Hoyas: Plantas Fáceis e Agradáveis
As Hoyas são plantas fáceis e agradáveis que estão se tornando cada vez mais populares como plantas de interior. Sua natureza descomplicada e folhagem atraente são ótimos motivos para amar esses epífitos. No entanto, são as flores que muitas pessoas aguardam ansiosamente.
Conhecidas e apelidadas de plantas de cera ou flores de porcelana, as hoyas têm flores maravilhosas que muitas vezes parecem modeladas em cera ou porcelana. Elas variam em aparência de uma espécie para outra, e muitas têm um perfume maravilhoso. Outras podem ter um cheiro um pouco desagradável, então é uma boa ideia descobrir antes de comprar, se o aroma é o que você procura.
As Hoyas são nativas de climas tropicais e subtropicais, principalmente na Ásia, Australásia e Ilhas do Pacífico. Elas requerem cuidados semelhantes aos das orquídeas e têm algumas características de plantas suculentas. Vamos examinar as necessidades da sua hoya e explorar como você pode incentivá-la a produzir suas flores únicas e bonitas.
Use um Vaso Menor
Use vasos menores, pois as plantas de cera preferem ficar no mesmo vaso por muito tempo e gostam de estar um pouco apertadas.
As Hoyas são epífitas, o que significa que crescem de maneira semelhante às orquídeas. Essas plantas não são intimamente relacionadas, mas menciono-as porque as orquídeas são outro epífito comum que as pessoas mantêm como plantas de interior. Se você sabe como cuidar de uma orquídea, uma hoya não é muito diferente.
Uma semelhança interessante entre elas é a preferência por permanecer no mesmo vaso por um longo tempo. Na natureza, essas plantas crescem em árvores e usam suas raízes para se ancorar. Em cultivo, suas raízes fazem o mesmo: se fixam em qualquer suporte próximo.
Isso torna suas raízes um tanto vulneráveis ao replantio, pois é fácil danificá-las ao removê-las do recipiente atual. Se você plantar sua hoya em um vaso de terracota, isso apresenta um problema ainda maior, já que as raízes se fixam mais efetivamente na superfície mais áspera e porosa.
As Hoyas também preferem estar um pouco apertadas. Esses dois fatores trabalham juntos, significando que você não precisa replantar essa planta com frequência. Na verdade, é benéfico deixá-las no mesmo recipiente por vários anos, mesmo que pareçam apertadas.
Isso é especialmente importante para a floração, por alguns motivos. Por um lado, estar apertada reduz a taxa em que a planta aplica energia ao crescimento das raízes. Como resultado, a energia é aplicada na formação de botões e flores.
Na natureza, as raízes desses epífitos podem se tornar restritas por suas condições de crescimento. Portanto, esse é um estado mais natural para elas, o que é sempre propício à floração. Elas também não gostam de raízes molhadas, e um recipiente menor reterá menos água.
Se sua hoya tiver mais espaço do que precisa, você pode diminuir o tamanho ou esperar que a planta cresça no recipiente atual. Diminuir o tamanho incentivará a floração mais cedo, mas permitir que ela cresça no recipiente atual ajuda a manter a integridade das raízes.
Se você decidir replantar, escolha um recipiente que tenha boa drenagem e uma mistura de envasamento à base de casca, bem drenada. Você pode combinar casca de orquídea com turfa ou solo para fornecer uma base saudável. Diminua ligeiramente o tamanho do recipiente atual.
Seja gentil ao soltar as raízes do vaso atual e considere usar um recipiente de plástico ou cerâmica brilhante para evitar que as raízes grudem no futuro. Uma vez no recipiente do tamanho certo, deixe-a ficar por um tempo. Você só precisará aumentar o tamanho a cada três anos, ou quando as raízes estiverem saindo do recipiente e precisarem de mais espaço.
Equilibre o Uso de Fertilizantes
Forneça às plantas um fertilizante equilibrado, mas a quantidade fornecida dependerá do período de crescimento e da estação.
Durante a maior parte do ano, as hoyas devem receber um fertilizante equilibrado para promover a floração. Isso ajuda no crescimento geral da folhagem, raízes e flores. No entanto, à medida que se aproxima o tempo de floração, que geralmente é do final da primavera ao início do verão, você pode mudar para obter flores mais saudáveis.
Durante o crescimento ativo e após a floração, aplique uma dose leve de uma fórmula equilibrada na sua hoya a cada duas semanas. Se você estiver usando um fertilizante sintético, certifique-se de diluí-lo à metade da força para evitar excessos. Folhas amarelas são um sinal de super-fertilização.
À medida que você avança para o outono e início do inverno, reduza suas aplicações de fertilização para uma vez por mês para evitar sobrecarregá-la com mais do que ela pode absorver. Mantenha isso ou pare de fertilizar completamente até o final do inverno.
Quando a planta estiver prestes a reentrar em seu tempo de crescimento ativo, mude para uma fórmula mais rica em fósforo. O fósforo ajuda no desenvolvimento de botões, enquanto o nitrogênio aumenta o crescimento verde. Se você quiser incentivar a floração, diminua o nitrogênio e aumente o fósforo para uma floração melhor.
Após a floração, volte a usar a fórmula equilibrada durante o verão. Depois, reduza a aplicação para uma vez por mês novamente no outono. Esse ciclo deve ajudar sua hoya a produzir flores todos os anos.
Aumente a Umidade
As plantas precisam de umidade na faixa de 60-80%, idealmente perto de uma janela iluminada no banheiro ou acima da pia da cozinha.
Como plantas tropicais, as hoyas preferem um ambiente úmido para florescer adequadamente. Esta é outra área onde elas são semelhantes às orquídeas em termos de cuidados. A umidade é essencial para a capacidade dessas plantas florescerem.
As Hoyas precisam de umidade na faixa de 60-80%. Isso é bastante alto para a maioria das casas. Colocar sua planta em um banheiro onde ocorrem chuveiros frequentes ajudará a obter umidade suficiente através de sua folhagem e raízes.
Sem umidade adequada, as folhas da sua hoya podem murchar ou desenvolver pontas marrons. Isso também pode retardar o crescimento e prejudicar a capacidade de florescer. Isso é o caso de muitas plantas tropicais. Eu levo as minhas para fora durante o verão, pois moro em um clima úmido. Isso ajuda a aumentar a taxa de crescimento em geral.
Se você precisar suplementar a umidade em sua casa e não tiver um banheiro com uma janela iluminada, há outras soluções. O espaço acima da pia da cozinha também tende a ser mais úmido.
Você também pode usar um umidificador ou uma bandeja de pedras, dependendo de quantas plantas você tem que precisam de um nível mais alto de umidade no ar. Aumentar a umidade ao redor da sua hoya deve impulsionar o crescimento rapidamente e promover o desenvolvimento saudável de botões.
Forneça a Luz Adequada
As plantas prosperam em exposição à luz solar filtrada, que é semelhante à sua condição natural.
Outro fator importante para a floração é a quantidade de luz que sua hoya recebe. Estas são plantas de sub-bosque que crescem em árvores, sob o dossel. Embora gostem de muita luz brilhante, não toleram bem o sol direto. A luz filtrada é a mais semelhante à sua condição natural.
Sem luz suficiente, sua planta provavelmente não florescerá. Com luz demais, você terá folhas queimadas pelo sol. Alguns tipos podem tolerar mais sol do que outros, mas, em geral, qualquer luz direta deve ser pela manhã ou no início da noite.
Para melhores resultados, coloque sua hoya perto, mas não diretamente no caminho da luz solar brilhante. Perto de uma janela é um bom local. Se você tiver uma cortina transparente ou vidro fosco, isso atuará como um filtro suficiente para colocar sua hoya diretamente em uma janela. Se você não estiver vendo muito crescimento e todos os outros fatores de cuidado estiverem em ordem, tente dar mais luz.
Regue com Moderação
Regue as plantas quando o solo estiver seco ao toque e certifique-se de dar-lhes uma boa quantidade de água.
Finalmente, há a questão da água. Embora sejam tropicais e gostem de umidade, elas recebem bastante em condições adequadamente úmidas. Regar com muita frequência pode resultar em apodrecimento das raízes, pois o substrato permanece úmido. Isso faz com que ele se decomponha e, por fim, convide fungos, que deterioram as raízes.
Espere até que o solo esteja seco ao toque antes de regar sua hoya. Mas, não espere tanto que suas folhas murchem ou enruguem. Se as folhas começarem a enrolar ligeiramente de uma maneira que não seja natural para a espécie, é hora de regar.
Durante a primavera e o verão, você vai querer regar cerca de uma vez a cada duas semanas. Reduza isso no outono, junto com sua fertilização, para uma vez por mês até o final do inverno. Ela precisará de mais água quando estiver em fase de crescimento ativo e menos quando estiver dormente.
Quando você regar, certifique-se de dar uma boa quantidade de água. Devido ao meio de envasamento solto, não haverá muita água retida. Certifique-se de que as raízes absorvam o suficiente, permitindo que a água escorra pelo vaso por um minuto ou dois. Você também pode mergulhá-la em uma pia com água e fertilizante.
Desde que o vaso drene bem, esse tipo de rega deve manter sua planta saudável e feliz. Uma hoya saudável e feliz é muito mais propensa a florescer regularmente e vigorosamente.