O que é o oídio?
O oídio é um patógeno fúngico que se espalha por esporos minúsculos. A doença permanece em detritos de jardim durante o inverno e infecta tecidos vivos das plantas durante a estação de crescimento. É mais comum em climas quentes e úmidos que aparecem na primavera e no outono.
Onde moro, no Noroeste do Pacífico, o oídio é uma realidade! Sua presença no jardim é inevitável, e gerenciar sua propagação é mais eficaz do que tentar erradicá-lo. Mesmo que eu o erradique, esporos virão de outros lugares e causarão outra infecção!
Não perca a esperança, pois mitigação e prevenção são extremamente eficazes para evitar a propagação dessa condição fúngica. Mesmo que ocorram infecções, a maioria dos vegetais ainda produzirá uma colheita aproveitável apesar da presença do oídio.
Portanto, não se preocupe quando vir as manchas fúngicas branco-acinzentadas se formando—experimente estas 11 dicas profissionais!
Muncher Persian Cucumber
Sementes de Pepino Persa Muncher
Emerald Delight Summer Squash
Sementes de Abobrinha Emerald Delight
Oregon Giant Snow Pea
Sementes de Ervilha Oregon Giant Snow
Pode as Folhas Infectadas
Corte as manchas felpudas cedo para manter as coisas sob controle.
Podar folhas infectadas ajuda a remover as maiores fontes de esporos. Sem grandes manchas infectadas para fornecer esporos, a doença não pode se espalhar pelo ar para suas plantas próximas. Você reduzirá os riscos de novas infecções no jardim.
Embora a poda seja eficaz para remover folhas infectadas, pode não funcionar bem como solução única. Combine-a com outros métodos como cobertura morta, espaçamento e rega consistente. A poda excessiva pode enfraquecer suas plantas, fazendo com que faltem energia para prosperar e produzir uma grande colheita.
No meu jardim, abobrinhas, lúpulos e uvas são as plantas comuns que apresentam infecções. Sei que devo podá-las conforme necessário para remover as manchas felpudas e reduzir a propagação. Se você sabe que tem plantas que apresentam infecções anualmente, observe-as de perto e mantenha as podadoras por perto para resolver o problema antes que ele saia do controle.
Um pouco de álcool evita que as ferramentas de jardim compartilhem problemas.
A sanitização é fundamental para reduzir novas infecções! Quando você poda uma planta infectada, os esporos podem pousar em suas podadoras e aderir às suas partes. Ao podar outras plantas, você espalha os esporos em suas feridas e corre o risco de infectá-las.
Uma maneira fácil de sanitizar suas ferramentas é com álcool isopropílico. Use uma mistura com 90% de álcool ou mais e cubra todas as partes metálicas com ela. Deixe evaporar e secar, depois prossiga com seu regime de poda. Sanitize as ferramentas após fazer cortes em qualquer planta nova, antes de passar para outra.
Outras ferramentas para sanitizar incluem tesouras de ervas, pás e arrancadores de ervas daninhas. Qualquer ferramenta que entre em contato com os esporos pode espalhá-los. Considere limpar, afiar e sanitizar suas ferramentas a cada primavera e outono.
Limpe os Detritos
Caule e folhas mortas causam problemas se deixados para trás.
Como dito anteriormente, detritos de jardim são onde os esporos de oídio passam o inverno. Quando você limpa esses detritos, reduz as chances da presença da doença em seu quintal. Folhas, caules e frutos mortos são todos possíveis locais de invernada. Remova-os no outono para evitar que os esporos surjam na primavera.
Você pode remover detritos de jardim usando alguns métodos diferentes. Compostagem quente é uma solução que você pode fazer no quintal. A pilha de compostagem atinge altas temperaturas que matam o patógeno de invernada. Você também pode enterrar os restos a um pé ou mais de profundidade no solo para que se decomponham fora de vista.
Se você não tiver espaço para esses métodos, considere jogar os restos em suas lixeiras de resíduos de jardim ou lixo. É especialmente importante remover folhas com muitas manchas felpudas, pois elas fornecerão possíveis locais de invernada quando ficarem no chão durante os meses frios.
Altere os Métodos de Irrigação
Mangueiras de imersão fornecem umidade constante sem encharcar as folhas.
Alguns métodos de rega podem causar mais mal do que bem! O que eu direi é isto—use o método que for melhor para você e seu jardim. Às vezes, a rega aérea é a única solução viável para o seu espaço. Embora conveniente, também é um mecanismo decente de propagação para o oídio.
A rega aérea faz com que gotículas caiam sobre suas plantas. As gotículas também podem respingar partículas de solo nas folhas, e o solo tem potencial para espalhar doenças para suas plantas. A água parada na folhagem cria um ambiente úmido propício ao crescimento fúngico.
Em vez de rega aérea, considere outras técnicas simples como irrigação por gotejamento, mangueiras de imersão ou um bico de mangueira apontado para o solo em vez das folhas. Mantenha o solo úmido para garantir que suas plantas permaneçam saudáveis, vigorosas e fortes o suficiente para resistir às pressões das doenças.
Dê Espaço Suficiente às Plantas
Um bom espaçamento agora significa menos problemas no verão.
O espaçamento é fundamental para prevenir a propagação! Tanto as diretrizes de plantio quanto a poda adequada garantem que existam canais de ar no jardim. Esses caminhos de ar garantem que as folhas não fiquem lotadas e supercrescidas; quanto mais compactadas estiverem, mais provável é que espalhem os esporos umas para as outras.
Muitos pacotes de sementes oferecem diretrizes de espaçamento em seus rótulos. Não são brincadeira! Podem parecer grandes, mas levam em conta o tamanho maduro da planta vegetativa ou frutífera. O espaçamento adequado garante que cada espécime tenha espaço suficiente dos outros para que cresçam bem sem pragas, doenças ou problemas culturais.
Após o plantio, algumas plantas podem sufocar outras. Pode suas ervas perenes, remova ervas daninhas e corte galhos que dão sombra sobre seus canteiros. Com fluxo de ar regular, seus vegetais e frutas prosperarão da primavera ao outono.
Aumente os Níveis de Luz
Canteiros iluminados crescem melhor do que cantos escuros e lotados.
A luz é crucial para plantas saudáveis! Sem ela, os patógenos do oídio se espalham rápida e facilmente de espécie para espécie. Sombra parcial e total são condições propícias para a propagação de esporos. Impedindo-os de prejudicar suas anuais delicadas, exponha-os à luz solar.
Quando vegetais, arbustos floridos e espécimes frutíferos crescem com sol pleno, permanecem fortes e resilientes com caules saudáveis. Nunca é uma boa ideia colocar uma planta que ama o sol em um local sombreado. O oídio preencherá seu quintal, causando manchas pulverulentas onde quer que você olhe.
Garanta que suas culturas que amam o sol tenham acesso à luz solar direta antes que a condição ocorra para obter os melhores resultados. Se manchas pulverulentas aparecerem, aumentar os níveis de luz solar pode ajudar a evitar que se espalhem ainda mais.
Adicione Cobertura Morta
Palha ou composto evita que o solo respingue nas folhas.
A cobertura morta cobre o solo, então como pode evitar que o oídio se espalhe? Quando você coloca uma camada de cobertura morta, ela cobre o solo e quaisquer esporos fúngicos nele. Cobri-los impede que respinguem nas folhas quando você rega seu quintal.
Qualquer cobertura morta serve, desde que seja composta de matéria orgânica e se decomponha bem no solo. Composto, mofo de folhas e palha são algumas opções viáveis. Outras coberturas possíveis incluem lascas de madeira, folhas caídas e aparas de grama.
Elimine o Excesso de Fertilizante
Excesso de fertilizante transforma plantas em gigantes folhosos, não em flores.
Fertilizante alimenta as plantas, mas demais pode causar problemas de crescimento! Quantidades excessivas de fertilizante, especialmente aqueles ricos em nitrogênio, podem causar crescimento excessivo de folhas que é um terreno fértil para o oídio.
Se você suspeitar que seu solo tem muito fertilizante, tente eliminá-lo com um fluxo constante de água. Coloque uma mangueira em baixa, depois posicione-a sobre o solo para que a água se mova através do solo. Após uma ou duas horas, a água deve ter eliminado nitrogênio suficiente do local.
Um kit de teste de solo é uma maneira infalível de saber se seu solo está superfertilizado. Ele dirá o pH do solo, os níveis de nutrientes e quanto material orgânico está presente. Não testará para nitrogênio, pois o nutriente é incrivelmente móvel no solo. Em vez disso, observe sinais de excesso de nitrogênio, como crescimento abundante de folhas verde-escuras e poucas flores ou frutos.
Borrife Bicarbonato de Potássio
Use bicarbonato de potássio para controle de oídio e polinizadores saudáveis.
Se você tentar os métodos acima e o oídio ainda estiver se espalhando, considere usar um spray que interrompa os esporos em seu caminho. Bicarbonato de potássio é uma dessas soluções, pois cria um ambiente inóspito para o oídio. As manchas pulverulentas não se formarão ou se espalharão com aplicações repetidas.
O bicarbonato de potássio também é ideal porque não prejudica os polinizadores. Outros sprays, como óleo de neem e soluções com sabão, podem prejudicar abelhas, borboletas e mariposas. Em vez de criar um jardim mortal para insetos polinizadores, use um spray que previna a doença sem prejudicar a vida selvagem local. Aplique-o de manhã ou à tarde, quando os insetos não estão ativos, para protegê-los ainda mais de danos.
Para uma aplicação perfeita, use esta receita do jardineiro especialista Jacques no Jardim. Ele usa bicarbonato de potássio anualmente para reduzir infecções de oídio. Aqui está:
- 1 colher de sopa de bicarbonato de potássio em pó
- 1 colher de chá de sabão seguro para jardim
- 1 galão de água
Misture bem a solução, depois aplique nas suas plantas usando um pulverizador pressurizado para aplicações precisas.
Aplique um Antifúngico
Spray de leite é simples, mas eficaz—basta misturar e aplicar!
Outras soluções antifúngicas podem funcionar para evitar que o oídio se espalhe ainda mais. Enxofre, Bacillus subtilis e spray de leite são produtos viáveis. Siga as instruções nos rótulos dos produtos e aplique-os em dias calmos, sem ventos fortes, para que não se dispersem.
O spray de leite, embora pareça improvável, é uma solução possível para o oídio! O leite contém sal e aminoácidos que suprimem o crescimento fúngico. Faça um spray de leite misturando uma parte de leite com duas partes de água.
Embora o leite funcione, pode ficar com cheiro ruim em jardins quentes! Evite aplicá-lo quando as temperaturas estiverem altas e o tempo seco, pois causará cheiros podres em todo o jardim.
Plante Variedades Resistentes no Próximo Ano
Escolha variedades resistentes para facilitar a colheita do próximo ano.
Após uma batalha particularmente desafiadora com esta doença de plantas, você definitivamente vai querer evitá-la na próxima estação de crescimento! Uma maneira de reduzir sua ocorrência é com variedades de plantas resistentes que prosperarão apesar da presença fúngica.
Existem pepinos, abobrinhas, maçãs e ervilhas resistentes para jardineiros domésticos. Veja os rótulos dos pacotes de sementes para ver se dizem que são resistentes ao oídio. Se não disser, não é resistente.
Com variedades resistentes, práticas de cultivo saudáveis e uma solução de manejo pronta, essa condição será uma preocupação do passado. Adapte sua estratégia a cada ano à medida que aprende mais sobre como ela aparece em seu espaço.