9 Alternativas ao Bambu para Telas de Jardim em Casa

O que esperar nesse post

Como muitos jardineiros, eu amo o visual do bambu

Como muitos jardineiros, eu amo o visual do bambu e a eficiência com que ele cria uma tela de privacidade em um espaço. Muitas pessoas recorrem a esta planta como uma tela devido à sua facilidade de cuidado e crescimento extra-rápido. No entanto, a maioria dos tipos, e em particular os tipos de crescimento rápido, são invasivos em muitos lugares e podem criar um problema quando crescem além do espaço designado.

O fator vizinho

Há também o fator vizinho. Embora possa parecer que você está criando uma tela de privacidade visualmente agradável, seus vizinhos podem não gostar quando essa tela cresce além dos limites pretendidos e continua a invadir a propriedade deles. Existem até implicações legais para plantá-lo em alguns lugares!

Alternativas ao bambu

Nem todo bambu é invasivo em todos os lugares, mas é importante identificar as diferenças, o que abordaremos em breve. Enquanto isso, aqui estão algumas ótimas alternativas ao bambu que você pode usar para criar uma tela de privacidade em seu espaço.

Switchgrass

Seu crescimento vertical faz dele uma tela de privacidade natural. Se você está procurando controle de erosão, o switchgrass é excelente para esse propósito. Suas raízes profundas manterão seu solo no lugar. A variedade ‘Heavy Metal’ é deslumbrante, produzindo toneladas de pequenas flores rosas no verão, e depois mudando para tons ousados de laranja dourado no outono. É adaptável ao ambiente e até cresce em áreas com drenagem deficiente.

Juncus (Junco Comum)

Perfeito para bordas de lagoas, adiciona estrutura e textura. Se você está procurando uma planta que tolere solo encharcado, o junco comum é uma ótima opção. Este perene formador de touceiras tem um hábito de crescimento vertical atraente e cria um interesse linear na paisagem. Cresce até quatro pés de altura, o que não é tão alto quanto a maioria dos tipos de bambu, mas é de baixa manutenção e praticamente livre de pragas e doenças.

Se você quer plantar e esquecer, o junco comum é a planta nativa perfeita para suas áreas com solo úmido. Em áreas quentes, permanece verde o ano todo. Em climas frios, a folhagem verde fica amarela no outono. Fica lindo em jardins aquáticos e é perfeito para emoldurar uma lagoa ou outro corpo d’água.

Big Bluestem ‘Indian Warrior’

É perfeito para adicionar privacidade com seu toque natural e arejado. ‘Indian Warrior’ é uma grama mais alta, o que a torna perfeita para criar privacidade. Naturaliza-se bem e fica ótima em um cenário de prado ou pastagem. A folhagem alta é de um profundo tom bordô a roxo e combina com as flores, que aparecem no final do verão. Esta é uma grama, então, como outras, as flores não são individualmente notáveis, mas os sprays são bonitos e interessantes na paisagem.

Indian Grass (Capim-Indiano)

Suas cabeças de sementes douradas ficam deslumbrantes em arranjos secos. Outro capim nativo da América do Norte, o capim-indiano é uma planta formadora de touceiras atraente, com folhagem azul-esverdeada. No verão e outono, produz grandes plumas de flores com estames amarelos brilhantes. Elas são bastante altas e secam bem, tornando-as ótimas para arranjos secos.

O capim-indiano é tolerante à seca, por isso é ótimo para locais que você pode esquecer de regar. Gosta de bastante luz e tolera uma ampla gama de tipos de solo. Não se preocupa muito com a disponibilidade de nutrientes e é uma ótima planta para controle de erosão. Há poucos problemas de pragas ou doenças com o capim-indiano.

Fargesia ‘Campbell’

Esta beleza não invasiva traz um toque tropical aos jardins. Eu mencionei que nem todos os bambus são invasivos, então se você realmente precisa ter aquele visual de bambu verdadeiro, experimente uma espécie de Fargesia. Estes são bambus verdadeiros, mas em vez de emitirem corredores que invadem o quintal do vizinho e se espalham cada vez mais, eles têm um hábito de formação de touceiras. Há uma ampla gama de alturas. Eu tenho um que tem cerca de 7,5 metros de altura, enquanto outros podem chegar a cerca de três metros.

Fargesia crescerá até uma certa largura na maturidade e, em seguida, permanecerá relativamente do mesmo tamanho. Para algumas variedades, isso pode ser de um metro e vinte, para outras pode ser de três metros. Certifique-se de escolher uma variedade que se adapte ao seu espaço. ‘Campbell’ é impressionante com caules de um verde-azulado profundo que têm bainhas de colmo brancas. É dramático e bonito.

Pyracantha ‘Victory’

Cachos de bagas iluminam lindamente as paisagens de inverno. O Pyracantha tem uma aparência diferente do bambu, mas fará um ótimo trabalho criando aquela tela de privacidade alternativa que você está procurando. É perene, com folhagem densa e brilhante, e tem um maravilhoso hábito de floração. Grandes cachos de flores brancas florescem em ramos graciosamente arqueados no início do verão. Eles são seguidos por bagas vermelhas brilhantes que permanecem até o inverno.

A folhagem nova é bronze, adicionando outra estação de interesse na primavera. Esta planta tem espinhos, por isso é boa para manter pessoas e animais dentro ou fora. ‘Victory’ é um cultivar grande que atinge cerca de três metros de altura. Espalha-se para uma largura semelhante, e uma fileira dessas cria um efeito impressionante.

Aronia (Chokeberry Vermelho)

Cachos de bagas vermelhas brilham contra folhas de outono ardentes. O chokeberry vermelho tem um apelo semelhante ao Pyracantha, com folhagem semi-perene e bagas brilhantes. Na primavera, floresce profusamente com pequenas flores brancas que fornecem uma boa fonte de alimento precoce para polinizadores. As abelhas, em particular, gostam delas. Uma abundância de bagas vermelhas que se assemelham a groselhas seguem as flores.

Nativo da América do Norte, o chokeberry vermelho forma colônias e tem cores de outono deslumbrantes. Tem casca exfoliante, que, junto com as bagas brilhantes, dão a este arbusto um apelo de inverno. Se você é um amante da natureza, esta é uma ótima planta para usar como tela. Além das flores alimentarem polinizadores, as bagas são uma ótima fonte de alimento para muitos pássaros que passam o inverno.

Cacto Cerca Mexicana

Suas costelas espinhosas criam uma barreira natural com estilo. Se você quer uma tela realmente legal e única e vive em um clima quente e árido, o cacto cerca mexicana é impressionante e intrigante. Com até 6 metros de altura e formação de colônias, esta é uma cerca única e bonita. Caules altos e com costelas têm espinhos ao longo das costelas, tornando-os ótimos para manter fora qualquer coisa que você não queira em seu quintal.

O cacto cerca mexicana floresce na primavera com flores rosas ou verdes. Estas dão lugar a frutos vermelhos comestíveis que fazem boas conservas. Os frutos soltam suas sementes, que é como as colônias se formam. Isso não acontece da noite para o dia, mas se tornará uma tela bastante atraente com o tempo. Tem excelente tolerância ao calor e é resistente ao frio até cerca de -4°C.

Cipreste de Leyland

Mantenha-o podado para uma cerca viva alta e deslumbrante. Para aqueles locais que exigem uma tela de privacidade imponente, o Cipreste de Leyland é ideal. É um crescimento rápido e faz uma escolha perene atraente e popular para criar privacidade na paisagem. Tem folhagem densa e exuberante e cresce em uma forma cônica ordenada. É um conífero e pode crescer a uma taxa de até um metro por ano nos primeiros anos.

Embora possa atingir alturas de até 18 metros, é possível mantê-lo aparado e podado em uma cerca viva deslumbrante. Plantados próximos uns dos outros, um grupo deles formará uma parede densa. Embora tenham seus desafios, poucas plantas criam uma tela de privacidade tão eficaz em tão pouco tempo.

Continue sua leitura aqui