Então, você quer criar uma borda de jardim que seja tanto bonita quanto duradoura.
Eu entendo completamente. Bordas criam limites e organização na paisagem. Elas definem caminhos, espaços de convivência ao ar livre e fazem seu jardim parecer mais planejado e decorativo.
Construir uma borda pode ser demorado e caro, dependendo do que você planeja cultivar. O tamanho e a localização da borda são fatores a considerar, assim como o seu clima e solo. Se você quer uma borda que fique bonita o ano todo, escolha plantas com múltiplas estações de interesse.
Se você escolher anuais ou plantas que só ficam bonitas em uma estação, provavelmente terá mais trabalho ou um espaço que parece inferior por uma ou duas estações. Vamos dar uma olhada em algumas ideias fáceis de borda que manterão as margens do seu jardim bonitas e planejadas pelo maior tempo possível.
Hortênsias e Gramíneas Ornamentais
Crie um limite duradouro misturando flores com gramíneas ornamentais.
Para criar uma borda duradoura, é importante adicionar plantas que ofereçam mais de uma estação de interesse. Hortênsias e gramíneas ornamentais são ótimas para isso. As hortênsias começam a brotar na primavera e florescem durante o verão. No outono, deixe as flores secarem no arbusto. Elas durarão nos meses de inverno dessa forma.
As gramíneas ornamentais também têm uma qualidade duradoura. Elas adicionam uma textura nova, misturadas com as hortênsias de folhas maiores. Suas folhagens surgem no início do ano, florescem no verão e outono, e a maioria tem lindas cores de outono. Você pode deixá-las no jardim durante o inverno como economia de espaço.
A combinação dessas duas plantas cria uma base maravilhosa para anuais e perenes floridas. Adicione um arbusto perene aqui e ali para manter tudo verde o ano todo.
Ervas Mediterrâneas
Terracear um jardim de ervas pode tornar outras plantas de tamanho semelhante visíveis.
Você não pode exagerar no uso de ervas na borda. Suas folhagens aromáticas e flores bonitas são agradáveis para os visitantes humanos e atraentes para polinizadores. Muitas são perenes, e outras são atraentes por três estações.
Muitas ervas são nativas de regiões como o Mediterrâneo, onde o solo é rochoso e as secas são comuns. O alecrim é uma perene resistente que se torna arbustiva com o tempo. A hortelã pode ser agressiva, mas se você procura uma planta fácil que ocupa espaço, não há nada melhor.
Se você estiver inclinado, terracear em um jardim de ervas é encantador. Isso permite ver mais plantas de tamanho semelhante, elevando algumas a um nível mais alto. Você também pode criar limites dessa forma, o que conterá aquelas plantas mais agressivas.
Resistentes e Texturais
Combinar equinops e equináceas produz uma combinação de cores deslumbrante que atrai polinizadores.
Crie uma borda robusta com perenes que têm um charme duradouro. Esta combinação de equináceas e equinops é ideal. A combinação de cores é deslumbrante, e ambas são atraentes para polinizadores.
Ambas mantêm suas cabeças de sementes espinhosas por um longo período, alimentando pássaros no outono e inverno. Elas têm uma estação de floração extra longa, especialmente se você for diligente em remover as flores murchas. Esta combinação tolerante à seca é ótima se você prefere um visual mais selvagem e natural em suas bordas.
Sálvias e Flores Diversas
Plante sálvias ao lado de anuais e perenes floridas para ter uma paleta de cores sempre em mudança.
A sálvia é uma planta fantástica se você quer algo que exija esforço mínimo e produza uma profusão de flores. Encontre uma variedade que cresça no tamanho apropriado e considere o plantio em massa ou a intercalação de outras plantas floridas entre elas.
Plante uma variedade de anuais e perenes floridas que floresçam em diferentes estações. Assim, você terá uma paleta de cores sempre em mudança e algo novo para admirar em cada estação. Esta combinação é ideal para jardineiros de clima quente que cultivam sálvia como perene.
Pesado em Perene
Diversos perenes e coníferas funcionam bem juntos e produzem uma combinação versátil e duradoura.
Se você vive em um clima mais frio e quer manter um jardim bonito o ano todo, considere plantar uma variedade de perenes. Junípero, cipreste falso, buxo e várias coníferas trabalham juntos para criar uma obra-prima textural.
Esta é realmente a combinação mais versátil e duradoura. Você não pode errar com perenes. Se você ama flores, certifique-se de deixar espaços aqui e ali para adicionar algumas anuais floridas. Adicione algumas pieris japonesas, uma perene que produz lindos cachos de flores brancas e folhagens que mudam de cor.
Texturas Suaves
Gramíneas ornamentais adicionam cor e textura aos perímetros.
Esta mistura deslumbrante de gramíneas ornamentais prova que muito de uma coisa boa ainda é uma coisa boa. Eu amo a textura suave e variações sutis de cor. Escolha gramíneas que floresçam em diferentes estações para adicionar ainda mais cor e textura às suas bordas.
Muitas gramíneas ornamentais mudam de cor no outono, tornando-se tons mais vibrantes de laranja, vermelho e até roxo. No inverno, elas têm um aspecto rústico e fornecem abrigo para insetos e pequenos animais hibernarem. Aqui, há algumas perenes e anuais de longa floração misturadas para adicionar flores maiores e tons mais brilhantes na primavera e verão.
Paisagismo Minimalista com Palmeiras
Palmeiras e plantas semelhantes proporcionam uma paisagem limpa, clássica e minimalista.
Para bordas marcantes em jardins de clima tropical, utilize palmeiras e outras plantas semelhantes que criam uma vibração estrutural. Esta paisagem limpa, clássica e minimalista incorpora palmeiras, dracenas, ave-do-paraíso e topiárias de cítricos.
As árvores cítricas são encantadoras o ano todo. Elas têm flores perfumadas e frutos de cores vivas. A dracena é tipicamente uma planta de interior, mas em climas quentes, prospera ao ar livre e requer manutenção mínima. É fácil manter esta borda com aparência polida durante todo o ano.
Plantas à Prova de Seca
Plantas tolerantes à seca são ótimas para perímetros de jardins em climas quentes.
Outra ótima ideia para bordas em climas quentes são suculentas e outras plantas tolerantes à seca. Aqui, o agave se mistura lindamente com aloe vermelho e outras suculentas floridas. Todas são perenes, então ficam bonitas de primeiro de janeiro a trinta e um de dezembro.
Algumas espécies de agave toleram temperaturas tão baixas quanto -20°C, tornando-as adequadas para zonas 6-11. Alguns tipos de sedum e sempervivum também são bons para climas frios, com alguns que sobrevivem ao inverno nas zonas 2 e 3. Sua tolerância à seca e hábitos de crescimento contidos as tornam de baixa manutenção. Elas são improváveis de sair de controle e sempre parecem bem cuidadas.
Buxo e Camélia
Buxos e camélias combinam bem, destacando-se mutuamente.
Esta combinação perene será limpa e verde na maior parte do ano. Se você ama simplicidade com um toque especial, esta é a combinação perfeita. As camélias são mais altas e apresentam um maravilhoso pano de fundo para os buxos mais compactos. Os buxos têm folhagem densa e modelada que é fácil de cuidar e manter.
A beleza desta combinação é mais pronunciada no inverno, quando as camélias florescem em tons de rosa, vermelho e branco. Estas duas plantas ficam lindas juntas, mas também fazem um pano de fundo ideal para outras anuais e perenes floridas que morrem no inverno. Elas manterão as coisas com aparência intencional e viva durante os meses frios.