9 Variedades Incomuns de Manjericão para Plantar Nesta Primavera

O que esperar nesse post

Manjericão

O manjericão é uma erva de clima quente que vem em muitas variedades incomuns além dos tipos italianos comuns. São perfeitos para colher em maços e ter um sabor fresco de verão. O Ocimum basilicum cresce vigorosamente à medida que as temperaturas da primavera se aproximam do verão. As plantas produzem muitas folhas saborosas e aromáticas para uma colheita contínua. Você pode até semear uma rodada sucessiva para garantir uma colheita fresca durante toda a estação, à medida que os espécimes originais ficam com caules lenhosos ou florescem (flores e sementes).

O manjericão é uma erva atraente para a paisagem comestível, canteiro elevado ou vaso. Ele até cresce dentro de casa o ano todo na situação certa e com um pouco de sorte. Dependendo da variedade, as plantas apresentam folhas largas e verdes frescas ou estreitas e verdes escuras, e até mesmo belos tons de roxo. O manjericão provavelmente se originou na Índia e viajou pelo mundo para se tornar proeminente em pratos italianos e tailandeses.

Vários tipos e cultivares oferecem diferentes formas, sabores e aplicações culinárias. Manjericões italianos, como o ‘Genovese’, têm folhas grandes e doces, enquanto o manjericão tailandês tem folhas mais estreitas com um toque de sabor de alcaçuz ou anis.

Cultive o manjericão em pleno sol com solo organicamente rico e bem drenado e colha as folhas regularmente. Belisque os picos de flores para manter o melhor sabor, pois as flores tiram energia das folhas. O manjericão é sensível e morre com geadas leves. É uma das ervas mais fáceis de cultivar, com resultados prolíficos e usos versáteis.

‘Everleaf Emerald Towers’

Cresce alto, mas permanece compacto para pequenos jardins.

‘Everleaf Emerald Towers’ tem um hábito único ereto e colunar que o torna ideal para canteiros elevados e vasos. Denso e folhoso, se espalha de 20 a 30 cm enquanto cresce em direção ao céu.

‘Everleaf Emerald Towers’ atrasa a floração até mais tarde na estação, significando folhas saborosas com menos beliscões e remoção de flores. Ao lado do manjericão doce tradicional, você verá flores precoces bem antes de ‘Emerald Towers’ florescer (até 8 semanas antes).

‘Emerald Towers’ é bem ramificado com caules curtos para manter o hábito robusto e arrumado. Colha as folhas regularmente para promover o novo crescimento. A variedade robusta resiste ao murchamento por Fusarium e ao míldio.

‘Lemon’

O hábito de espalhamento baixo preenche espaços com vibrante cor verde.

O manjericão-limão adiciona um toque com notas cítricas e um sabor e aroma picantes. Mesmo as folhas estreitas e verde-limão iluminam o arranjo comestível. Compacto e arbustivo com caules curtos, ‘Lemon’ tem um hábito de espalhamento baixo de 50 cm de largura.

Também chamado de manjericão-limão tailandês ou manjericão lao, é um complemento tradicional na culinária do sudeste asiático. Use também para dar sabor a vinagretes, coquetéis, frutos do mar e qualquer outra criação culinária criativa. Belisque uma folha para um toque de aromaterapia e o cheiro de verão.

‘Piccolino’

Rápido de crescer, está pronto para a colheita em poucas semanas.

‘Piccolino’ é uma das variedades de manjericão mais fofas e incomuns, sendo uma das menores. Ornamental e comestível, forma um monte suave cheio de pequenas folhas para arredondar um vaso ou borda de canteiro.

As ervas adoráveis suportam calor e umidade e amadurecem rapidamente, prontas em cerca de 50 dias a partir da semente. Com um sabor suave e apimentado, são deliciosas adicionadas a saladas e como guarnições frescas, além de pestos, sopas e pratos cozidos.

Tulsi

Tolerante à geada e resistente, estende a estação de crescimento.

Tulsi é um manjericão sagrado com propriedades únicas. Uma seleção sagrada no hinduísmo, tulsi é reverenciado por seu uso ayurvédico histórico para melhorar a saúde, incluindo alívio do estresse como adaptógeno, especialmente em chás. Qualidades selvagens incluem seu aroma de cravo, pimenta e fruta, e flores lilás-rosadas.

Picante e frutado, tulsi faz um chá aromático ou banho relaxante. Após a floração, pode resemeadura sem beliscões. O manjericão sagrado tulsi é tolerante à geada, proporcionando uma estação prolongada.

‘Lettuce Leaf’

Esta variedade é lenta para florescer, então a colheita dura mais.

Para uma experiência de manjericão cheia de sabor e textura, procure ‘Lettuce Leaf’. Folhas largas de 15 cm de comprimento têm dobras delicadas e saborosas. Adicione ‘Lettuce Leaf’ a saladas ou use como envoltório para capturar o molho enquanto adiciona o sabor clássico do manjericão.

‘Lettuce Leaf’ é altamente produtivo e lento para florescer. As folhas desta variedade incomum de manjericão chamam a atenção no recipiente e no prato, e o sabor doce nos faz querer mais (embora os verdadeiros amantes de manjericão apreciem essas folhas grandes).

‘Cardinal’

Folhas verdes brilhantes têm um charmoso toque de borgonha.

‘Cardinal’ é uma variedade incomum de manjericão por sua exibição. Apresenta grandes flores roxo-avermelhadas entre folhas verdes brilhantes e densamente compactadas. O novo crescimento mostra tons de borgonha entre as rosetas de flores e folhagem.

Com um aroma avassalador, basta um pouco para dar sabor a um prato. Mas a alta ornamentação é nova, seja como um destaque entre outros ou no vaso. Variedades únicas de manjericão fazem adições dinâmicas a buquês para refrescar o visual, seja para flores ou folhagem.

‘Purple Petra’

A folhagem roxa profunda cria um contraste impressionante no jardim.

‘Purple Petra’ traz folhas ricas e acetinadas com partes superiores roxo-escuras e inferiores mais claras. As folhas grandes têm um sabor suave e doce que não domina um prato. Se permitido florescer, procure flores de lavanda no final do verão.

Use as folhas marcantes para adicionar uma cor não convencional ao canteiro e à refeição. Ou, cultive com variedades verdes para um perfil expansivo de sabor e cor.

‘Cinnamon’

É perfeito para vasos perto de pátios para repelir mosquitos.

O manjericão canela, também chamado de manjericão de especiarias mexicano, contém um composto que lhe confere um leve sabor de canela. Altamente aromático, pode até ajudar a repelir mosquitos (embora provavelmente você precise cultivar muitos). Cultive variedades com fragrância ousada em vasos e ao longo de bordas próximas a áreas de estar para testar a teoria do repelente.

O manjericão canela tem folhas verde-escuras com veios claros em roxo-avermelhado. Os caules são roxo-real e complementam as flores lavanda-rosadas. Combine ‘Cinnamon’ com manjericão-limão e variedades doces tailandesas para uma variedade de notas de especiarias, cítricas e anis para escolher.

‘Purple Ruffles’

Folhas grandes e enrugadas roubam a cena em qualquer canteiro.

‘Purple Ruffles’ é outra variedade de folhas escuras e vencedora do All-America Selections por sua folhagem impressionante que é textural com margens serrilhadas e um efeito enrugado. Em tons de roxo brilhante, a folhagem grande e franjada é tanto ornamental quanto saborosa.

Use ‘Purple Ruffles’ em vasos para contrastar com ervas verdes e anuais floridas (seleções comestíveis como calêndula e malmequeres seriam adoráveis). Ou use como planta de canteiro para cor agrupada e uma colheita pronta. Na cozinha, adicione drama como guarnição, em pestos ou cozidos em sopas e massas.

Procure ‘Amethyst Improved’ para um manjericão quase preto com folhas lisas, brilhantes e voltadas para baixo. A venação dá padrão e textura, mas é a cor rica e distinta que faz este se destacar.

Continue sua leitura aqui