Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Monstera ‘Thai Constellation’

O que esperar nesse post

Monsteras: As Populares Plantas de Queijo Suíço

As monsteras, ou plantas de queijo suíço, são populares plantas tropicais perenes que muitos amantes de plantas de casa conhecem bem. Sua natureza fácil de cuidar e suas grandes folhas chamativas as tornam um sucesso tanto para iniciantes quanto para especialistas.

Até recentemente, as variações especiais eram difíceis de encontrar e bastante caras. No entanto, está se tornando mais fácil adquiri-las por um preço mais razoável.

A notícia sobre sua relativa facilidade de propagação se espalhou, e muitos entusiastas de plantas de casa estão multiplicando suas plantas e compartilhando com outros. Essa nova disponibilidade torna essas variedades raras mais acessíveis ao público em geral.

Visão Geral da Monstera deliciosa ‘Thai Constellation’

Tipo de Planta: Perenifólia

Área Nativa: América Central, Hibridizada na Tailândia

Exposição: Sombra Parcial, Luz Indireta Brilhante

Requisitos de Rega: Moderada

Pragas e Doenças: Ácaros, cochonilhas, pulgões, escamas, podridão radicular, manchas nas folhas

Tipo de Solo: Argiloso, calcário, arenoso, argila

O Que é a Monstera ‘Thai Constellation’?

É acessível, deslumbrante, de baixa manutenção e possui variações ousadas com padrões semelhantes a estrelas.

Entre os cultivares de monstera, a ‘Thai Constellation’ não é nem a mais rara, nem a mais comum das variedades. Isso faz com que ela tenha um preço razoável em comparação com algumas das variedades mais raras, mas ainda assim possui um grande apelo visual. É uma monstera deslumbrante, variegada, de baixa manutenção e com uma personalidade chamativa e espalhafatosa.

Características

Esta perene tem folhas verdes lisas, cada uma com padrões cremosos como estrelas espalhadas.

A monstera ‘Thai Constellation’ é uma perene da família Araceae. Possui grandes folhas verdes lisas com uma bela variação de cor creme. As marcas nas folhas lembram um aglomerado de estrelas contra um céu noturno, de onde vem seu nome. Cada folha tem seu próprio padrão distinto e é completamente única.

À medida que a planta envelhece, as folhas crescerão maiores e adotarão a fenestração familiar típica das monsteras. Buracos naturais aparecem nas folhas, aumentando em número à medida que a planta envelhece. Folhas mais jovens podem ter apenas alguns buracos, enquanto folhas mais velhas terão significativamente mais.

Em termos de crescimento, a ‘Thai Constellation’ é uma trepadeira, como a Monstera deliciosa não variegada. No entanto, as folhas produzem menos clorofila, então não cresce tão rapidamente. Também tende a ter um hábito mais compacto e arbustivo em vez de um hábito de crescimento rápido para cima.

À medida que cresce mais alta, esta planta produzirá raízes aéreas que ajudam a subir. É útil fornecer um suporte de musgo ou outro suporte se você quiser ver crescimento para cima.

Embora seja raro vê-la em plantas de casa, elas produzem flores em circunstâncias ideais. Como outros membros de sua família, as flores são simples, com uma espata branca envolvendo um único espádice. Se fertilizadas, frutos comestíveis seguirão.

Área Nativa

Nativa das florestas tropicais, ela sobe em árvores, prefere umidade e cresce melhor em luz indireta.

As monsteras deliciosas são nativas das florestas tropicais do México e da América do Sul. Elas são terrestres, mas crescem verticalmente, subindo em árvores. Elas gostam de luz indireta e alta umidade.

A ‘Thai Constellation’ é uma variação da Monstera ‘Albo Variegata’, que é uma mutação genética natural. Introduzida na Tailândia em 1990, tem coloração ligeiramente diferente. Enquanto a ‘Albo Variegata’ tende a ter grandes manchas brancas, às vezes cobrindo metade ou mais de uma única folha, a ‘Thai Constellation’ tem uma aparência mais uniforme de manchas brancas em folhas verdes.

Plantio

Esta é uma planta de casa de baixa manutenção que prospera em ambientes internos, a menos que você esteja nas zonas 10 ou 11.

Eu acho que esta é uma das plantas de casa mais fáceis de cuidar. Nas zonas 10-12, você pode plantá-la ao ar livre, mas para a maioria de nós, ela precisa viver em ambientes internos, pelo menos no inverno.

Transplante

Replante logo após a compra em um vaso um ou dois centímetros mais largo que a bola de raiz.

Eu recomendo transplantar para um recipiente maior logo após trazer sua planta para casa. Elas não gostam de ficar com as raízes apertadas, então certifique-se de dar-lhes algum espaço para se espalhar. Aumente para um recipiente que seja um a dois centímetros maior que a bola de raiz atual. Elas crescem rápido, então prefiro ir um pouco maior com o recipiente.

Cultivo a Partir de Sementes

A monstera ‘Thai Constellation’ é um clone, então as sementes são estéreis e não confiáveis para propagação.

As sementes são raras e difíceis de obter, e não necessariamente se reproduzem fielmente. As sementes são imprevisíveis na melhor das hipóteses, já que a ‘Thai Constellation’ é um clone, e as sementes são frequentemente estéreis.

Como Cultivar

Estas são plantas bonitas e resilientes que equilibram a exuberância com cuidados simples.

As monsteras são uma das plantas de casa mais indulgentes que já cultivei. Se você quer uma planta que seja um ótimo equilíbrio entre aparência impressionante e facilidade de cuidado, esta é uma excelente opção.

Luz

Luz indireta brilhante é a melhor para esta planta, especialmente porque os tipos variegados precisam de mais luz.

As monsteras crescem no chão das florestas tropicais, então são tecnicamente habitantes do sub-bosque. No entanto, elas crescem em árvores, em direção à luz, então gostam de luz, apenas não de sol direto. A luz solar direta queimará as folhas. Se você notar manchas marrons de queimadura na superfície de uma folha ou duas, provavelmente está recebendo exposição direta por parte do dia.

Luz brilhante, mas indireta, é a condição preferida para a ‘Thai Constellation’. As plantas variegadas produzem um pouco menos de clorofila do que suas equivalentes não variegadas. Por essa razão, elas podem tolerar e realmente preferem um pouco mais de luz. A minha vive ao lado de uma janela voltada para o sul, e está feliz lá, onde recebe luz brilhante que não é direta.

Água

Regue quando a parte superior estiver seca, evitando que murche, e ajustando para o seu ambiente.

Como plantas de floresta tropical, as monsteras desejam umidade, e durante os períodos de crescimento ativo, você notará que o solo seca muito mais rápido. No entanto, elas são suscetíveis à podridão radicular, então a drenagem é importante. Regue cerca de uma vez por semana durante a estação de crescimento e reduza para duas vezes por semana no inverno.

Acho difícil dar um prazo exato para rega da maioria das plantas de casa. Existem muitos fatores em jogo, como umidade, retenção de água do solo, drenagem, luz e tamanho da planta. Elas murcham se estiverem com sede, mas é melhor evitar chegar a esse ponto. Quando a parte superior do solo estiver seca, é hora de regar.

Solo

Use uma mistura de envasamento tropical rica e bem drenada com perlita ou pedra-pomes para um fluxo de ar e drenagem adequados.

As monsteras gostam de mistura de envasamento rica e bem drenada com aditivos para melhorar a aeração e a drenagem. Misturas projetadas para plantas tropicais são tipicamente uma boa escolha, pois são leves e arejadas, mas também contêm perlita, pedra-pomes ou outros materiais que melhoram a drenagem.

Se você preferir misturar seu próprio meio de envasamento, comece com uma mistura padrão de envasamento. Use uma proporção de três partes de solo para vasos e uma parte de combinação de coco e perlita, ou qualquer um dos dois.

Temperatura e Umidade

Mantenha a umidade entre 60 e 80 por cento para melhores resultados, especialmente em banheiros ou com umidificadores.

A consistência é a chave quando se trata de clima. A faixa de temperatura ideal é de 18-29°C. Isso a torna uma ótima planta para se manter em casa. Mantenha sua monstera ‘Thai Constellation’ longe de correntes de ar, especialmente no inverno. Da mesma forma, evite aquecedores ou aparelhos de aquecimento.

A umidade é um fator chave para manter sua ‘Thai Constellation’ saudável e feliz. Esses habitantes da floresta tropical são mais felizes com um nível de umidade entre 60 e 80%. A minha vive no banheiro, onde acontece o maior número de banhos. Ela permanece úmida aqui sem qualquer trabalho adicional. Em um ambiente mais seco, eu recomendaria um umidificador para esta planta.

Fertilização

Use fertilizante de liberação lenta balanceado ou 6-12-6 para uma folhagem rica e crescimento forte com esforço mínimo.

Durante a primavera e o verão, enquanto sua planta está crescendo ativamente, fertilize-a a cada duas a quatro semanas. No outono, reduza para uma vez a cada quatro a oito semanas. Você pode suspender a fertilização completamente no inverno e retomar na primavera assim que vir novos crescimentos aparecerem.

Uma fórmula balanceada é apropriada para monsteras. No entanto, para uma cor de folha e taxa de crescimento ótimas, experimente uma fórmula com uma proporção de 6-12-6. Com fertilizantes de liberação lenta, você pode reduzir a frequência de aplicação.

Manutenção

Podar folhas danificadas prontamente, a menos que estabilizem, mas observe sinais de propagação ou decomposição.

Pessoalmente, considero esta uma planta de baixa manutenção em contraste com seu tamanho e apelo. Ela não precisa de poda a menos que ultrapasse o espaço que você tem para oferecer, ou quando você quiser propagar por divisão.

Folhas mortas ou danificadas devem ser removidas quando você as notar. No entanto, já vi folhas com pequenos danos se saírem bem se deixadas intactas. Apenas fique de olho em sinais de decomposição ou aumento da área danificada.

Eu replanto a cada dois anos para renovar o solo e aumentar o tamanho do recipiente. Quanto maior sua planta cresce, mais ela precisará em termos de água e fertilizante, então leve isso em consideração à medida que ela cresce. Elas podem ficar surpreendentemente altas.

Propagação

Coloque o nó e a raiz aérea na água sob luz brilhante e troque a água semanalmente até enraizar.

As monsteras são um pouco diferentes de algumas das plantas de casa mais fáceis quando se trata de propagação. Não é difícil de fazer, mas requer uma parte do caule. Você não pode enraizá-las com uma folha cortada. A estratificação aérea funciona, mas realmente só adiciona mais trabalho a um processo simples.

Propagação a partir de estacas de caule é fácil, desde que você saiba o que procurar. Você precisa de um nó de folha para enraizar suas estacas, então requer uma pequena seção do caule. Se você quiser fazer várias divisões, pegue uma estaca maior, removendo o caule junto com quatro ou cinco folhas.

Corte sua seção diretamente abaixo de um nó, que é onde a folha se junta ao caule. Este também é o local onde você encontrará raízes aéreas crescendo. Cada estaca precisa ter um nó; mais é bom, mas sem esta parte do caule, você não obterá raízes.

Coloque o nó e qualquer raiz aérea em um recipiente de vidro com água, submergindo a raiz e o nó. Coloque sua estaca em luz brilhante, mas indireta, e troque a água semanalmente. Levará cerca de um mês para as raízes se desenvolverem, momento em que você pode transferi-la para o solo.

Problemas Comuns

Previna pragas inspecionando novas plantas e isole qualquer uma com sinais de danos ou insetos.

As monsteras são plantas resistentes e não particularmente suscetíveis a pragas e doenças, mas isso pode acontecer. A melhor maneira de manter os problemas ao mínimo é inspecionar cuidadosamente qualquer outra planta que você introduza e isolar rapidamente qualquer planta que pareça ter um problema de praga ou doença.

Pragas

O óleo de neem funciona bem para pragas; predadores naturais ajudam quando as plantas afetadas são colocadas brevemente ao ar livre.

Ácaros e cochonilhas são as pragas mais comuns que você pode encontrar. Pulgões e insetos de escama também são problemas potenciais, mas não parecem surgir com tanta frequência em plantas de casa.

Examinar novas plantas antes de introduzi-las é a melhor maneira de prevenir infestações de pragas. Uma vez que você as tenha, pode ser difícil se livrar delas. Os ácaros são particularmente difíceis, mas enxaguar repetidamente sua planta e aplicar óleo de neem eventualmente os eliminará.

As cochonilhas têm muitos predadores naturais. No entanto, eles realmente não existem em casa. Tive sucesso ao colocar plantas afetadas ao ar livre por um ou dois dias e permitir que a natureza fizesse o trabalho por mim. O óleo de neem é um tratamento seguro e eficaz para a maioria das pragas.

Se você tiver um problema menor, um cotonete embebido em álcool é uma ótima ferramenta. Use-o para limpar os ofensores visíveis. O álcool quebrará o revestimento ceroso que alguns desses insetos criam para proteção.

Doenças

Manchas com halos sugerem infecção por água respingada; remova folhas infectadas imediatamente para evitar a propagação.

A podridão radicular é o problema fúngico mais comum, e geralmente é o produto de rega excessiva. A rega excessiva acontece de algumas maneiras. Primeiro, você pode dar mais água do que ela precisa. Então, as raízes ficam encharcadas e o fungo cresce.

A outra maneira é através de drenagem inadequada. Muitos recipientes não têm furos de drenagem por razões óbvias quando se trata de plantas de casa. Por isso, é importante regá-las apenas quando necessário.

Manchas nas folhas são outro sinal de doença, e há várias causas. Primeiro, a podridão radicular pode causar o amarelecimento das folhas. Isso geralmente acompanha um caule mole que cheira mal.

Pequenas manchas com um halo são geralmente um sintoma de doença fúngica ou bacteriana. Isso geralmente acontece quando gotas de água respingam de uma planta infectada. A umidade agrava esses problemas. Remova as folhas afetadas assim que vir o dano para evitar a propagação. Praticar uma boa higiene de rega ajuda a prevenir a reinfecção.

Perguntas Frequentes

Não, as monsteras contêm cristais de oxalato de cálcio, que causam desconforto digestivo, irritação e inchaço na boca e garganta.

Essas plantas tropicais não são tolerantes ao frio de maneira alguma e devem permanecer em ambientes internos quando a temperatura cair abaixo de 16°C.

A razão mais provável para sua planta estar murchando é desidratação.

Continue sua leitura aqui