Um dos Meus Aspectos Favoritos das Flores
Um dos meus aspectos favoritos das flores é a ampla variedade de formas e cores que elas apresentam. Flores redondas como margaridas e equináceas têm uma forma clássica, e espigas como boca-de-leão e delfínio adicionam altura ao jardim e aos buquês. E as flores esféricas da gomphrena adicionam um elemento único aos jardins e buquês.
Também conhecida como amaranto-globo, a gomphrena produz muitas pequenas flores redondas que são bonitas quando frescas e secas. Elas vêm em uma ampla gama de cores, então você provavelmente encontrará uma que vai adorar. Essas anuais também toleram altas temperaturas, tornando-as ótimas flores para o jardim de verão.
Se você está procurando uma flor fácil de cuidar para o seu jardim ou uma flor duradoura para arranjos, a gomphrena é uma ótima escolha.
Lavender Lady Gomphrena
Sementes de Gomphrena Lavender Lady
Fiery Sunrise Blend Gomphrena
Sementes de Gomphrena QIS Fiery Sunrise Blend
Bandejas de Germinação de 6 Células
Bandejas de Germinação Epic de 6 Células
Visão Geral da Gomphrena
Área Nativa: América Central e América do Sul
Requisitos de Rega: Baixo a moderado
Pragas e Doenças: Mancha foliar, pulgões, podridão radicular
O que é Gomphrena?
A gomphrena é um membro da família do amaranto que produz flores esféricas. É uma anual de estação quente que prospera do final da primavera ao início do outono na maioria dos locais. Como muitos tipos de amaranto, ela pode tolerar calor e seca melhor do que muitas flores.
As plantas são frequentemente cultivadas para flores de corte porque se mantêm bem quando frescas e secas. Jardineiros também as plantam por seu longo tempo de floração e capacidade de atrair polinizadores.
Características
A flor possui folhas oblongas, caules rígidos com crescimento ramificado e flores redondas e fofas no topo.
A gomphrena produz caules rígidos que crescem em um padrão ramificado. Os caules são cobertos com folhas oblongas cobertas por pequenos pelos. Uma pequena flor esférica aparece no topo de cada caule.
As flores redondas são compostas por brácteas rígidas e papiráceas que mantêm sua forma e textura ao longo do tempo. As flores vêm em muitas cores, incluindo rosa, lilás, laranja, branco e vermelho.
Área Nativa
A anual é nativa da América Central e América do Sul.
A gomphrena é nativa da América Central e do norte da América do Sul. Ela cresce o ano todo em regiões quentes, mas pode ser cultivada como anual em climas mais frios.
Plantio
Esta anual de estação quente é uma planta fácil de cultivar, desde que você a plante na época certa do ano. Como é suscetível a temperaturas frias, você deve esperar até que a última geada tenha passado antes de plantá-la ao ar livre. Você pode cultivar gomphrena começando com sementes em ambientes fechados e transplantando as mudas ou comprando mudas em um viveiro.
Começando a Partir de Sementes
Dê um impulso às plantas começando as sementes em ambientes fechados.
Se você deseja dar um impulso às suas plantas ou quer uma germinação confiável, começar as sementes em ambientes fechados é a melhor opção. Semeando sementes em ambientes fechados, você pode fornecer a temperatura, luz e umidade ideais, levando a excelentes taxas de germinação. Assim que as mudas tiverem alguns centímetros de altura, você pode transplantá-las para o exterior.
A gomphrena leva entre seis e oito semanas para ir de uma semente a uma muda grande o suficiente para plantar, então não comece suas sementes antes de oito semanas antes da última data de geada da primavera.
Comece enchendo bandejas de germinação com uma mistura de mudas bem drenada, pressionando suavemente a mistura nas células. Faça uma pequena depressão em cada célula, cerca de um oitavo de polegada de profundidade. Coloque uma a duas sementes por célula, depois cubra suavemente com a mistura de solo ou vermiculita.
As sementes de gomphrena são pequenas, então às vezes é difícil separá-las. Embora seja bom plantar várias sementes por célula e desbastar as extras, você também pode usar um palito de dente para mover sementes individuais para as células. Basta umedecer a ponta do palito, tocá-lo em uma semente e depois mover a semente para o recipiente.
Uma vez que suas sementes estejam em seus recipientes, regue bem. Você pode regar suavemente o topo das células usando um regador ou regar por baixo, colocando as bandejas em uma bandeja inferior cheia com cerca de meia polegada de água. Coloque as bandejas em algum lugar entre 21-29°C. Use um tapete térmico, se necessário.
As mudas devem emergir dentro de uma a duas semanas. Assim que você vir brotos, mova as plantas para um local que receba de dez a doze horas de luz brilhante. Usar uma luz de cultivo pode ajudar a fornecer o tipo certo de iluminação se você não tiver acesso a uma estufa ou solário.
Continue mantendo o solo úmido enquanto as mudas crescem. Se você plantou várias sementes por célula, desbaste para uma a duas mudas quando as plantas tiverem seu primeiro conjunto de folhas verdadeiras. Você pode começar a aclimatar as plantas após a última geada da primavera.
Transplante
Transplantar essas flores é melhor, pois elas não são ótimas para semeadura direta.
Como a gomphrena não é uma boa candidata para semeadura direta, o transplante é o melhor método de cultivo. Você pode começar com mudas que cultivou em ambientes fechados ou procurar plantas em um centro de jardinagem local ou viveiro. Não importa onde você obtenha suas plantas, espere até que as noites permaneçam acima de 4°C antes de colocá-las ao ar livre.
Embora a gomphrena cresça em uma forma ramificada, ela não se importa com espaçamento apertado. As plantas crescem umas contra as outras, com os caules se apoiando mutuamente e incentivando o crescimento ereto. Portanto, espaçar as plantas de 15 a 30 cm é ideal.
Marque onde você colocará cada planta de gomphrena, depois cave buracos do tamanho das raízes das mudas. Coloque uma planta em cada buraco, cubra o topo da raiz com solo e regue bem.
Como Cultivar e Cuidar da Gomphrena
Felizmente, a gomphrena é fácil de cuidar, desde que você a plante na área certa e forneça os cuidados adequados. Lembre-se desses requisitos para manter suas plantas saudáveis.
Luz
As flores prosperam em condições de sol pleno, com pelo menos 10 horas de luz solar diária.
A gomphrena prospera em sol pleno. Fornecer pelo menos dez horas de luz diária levará a plantas saudáveis e cheias de flores. No entanto, você pode plantar as plantas em uma área que receba algumas horas de sombra pela manhã ou à tarde. Apenas não se surpreenda se as plantas produzirem menos flores do que aquelas que crescem em sol pleno.
Água
Regue as anuais quando os 5 cm superiores do solo estiverem secos.
Essas anuais podem tolerar uma leve seca uma vez estabelecidas, mas transplantes recentes requerem solo úmido para se estabelecerem em seus novos lares. Procure manter a água moderadamente úmida nas primeiras semanas após o transplante.
Regar duas a quatro vezes por semana é frequentemente ideal, mas verificar os dois centímetros superiores do solo é a melhor maneira de determinar se você deve ou não regar. Se o solo estiver seco, é hora de regar. No entanto, se o solo estiver úmido, espere para regar.
Uma vez que as plantas desenvolveram sistemas radiculares mais robustos, você pode reduzir a quantidade de água que lhes dá. Regar as plantas profundamente uma a duas vezes por semana é frequentemente suficiente e preferido a regá-las levemente todos os dias.
A gomphrena não é muito propensa a doenças fúngicas, mas ainda recomendo regar perto da base das plantas para manter as folhas secas. Você pode usar um sistema de irrigação por gotejamento ou simplesmente regar o solo com uma mangueira ou regador.
Solo
As anuais se desenvolvem melhor em solo bem drenado com pH entre 6,0 e 7,0.
A gomphrena tolera uma variedade de tipos de solo, mas se desenvolve melhor em solo bem drenado com pH entre 6,0 e 7,0. Se o seu solo for argiloso ou compactado, considere aerar o solo com um garfo de escavação ou pá. Adicionar composto antes do plantio também ajudará a limitar a compactação e fornecer um habitat para micróbios benéficos.
Você também pode cultivar gomphrena em canteiros elevados ou recipientes. Se estiver usando uma mistura de envasamento sem solo, escolha uma que forneça boa drenagem e retenha umidade por pelo menos um dia.
Temperatura e Umidade
As anuais prosperam em temperaturas diurnas entre 21-32°C.
Esta anual prospera em temperaturas quentes e não se importa com calor excessivo. Ela cresce melhor quando as máximas diurnas estão entre 21-32°C, mas pode tolerar temperaturas acima de 38°C.
Como não é resistente à geada, espere até que todo o perigo de geada tenha passado antes de plantar. Idealmente, espere até que as temperaturas noturnas permaneçam acima de 4°C.
A gomphrena lida bem com alta umidade e raramente é afetada por doenças fúngicas.
Fertilização
Adicione uma camada de meio centímetro de composto antes de plantar.
A gomphrena pode muitas vezes crescer bem mesmo se você não adicionar fertilizante. Adicionar meio centímetro de composto antes do plantio geralmente fornecerá às plantas todos os nutrientes de que precisam.
Se você suspeitar que seu solo está carente de nutrientes essenciais, pode realizar um teste de solo para identificar as deficiências específicas e aplicar os nutrientes ausentes. Uma vez que você resolver essas deficiências, não precisará fertilizar sua gomphrena enquanto ela cresce.
Manutenção
Essas flores raramente requerem manutenção, mas a remoção de flores murchas as manterá organizadas e incentivará novas flores.
A gomphrena é bastante de baixa manutenção uma vez estabelecida. As plantas não requerem nenhum tipo de suporte e raramente precisam de poda.
No entanto, remover flores murchas manterá as plantas organizadas e as incentivará a produzir novas flores. Se você vir uma flor que cresceu em uma forma oblonga com cor desbotada, remova-a da planta. Você pode usar um par de tesouras para cortar facilmente a flor do caule.
Colheita
Colha cabeças de flores em caules rígidos, e as flores no topo amadurecerão primeiro.
As flores de gomphrena amadurecerão cerca de 100 dias após você plantar as sementes. Procure cabeças de flores redondas em caules rígidos. As flores no topo das plantas amadurecerão primeiro, seguidas pelas flores nos brotos laterais.
Você pode colher flores menores com caules menos rígidos, mas essas flores não se manterão em um vaso tão bem quanto suas contrapartes mais maduras. Para colher, corte o caule perto da base da planta, deixando alguns brotos laterais para amadurecer. Retire as folhas perto da base do caule e coloque os caules na água.
Se você quiser secar a gomphrena, colha-a de maneira semelhante. Após a colheita, pendure os caules de cabeça para baixo em um local seco com boa circulação. Você pode agrupar alguns caules juntos, mas não os agrupe tão apertados que o ar não possa circular entre os caules. Dependendo da temperatura e umidade, as flores devem secar em uma a três semanas.
Problemas Comuns
A gomphrena é resistente à maioria das pragas e doenças. No entanto, alguns problemas podem surgir, especialmente quando há condições de cultivo menos ideais.
Podridão Radicular
Solos encharcados podem causar podridão radicular.
Solo excessivamente úmido ou mal drenado pode levar à podridão radicular. Isso ocorre quando infecções fúngicas atacam as raízes e impedem que elas absorvam água e nutrientes. Felizmente, prevenir a podridão radicular é fácil.
Evite regar em excesso e plante gomphrena em áreas bem drenadas. Não plante essas flores em áreas baixas ou com solo compactado.
Mancha Foliar
Manchas foliares são causadas por numerosos patógenos que ocorrem em condições muito úmidas e úmidas.
Em condições muito úmidas, a gomphrena pode desenvolver manchas foliares ocasionais. As manchas normalmente aparecem rosa ou bronzeadas, destacando-se da folhagem verde. Essas manchas podem ser causadas por numerosos patógenos, mas Alternaria gomphrenae comumente infecta essas plantas. Se você notar manchas incomuns, remova e descarte as folhas afetadas.
Como as manchas foliares são mais propensas a ocorrer em ar úmido e estagnado, permita um espaçamento adequado entre as plantas. Isso incentivará um bom fluxo de ar e ajudará a prevenir a doença.
Pulgões
Eles se alimentam da seiva das plantas, enfraquecendo e danificando-as.
Os pulgões são pequenos insetos que podem não parecer uma ameaça quando você os vê pela primeira vez. No entanto, essas pragas perfuram as folhas da gomphrena e bebem sua seiva. Quando muitas pragas se alimentam ao mesmo tempo, a planta fica enfraquecida.
Como alguns pulgões não são um problema, você pode frequentemente contar com predadores naturais para ajudar a manter suas populações baixas. Insetos como joaninhas, vespas parasitas e crisopídeos se alimentam de pulgões. Plantar uma variedade de plantas com flores e evitar pesticidas de amplo espectro ajudará a manter esses bons insetos por perto.
Às vezes, os pulgões saem do controle, mesmo se você tiver um ambiente saudável. Se você notar que suas plantas estão cobertas por pragas, trate-as. Você pode às vezes remover pulgões com um jato constante de água, mas pode ser necessário pulverizá-los com sabão inseticida ou óleo de neem. Qualquer tratamento é melhor realizado pela manhã, antes que os polinizadores estejam ativos, enquanto a folhagem pode secar à medida que o sol nasce.
Perguntas Frequentes
A gomphrena é uma anual que completa seu ciclo de vida em uma estação de crescimento. No entanto, continuará a crescer ao longo do ano em áreas sem geadas. É cultivada como uma anual de clima quente na maioria dos climas.
As flores de gomphrena se mantêm extremamente bem quando secas. Corte as flores quando estiverem totalmente abertas, depois pendure-as de cabeça para baixo em um local seco até que estejam completamente secas.
Sim. Abelhas e borboletas são visitantes frequentes, tornando-a uma ótima planta para polinizadores.