Como a maioria das plantas tuberosas e bulbosas, você vai querer dividir suas raízes de dálias de tempos em tempos. Isso evita que elas fiquem muito aglomeradas e compitam por espaço e nutrientes. Quando você divide os tubérculos de dálias, o número de plantas no seu jardim também aumenta gratuitamente. Quem não ama mais dálias!?
Se você está tirando seus tubérculos do armazenamento para dividi-los antes do plantio na primavera, pode pular os passos de um a cinco. Se você está dividindo-os em preparação para o armazenamento, terá um pouco mais de trabalho a fazer.
Os tubérculos de dálias são como uma mistura entre um bulbo de tulipa e uma raiz de gengibre. Eles são resistentes por fora e armazenam energia por dentro para dar às suas plantas um início vigoroso na primavera. Ranúnculos têm um sistema radicular semelhante, apenas muito menor.
Se você mora ao norte da zona 8, precisará desenterrá-los no outono para armazená-los durante o inverno. Em climas mais quentes, você só precisará desenterrá-los a cada poucos anos para dividi-los e replantá-los imediatamente. Aqui estão alguns passos a seguir para dividir tubérculos de dálias para plantas mais saudáveis e floríferas.
Aguarde a Primeira Geada
O clima frio indica o momento certo para desenterrá-los.
Se você estiver fazendo isso no outono, terá mais alguns passos e um pouco de tempo para se preocupar. É importante esperar o momento certo para desenterrar seus tubérculos para o inverno. Você quer dar a eles o máximo de tempo possível para armazenar energia e criar novos tubérculos para a próxima temporada. Quanto mais fortes forem esses tubérculos, melhor eles irão se desenvolver no próximo ano.
O momento ideal para desenterrar suas raízes é após a primeira geada forte, mas antes que o solo congele. A folhagem é sensível à geada e morrerá quando o tempo esfriar. Se possível, espere até que os caules e a folhagem fiquem marrons para removê-los. Apenas não espere tanto que o solo congele, pois isso matará as raízes.
Prepare-se para a Colheita
Corte os caules curtos antes de desenterrar para ajudar na formação de novos brotos.
Alguns dias antes de desenterrá-los, você vai querer cortar seus caules a cerca de cinco a sete centímetros de altura. Isso incentiva os tubérculos a formarem olhos. Esses olhos visíveis tornam muito mais fácil dividi-los. Uma vez que você remove os caules, a planta redireciona a energia para produzir novos caules, que se formam a partir dos olhos.
Os caules das dálias são ocos, o que os torna ótimos para transportar água para suas flores substanciais. O que você não quer é cortá-los e deixá-los encher de água se chover. Se houver previsão de chuva para a próxima semana, cubra os caules abertos com plástico para evitar a entrada de água.
Certifique-se de usar uma ferramenta limpa e afiada para cortar esses caules. Lembre-se de que você está abrindo-os para doenças e deixando-os vulneráveis. Você não quer introduzir patógenos nocivos que possam estar presentes nas suas ferramentas de poda. Uma solução de uma parte de água sanitária para dez partes de água os limpará adequadamente.
Cave com Cuidado
Um toque cauteloso agora significa plantas mais fortes na próxima temporada.
Os tubérculos de dálias podem parecer resistentes quando você os compra, mas nesta fase, a pele não está curada e será fácil de danificar. Isso significa que, ao desenterrá-los, é importante ser gentil e cauteloso sobre onde cavar e com quanta força.
Idealmente, um garfo de jardim é a melhor ferramenta para esta tarefa. Use-o ou uma pequena pá para soltar o solo em um diâmetro de cerca de 30 centímetros ao redor. Em seguida, tente levantar todo o aglomerado de raízes por baixo. Eu costumo ser muito cauteloso, mesmo para uma pá, e muitas vezes uso minhas mãos para levantá-los após soltar o solo ao redor.
Lave Bem
Lavar as raízes remove patógenos ocultos antes do armazenamento de inverno.
Depois de levantá-los do solo, use as mãos para trabalhar suavemente e remover o máximo de solo possível de entre eles. O solo carrega patógenos que podem causar doenças se entrarem em uma ferida aberta, que seus tubérculos terão após você dividi-los. Se você estiver armazenando-os, é ainda mais importante remover todo o solo.
Depois de remover o máximo de solo possível com as mãos, lave suas raízes em água em temperatura ambiente. Novamente, o objetivo é não deixar nenhum solo que possa abrigar patógenos nocivos. Tenha cuidado nesta tarefa, pois você não quer quebrar o aglomerado ainda.
Deixe Secar
Secar ao ar em toalhas de papel funciona como um encanto.
Uma vez limpos, deixe seus tubérculos secarem completamente. Eu os coloco em uma bandeja coberta com algumas camadas de toalhas de papel ou um pano de prato. Coloque-os em um local fresco e seco para permitir que a água seque e a pele endureça um pouco.
Se você estiver armazenando-os para o inverno, deixe-os curar por alguns dias. Você quer que a pele esteja completamente seca, mas o interior não deve secar. Se isso acontecer, você verá a pele começar a enrugar à medida que o interior seca e encolhe.
Ferramentas afiadas fazem cortes mais limpos que cicatrizam muito mais rápido.
É importante usar uma ferramenta limpa e afiada para fazer seus cortes. Você eliminou quaisquer patógenos deixados pelo solo. Agora, você quer evitar contaminá-los com quaisquer materiais potencialmente nocivos deixados em suas ferramentas de outras plantas.
Dependendo do tamanho e densidade dos tubérculos, você pode precisar de um tipo específico de ferramenta. Para tubérculos menores e mais delicados, uma faca afiada fará cortes limpos que cicatrizam rapidamente. Você quer que eles cicatrizem o mais rápido possível, porque se você plantá-los com essas feridas abertas, patógenos no solo podem fazer com que apodreçam.
Se você estiver lidando com raízes maiores e mais fibrosas, pode precisar de uma ferramenta maior. Um conjunto afiado e pontiagudo de tesouras de colheita ou tesouras de poda funcionará nesta situação. Uma faca afiada ainda pode fazer o trabalho, ou uma faca hori hori pode ser útil.
Seja qual for a ferramenta que você use, certifique-se de que esteja limpa para evitar doenças. O outro fator importante é a afiação. Ferramentas afiadas fazem cortes mais limpos, que cicatrizam mais rápido. Se você tiver que se esforçar para cortar suas raízes, corre o risco de rasgá-las, e então elas demoram mais para cicatrizar, tornando-as mais vulneráveis.
Remova Tubérculos Não Viáveis
Corte seções secas para manter as plantas fortes.
Neste ponto, se você estiver tirando-os do armazenamento, este é o passo a ser seguido. Inspecione suas raízes cuidadosamente para determinar sua saúde. Identifique quaisquer rachaduras e raízes secas com pele enrugada.
Algumas podem estar tão secas que o interior está esfarelando, enquanto outras podem apenas parecer a versão passa de um tubérculo. Remova essas usando sua ferramenta afiada e limpa, cortando-as no ponto estreito onde se juntam ao pescoço, que é o toco restante de um caule.
Identifique os Olhos
Cada raiz precisa de pelo menos um olho para brotar.
Antes de começar a dividir as raízes saudáveis, há uma chave importante para determinar onde você deve fazer seus cortes. Você precisa identificar os olhos. Pense em uma batata que ficou na despensa por muito tempo. Ela começará a produzir pequenos brotos onde estão os botões. Esses são os lugares onde os caules crescerão e eventualmente formarão novas plantas.
É o mesmo nas dálias. As novas plantas se desenvolverão a partir dos olhos ou botões. Inspecione seus aglomerados ao redor do pescoço ou do local onde se juntam. Procure pequenos nódulos que sejam verdes ou brancos e pareçam novos crescimentos, em vez da pele marrom e papirácea das raízes.
Corte seus tubérculos com base nesses olhos. Cada divisão precisa ter pelo menos um olho. Se cada tubérculo tiver um olho, ótimo! Você pode cortá-los todos individualmente. Se você tiver algum que não tenha um olho, pode deixá-lo preso a um que tenha. Essa planta usará a energia adicional armazenada para produzir folhagem e, eventualmente, flores.
Faça Cortes Limpos
Mantenha os cortes suaves para que a planta se concentre em florescer.
Vale a pena repetir mais uma vez que, ao dividir seus tubérculos de dálias, você quer que esses cortes sejam limpos—não apenas limpos em termos de materiais nocivos, mas também organizados e bem-feitos. Cortes irregulares demoram mais para cicatrizar, e sua planta aplicará energia nisso em vez de no crescimento. Uma vez que você tenha completado este processo, suas raízes recém-divididas estão prontas para serem plantadas por conta própria.