O Encanto das Callas
A elegante curva da espata de uma calla é inconfundível. Esta é uma daquelas flores que se destacam em um buquê. Particularmente popular em casamentos, ela é pura classe e elegância com um toque de exotismo.
Embora as callas tenham uma vida útil considerável em vasos, você também pode cultivá-las em um pote. Assim, você pode mantê-las por perto e desfrutar das flores encantadoras por até três meses, se cuidadas adequadamente.
Embora essas plantas tendam a se desenvolver melhor no solo, você pode proporcionar o ambiente certo em um pote. Se fizer isso corretamente, terá lindas callas para adornar sua varanda, mesa de jantar ou outro local bem iluminado em casa e no jardim. Aqui estão algumas dicas para manter as callas em vaso felizes.
Escolha o Recipiente Certo
Selecione um recipiente com um orifício de drenagem desobstruído, pois as plantas prosperam em solo úmido.
As callas são nativas do sul da África, onde crescem em pastagens e pântanos costeiros. Elas costumam crescer perto da água, preferindo solo úmido; no entanto, também podem se adaptar a condições mais secas.
O solo úmido é ideal, mas, por isso, elas precisam de excelente drenagem. É importante escolher o recipiente com isso em mente. Se você mantiver o solo úmido, como a planta prefere, um recipiente com drenagem ruim ou sem drenagem quase certamente levará ao apodrecimento das raízes.
As callas crescem a partir de rizomas semelhantes a bulbos. Eles são grandes e carnudos, semelhantes a um caládio. Elas não são lírios verdadeiros, então suas raízes são diferentes dos tipos de bulbos que você encontra em outras plantas como tulipas, narcisos e amarílis. Esses são mais resistentes, com um exterior lenhoso.
Escolha um vaso com um orifício de drenagem no fundo e certifique-se de mantê-lo desobstruído. Combinado com o tipo certo de substrato, isso evitará que os bulbos apodreçam.
Além disso, certifique-se de selecionar o tamanho correto do vaso para sua planta. Na maioria das vezes, elas vêm em vasos de um galão ou menores, ou você pode comprar os bulbos separadamente. Dê espaço para sua calla, mas não tanto que o solo demore muito para secar. Um recipiente de 30 a 40 cm é um bom tamanho para incentivar o crescimento, mas não para ficar encharcado.
Use o Substrato Adequado
Use um substrato padrão com a proporção perfeita de turfa, areia e perlita.
As callas preferem solo solto e bem drenado que retenha um pouco de umidade enquanto permite uma boa drenagem. Elas também gostam de um pH ligeiramente ácido e rico em matéria orgânica. Embora você possa tecnicamente usar um substrato padrão, geralmente é aceito que uma fórmula mais especializada é apropriada para esta planta.
Drenagem e aeração são os fatores-chave para mantê-las vivas. Portanto, elas precisam de uma base que retenha umidade e permaneça leve e arejada, enquanto também contém nutrientes adequados. Uma combinação que é melhor criada pela turfa.
Use a turfa como base e adicione areia grossa e perlita, que ajudam na drenagem e aeração. Mire em uma proporção de duas partes de turfa, uma parte de areia e uma parte de perlita. Isso evitará que os rizomas apodreçam ou sequem.
Plante do Lado Certo para Cima
Certifique-se de plantar a flor na posição vertical para que as raízes cresçam para baixo.
Na hora de plantar, se você comprou uma planta viva, não precisa se preocupar com a direção. Deve ser bastante óbvio qual lado está para cima. Esse seria o lado com as folhas e flores!
Se você optou por bulbos, é um pouco mais complicado, mas não significativamente. Você só precisa garantir que os plante de forma que as raízes cresçam para baixo e as folhas para cima.
O lado do bulbo com pontas de crescimento, que são pequenos pontos de crescimento pontiagudos, deve estar voltado para cima. Esses pequenos pontos se transformarão em folhas e flores. A parte inferior será lisa e arredondada.
Cave um buraco de cerca de 7 cm de profundidade e coloque o lado mais liso para baixo. Você pode plantar aproximadamente três bulbos por pé quadrado de área de superfície.
Coloque-as na Luz Certa
Geralmente, a planta requer exposição total ao sol, mas isso dependerá do clima.
A quantidade de exposição ao sol que suas callas recebem é outro fator importante no sucesso das callas em vaso. As condições exatas de exposição variam, sendo o clima e a temperatura os fatores determinantes mais significativos.
Em climas mais quentes, você vai querer encontrar um local para sua planta que receba bastante sol pela manhã; cerca de seis horas é perfeito. Aqui, ela se beneficiará de alguma sombra à tarde, já que o sol direto da tarde pode ser realmente intenso.
Meu clima tem verões quentes, e esse calor intenso é difícil para essas belezas. O sol da tarde tende a desbotar as folhas e fazer com que as flores murchem rapidamente.
Em climas mais frios, você pode dar às suas callas exposição total ao sol. Apenas fique de olho nessas folhas. Se elas ficarem com uma aparência desbotada, mova-as para que recebam algum alívio do intenso sol da tarde.
Mantenha-as Aquecidas
Certifique-se de manter o broto aquecido com temperaturas noturnas consistentemente acima de 13°C.
Isso se aplica principalmente às callas em vaso que você mantém ao ar livre. As temperaturas internas geralmente estão em uma faixa saudável para essas plantas. Se você estiver plantando ao ar livre em um recipiente que não pode mover, certifique-se de esperar até que as temperaturas noturnas estejam consistentemente acima de 13°C.
Os bulbos sobreviverão a temperaturas mais frias, mas uma vez que brotam, eles precisam de calor para crescer. Se você começar muito cedo, espere que eles tenham um início lento. Alternativamente, você pode trazê-los para dentro e colocá-los em uma janela ensolarada se o tempo frio inesperado chegar.
Regue com Frequência, Mas Não Demais
Regue as flores para que o solo permaneça úmido, mas não encharcado.
Este é possivelmente o fator mais importante para manter suas callas felizes em um pote. Como mencionei anteriormente, elas são plantas que amam umidade, mas têm bulbos carnudos que são propensos a apodrecer se expostos a níveis constantes e altos de umidade. Isso soa contraditório, mas se você usar o substrato e o recipiente certos, não é tão difícil quanto parece.
O solo deve permanecer úmido ao toque, mas não encharcado. Embora muitas vezes cresçam perto de corpos d’água na natureza, em um recipiente, o nível de umidade se torna mais um problema por causa da drenagem. A localização da sua calla fará diferença na evaporação, então não há uma regra universal sobre a frequência com que você deve regar.
Para esta planta, uso meu dedo como guia. Se o solo estiver úmido, deixo em paz. Se estiver seco no topo, rego. Monitore para garantir que você não deixe secar completamente, ou ficar encharcado ou molhado.
A quantidade de água que elas absorvem depende da evaporação e do crescimento. Durante períodos de rápido crescimento e floração, sua planta usará água mais rapidamente. À medida que o crescimento desacelera, elas absorverão água mais parcimoniosamente, e você deve ajustar seus hábitos de acordo.
Fertilize Corretamente
Fertilize as plantas a cada 2 a 3 semanas com uma fórmula balanceada.
As callas apreciam solo rico que lhes fornece nutrientes abundantes. É uma boa ideia adicionar um fertilizante inicial na hora do plantio para dar um bom começo. No solo, elas precisam de fertilizante cerca de uma vez por mês para crescer e florescer da melhor forma.
Na maioria dos casos, plantas em vaso requerem mais fertilizante do que aquelas no solo. Isso ocorre porque elas têm menos solo para extrair, então usam esses nutrientes mais rapidamente. Em recipientes, procure fertilizar sua calla a cada duas a três semanas para mantê-la produzindo flores.
Evite exagerar no fertilizante, pois isso pode levar a um crescimento excessivo de folhas e floração limitada. Uma fórmula balanceada de 10-10-10 ou 20-20-20 funciona bem para esta planta. Você também pode optar por uma fórmula que estimule a floração se quiser mais energia aplicada às flores do que às folhas.
Como você está aplicando com o dobro da frequência, use metade da quantidade de fertilizante recomendada. Dilua seu fertilizante para metade da força e aplique primeiro, e depois regue a planta completamente. Isso ajudará a direcionar o fertilizante para as raízes e manter sua calla linda durante toda a temporada.