Como e Quando Podar Rosas Trepadeiras

O que esperar nesse post

Rosas Trepadeiras

Há algo excepcional sobre as rosas trepadeiras que as torna poderosas e significativas no jardim. Poucas plantas podem produzir uma profusão espetacular de flores comparável a um exemplar bem cuidado. Um fator significativo para o poder de floração da sua rosa trepadeira é como e quando você a poda.

Os cultivares trepadores são um pouco diferentes em seus hábitos e necessidades em comparação com as rosas arbustivas. Seus longos e flexíveis ramos as tornam mais versáteis, e elas tendem a ter uma temporada de floração mais abundante. A maioria floresce na primavera, e algumas florescem novamente, produzindo uma segunda leva de flores no outono, se cuidadas adequadamente.

Como você poda sua rosa trepadeira é importante, mas ainda mais importante é o momento. Se você acertar o tempo, pode realmente maximizar a quantidade de flores que ela pode produzir. Vamos dar uma olhada nos diferentes propósitos da poda, como funcionam e quando você deve podar para obter os melhores resultados.

Cultivares de Floração Única

O melhor momento para podar as plantas depende da variedade de floração.

O aspecto da frequência de floração é o mais importante ao decidir quando podar sua rosa trepadeira. Antes de pegar suas tesouras, determine qual cultivar você tem e se é uma variedade de floração única ou repetida.

Para plantas que florescem apenas uma vez por ano (durante a primavera), você não deve podá-las na primavera. Fazer isso removerá os botões e reduzirá ou interromperá completamente o ciclo de floração. Aqueles que formam botões em madeira velha o farão logo após pararem de florescer no ano anterior. Esses botões permanecem intactos durante a dormência.

Para cultivares de floração única, o melhor momento para podar é imediatamente após terminarem de florescer. Isso geralmente acontece no início ou meio do verão. Você ainda pode fazer algum ajuste mais tarde na temporada, mas deve ser mínimo para evitar remover esses botões.

Como Fazer

Após as flores caírem, examine sua rosa trepadeira em busca de madeira morta, doente ou danificada antes de podar. As rosas trepadeiras geralmente têm alguns ramos centrais grossos com ramos menores e mais finos. Um par de tesouras ou uma pequena serra é útil para os ramos centrais, e uma tesoura de mão geralmente é suficiente para os ramos laterais menores.

Remova todos os ramos danificados, mortos e doentes, cortando diretamente acima do nó saudável mais próximo. Com rosas arbustivas, você deve identificar nós voltados para fora, mas isso é menos importante para variedades trepadeiras. Cortar acima de um nó dará uma aparência mais limpa, pois ele se ramificará a partir desse ponto, e qualquer caule restante se destacará sem crescimento adicional.

Depois de eliminar qualquer madeira morta, afine os ramos finos que impedem o fluxo de ar pelo meio da planta. Isso ajudará a minimizar problemas fúngicos. Para manter sua rosa mais compacta e controlar o tamanho geral, você pode podar os ramos mais substanciais em cerca de dois a três pés.

Dê à sua planta uma forma geral, removendo as pontas de todos os ramos com flores gastas. Isso incentiva o crescimento e a formação de novos botões. Se sua rosa estiver muito maior do que o espaço que você pretendia para ela, não hesite em cortá-la mais. Ela se recuperará, pois tolera bem a poda severa.

Inverno/Primavera

Do final do inverno ao início da primavera é o melhor momento para podar cultivares de floração repetida.

Para as que florescem repetidamente, o que inclui a maioria dos cultivares modernos, sua poda mais substancial deve ocorrer do final do inverno ao início da primavera. Você quer pegá-la no início de sua fase de crescimento para obter o máximo potencial de floração.

Como essas plantas florescem em madeira nova, você não precisa se preocupar em cortar os botões que teriam se formado no ano anterior, como é o caso das de floração única. Sua rosa gerará novos botões no novo crescimento, e a poda incentivará um crescimento abundante.

Como Fazer

Antes de sua planta começar a crescer na primavera é o momento ideal para esse tipo de poda. Concentre-se primeiro em remover qualquer madeira danificada, morta ou doente que possa ter crescido durante o inverno. Faça seus cortes diretamente acima de um nó em um ângulo de 45 graus, voltado para fora.

Depois de remover o peso morto, concentre-se no interior e crie espaço para que o ar e a luz alcancem os ramos internos. Afine os ramos finos que provavelmente não suportarão ou produzirão flores.

Dê à planta inteira uma poda leve para incentivar o crescimento adicional. Isso maximizará o número de botões que ela produz para sua primeira floração.

Floração Repetida

Após as primeiras flores caírem, a remoção das flores murchas incentivará uma segunda floração.

As instruções para floração repetida se aplicam à segunda categoria de rosas trepadeiras, mas devem ser feitas ao mesmo tempo que você podaria uma variedade de floração única. Após a primeira floração estar completa e as flores terem caído, uma poda leve é necessária para incentivar uma segunda floração mais tarde no verão, possivelmente no início do outono.

Como Fazer

Desta vez, tudo o que você realmente está fazendo é uma remoção completa das flores murchas de toda a planta. Em todos os lugares onde um ramo floresceu, corte a ponta. Embora a maioria das rosas se limpe sozinha, aqueles cachos terminais não cairão. Apenas as pétalas cairão.

Quando você cortar todos os cachos terminais, incentivará um novo crescimento. Desde que você faça isso cedo o suficiente na temporada, é provável que veja pelo menos mais uma floração.

Rejuvenescimento

Uma vez que a flor esteja dormente, pode as plantas no final do outono e remova qualquer crescimento fino, madeira morta, danificada e doente.

Se sua rosa estiver começando a parecer fina na base, com pouca ramificação e folhagem esparsa, pode ser hora de rejuvenescimento. Fazer isso aumentará o vigor e o crescimento geral da rosa quando a primavera voltar e ela entrar novamente em uma fase de crescimento.

Esse tipo de poda deve ocorrer no final do outono, após a primeira geada. Uma geada fará com que a rosa entre em dormência e perca algumas, se não todas, de suas folhas. A perda de folhas facilita a visualização da estrutura geral da planta. Podar muito cedo incentivará um novo crescimento que pode tornar a rosa mais vulnerável ao clima de inverno.

Como Fazer

A dormência é o melhor indicador de que é hora de podar uma rosa trepadeira para fins de rejuvenescimento. Comece com uma limpeza geral da madeira morta, danificada e doente. Afine o crescimento fino, como ramos mais finos que um lápis, que podem quebrar facilmente.

Depois de fazer algum trabalho preliminar, é hora de dar uma boa olhada na estrutura da planta. Sua rosa trepadeira provavelmente terá alguns ramos centrais maiores com ramos crescendo para fora deles. Remova quaisquer ramos cruzados que se esfreguem uns nos outros, pois isso causa fraqueza nos ramos que se esfregam.

Se algum ramo antigo no meio da planta se tornou improdutivo, remova-o até a base. As rosas podem produzir novo crescimento a partir da base, então elas se recuperarão.

Finalmente, se você notar que algum dos ramos maiores está perdendo vigor, corte-os para incentivar mais ramificações. Siga o ramo até o ponto onde a folhagem se espessa e corte logo acima de um nó saudável. Isso incentivará um crescimento mais cheio e arbustivo na primavera.

Continue sua leitura aqui