9 Belas Variedades de Aquilégia para Jardins de Sombra

O que esperar nesse post

Como os Pássaros no Voo: As Flores de Aquilégia

Como pássaros em voo que balançam na brisa, as flores de aquilégia encantam a borda sombreada na primavera e no início do verão. Seu nome científico (do latim aquila para “águia”) reflete a semelhança de suas pétalas esporadas com a garra de uma águia. O nome comum aquilégia deriva do latim “pomba”. Suas flores pendentes com esporas, pétalas e estames suspendem-se delicadamente de caules esguios. Sua graça fácil e sem esforço e formas florais leves trazem um ornamento detalhado com uma base perene robusta.

Flores de Aquilégia Após Inverno Frio

As aquilégias emergem após invernos frios com folhas frescas e flores que logo seguem. As flores inclinadas variam de vermelho intenso e amarelo a azuis suaves, roxos e rosas. Beija-flores frequentam as esporas tubulares em busca de néctar, e pássaros se alimentam das sementes no outono. Além das flores, há folhas compostas atraentes, lobadas e em forma de montículo.

Variedades de Aquilégia para Jardins Sombreados

Com espécies nativas da América do Norte e suas muitas variedades, as flores de aquilégia são adequadas para bosques, jardins de pedras, jardins de chalés e plantações nativas, polinizadoras e de flores silvestres. Elas crescem lindamente na borda sombreada e em vasos, adicionando alto ornamento e apelo delicado. Embora tolerem exposições variadas, as seguintes variedades de aquilégia iluminam o jardim sombreado com seu estilo inegável.

McKana Giants Blend Columbine Seeds

McKana Giants são linhagens superiores desenvolvidas por suas flores muito grandes (3″), bela gama de cores e longas esporas graciosas. Excelentes para jardins de pedras, canteiros perenes e áreas de flores silvestres. Crescem e florescem bem à sombra densa. As flores adicionam graça aos arranjos de flores frescas. Vencedor do All-America Selections, 1955.

Compre na Botanical Interests

Sobre a Aquilégia

Elas permanecem perenes, a menos que as temperaturas caiam ou subam demais.

A aquilégia pertence à família ranunculaceae (Ranunculaceae) com ranúnculos, clematis, heléboro e esporinha. Elas crescem bem em climas com invernos frios e verões amenos, com cerca de 60 a 70 espécies de Aquilegia no hemisfério norte. As flores têm cinco sépalas (formando o cálice), pétalas internas e esporas vistosas.

As perenes de curta duração se naturalizam em suas condições de cultivo ideais por meio de caules subterrâneos e ressemeadura. As variedades de aquilégia crescem facilmente a partir de sementes e se ressemeiam em condições ideais (mas não são invasivas ou agressivas). Semeie diretamente no final do inverno ou no outono para passar o inverno e fornecer estratificação a frio. A aquilégia é um exemplar de clima frio e se beneficia de um período frio de 30 dias ou mais para germinar. Espalhe as sementes na superfície do solo e cubra levemente com terra.

Com um habitat natural ao longo das bordas de bosques, clareiras e margens de rios, a aquilégia cresce melhor em solos moderadamente úmidos e bem drenados. As perenes robustas e adaptáveis toleram condições variadas, mas a umidade regular mostra o crescimento e a floração mais vigorosos. Elas prosperam à sombra densa, embora muitas se adaptem a exposições variadas. Proteja-as do sol intenso da tarde para evitar queimaduras. O benefício da sombra leve também estende a floração.

A aquilégia é semi-perene e retém suas folhas basais, a menos que as temperaturas sejam muito frias ou muito quentes, quando as plantas entram em dormência até que as temperaturas se estabilizem. Corte a folhagem desgastada ou cansada no meio para o final do verão para um novo crescimento, e deixe-a de pé por sua folhagem atraente até a geada pesada. Como bônus, a folhagem é resistente a cervos e coelhos.

Rocky Mountain Blue

Floresce como origami com pétalas violetas, centros brancos e estames amarelos.

A aquilégia azul das Montanhas Rochosas é uma variedade nativa de flores silvestres da América do Norte. As graciosas flores em forma de origami ganham vida após longos invernos. A herança traz flores violetas e brancas com estames amarelos.

Folhas compostas atraentes emergem rapidamente à medida que as temperaturas aquecem, seguidas por flores inclinadas. Beija-flores e outros apreciam o néctar das flores tubulares, e pássaros se alimentam das sementes no outono.

Aquilegia corulea é uma vencedora de prêmios, detendo o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society por seu desempenho e ornamento. A Flor do Estado do Colorado é uma beleza clássica entre o grupo.

Western Red

Possui flores em forma de estrela cadente que prosperam em jardins de bosques de maio a julho.

A aquilégia vermelha ocidental tem flores impressionantes vermelhas e amarelas voltadas para baixo. Com sépalas externas vermelhas erguidas e o nariz de pétalas amarelas liderando o caminho, as flores se assemelham a uma estrela cadente colorida. O espetáculo dura de quatro a seis semanas no início do verão, geralmente de final de maio a julho em sua faixa nativa. A resistente flor silvestre tolera condições variáveis e prospera em uma borda de bosque sombreada.

A espécie nativa da América do Norte é longeva e ocorre naturalmente nos estados das Montanhas Rochosas do Norte, Nevada, Califórnia e Noroeste do Pacífico. Ela se estende pela Colúmbia Britânica, Alberta, Território de Yukon e Alasca. Cresce em uma variedade de elevações, desde matagais úmidos e prados subalpinos até a linha de árvores alpinas.

A aquilégia vermelha ocidental cresce em tipos de solo variados, desde composições mais pesadas que retêm umidade até locais arenosos bem drenados. Elas são relativamente tolerantes à seca, mas, como outras espécies, florescem melhor com rega regular.

Eastern Red

Esta variedade de aquilégia cresce no leste da América do Norte, com esporas vermelhas ricas em néctar e pétalas amarelas cheias de pólen.

A aquilégia vermelha oriental é outra espécie nativa da América do Norte, desta vez crescendo no Canadá e nos EUA a leste das Montanhas Rochosas. O antigo favorito do jardim ostenta o status de Prêmio de Mérito de Jardim. As flores pendentes vermelhas e amarelas balançam e balançam nas pontas dos caules. As esporas vermelhas apontam para cima e fornecem néctar para beija-flores e mariposas-falcão. As pétalas amarelas e os estames proeminentes caem abaixo e fornecem pólen para abelhas.

A aquilégia vermelha oriental forma uma suave moita basal de folhas azul-esverdeadas arredondadas e lobadas. Atraente mesmo quando não está em flor, a folhagem se torna amarela no outono para um interesse sazonal adicional antes da dormência. Os caules eretos se ramificam esparsamente a partir da base para suportar a floração do final da primavera ao início do verão. Exemplares saudáveis e maduros florescem em uma massa giratória.

A aquilégia vermelha oriental cresce à sombra e em luz difusa, mas também tolera pleno sol, desde que haja muita umidade, especialmente em climas amenos. Ela se naturaliza em condições de cultivo ideais, formando uma bela colônia entre bulbos de final de primavera e perenes de bosque como hosta, gerânios resistentes, dicentra e astilbe.

Songbird ‘Bluebird’

‘Bluebird’ exibe flores em pervinca com estames amarelos e pétalas internas brancas que se voltam para cima.

‘Bluebird’ tem um arranjo de pétalas de face aberta em tons de aquarela. Enquanto as flores de aquilégia geralmente se inclinam, a série Songbird se volta para cima para exibir suas alegres pétalas de cata-vento. ‘Bluebird’ exibe cachos de flores de três polegadas em pervinca com pétalas internas brancas e estames amarelos no centro.

Outras seleções impressionantes na série incluem ‘Cardinal’ em vermelho profundo e rosa-branco e ‘Blue Jay’ com flores em violeta profundo e branco. ‘Goldfinch’ tem uma forma floral escultural com copos amarelo-limão cercados por esporas mais claras.

‘Bluebird’ é um destinatário do AGM por seu hábito compacto, grandes flores e desempenho quase sem esforço. Esta variedade, como a maioria, prefere solos bem drenados.

Clementine ‘Salmon Rose’

Possui pétalas rosa-salmão franjadas sem esporas, lembrando um pompom ou clematis.

‘Clementine Salmon Rose’ mistura o complemento de cores com pétalas de rosa a salmão e estames amarelos. As flores semidobradas são voltadas para cima e aparecem em cachos, como pompons franjados no caule. Lembrando clematis ou mini-dálias, as flores totalmente petaladas não têm esporas.

‘Clementine Salmon Rose’ é uma florífera profusa entre as variedades de aquilégia. A série Clementine oferece plantas compactas e arbustivas com características de flores duplas e sem esporas. Seu hábito curto as torna ideais para recipientes e para a frente da borda.

Procure por ‘Clementine Blue’ com pétalas azul-violeta claras e ‘Clementine Red’ em rosa brilhante. A série floresce por quatro a seis semanas no início da estação quente.

‘Little Lanterns’

É compacta, com sinos pendentes vermelho-amarelos e folhagem que atrai beija-flores.

‘Little Lanterns’ é um cultivar de aquilégia vermelha oriental (A. canadensis). Uma seleção compacta, sua estatura diminuta a torna adequada para pequenos espaços e vasos. Muitos sinos de flores amarelos e vermelho-rosados aparecem em caules curtos. Acima da folhagem basal azul-esverdeada, as lanternas pendentes são um farol para beija-flores de garganta rubi.

Enquanto alguns cultivares mais novos não se ressemeiam, ‘Little Lanterns’ se auto-semeia e se naturaliza onde é mais feliz. Também cresce facilmente a partir de sementes. Plante em múltiplos para um buffet completo de polinizadores.

Como seu progenitor, a boa resistência a mineradores de folhas torna a perene menos suscetível a danos causados por pragas. Os mineradores de folhas estão entre as poucas pragas que incomodam as aquilégias, e a espécie mostra apenas danos menores dos insetos.

‘McKana Giants Blend’

Este vencedor de prêmio tem grandes pétalas em rosa, roxo e amarelo com designs de esporas em forma de estrela.

Este vencedor do prêmio All-America Selections de 1955 traz flores gigantes para o grupo. Com camadas de pétalas em tons suaves e ousados, a variedade de herança continua sendo uma favorita. De tons de rosa e amarelo misturados com azul profundo, roxo e marrom, suas pétalas “estrela dentro de uma estrela” e esporas vistosas adicionam intriga.

As flores de três polegadas se erguem acima da folhagem semelhante a samambaia em caules esguios, fazendo-as flutuar em uma exibição graciosa. A elegância fácil de ‘McKana Giant’ faz uma flor de corte adorável e duradoura. Colha os caules no início do dia e escolha aqueles com cerca de metade do cacho aberto.

Como todos no gênero, as longas esporas são ricas em néctar com adaptações evolutivas adaptadas a polinizadores com bicos estreitos ou línguas longas. Beija-flores, mariposas-esfinge (falcão), borboletas e abelhas visitam em busca de néctar, e abelhas frequentemente coletam pólen.

‘Earlybird™ Red and White’

‘Red and White’ exibe esporas vermelho-rosadas, pétalas brancas e centros amarelos com marcas ousadas.

A série Earlybird™ surge na primavera com flores voltadas para cima em caules curtos. Cachos de flores de esporas longas ondulam acima de uma moita compacta de folhagem.

‘Red and White’ produz massas de flores com esporas vermelho-rosadas e pétalas internas brancas. Uma mancha rosa correspondente marca os centros e envolve um conjunto de estames amarelos.

Outros na coleção incluem ‘Purple and White’ em vermelho-púrpura aveludado e ‘Red and Yellow’ com pétalas douradas onduladas e esporas vermelho-rosadas.

‘Krigami™ Deep Blue and White’

A série Krigami oferece flores precoces com pétalas índigo-brancas e centros amarelos em cachos verticais.

Este cultivar florífero é único na forma floral, mas também porque traz flores no primeiro ano. Muitas variedades de aquilégia florescem em seu segundo ano, então uma flor no primeiro ano é um deleite sem a espera.

A série Krigami™ ostenta crescimento vertical e flores voltadas para cima além de sua floração precoce. Em índigo e branco, pontilhadas com centros amarelos, as flores brilhantes de ‘Deep Blue and White’ brilham na borda do bosque.

Procure por ‘Krigami™ Rose and Pink’ para uma profusão de tons de vermelho profundo e claro. ‘Yellow’ traz uma massa de amarelo suave, e ‘Light Blue and White’ uma nuvem de azul claro.

Continue sua leitura aqui