Como Cultivar Endro em Vasos e Recipientes

O que esperar nesse post

Por Que Cultivar Endro em Vasos?

O cultivo da erva em vasos pode ser feito se não houver acesso a um quintal, além de ser prático.

O endro cresce bem no solo, mas semear no jardim nem sempre é uma opção. Se você mora em um apartamento sem acesso a um quintal ou canteiro elevado, não precisa comprar endro velho no mercado. Em vez disso, você pode cultivar seu próprio endro em vasos ou recipientes.

O cultivo em recipientes também pode ser a escolha certa, mesmo se você tiver bastante espaço. Vasos e sacos de cultivo são fáceis de mover, permitindo colocá-los em um pátio ensolarado se o seu quintal for sombreado. Ter endro crescendo em uma janela ensolarada da cozinha também facilita colher alguns ramos quando quiser dar um toque especial a uma refeição.

Escolhendo o Vaso Certo

A erva pode se desenvolver em um vaso com 15 cm de largura.

Primeiro, é hora de escolher um vaso. O endro não desenvolve um sistema radicular grande, então você não precisa de um vaso grande. Se quiser cultivar apenas uma planta, um vaso de 15 cm de largura é suficiente. No entanto, se quiser cultivar endro com outras ervas, escolha um recipiente com pelo menos 30 cm de largura.

O material não é tão importante; terracota, plástico e cerâmica funcionam bem. Independentemente da opção escolhida, certifique-se de que o fundo tenha furos de drenagem para evitar solo encharcado. Você também pode usar sacos de cultivo de tecido que proporcionam drenagem e aeração naturais.

Selecionando o Solo Adequado

Use uma mistura de solo bem drenante, projetada para plantas em vasos.

Com o vaso em mãos, é hora de preenchê-lo com um meio de cultivo adequado. Evite pegar terra do seu quintal e usá-la para encher os vasos. Em vez disso, escolha uma mistura de solo bem drenante projetada para plantas em vasos.

As misturas de solo feitas de compostagem e materiais orgânicos, como fibra de coco ou turfa, também são uma ótima escolha, pois retêm água e fornecem nutrientes. No entanto, certifique-se de que a mistura também contenha materiais que auxiliem na drenagem—perlita e cascas de arroz são alguns exemplos.

Plantando Endro em Vasos e Recipientes

Depois de ter o vaso e a mistura de solo adequados, é hora de plantar seu endro. Você pode plantar sementes diretamente no vaso ou transplantar mudas.

Semear Endro Diretamente

As sementes podem ser semeadas diretamente no vaso preparado.

Se você tem sementes de endro e quer evitar o trabalho de transplantar, pode semear as sementes diretamente no vaso preparado.

O espaçamento ideal das plantas depende se você planeja colher folhas ou flores de endro. Se quiser colher as folhas jovens e tenras para saladas e guarnições, espaçe as sementes de 2 a 5 cm no vaso ou plante um grupo de três sementes a cada 10 cm. Um espaçamento maior, entre 10 e 15 cm, é recomendado para plantas que irão florescer.

Independentemente do espaçamento escolhido, coloque as sementes a 3 mm de profundidade e cubra-as com solo. Regue bem as sementes e coloque-as em um local com temperatura entre 16-24°C. As mudas devem emergir em uma a duas semanas.

Transplantando Endro

Quando as ervas são compradas, podem ser transplantadas para vasos para amadurecer.

Se você comprou uma planta de endro ou começou suas próprias mudas em bandejas, pode transplantá-las para um vaso para amadurecer. A maioria das plantas de endro é vendida com várias plantas em um único vaso. Esse grupo de mudas requer mais espaço do que uma planta, então plante-o a pelo menos 10 cm de distância de outras plantas.

Após o transplante, regue bem e evite expor seu endro a temperaturas extremamente quentes ou frias. As plantas podem apresentar alguma descoloração enquanto se recuperam do estresse do transplante, mas se recuperarão se você mantiver o solo úmido e fornecer as temperaturas ideais.

Cuidando de um Endro em Vaso

Siga estas dicas para manter seu endro em vasos e recipientes saudável.

Forneça Sol Pleno

As plantas crescem melhor em luz solar plena, com pelo menos 8 horas de exposição direta diária.

O endro cresce melhor quando recebe pelo menos oito horas de luz solar direta e intensa por dia. Um local ensolarado em uma varanda ou deck é ideal, mas uma janela de cozinha bem iluminada também pode funcionar bem. Embora esta erva possa sobreviver com menos luz, ela crescerá mais lentamente.

Mantenha o Solo Úmido

Vasos pequenos exigem regas mais frequentes, pois o solo aquece e perde água rapidamente.

Provavelmente, você precisará regar o endro cultivado em vasos e recipientes com mais frequência do que se estivesse cultivando a erva no solo. Isso porque o solo em vasos aquece mais rápido do que o solo e perde água em um ritmo mais rápido. Vasos pequenos exigem regas mais frequentes do que vasos maiores, então fique de olho no endro crescendo em recipientes de 10 cm ou 15 cm.

Seu objetivo é manter o solo ligeiramente úmido, mas não encharcado. Eu gosto de colocar um dedo no solo e regar quando a camada superior estiver seca. Use um regador ou mangueira para regar bem perto da base da planta.

Evite Geadas Fortes

Evite colocar o vaso ao ar livre quando houver risco de geadas fortes.

O endro pode tolerar uma ampla gama de temperaturas, então você não precisa se preocupar muito com o clima. No entanto, evite colocar vasos ao ar livre quando houver risco de geadas fortes. Se uma onda de frio inesperada surgir, você sempre pode mover os vasos para dentro de casa.

Plante em Sucessão Conforme Necessário

Para uma colheita contínua, o plantio em sucessão pode ser feito, mas plante as ervas em vasos diferentes.

Se você deseja desfrutar de uma colheita contínua de folhas de endro durante o verão, precisará plantar sementes mais de uma vez. Todo endro eventualmente florescerá e completará seu ciclo de vida, então plantar sementes a cada três semanas proporcionará uma colheita contínua.

Em vez de plantar sementes no mesmo vaso, coloque suas sucessões de endro em recipientes diferentes. Isso permitirá que cada rodada de plantas tenha espaço suficiente para crescer.

Colhendo Endro

As ervas podem ser colhidas a qualquer momento, mas é melhor esperar até que as folhas tenham pelo menos 10 cm de altura.

Você pode colher endro a qualquer momento, mas a maioria das pessoas espera até que as folhas finas tenham pelo menos 10 cm de altura. Se você plantou a partir de sementes, pode esperar colher as folhas cerca de 50 dias após a semeadura. Corte as folhas externas mais altas, deixando as folhas internas para amadurecer. Contanto que você siga este método de colheita, pode esperar colher cada planta por algumas semanas.

Se você quiser cultivar endro para flores, terá que esperar cerca de 90 dias. Cada planta produzirá várias flores amarelas que você pode cortar para desfrutar em um vaso ou adicionar a conservas.

Lidando com Problemas Comuns

A erva é relativamente livre de problemas, mas pulgões e lagartas da borboleta rabo-de-andorinha podem causar alguns problemas.

Felizmente, o endro é uma planta relativamente livre de problemas! Não enfrenta pressão séria de pragas ou doenças, especialmente se você fornecer a luz e umidade ideais.

Dito isso, os pulgões às vezes se tornam um problema. Se você notar essas pequenas pragas em suas plantas, limpe-as com um pano ensaboado ou borrife-as com um jato forte de água.
Se o seu endro em vaso estiver crescendo ao ar livre, você pode notar lagartas pretas, verdes e amarelas em suas plantas. Estas são as larvas da borboleta rabo-de-andorinha, e raramente causam danos sérios a plantas grandes. No entanto, você pode removê-las de suas plantas se notar que estão comendo uma grande quantidade da folhagem.

Continue sua leitura aqui