Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Erva-Maiden

O que esperar nesse post

Gramas no Paisagismo

As gramas são frequentemente subestimadas nos paisagismos. Elas funcionam como pontos focais, fundos e para delimitar bordas e arestas. Sem elas, você perderia o balançar de suas folhas na brisa de outono e sua folhagem dourada brilhante à medida que o outono se transforma em inverno.

Visão Geral da Grama Maiden

Entre todas as gramíneas perenes, a grama maiden é um dos melhores cultivares. É graciosa, delicada e extremamente interessante. Os observadores vão se encantar com suas folhas ao passear pelo seu jardim. Ela oferece interesse durante todas as estações, com folhagem acobreada no outono, cabeças de sementes no inverno, folhas verdes na primavera e flores no final do verão.

Tipo de Planta

Grama decídua

Área Nativa

China, Japão, Coreia

Exposição

Sol pleno a meia sombra

Requisitos de Rega

Baixo

Pragas e Doenças

Cochonilhas, Ferrugem, Míldio

O Que é a Grama Maiden?

Este cultivar é uma planta resistente, às vezes invasiva, com tendências de auto-propagação. Ela cresce corredores que brotam novos tufos do subsolo e sementes que crescem em novas mudas longe da planta original. Seu nome científico, Miscanthus sinensis ‘Gracillimus’, reflete suas tendências graciosas, embora não mencione a auto-propagação!

Área Nativa

A grama maiden é nativa de partes da Ásia.

Nativa da China, Japão e Coreia, Miscanthus sinensis, ou grama chinesa, cresce selvagem em prados e nas regiões mais baixas das colinas. É tolerante à seca, prosperando com as mudanças sazonais do clima. Ela resiste à seca do verão e à geada do inverno, brotando novamente a cada ano.

‘Gracillimus’ é uma variedade da espécie mais comumente conhecida como grama maiden. Existem dezenas de outras variedades, embora ‘Gracillimus’ seja uma favorita de longa data. Ela difere da espécie principal por ter lâminas finas de grama com nervuras prateadas e longas plumas de flores avermelhadas que amadurecem em cabeças de sementes douradas.

Esta grama se espalha em terras selvagens e perturbadas, mas raramente invade áreas naturais. Ela pode se espalhar fora do jardim em estados ocidentais e orientais e é particularmente problemática nas partes orientais da América do Norte. Considere gramíneas nativas alternativas se esta variedade for invasiva em sua região.

Características

Ela tem lâminas de grama estreitas que crescem de quatro a cinco pés de altura.

‘Gracillimus’ brota lâminas de grama finas, estreitas e verde-escuras que atingem de quatro a cinco pés de comprimento. No final do verão, mais tarde do que a maioria dos outros cultivares de Miscanthus sinensis, hastes florais altas de até sete pés se erguem acima da folhagem.

Essas hastes altas brotam flores avermelhadas-cobre que usam o vento para polinização. Após a polinização bem-sucedida, elas se transformam em cabeças de sementes douradas cremosas que atraem pássaros famintos para o jardim. As plumas são resistentes à geada, durando até o inverno até que novos crescimentos surjam na primavera.

Plantio

Você tem duas opções ao plantar: começar mudas a partir de sementes ou encontrar plantas em vasos em um viveiro local. Muitos viveiros as têm, já que ‘Gracillimus’ é um dos cultivares mais populares de todas as gramíneas chinesas. Encontre sementes online ou peça ao seu vizinho com uma planta ou duas se você pode colher algumas de suas sementes no final da estação de crescimento.

Cultivo a Partir de Sementes

Essas sementes de grama são fáceis de germinar.

Ao contrário de outras perenes com requisitos específicos de semeadura, essas sementes de grama germinam facilmente com pouco esforço! Basta semeá-las a um quarto de polegada de profundidade em solo para vasos, mantê-las úmidas e tentar mantê-las aquecidas em torno de 25°C (77°F) em ambientes internos.

Mudas devem aparecer dentro de uma ou duas semanas, crescendo rapidamente e prontamente quando estão quentes, úmidas e sob luz brilhante. Afine mudas extras após germinarem, para que haja uma por vaso.

Você também pode semear sementes ao ar livre, seja em recipientes ou diretamente no solo. Espalhe-as ao longo do solo e raspe-as no solo, depois regue bem. Mantenha o local úmido até que as mudas apareçam após uma ou duas semanas.

Transplante

Esta espécie é resistente nas zonas USDA 5 a 9.

Seja transplantando mudas que você mesmo começou ou plantas em vasos do viveiro, o processo é o mesmo. Você precisará escolher um bom local de cultivo com bastante sol, calor e ar aberto. Se você começou sementes em ambientes internos, aclimate as mudas primeiro antes de plantá-las no solo.

Comece preparando buracos para suas plantas. Cave tão fundo e duas vezes mais largo que suas raízes, e reserve o solo. Em seguida, remova as plantas de seus vasos e coloque cada uma em seu próprio buraco. Use o solo que você cavou para cobrir as raízes. Regue bem o local e adicione mais solo, se necessário, para manter os buracos nivelados com o solo.

Os transplantes precisam de água regular enquanto se estabelecem. Após o estabelecimento, são tolerantes à seca e à geada nas zonas de resistência USDA 5 a 9.

Como Cultivar

Esta grama cresce bem em uma ampla variedade de condições. Ela prospera em ambientes de jardim típicos, como aqueles com solo fértil e úmido, embora também sobreviva em locais secos com pouca umidade. Observe suas plantas para ver como elas se adaptam e forneça o que elas precisam para prosperar.

Luz

Meia sombra a sol pleno é necessário.

A grama maiden prefere sol pleno ou meia sombra. Quanto mais luz solar ela recebe, mais água precisará para se manter viçosa e saudável. Nas regiões mais quentes, como Flórida, Costa Oeste e Sudoeste, considere proporcionar sombra à tarde durante as horas mais quentes do dia.

Dê às suas plantas não menos que três a quatro horas de luz solar direta, pois exemplares sombreados crescerão esguios e compridos em vez de densos e compactos. Eles serão alvos de pragas e patógenos quando estiverem em sombra profunda.

Água

Elas toleram alguma seca, mas se desempenham melhor com umidade consistente.

As gramíneas maiden se beneficiam de água regular durante a estação de crescimento; elas toleram períodos temporários de condições extremas, como solos encharcados ou secos, embora cresçam melhor com umidade regular. Muita umidade pode causar flacidez, pois as folhas com raízes soltas carecem do suporte necessário para se manterem altas e eretas.

Em áreas sem chuvas significativas, alguma irrigação extra ajuda a manter essas perenes saciadas e saudáveis. Use aspersores, irrigação por gotejamento ou uma mangueira para regar o solo ao redor das plantas durante longos períodos de seca.

Solo

Solo argiloso e bem drenado é ideal.

Solo bem drenado é ideal ao cultivar essas gramíneas. Elas podem se adaptar a solos argilosos pesados ou arenosos, embora prefiram uma mistura argilosa que seja bem drenada. Uma boa drenagem garante que as raízes não apodreçam e que os caules permaneçam eretos em vez de flácidos.

Para aumentar a drenagem no local de cultivo, adicione composto duas vezes ao ano, uma vez no outono e novamente no início da primavera. Adicione uma camada de duas a três polegadas de espessura — o composto fertilizará e emendará o solo para o sucesso futuro do cultivo.

Temperatura

Invernos frios e verões quentes são os melhores.

As gramíneas maiden prosperam em regiões temperadas com invernos frios e estações de crescimento quentes. Elas não gostam de calor extremo em zonas 10 e acima, preferindo temperaturas amenas comuns às zonas 5 a 9.

Em zonas 4 e abaixo, as plantas podem sobreviver ao inverno com proteção extra. Adicionar uma cobertura morta, como composto, protegerá as raízes das geadas iminentes. Sua planta não está garantida para sobreviver abaixo da zona 4, embora tenha uma chance com cobertura extra.

Fertilização

Fertilizante balanceado ou composto pode ajudar a dar um impulso no verão.

Alimentadores baixos, essas plantas requerem poucos nutrientes para sobreviver. Dê-lhes uma dose ou duas de fertilizante orgânico balanceado ou alimente-as com uma porção de composto. Siga as instruções na embalagem do fertilizante para dosagem e taxas de aplicação adequadas.

Os fertilizantes vêm em todas as formas e tamanhos. Líquidos e pós são fáceis de aplicar no verão; basta misturá-los com água e adicioná-los perto das raízes de suas gramíneas.

Manutenção

A manutenção inclui divisão, cobertura morta e poda.

Alguma manutenção é necessária para controlar esses espalhadores indisciplinados. As gramíneas maiden brotam de sementes e rizomas compactos, preenchendo locais vazios com folhagem gramínea. Desenterre os rizomas para reduzir o tamanho de um tufo e arranque as mudas antes que amadureçam.

Adicionar cobertura morta pode ajudar a evitar que sementes de Miscanthus germinem, limitando assim sua propagação. Use composto, mofo de folhas, palha ou um material semelhante.

Cortar a grama incentiva novos brotos vigorosos. Remova as folhas antigas até o solo no final do inverno ou início da primavera antes que novos crescimentos surjam. Você pode cortar as plantas novamente no meio do verão para incentivar um crescimento compacto e denso.

Exemplares antigos e grandes podem precisar de estacas para se manterem eretos. Sua natureza densa faz com que tombem à medida que flores e sementes surgem. Use gaiolas, amarras ou estacas para mantê-los eretos.

Propagação

Propague esta variedade dividindo os tufos quando estiverem maduros ou guarde sementes e germine-as para obter mudas. As divisões crescem rapidamente, enquanto as mudas demoram mais para atingir a idade adulta. O atrativo de iniciar a partir de sementes reside na variabilidade genética das mudas — você pode descobrir uma nova variedade!

Divisão

Mantenha os tufos densos dividindo a cada poucos anos.

Divida gramíneas maduras para mantê-las compactas e densas. Faça isso a cada dois a três anos, à medida que os rizomas compactos preenchem o espaço. É melhor dividir no início da primavera ou outono, quando o clima é fresco, ameno e regular.

Comece escavando as gramíneas, cavando um ou dois pés fora de onde os caules emergem do solo. A distância ampla ajuda a preservar toda a planta, para que você obtenha o máximo de divisões sem perder raízes no processo.

Após desenterrar a grama, observe suas raízes. Você deve ver pedaços de raízes curtos, nodosos e resistentes. Usando uma faca afiada ou pá, separe o espécime em várias partes com raízes e brotos em cada uma. Transplante as divisões em novos locais e regue bem para que se estabeleçam sem problemas.

Guardar Sementes

Guarde suas próprias sementes coletando cabeças de sementes no final do outono ou início do inverno.

Se você deseja semear sementes, precisará coletá-las no final do outono e início do inverno. Elas surgem no final da estação de crescimento nas plumas florais altas. Colete em um dia quente e seco, pois sementes secas duram mais do que as úmidas. A umidade incentiva o apodrecimento, e é melhor deixar as sementes secarem antes de armazená-las.

As sementes terão franjas brancas e fofas anexadas a elas. Remova-as e coloque as sementes secas dentro de um recipiente de vidro, plástico ou papel. Armazene os recipientes em um local fresco e seco até que esteja pronto para germiná-las, como uma geladeira, despensa ou armário.

Variedades Populares

Há um esporte popular de ‘Gracillimus’, chamado ‘Morning Light’, bem como alguns cultivares semelhantes de grama chinesa. Opte por ‘Gracillimus’ ou considere uma dessas três variedades alternativas.

‘Morning Light’

Este ornamental tem nervuras prateadas e listras brancas.

‘Morning Light’ é um esporte de ‘Gracillimus’, o que significa que brota de rizomas com uma mutação genética que causa um crescimento ornamental impressionante. Este cultivar brota folhas verde-escuras com nervuras prateadas como a variedade principal, embora também haja listras brancas nas margens das folhas.

A forma também difere — ‘Morning Light’ naturalmente permanece compacto e denso, crescendo até quatro pés de altura e largura com hastes florais de até seis pés de altura.

‘Graziella’

Escolha este tipo para um crescimento mais ereto e alto.

Você pode ver a influência de ‘Gracillimus’ no nome ‘Graziella!’ Esta variedade é mais larga e mais ereta, com tufos atingindo cinco pés de altura e até oito pés de largura. As plumas florais emplumadas emergem até sete pés no ar.

Use ‘Graziella’ se você estiver procurando preencher muitos espaços vazios. Ela se divide bem e é perfeita em massa como pano de fundo para outras perenes.

‘Sarabande’

Esta variedade elegante tem lâminas mais finas.

‘Sarabande’ brota lâminas finas que são mais finas do que os outros tipos. Elegante e graciosa, esta grama é excepcional para o jardim do colecionador. Suas flores aparecem mais cedo do que ‘Gracillimus’, o que significa que você pode escalonar os tempos de floração plantando ambos os tipos próximos um do outro.

Problemas Comuns

Relativamente livres de pragas, essas gramíneas terão poucas infestações ou infecções, se houver, durante sua vida. Evite problemas mantendo seus exemplares felizes, saudáveis e prósperos!

Pragas

Essas pragas irritantes se alimentam da seiva.

Cochonilhas são as principais pragas desta espécie; elas adoram se alimentar da seiva das lâminas de grama. Pulverize-as de suas plantas com jatos fortes de água.

A água pode não erradicá-las completamente porque são difíceis de tratar. Elas gostam de se esconder dentro dos caules das plantas. Elas desaparecerão durante o inverno, e cortar as plantas anualmente no início da primavera impedirá que retornem.

Doenças

Exemplares não saudáveis são propensos a ferrugem em locais encharcados.

Míldio e ferrugem podem afetar gramíneas não saudáveis. A ferrugem raramente é fatal, embora os míldios de Miscanthus possam ser fatais ou extremamente danosos. Para desencorajar sua presença, cultive as plantas em solo bem drenado com composto por cima. Evite locais encharcados e úmidos onde os míldios fúngicos são comuns.

Perguntas Frequentes

Encontre sementes online e procure plantas em vasos em viveiros locais, centros de jardinagem e varejistas online especializados.

Ela começa a aparecer no final do inverno e início da primavera a partir de rizomas subterrâneos. Novos brotos emergem do solo à medida que as temperaturas aumentam e os dias se alongam.

Corte o crescimento antigo até o solo no final do inverno antes que novos crescimentos surjam. Você pode cortar as plantas novamente no meio do verão se tiver uma longa estação de crescimento. Caso contrário, deixe-as para que produzam suas flores no final do verão.

Continue sua leitura aqui