7 Dicas de Cultivo para Dálias Premiadas na Feira do Condado

O que esperar nesse post

Dálias: O Encanto das Flores Espectaculares

As dálias estão em alta atualmente, e não é surpresa o porquê. Elas possuem algumas das flores mais maravilhosas e espetaculares, e uma vez que você pega o jeito, não são difíceis de cultivar. Claro, isso não significa que não exijam algum esforço, mas são plantas resistentes e, com os cuidados certos, produzem muitas flores grandes (ou pequenas) e belas.

O gênero Dahlia é grande e variado. Com 42 espécies aceitas e mais de 50.000 variedades, você pode encontrá-las em quase todas as cores e em várias formas de flores. Uma vez que você se apaixona pelas dálias, descobrirá o quão viciantes essas plantas podem ser.

Se você está planejando levar suas flores para a feira do condado este ano ou apenas quer flores dignas de prêmios, podemos ajudar. Tenho algumas dicas para você que farão suas dálias produzirem as flores mais espetaculares e dignas de prêmios do bairro, e talvez até de todo o condado. Vamos lá!

Escolha Tubérculos Saudáveis

Um tubérculo firme e rechonchudo é o melhor começo para garantir dálias premiadas.

Primeiramente, se você deseja dálias deslumbrantes, precisa ter tubérculos saudáveis. Você pode cultivá-las a partir de sementes, mas como as sementes nem sempre reproduzem fielmente a planta mãe, é melhor começar com tubérculos se você deseja uma variedade específica. Tubérculos são suas raízes bulbosas e armazenadoras de energia que se formam no subsolo.

Se você está encomendando seus tubérculos online, é difícil saber o que está recebendo. Recomendo encomendar de uma fonte confiável e com boa reputação. Dessa forma, você tem uma boa chance de obter tubérculos viáveis e deve poder devolver qualquer um que chegue danificado ou inviável.

Um tubérculo saudável deve ser rechonchudo e firme ao toque. Qualquer parte mole está podre e deve ser descartada. Se estiverem muito secos, eles enrugarão e murcharão. Esses também não são saudáveis. Estão ressecados e provavelmente não crescerão.

A segunda coisa a procurar são os olhos viáveis. Pense em uma batata que ficou na despensa por muito tempo. Elas começam a brotar pequenos olhos que, eventualmente, se transformarão em caules. As dálias crescem da mesma maneira.

Olhe para o topo do tubérculo, na extremidade do caule, onde ele se conecta a outros. Procure pequenos pontos de crescimento verdes, brancos ou roxos. Isso é o que torna o tubérculo viável. Escolha tubérculos com olhos grandes e saudáveis.

Plante em Solo Rico e Sol Pleno

Testes de solo na primavera fornecem às plantas os nutrientes de que precisam.

As dálias são plantas exigentes que requerem bastante luz solar. É verdade que se você plantá-las em solo medíocre, elas provavelmente crescerão, mas não alcançarão todo o seu glorioso potencial.

Selecione um local que receba pelo menos seis horas de sol diariamente. Um pouco de sombra à tarde é bom e, em climas quentes, é preferível. Seis a oito horas de sol, no início do dia, é o ideal.

Enriqueça o solo com composto ou esterco rico em nutrientes para aumentar seu conteúdo nutricional. É sempre uma boa ideia fazer um teste de solo na primavera para determinar se seu solo está carente de algum macro ou micronutriente. Seu solo deve ser solto, bem drenado, rico e capaz de reter um pouco de umidade.

Regue Abundantemente

Almeje uma polegada de água semanalmente, mais no verão.

Quando se trata de regar, as dálias gostam de bastante água. Elas apenas não toleram solo constantemente encharcado. Esses tubérculos apodrecerão se o solo não tiver drenagem adequada. Elas têm caules ocos que usam para transportar água abundante para suas flores.

Regue suas plantas profundamente e com frequência. Almeje dar-lhes cerca de uma polegada de água por semana. Se você estiver recebendo uma quantidade razoável de chuva, pode provavelmente pular a rega por um ou dois dias. Durante o calor do verão, pode ser necessário regar diariamente.

As folhas das dálias avisarão quando estão com sede, murchando. Não as deixe assim, ou você colocará a planta sob estresse, e ela demorará mais para florescer. Regue pela manhã para que tenham bastante tempo para absorver a água antes que ela evapore. Nunca regue à noite, pois elas são suscetíveis ao míldio.

Fertilize

Estimule as flores com um fertilizante equilibrado a cada poucas semanas.

Quer sejam variedades premiadas ou simples belezas de quintal, as dálias são alimentadoras moderadas a pesadas. Elas se beneficiam de fertilização regular, e suas flores serão mais fortes e prolíficas como resultado. Em vasos, elas exigirão aplicações ainda mais frequentes.

É uma ótima ideia misturar alguns materiais orgânicos na hora do plantio. Mencionei adicionar composto ou esterco no plantio. Esses materiais se decompõem ao longo do tempo, fornecendo às plantas um suprimento constante de nutrientes.

Se você realmente deseja melhorar seu cultivo e ver flores incríveis, aplique fertilizante adicional a cada três a quatro semanas (duas a três semanas para plantas em vasos). Use uma fórmula que seja mais rica em fósforo e potássio e mais baixa em nitrogênio. O nitrogênio aumentará o crescimento verde, enquanto os outros dois nutrientes serão aplicados à produção e integridade das raízes e flores.

Uma fórmula com uma proporção de 10-20-20 ou 5-10-10 é ótima para dálias. Procure por uma dessas ou algo semelhante. A maioria dos fertilizantes para flores tem uma composição semelhante.

Belisque e Desfolhe

Um pouco de poda aumenta a força da planta e a produção de flores.

Beliscar e desfolhar pode parecer um pouco desagradável, mas prometo que fazer essas duas coisas resultará em plantas de dália mais fortes e flores mais dignas de prêmios. Você melhorará a circulação de ar enquanto incentiva a ramificação. Mais ramificação significa mais flores.

O beliscamento vem primeiro. Se você não está familiarizado com essa prática, beliscar é o processo de remover o conjunto superior de folhas de uma planta ramificada para incentivar esse processo. Ao beliscar essas folhas, a planta redireciona energia para os brotos inferiores, que então se ramificam.

O beliscamento promove crescimento mais arbustivo e caules fortes e robustos. No entanto, também pode levar a uma folhagem densa que impede a circulação de ar. É aqui que entra o desfolhamento.

Desfolhar, também chamado de desramar, é o processo de remover as folhas inferiores dos caules. Isso cria um caminho mais claro para o ar circular ao redor da base da planta. Espere até que suas plantas estejam cerca de metade de sua altura madura e, em seguida, remova as folhas inferiores.

O desfolhamento diz à planta para redirecionar a energia novamente, desta vez para a produção de flores em vez de sustentar a folhagem. Também ajuda a prevenir o míldio, um problema comum.

Proteja os Botões

Evite buracos indesejados cobrindo os botões desde cedo.

As flores de dália premiadas são grandes, macias e atraentes para insetos. Elas são até comestíveis para humanos, então você pode ter certeza de que há uma série de pragas que vêm atrás delas. Portanto, é essencial protegê-las para garantir flores saudáveis.

Tesourinhas são as pragas mais comuns e problemáticas das dálias. Você pode conhecê-las como insetos de pinça. Elas parecem positivamente assustadoras com suas grandes pinças na frente do corpo. Nunca fui beliscado por uma, mas imagino que deve ser terrível.

Outros fãs dessas flores incluem lesmas e caracóis, pulgões e lagartas. O dano mais preocupante causado por qualquer uma dessas pragas é nas próprias flores. As plantas são relativamente robustas, mas as flores são delicadas. Muitas dessas pragas comerão grandes buracos indesejados em suas pétalas.

A prevenção mais eficaz para impedir que insetos destruam suas flores premiadas é a proteção física. Nunca defendo o uso de pesticidas em flores. Isso é prejudicial aos insetos benéficos.

A melhor maneira que encontrei para manter as pragas longe das minhas dálias é com sacos de organza individuais. O tipo de saco que você pode ver usado para lembrancinhas de casamento. Coloque um saco sobre o botão quando ele começar a inchar e puxe o cordão firmemente, mas não muito apertado, ao redor do caule. Isso garantirá flores sem buracos indesejados.

Corte na Hora Certa

Um corte limpo e água fresca prolongarão a vida no vaso.

Quando se trata de cortar, certifique-se de esperar o suficiente, ou você ficará tristemente desapontado. Existem algumas flores que cortamos enquanto estão no estágio de botão. Ou seja, antes de abrirem. Essas flores continuam a abrir após serem cortadas, revelando sua beleza após vários dias a uma semana em um vaso.

Infelizmente, as dálias não são uma dessas. Se você cortar uma flor de dália muito cedo, ela não abrirá, e você ficará com um botão meio aberto, sem as exibições dignas de prêmios que procura. Isso significa que você precisa esperar até que estejam quase totalmente abertas antes de cortá-las.

O aspecto mais infeliz dessas plantas é sua curta vida no vaso. E isso é resultado desse fator específico. Porque você tem que esperar que elas abram na planta antes de cortar, elas já estão a meio caminho de murchar quando você as coloca na água. Essas flores duram, no máximo, uma semana em um vaso.

Para prolongar sua vida o máximo possível, certifique-se de colocá-las na água imediatamente após o corte. Esses caules vazios estão sedentos, então nas primeiras 24 horas após cortá-los, eles absorverão muita água. Não os deixe secar.

No dia seguinte ao corte, faça um corte limpo e coloque-os em água fresca. O corte limpo manterá os canais abertos, permitindo que continuem absorvendo aquela água. Faça isso todos os dias para que durem o máximo possível.

Quando chegar a hora da exibição, lembre-se, quanto mais fresco, melhor. Se sua flor abrir um ou dois dias antes do previsto, deixe-a na planta até a noite anterior ao que você precisa. Ela ficará mais fresca na planta do que no vaso.

Continue sua leitura aqui