9 Maneiras de Revitalizar Seu Jardim Sem Alarmar os Vizinhos

O que esperar nesse post

Rewilding do Jardim

Rewilding do jardim trabalha em direção a uma paisagem resiliente e funcional que apoia o habitat para polinizadores, vida selvagem e humanos também. Sistemas bem equilibrados incorporam uma diversidade de plantas, especialmente espécies nativas, bem adaptadas às condições locais de cultivo e que evoluem com os insetos e animais da área. Suas raízes extensas melhoram as condições do solo, infiltram águas pluviais e controlam a erosão.

Se você está trabalhando para rewilding do seu quintal, conhece todas as vantagens de equilibrar nossos espaços naturais. Ser respeitoso com os vizinhos e oferecer um senso de ordem faz parte desse equilíbrio. Espaços rewilded podem ser encantadoramente bonitos. Eles transformam e energizam uma paisagem, vibrando com atividade passiva.

Com bom planejamento e gestão, os jardins duradouros são mais autossustentáveis do que de alta manutenção. Tanto ornamentais quanto ecológicos, alguns passos-chave podem ajudar a rewild seu jardim enquanto minimizam a perturbação aos vizinhos. Com sorte, eles se inspirarão a seguir seu exemplo.

Avaliar Objetivos e o Local

Este processo começa com um conceito orientador e um plano para guiar as decisões.

Antes de começar, observe o local e pense sobre seus objetivos para o espaço. Considere elementos como utilidades, estruturas e árvores. Decida se começará em pequenas partes, adicionando ao longo do tempo, ou fará uma grande mudança. Começar pequeno ajuda a sentir o local em seu novo papel sem chocar a vizinhança.

Mesmo trabalhando em fases, é útil ter um conceito orientador e um plano para guiar as decisões. Desde o layout dos canteiros até a seleção de plantas, um design de paisagem fornece uma base para a evolução. Há um risco que vem com a transformação, e nem tudo parecerá bom o tempo todo. Erros são aceitáveis. A natureza ajuda a resolver.

Se você deseja expertise profissional, contrate um designer de jardins. O ajuste certo achará o projeto um sonho. Ou visite seu viveiro local para aproveitar seu extenso conhecimento sobre o que funciona melhor em sua área e quais nativas estão disponíveis para atrair polinizadores e para um desempenho durável com baixa manutenção e requisitos mínimos de água.

Obter plantas de alta qualidade é um bom passo para um desempenho atraente e confiável, algo que os vizinhos apreciarão. O banco de dados de busca de plantas da National Wildlife Federation é uma ferramenta útil para aprender quais plantas são específicas para sua área de cultivo e os insetos parceiros que elas atraem. Muitos estados ou localidades têm programas de certificação ou iniciativas de paisagismo para rewild com vizinhos. Eles frequentemente emitem placas que você pode colocar em seu quintal para compartilhar informações sobre a transformação.

Observar Sol, Solo e Umidade

Observe e anote as condições do local, incluindo exposição ao sol, condições do solo e drenagem.

Observar as condições do local também inclui anotar a exposição ao sol, condições do solo e drenagem. Avalie como a luz solar se move pelo espaço ao longo do dia, anotando áreas de sol pleno e sombra. Paredes e copas de árvores podem sombrear áreas conforme o sol se move e influenciar a seleção de plantas no jardim.

As prioridades para o solo são composição e drenagem. Se o local tem boa drenagem, muitas plantas se adaptam. Se permanecer úmido ou tiver áreas pantanosas, adapte a seleção às especificidades do local. Se o seu local for principalmente seco, espécies tolerantes à seca são o caminho a seguir. Espécies nativas da sua área se adaptarão a várias condições.

Crie Barreiras Estratégicas

Crie bordas informais e definidas para ocultar partes das paisagens.

Para aumentar sua privacidade, crie uma barreira ou tela plantada. Barreiras estrategicamente colocadas ocultam partes da paisagem que você prefere não destacar da vista da rua, mas também da vista interna olhando para fora. Além disso, bordas de arbustos e árvores contribuem para o rewilding enquanto isolam seu quintal de olhares curiosos. Telas também adicionam beleza; use-as para definir espaços e esculpir a vista. Repita plantas de outras áreas do jardim para que se misturem harmoniosamente.

Telas são tão informais quanto uma borda perene alta ou um único arbusto ou agrupamento. Elas também podem ser estruturais, como uma cerca viva perene. Para criar bordas definidas, confie em uma mistura de espécies perenes e decíduas. As perenes ancoram a paisagem o ano todo e garantem um senso de fechamento. Arbustos floridos adicionam cor e fragrância e beneficiam polinizadores e vida selvagem.

Estratificar a Paisagem

Estratificar envolve incorporar plantas e flores com várias alturas e formas.

Um componente principal do rewilding é apoiar a biodiversidade. Cultive uma diversidade de espécies de plantas para apoiar um sistema de jardim bem equilibrado. A variação fornece habitat valioso e também traz apelo multissazonal, garantindo que sempre haja algo interessante acontecendo visualmente.

Estratificar incorpora plantas com diferentes alturas e formas. Escolha plantas compatíveis com requisitos de crescimento sobrepostos para cada zona do jardim, e faça a maioria delas espécies nativas.

Seja começando com uma tela em branco ou trabalhando em sua paisagem existente, uma boa regra é considerar primeiro espécimes maiores. Incorpore espécimes maiores para equilibrar a casa e embeleze com arbustos de menor crescimento, perenes, anuais e coberturas de solo. Adicione perenes a cada camada para oferecer um visual estável o ano todo.

Converter o Gramado

Gramados podem equilibrar canteiros naturalizados, ajudar a definir espaços e fornecer contraste.

Se você está trabalhando com gramado, determine quanto gostaria de preservar. O gramado pode emprestar equilíbrio a canteiros naturalizados em bairros onde há uma associação de moradores. E, desempenha um papel visual e funcional, dependendo dos usos do seu quintal. Ele ajuda a definir espaços de jardim e dá um contraste limpo a canteiros cheios.

Começar pequeno pode ser uma boa abordagem para lidar com o gramado. Com o plano para o local maior, realizá-lo em fases e converter o gramado ao longo do tempo é viável. Você aprenderá quais plantas realmente funcionam no local à medida que o processo continua. Amplie canteiros ou adicione novos para reduzir a quantidade de gramado. Transicione-o para seleções de prado ou pradaria, ou coberturas de solo alternativas e gramíneas nativas.

Se você deseja preservar algumas áreas gramadas, reduza a frequência de corte. Deixe crescer um pouco mais entre as sessões.

Mantenha Bordas Limpas e Defina Espaços

Uma maneira simples de melhorar o apelo visual é limpando bordas ao longo de canteiros, bordas e caminhos.

Bordas limpas ao longo de canteiros, bordas e caminhos são uma maneira simples de melhorar o apelo visual em um jardim selvagem. Elas definem um espaço sem inibir nenhum dos objetivos gerais. Paredes empilhadas de pedra, caminhos interligados e elementos naturais repetidos adicionam unidade e coesão. Uma linha limpa de cobertura cria uma borda também. Onde as plantações são soltas e transbordantes, um contraste em materiais repetidos se torna o unificador.

Linhas de jardim são uma maneira de aumentar o apelo estético para visitantes do jardim e observadores. Elas são um elemento de design importante e informam como nos movemos através de um espaço, física e visualmente. Elas enquadram o layout do local e incluem caminhos, forma dos canteiros, paredes, pátios e bordas de lagos. Opte por linhas fortes, sejam curvas ou retas, em vez de pequenos movimentos em ziguezagues ou pequenas ondas. Preste atenção especial no planejamento das linhas dos canteiros e como suas formas se relacionam para uma leitura agradável da paisagem em geral.

Crescer Verticalmente

Crescer verticalmente pode expandir o interesse visual do espaço.

Aproveite o espaço vertical para rewild com vizinhos. Qualquer coisa, desde um cesto suspenso até uma treliça ou arco, se torna uma oportunidade para expandir o interesse visual de maneira inesperada. A verticalidade também maximiza a área de cultivo e ocupa pouco espaço no solo.

Considere uma trepadeira nativa em flor, como o madressilva coral (Lonicera sempervirens), a cipó-cruz (Bignonia capreolata) ou a flor-da-paixão (Passiflora incarnata) para escalar um arco ou decorar um poste. Estas se tornam pontos focais bonitos, suavizam estruturas e definem uma área. Junto com vasos e recipientes, tornam possível rewild um pequeno espaço como uma varanda ou pátio.

Oculte as Partes Funcionais

Elementos benéficos podem levar tempo para se decompor, e para manter uma aparência limpa, é melhor ocultar algumas partes.

Para rewild com vizinhos, pode ser útil ocultar algumas das partes que levam tempo para se decompor (compostagem) ou podem parecer desarrumadas (galhos, pilhas de arbustos, áreas de terra nua). Estes são elementos benéficos que devem fazer parte do rewilding, mas pode ser melhor organizá-los fora de vista para menos incômodo.

Muitas associações de moradores ou municípios exigem que os residentes removam folhas e detritos caídos. Principalmente, isso se relaciona a manter uma aparência geral limpa evitando que se espalhem. Se necessário, tire os elementos funcionais da linha de visão. Mova-os para quintais ou cantos, ou proteja-os com plantações para que fiquem invisíveis. Desta forma, não afetarão a visualização da rua.

O risco de incêndio é um fator importante para regiões áridas propensas a preocupações com incêndios; é possível ter um quintal naturalizado enquanto segue práticas essenciais de jardinagem à prova de fogo. Estas existem para reduzir o acúmulo de combustível perto de estruturas. Adapte o conceito à sua situação local para trabalhar com seus vizinhos.

Use as Folhas de Forma Discreta

Retenha criativamente as folhas caídas usando-as como cobertura ou empilhando-as para se tornarem mofo de folhas.

Em vez de varrer e limpar a queda natural de folhas do outono para combinar com a vizinhança, seja criativo em retê-las para benefícios de habitat e solo. Abelhas nativas, borboletas e mariposas nidificam e passam o inverno em folhas caídas e caules ocos. Anfíbios, invertebrados, pássaros canoros e pequenos mamíferos passam o inverno no abrigo de plantas em pé, troncos, pilhas de arbustos, paredes de pedra, folhagem e solos saudáveis.

A queda de folhas do outono também oferece isolamento de inverno para plantas e enriquece a nutrição do solo à medida que se decompõem. Há um mundo de biodiversidade sob as folhas, e deixá-las é uma prática amiga dos polinizadores, tão essencial quanto plantar perenes, arbustos e árvores floridos.

Existem maneiras de ser sutil ao deixar as folhas, como varrê-las para os canteiros do jardim e ao redor das árvores como cobertura. Folhas inteiras são melhores para habitat de insetos que passam o inverno e mais. Se você tiver excesso de folhas, empilhe-as (em um local escondido, se necessário) para se tornarem mofo de folhas, um condicionador de solo para cobrir canteiros.

Resista a Cortar Tudo no Inverno

Deixar as plantas entrarem em dormência durante o inverno pode proporcionar uma aparência naturalista ao quintal.

Em vez de colocar o jardim para dormir, seja seletivo sobre o corte de inverno. Este é outro período em que muitas pessoas estão ocupadas arrumando, mas algumas perenes são melhores deixadas em pé em dormência. Sua folhagem e caules fornecem isolamento de inverno para a coroa, o que é especialmente benéfico para cultivadores marginalmente resistentes em climas frios. Aqueles com vagens de sementes e frutos vistosos fornecem interesse sazonal duradouro e forragem tardia para pássaros canoros. Caules e galhos se tornam locais de nidificação e abrigo para polinizadores que passam o inverno.

No jardim rewilding, o inverno traz alto interesse visual. Considere manter aqueles para saúde das plantas, interesse único ou serviços ecológicos intactos. Pode ser necessário ajustar nossa estética para apreciar o valor de um jardim de inverno naturalista, mas ele está repleto de vida, mesmo em dormência. Esta é outra oportunidade onde perenes pontilhadas pela paisagem são valiosas.

Continue sua leitura aqui