Tomates: Introdução
No geral, tomates não são difíceis de cultivar. Por isso, muitos jardineiros não apenas os cultivam, mas muitos começam por eles. Os tomates são uma porta de entrada para uma horta completa.
Se você está cultivando tomates este ano, deve estar preparado para lidar com qualquer problema que surja. Existem várias razões pelas quais suas plantas de tomate podem sofrer estresse, o que pode se manifestar em plantas debilitadas e tomates de qualidade inferior. Vamos dar uma olhada em alguns fatores de estresse comuns e como corrigi-los para obter uma colheita abundante de tomates saborosos.
Calor
Tomates são plantas que amam calor, mas existe excesso de uma coisa boa. Especialmente em climas mais quentes, muito sol ou calor pode estressar toda a sua horta, incluindo suas plantas de tomate.
A faixa de temperatura ideal para essas plantas é cerca de 29°C durante o dia e 21°C à noite. Quando os dias se aproximam de 35°C e as noites não caem abaixo de 27°C, suas plantas param de produzir pigmentos vermelhos. Se você está cultivando uma variedade vermelha, isso fará com que seus tomates fiquem laranja. Nesse tipo de calor, eles podem parar de amadurecer completamente.
Em clima quente, você pode ver queda de flores e crescimento atrofiado, além de frutos que se recusam a amadurecer. O calor pode interromper a polinização e fazer suas folhas ficarem amarelas ou marrons. Eventualmente, as folhas podem secar e morrer.
Como Corrigir
Se você vive em um clima quente, escolha variedades adequadas. Certos tipos são mais tolerantes ao calor do que outros. Considere ‘Solar Fire’, ‘Heatmaster’ ou ‘Celebrity’. Oferecer sombra à tarde também é útil nesse tipo de clima.
Mantenha seus tomates hidratados, pois plantas hidratadas são mais tolerantes a todos os tipos de estresse. Mantenha os ramos inferiores podados para promover a circulação de ar, o que manterá o interior da planta mais fresco.
Use cobertura morta para ajudar o solo a reter a umidade e oferecer alguma proteção e isolamento às raízes. Se uma onda de calor estiver chegando, colha seus frutos verdes. Os tomates continuam a amadurecer após serem colhidos.
Problemas de Água
Tanto excesso quanto falta de água podem causar estresse nas plantas de tomate. Vamos falar primeiro sobre a falta de água, já que é mais fácil de corrigir.
Falta de Água
Tomates com falta de água ficarão murchos, estressados e podem ter folhas enroladas. No geral, a falta de água leva a crescimento atrofiado, queda de flores e folhagem morrendo. Normalmente, você pode resolver esse problema antes que algo extremo aconteça.
Como Corrigir
Regue bem e regularmente. Sempre regue na base da planta, onde a água irá diretamente para as raízes em vez de evaporar. Regar pela manhã também ajudará a água a chegar às raízes antes que o calor cause evaporação do solo. Uma camada de cobertura morta também ajudará a manter a umidade no solo.
Excesso de Água
Muita água pode causar sintomas semelhantes à falta de água. Você pode ver folhas amarelas e murchas, indicando podridão radicular ou outros problemas fúngicos. Fungos, em geral, são o problema mais prejudicial causado por muita umidade.
Como Corrigir
Permita que o solo seque ligeiramente entre as regas, mas não deixe secar completamente. Sempre regue ao nível do solo, em vez de por cima. Água na folhagem pode resultar em doenças fúngicas como oídio.
Se a drenagem for um problema, trabalhe para corrigi-la para que o solo drene adequadamente. Desbastar a folhagem permitirá mais luz solar no interior da planta, o que também ajudará a reduzir problemas fúngicos. Sempre regue pela manhã. Solo úmido à noite é um terreno fértil para fungos.
Falta de Nutrientes
Folhas amareladas geralmente indicam falta de nitrogênio no solo.
Tomates são plantas que exigem muitos nutrientes para se desenvolverem bem. Deficiências de ferro e magnésio causam clorose, que é o amarelecimento entre as veias. Deficiências de cálcio e potássio podem causar enrolamento das folhas e podridão apical em muitos casos.
Outro problema de nutrientes é a deficiência de nitrogênio, que faz com que as folhas fiquem pálidas, amarelas ou avermelhadas. A falta de fósforo pode se manifestar em folhas escurecidas e crescimento atrofiado.
Essas deficiências podem resultar de uma falta geral ou esgotamento de nutrientes no solo. Elas também podem ser resultado de solo muito alcalino ou solo que não é regado adequadamente. Tomates precisam de solo levemente ácido para converter seus nutrientes em uma forma que possam utilizar.
Como Corrigir
Fertilizar regularmente é a principal maneira de prevenir a deficiência de nutrientes e o estresse em suas plantas de tomate. Também é uma boa ideia realizar um teste de solo para ver se seu solo está carente de algum dos macro ou micronutrientes que suas plantas precisam. O teste também indicará o pH do seu solo, o que é uma informação útil.
Certifique-se de regar consistentemente. Isso permite que suas plantas absorvam os nutrientes presentes no solo. Se um fertilizante balanceado não for suficiente, considere comprar uma fórmula que atenda às necessidades específicas de uma planta de tomate.
Excesso de Nutrientes
A podridão apical geralmente aparece quando o cálcio é suprimido.
Assim como a falta de nutrientes pode ser um problema, o excesso também pode ser problemático. Excesso de nitrogênio leva a um crescimento verde excessivo e baixa produção. Suas plantas serão bonitas, mas produzirão menos frutos e de menor qualidade. Se o excesso for extremo, você pode ver queima da folhagem.
Excesso de nitrogênio e fósforo interfere na absorção de cálcio, resultando em podridão apical e queda de flores. A podridão apical se manifesta como uma mancha marrom e mole na extremidade do fruto, e destrói o tomate!
Como Corrigir
Use um fertilizante orgânico balanceado para uma aplicação mais lenta e suave de nutrientes. Ao usar fertilizantes de ação rápida, seja cauteloso, pois o excesso de fertilização é mais prejudicial do que não fornecer nutrientes suficientes.
Realize um teste de solo antecipadamente para garantir um bom equilíbrio e adicione calcário ou gesso para atender às consideráveis necessidades de cálcio dos tomates.
Se ocorrer queima de fertilizante, não há nada que você possa fazer para salvar aquela folhagem, mas você pode lavar o solo para evitar mais danos. Reduza sua programação de fertilização e opte por uma fórmula mais suave.
Poda Excessiva
Poda excessiva enfraquece as plantas mais do que ajuda.
Podar as folhas inferiores é uma boa prática que ajuda a melhorar a circulação de ar em suas plantas de tomate, no entanto, remover muitas folhas pode causar colheitas estressadas e atrofiadas.
Poda excessiva pode afetar a capacidade da planta de realizar a fotossíntese, tornando-a mais fraca e menos produtiva na maioria dos casos. Expor o fruto a muita luz também pode levar a frutos queimados.
Remover muita folhagem força a planta a compensar a diminuição da fotossíntese. Se outros fatores de estresse, como problemas de nutrientes ou rega, estiverem presentes, você pode acabar matando a planta completamente.
Como Corrigir
É melhor saber o que está fazendo desde o início quando se trata de poda. Antes de transplantar, remova as folhas mais baixas. Nunca deve haver folhas tocando o chão.
À medida que sua planta cresce, remova os brotos, que crescem para cima a partir das axilas, o local onde uma folha se junta ao caule central. Mantenha uma distância de seis polegadas a um pé na parte inferior.
Fique de olho em suas plantas para pragas e doenças, removendo qualquer folhagem afetada e descartando-a. Apenas tome cuidado com as folhas superiores. Nunca exponha o fruto ao sol; sempre deixe cobertura acima dos seus tomates para protegê-los de queimaduras solares.
Pragas
Aquelas folhas mastigadas geralmente são a assinatura de uma praga.
Tomates são saborosos, e muitas pragas concordam. Lagartas do tomate, vermes da fruta, pulgões da batata, percevejos, moscas-brancas e uma série de outros insetos irão alegremente se banquetear com sua colheita se você não estiver atento.
É geralmente fácil identificar danos causados por pragas. Folhas e frutos mastigados são um sinal certo. Você também pode observar crescimento distorcido de frutos e folhagem, e plantas com aparência geral de saúde prejudicada, já que muitas pragas retiram nutrientes.
Como Corrigir
Sou a favor do uso de controles naturais sempre que possível. Inseticidas são prejudiciais a insetos benéficos como polinizadores e predadores úteis. Uma vez que você elimina esses, as populações de pragas aumentam exponencialmente.
Óleo de neem, usado à noite, é uma solução segura e eficaz para muitas pragas. Remover manualmente as pragas maiores também é um bom controle. Pesticidas naturais feitos com bactérias úteis (como Bt) são bons para controlar lagartas.
Doenças
Fluxo de ar adequado e luz solar podem ajudar a prevenir problemas fúngicos.
Plantas de tomate também são suscetíveis a várias doenças. Muitas delas são fúngicas, resultantes de hábitos de rega inadequados. Você pode notar oídio nas folhas inferiores, ou amarelecimento ou escurecimento da folhagem. Algumas doenças fúngicas podem causar manchas ou lesões nas folhas.
Doenças virais e bacterianas também afetam essas plantas, então é essencial observar seus sintomas. Manchas afundadas nos frutos ou folhagem murcha podem indicar um problema bacteriano. Vírus do mosaico se manifestam em folhas manchadas.
Como Corrigir
Algumas doenças fúngicas são fáceis de tratar. Melhorar o fluxo de ar e aumentar a exposição ao sol no centro da planta ajudará em muitos casos. O óleo de neem também é ótimo para tratar certas doenças fúngicas.
Algumas doenças fúngicas, como a requeima tardia, se espalham rapidamente, então poucas soluções existem. Remover partes afetadas da planta é útil, e você pode tratar com fungicidas à base de cobre ou óleo de neem.
Infelizmente, algumas doenças não têm tratamento. Murcha de fusarium e a maioria das doenças virais são incuráveis. A melhor maneira de tratá-las é remover toda a folhagem afetada e torcer pelo melhor. Descartar toda a planta é muitas vezes a melhor maneira de evitar que ela retorne no próximo ano.
Algumas doenças virais vêm com várias pragas. O manejo adequado de pragas é a melhor prevenção para essas. Mantenha um equilíbrio saudável de insetos benéficos em seu jardim para manter as populações de pragas baixas de forma natural.