incluindo os rasos e rochosos. Em composições excessivamente orgânicas, os caules crescem altos, mas não suportam tantas flores.

Temperatura e Umidade

A perene é resistente nas zonas 5-9.

A erva é resistente nas zonas 5-9, onde sobrevive a invernos frios e verões amenos. Elas não se dão bem em áreas de cultivo quentes e úmidas. Elas têm mais chances de se perenizar e viver além de dois anos em climas frios.

Fertilização

Um solo enriquecido com composto é suficiente para a perene crescer e florescer.

Fertilizante não é necessário para S. sclarea crescer e florescer. Em solos densos como argila pesada, enriqueça com composto para melhorar a aeração e drenagem. Lembre-se de que muito nitrogênio leva a caules altos, mas poucas flores para este espécime robusto.

Manutenção

Cortar flores murchas, aparar caules longos ou arbustivos e cobrir com mulch são tarefas comuns de manutenção para a planta.

A salvia de baixa manutenção é principalmente despreocupada. Corte flores murchas antes que vão para semente, primeiro, para evitar ressurgimento indesejado, e segundo, para promover um ressurgimento no terceiro ano da bienal.

Se os caules se tornarem longos ou menos arbustivos no meio do verão, dê-lhes uma poda. Corte ⅓ do caminho de volta para promover um novo crescimento e flores. Você pode usar caules viáveis para estacas para propagar mais salvia.

Cubra com mulch ao redor das mudas (longe dos caules) para isolamento e regulação da umidade. Para cuidados de final de temporada, corte a folhagem e caules marrons e secos após as folhas morrerem completamente após as geadas fortes do outono, ou deixe-os se decompor naturalmente no local.

Propagação

A perene de vida curta se propaga facilmente através de sementes e estacas. Pegue estacas no final da primavera ou início do verão para crescimento fresco e deixe-as estabelecerem-se na estação quente.

Cultivo a Partir de Sementes

Semeie diretamente as sementes pressionando-as suavemente na superfície do solo com ¼ de polegada de cobertura.

Semeie diretamente as sementes após a geada e à medida que as temperaturas do solo aquecem. Ou, comece-as em ambientes internos seis a oito semanas antes da sua última data de geada para um estabelecimento mais precoce, transplantando à medida que o clima aquece.

Semeie as sementes pressionando-as levemente na superfície do solo com ¼ de polegada de cobertura. Para semeadura interna, use uma luz de cultivo. Mantenha o meio de envasamento úmido e quente, perto de 21°C, para a melhor germinação. Procure por brotos surgindo em uma a duas semanas.

Estacas

Uma vez que as estacas são colhidas, coloque-as em um vaso com mistura de envasamento úmida e bem drenada ou perlita.

Colha estacas no início da estação de crescimento para capturar um novo crescimento fresco e maleável. Para colher estacas:

  • Corte um pedaço de caule de quatro a seis polegadas de um ramo saudável. Corte o caule em um ângulo de 45 graus para garantir cobertura de água e hormônio de enraizamento.
  • Remova as flores e as folhas do ⅔ inferior da estaca (deixando pelo menos duas folhas).
  • Opcional: umedeça a estaca e mergulhe o caule inferior em hormônio de enraizamento, cobrindo generosamente. Bata para remover o excesso de pó de enraizamento.
  • Insira a estaca em pelo menos duas polegadas de mistura de envasamento úmida e bem drenada ou perlita.
  • Coloque o vaso ou bandeja em um local claro e quente, longe da luz solar direta.
  • Borrife ou regue conforme necessário para manter o solo uniformemente úmido.
  • Quando a estaca resistir a um puxão suave, as raízes estão no lugar e prontas para serem replantadas ou movidas para o jardim. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, para novas mudas, pois as plantas jovens serão tenras.

Problemas Comuns

A resistente sálvia esclareia é geralmente livre de pragas e doenças. Pragas de jardim comuns são problemas ocasionais, assim como doenças fúngicas como oídio, ferrugem e podridão radicular. As melhores condições culturais ajudam a evitar problemas potenciais.

Pragas

Pragas de insetos podem se tornar um problema em casos de flutuações de água.

Insetos sugadores de seiva como pulgões e ácaros podem se tornar um problema, especialmente em casos de flutuações de água. Cultive uma diversidade de plantas floridas para atrair insetos benéficos que se alimentam de invasores comuns. Predadores naturais como joaninhas, vespas parasitas, moscas-das-flores e crisopídeos fornecem controle natural de pragas.

Pulgões

Este inseto se alimenta dos tecidos da planta, o que pode causar enrolamento, amarelecimento e crescimento atrofiado.

Pulgões colonizam em números e se alimentam dos tecidos da planta. Eles são em forma de pera e de corpo mole em amarelo claro, verde, rosa, marrom ou preto. Preferem crescimento macio e novo e também deixam para trás melada açucarada, levando a mofo preto e fuliginoso. Infestação severa apresenta-se como folhas enroladas, amarelas e crescimento atrofiado.

Borrife um jato forte de água no início do dia para deter pulgões, deslocando-os das folhas e caules. Sabões ou óleos hortícolas como o neem controlam infestações mais severas. Siga as instruções do rótulo, pois esses tratamentos afetam todos os insetos, incluindo polinizadores. A hora do dia é essencial na aplicação.

Para prevenir pulgões, regue uniformemente para alcançar umidade regular. Os insetos gravitam em direção a espécimes estressados pela seca em vez de saudáveis e bem regados.

Lesmas e Caracóis

Podem se alimentar de brotos frescos e crescimento macio.

Lesmas e caracóis podem pastar em brotos frescos e crescimento macio, mas podem causar apenas danos menores. Se você vir as criaturas ou notar danos, colha-os manualmente no início do dia ou à noite, quando estão mais ativos. Em grandes números, atraia-os com armadilhas de cerveja ou refrigerante, enchendo um prato raso e colocando-o ao nível do solo.

Doenças

Doenças fúngicas são raras, mas podem ocorrer em condições excessivamente úmidas ou úmidas.

Doenças fúngicas comuns raramente são problemas, mas podem ocorrer em condições excessivamente úmidas ou úmidas. Forneça boa circulação de ar através do espaçamento adequado e monitore a rega para promover vigor geral.

Oídio

Esta doença pode fazer com que as folhas fiquem amarelas, se deformem e caiam se a infecção for severa.

Oídio é um dos problemas fúngicos mais comuns e aparece como um pó branco-acinzentado em folhas, brotos e caules. As folhas ficam amarelas, se deformam e caem durante infecções severas.

Óleos hortícolas como o neem podem tratar o problema no início. Para evitar o oídio, cuide para não regar ou fertilizar em excesso, o que enfraquece a planta e aumenta a suscetibilidade. Espaçe-as para um fluxo de ar amplo e siga a rega adequada para evitar condições úmidas. Remova qualquer detrito caído que possa abrigar esporos.

Podridão Radicular

Ocorre em solos com má drenagem ou períodos prolongados de umidade.

Podridão radicular é uma doença fúngica comum que causa a decomposição das raízes, impedindo-as de absorver umidade e nutrientes para sustentar o crescimento. Para a sálvia esclareia, isso ocorre em solos com má drenagem ou períodos prolongados de umidade, especialmente no inverno.

Perenes em composições encharcadas com má circulação de ar podem mostrar folhas amarelas e murchas. Se você suspeitar de podridão, permita tempo para os solos drenarem antes de irrigar. Considere cavar, cortar raízes marrons e replantar em terreno mais alto com melhor porosidade.

Ferrugem

Pode causar o amarelecimento das folhas, que podem cair prematuramente.

Ferrugem é prevalente em climas quentes e úmidos. Você pode ver manchas nas folhas e esporos em pó na parte inferior das folhas amarelas da sálvia esclareia, que caem prematuramente. A ferrugem se espalha facilmente, então remova qualquer folha ou caule infectado e descarte-os em um saco de lixo ou pilha de queima.

Óleos hortícolas como o neem oferecem tratamento. Se piorar, corte os caules até o chão e verifique o crescimento fresco, ou remova espécimes severamente impactados em declínio.

A melhor maneira de prevenir a ferrugem é aumentar a circulação de ar. Regue na base da coroa para fornecer umidade às raízes sem respingar na folhagem ou abrigar condições úmidas.

Perguntas Frequentes

Salvia sclarea ressurgem em seus ambientes de cultivo ideais. A bienal ou perene de vida curta estabelece folhas no primeiro ano e floresce no segundo. Corte as flores desbotadas para evitar que as plantas vão para semente e para encorajar um ressurgimento no terceiro ano. A sálvia esclareia se naturaliza onde está mais feliz e é invasiva em algumas áreas.

A sálvia esclareia é comestível, com uma história de usos desde medicinais até a criação de aromas, óleos e aromatizantes. Use suas folhas e flores de aroma terroso frescas ou secas na culinária, como a popular sálvia comum ou borragem. Também tem sido usada há muito tempo em potpourri e sachês.

Continue sua leitura aqui