9 Doenças da Batata para Ficar de Olho Nesta Temporada

O que esperar nesse post

Meu Irmão e as Batatas

Meu irmão uma vez me disse, quando perguntado sobre o que ele gostaria de ver adicionado ao menu de Ação de Graças, que ele nunca encontrou uma batata de que não gostasse. Acho que esse sentimento se estende a muitos de nós, então não é surpresa que elas sejam uma cultura tão popular para cultivar.

Para uma raiz aparentemente robusta, há várias doenças que podem afetar uma plantação de batatas. Isso não significa que elas sejam difíceis de cuidar, apenas que há uma série de problemas que você pode encontrar.

Por causa da maneira como crescem, pode ser difícil identificar algumas doenças antecipadamente. No entanto, muitas delas causam sintomas que se manifestam na folhagem, e esses são mais fáceis de diagnosticar e tratar. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns com batatas que você pode observar enquanto sua plantação cresce.

Requeima Precoce

Anéis escuros nas folhas com bordas amarelas exigem ação.

O fungo Alternaria solani é o responsável por causar a requeima precoce. Esta doença fúngica afeta outras plantas da família das solanáceas, como batatas, tomates e pimentões. Aparece durante períodos de condições excessivamente úmidas e se espalha por gotas de água. Afeta desproporcionalmente as plantas estressadas.

Os sintomas aparecem primeiro na folhagem madura na forma de lesões marrons escuras. Elas podem ser circulares ou angulares, e às vezes anéis concêntricos aparecem, criando a aparência de um alvo. Eventualmente, as folhas infectadas ficarão amarelas e, por fim, cairão. Os tubérculos ficam marrons e têm uma textura cortiçosa.

Manter suas plantas saudáveis é a melhor prevenção, pois não causará tanto dano a uma colheita forte. Fertilize regularmente para manter um fornecimento constante de nutrientes e certifique-se de controlar as pragas. A rega adequada é essencial, pois condições encharcadas são a maneira mais provável de espalhar a doença.

Assim que você notar os sintomas, aplique um fungicida para mitigar os danos. Se você agir cedo o suficiente, este é um tratamento eficaz. Repita a aplicação algumas vezes em intervalos de sete a dez dias.

Requeima Tardia

Fungo branco sob as folhas é seu primeiro sinal de alerta real.

A requeima tardia é outra doença fúngica das batatas e do restante da família das solanáceas. É causada pelo patógeno Phytophthora infestans. Ela se espalha mais agressivamente durante períodos de clima frio e úmido, resultando em batatas deformadas com manchas marrons ou roxas. Algumas variedades são mais suscetíveis do que outras e sofrem danos mais severos.

Inicialmente, manchas encharcadas de água aparecerão nas folhas inferiores. À medida que as lesões crescem, se o clima secar, elas ficam marrons no centro. As bordas brancas indicam que a doença está proliferando ativamente. Após o clima secar, as bordas das lesões ficam amarelas, e infecções severas podem causar um odor particular.

Boa higiene das plantas é a melhor prevenção. Regue com moderação durante períodos de clima úmido e nebuloso. Evite irrigação por aspersão e pratique rotação de culturas com uma cultura não afetada pela doença, rotacionando fora de áreas onde a requeima estava presente. Inspecione as plantas regularmente e remova qualquer uma com danos sérios para evitar que se espalhem para plantas saudáveis.

Algumas variedades são mais resistentes do que outras, então tente escolher essas quando começar. Afine as plantas, permitindo melhor circulação de ar para conter a propagação de esporos.

Murcha de Verticillium

Folhas inferiores ficam amarelas antes de tudo desbotar.

A murcha de Verticillium é outra doença comum da batata causada pelo patógeno Verticillium dahliae ou V. albo-atrum. É um problema sério que pode levar à morte precoce das vinhas e redução dos rendimentos. O fungo vive no solo e também é espalhado por tubérculos infectados. Estresse, causado por seca, infestação de insetos e deficiência de nutrientes, torna a planta mais suscetível.

Os sintomas incluem murcha, especialmente de um lado antes de se mover para o outro, e folhas que ficam amarelas das folhas inferiores para cima. O tecido próximo ao solo pode escurecer antes que as plantas morram, geralmente antes de atingir a maturidade.

Comece com variedades resistentes a doenças de uma fonte confiável. Faça rotação de culturas, pois esse patógeno pode viver no solo por mais de uma década. Mantenha suas batatas fertilizadas e regadas para reduzir o estresse e manter um bom cuidado com as plantas.

O fungo Trichoderma pode atuar como um controle biológico para a murcha de Verticillium, mas é difícil de encontrar comercialmente. Ele pode inibir o crescimento da doença e promover a saúde das plantas. Fazendas maiores podem ter sorte com a fumigação do solo, mas isso requer zonas de amortecimento que não são possíveis de alcançar em jardins domésticos. Plantas afetadas devem ser removidas e descartadas o mais rápido possível.

Rhizoctonia

Peles tortas e manchas ásperas indicam que algo deu errado.

Também chamada de crosta negra ou cancro do caule, essa doença vem do fungo Rhizoctonia solani, e é conhecida por danificar severamente as culturas se não for tratada. Ela causa tubérculos deformados e manchas duras de preto ou marrom na pele que são difíceis de remover. Também pode matar novos brotos.

Você pode identificar essa doença pelas lesões marrom-avermelhadas que ela deixa em caules e brotos jovens, e cancros nos caules, tanto antigos quanto novos. Em alguns casos, tubérculos aéreos podem crescer acima do solo.

Use sementes livres de doenças de uma fonte confiável. Plante suas batatas em solo quente e seco e evite regar em excesso. Remova as vinhas assim que morrerem para evitar a proliferação da doença no solo.

Fungicidas para solo podem ser eficazes, e alguns controles biológicos, como Trichoderma, também ajudam, embora não existam muitas formas de Trichoderma disponíveis para jardineiros domésticos. Faça rotação de culturas anualmente, plantando solanáceas apenas a cada dois anos.

Podridão Mole do Caule e Tubérculo

Boa drenagem evita muitos problemas no futuro.

Também chamada de perna preta, essa doença bacteriana causa um bloqueio no caule da batata, que interrompe o transporte de água. Causada por Pectobacterium carotovorum e Dickeya, o fluxo de água bloqueado faz com que o caule apodreça, e, por fim, os tubérculos também. As bactérias aparecem em detritos de plantas e no solo.

Você verá os efeitos primeiro nos caules, que ficam pretos e moles. Se você puxá-los enquanto estão úmidos, eles se soltarão do solo facilmente e parecerão viscosos. Em clima seco, eles se tornarão quebradiços e ocos. Nos tubérculos, a podridão mole, úmida e de cor creme também pode ter manchas afundadas de cor bronzeada e um líquido laranja pode estar presente.

Compre de uma fonte confiável e manuseie seus tubérculos com cuidado. Evite machucá-los ou cortá-los. Mantenha suas ferramentas limpas e certifique-se de plantar em um espaço com boa drenagem. Espere até que o solo aqueça a 10°C antes de plantar.

Desenterre qualquer tubérculo afetado imediatamente e descarte-o. Não compostar, pois as bactérias podem viver no seu composto. Certifique-se de lavar suas batatas antes de armazená-las e curá-las em alta umidade e temperaturas frias para ajudar a parar a podridão.

Vírus do Enrolamento da Folha da Batata

Uma vez que a folhagem se enrola e estala, o crescimento geralmente desacelera.

O vírus do enrolamento da folha da batata se espalha através de pulgões enquanto se alimentam das folhas de batata, e é responsável por reduzir o rendimento e a integridade da sua colheita. Eles podem vir nos pulgões, ou podem pegá-los se a doença estiver presente em algum dos seus tubérculos. O vírus infecta todos os tubérculos de uma planta infectada.

O nome diz tudo, esse vírus faz com que as folhas mais jovens se enrolem para cima ao longo das margens. A folhagem afetada pode ser de cor clara e parecer seca e crocante. Uma vez que atinge a folhagem madura, a planta e os tubérculos provavelmente estão atrofiados.

Controlar as populações de pulgões é fundamental, e obter seus tubérculos de uma fonte confiável. No entanto, é difícil controlar uma vez que os pulgões estão presentes. Cobertura refletiva pode dissuadi-los. Descarte os resíduos de plantas adequadamente e não deixe folhagem potencialmente doente no chão.

Não há tratamento direto, então prevenir sua propagação é a melhor direção a seguir. Controle as populações de pulgões atraindo predadores benéficos e usando remoção manual ou outros métodos de remoção seguros para polinizadores.

Podridão Anelar

Quando os tubérculos mostram um anel escuro, problemas seguem.

A podridão anelar é resultado de uma infecção com o patógeno bacteriano Clavibacter michiganensis sepedonicus. Ela causa descoloração e pode tornar seus tubérculos mais suscetíveis a outros tipos de podridão e doenças fúngicas. Seu nome vem da aparência dos tubérculos quando cortados ao meio, um anel escuro é visível ao redor da borda externa da polpa.

Além do óbvio anel marrom no tubérculo, afeta o sistema vascular da planta. As folhas podem descolorir e murchar, e os tubérculos provavelmente apodrecerão.

Plante seus tubérculos inteiros, não os corte em pedaços. Faça rotação de culturas a cada dois anos e use boa higiene de jardinagem e ferramentas limpas. Arranque qualquer batata voluntária.

Não há controles conhecidos para esta doença, então a prevenção é fundamental.

Mofo Branco

Excesso de água e fertilizante convida problemas que você pode prevenir.

A doença do mofo branco é um efeito do patógeno fúngico Sclerotinia sclerotorum. Ela pode causar estrangulamento do caule e, em última instância, morte de toda a planta. Isso é incomum e acontece em casos graves.

Os primeiros sinais são lesões encharcadas de água nos caules perto do nível do solo. Essas manchas desenvolvem um micélio branco e, gradualmente, se expandem. Escleródios se desenvolverão dentro do tecido em decomposição, e a planta pode murchar devido ao estrangulamento do caule.

A rotação de culturas é muito eficaz na prevenção desta e da maioria das outras doenças. Evite regar em excesso, especialmente durante períodos de chuva excessiva. Evite também fertilizar em excesso, pois a folhagem em excesso pode ficar lotada e impedir a circulação de ar.

Fungicidas foliares são um tratamento eficaz para o mofo branco, mas são sistêmicos e geralmente menos disponíveis para jardineiros domésticos. Aqueles que contêm fluopyram são particularmente úteis, mas, novamente, é melhor simplesmente remover a planta e descartá-la em um jardim doméstico. O uso de fungicidas sistêmicos em menor escala requer uma zona de amortecimento que jardins menores podem não conseguir alcançar.

Mancha Foliar de Phoma

Regar por cima convida problemas, então regue com cuidado.

A mancha foliar de Phoma também é conhecida como praga negra, e é causada por um fungo chamado Stagonosporopsis andigena. Embora afete principalmente as folhas, pode se mover para os caules e, por fim, para os tubérculos. Uma vez nos tubérculos, pode causar gangrena ou podridão de fossas.

Pequenas manchas pretas começam a aparecer nas folhas inferiores primeiro e depois se espalham para o resto da planta. As manchas crescem e se conectam até que toda a folha fique preta e pareça queimada. Lesões podem se mover para os pecíolos e caules se você não tratá-las prontamente.

Como em todas as doenças, compre ou adquira seus tubérculos de uma fonte confiável e inspecione-os antes de plantar. Tente ser gentil e não machucar seus tubérculos. Faça rotação de culturas. O uso de fungicida sistêmico também pode fornecer alguma proteção, mas esta não é uma solução orgânica e pode não estar disponível para jardineiros domésticos. Evite regar por cima e mantenha uma boa circulação de ar.

Concentre-se na prevenção, acima de tudo. Se você notar as manchas pretas características se desenvolvendo nas folhas inferiores, a remoção manual é útil. Afine as plantas para aumentar a circulação de ar.

Continue sua leitura aqui