O Que Posso Plantar em Abril? 7 Culturas para Crescer a Partir de Sementes
Com a primavera em pleno vigor, toda a empolgação dos catálogos de sementes de inverno finalmente pode se concretizar! Este é o momento perfeito para transplantar qualquer muda que você já tenha semeado em ambientes internos, mas também há uma abundância de culturas para começar a partir de sementes neste mês.
Coentro
Semeaduras sucessivas a cada poucas semanas garantem folhas frescas sempre à mão.
Embora geralmente associemos o coentro a salsas e tacos de meio de verão, esta erva prefere o clima mais fresco do inverno e da primavera. Se você semear coentro em abril, certifique-se de escolher uma variedade resistente ao florescimento, como ‘Slow Bolt’ ou ‘Long Standing Santo’. Esses tipos continuarão produzindo crescimento herbáceo folhoso nos meses de verão. Desde que você os mantenha bem regados e colha regularmente, é improvável que eles produzam sementes até o outono.
Se você tiver muitos problemas com o florescimento do coentro, sinta-se à vontade para semear a erva a cada poucas semanas para manter um fornecimento contínuo. Cultivadores em climas quentes podem plantar coentro na sombra densa de tomates ou pepinos em treliça.
Abóbora de Inverno
Essas videiras precisam do calor do verão para prosperar e produzir bem.
Butternuts, abóboras, abóbora bolota, kabocha e outras variedades de abóbora de inverno só têm “inverno” no nome porque foram criadas para ter cascas grossas que armazenam durante o inverno. Essas videiras cucurbitáceas que amam o calor ainda precisam do clima de verão para crescer, florescer e amadurecer em grandes frutos. Na verdade, a abóbora de inverno não suporta temperaturas abaixo de zero, então você não deve plantar ao ar livre até que esteja seguramente uma ou duas semanas após a data esperada da última geada.
Como a maioria das culturas da família das cucurbitáceas, as abóboras preferem ser semeadas diretamente em solo quente. As grandes sementes germinam uma raiz principal tenra que não gosta de ser perturbada. Se você precisar transplantar, certifique-se de usar blocos de solo, vasos biodegradáveis ou vasos protetores de raiz que possam ser facilmente movidos para o jardim. ‘Waltham Butternut’ é uma seleção deliciosa para sopas de abóbora butternut doces e cremosas neste outono.
Abóbora de Verão
Frutos tenros continuam vindo até a primeira geada do outono.
Embora seu nome pareça implicar o oposto da abóbora de inverno, as variedades de abóbora de verão são cultivadas quase da mesma maneira. A principal diferença é que essas culturas produzem frutos com cascas finas que podem ser usadas durante os meses de verão. Eles não precisam ser curados ou armazenados.
Abobrinhas como ‘Emerald Delight’ e abóbora amarela como ‘Early Prolific Straightneck’ são altamente desejadas por chefs e cozinheiros domésticos. As plantas de crescimento rápido produzem suas primeiras abóboras tenras em apenas 45 dias e continuam produzindo até a chegada das geadas de outono. Semeie-as diretamente no jardim assim que o solo estiver consistentemente acima de 21°C (70°F). Use tecido de linha para proteger contra pragas do início da temporada e noites frias.
Pepino
Trellising mantém as videiras organizadas, facilitando a colheita dos frutos.
Outro membro da família das cucurbitáceas, os pepinos têm muito em comum com seus parentes abobrinhas. Suas sementes se desenvolvem melhor quando semeadas diretamente em abril ou maio, pois o transplante pode perturbar as raízes principais delicadas das plantas. As videiras gostam de se espalhar, mas prefiro deixá-las crescer para cima em uma treliça para mantê-las elevadas do chão.
‘Tendergreen’ é uma variedade deliciosamente crocante e sem amargor. Isso significa que tem pouco ou nenhum amargor, graças aos baixos níveis de um composto chamado cucurbitacina. Também é resistente ao oídio e tolerante a solos mais frios.
Feijões
A colheita regular mantém as videiras produtivas e cheias de vagens.
Quer você escolha semear diretamente ou transplantar, os feijões são a cultura ideal de primavera para o clima em aquecimento. Essas leguminosas saborosas prosperam em solo quente e ensolarado. Variedades de trepadeiras como ‘Triofo Violetto’ e ‘Kentucky Wonder’ crescem como trepadeiras adoráveis em cercas e treliças, enquanto feijões de arbusto como ‘Contender’ ou ‘Ferrari’ crescem baixos no solo em recipientes ou em plantios de companheiros com culturas vizinhas.
Semeie as sementes de feijão a uma profundidade duas vezes maior que sua maior dimensão, geralmente cerca de 2,5 cm de profundidade. O segredo para feijões de produção contínua é colhê-los regularmente. À medida que você colhe feijões verdes mais maduros, a planta produzirá mais flores e, eventualmente, mais vagens. Algumas sementes plantadas em abril podem pausar a produção durante os meses mais quentes, mas podem voltar a desenvolver feijões no outono.
Cebolas
Colha-as jovens para talos tenros ou espere pelos bulbos.
Em fazendas do norte, as cebolas são tipicamente uma das primeiras sementes que semeamos na estufa no início da primavera. No entanto, abril deixa bastante tempo para iniciar bulbos para colheita mais tarde no verão e início do outono. Cebolas de dia longo são ideais para jardineiros de clima frio e alta altitude, enquanto variedades de dia curto são melhores para jardins do sul quentes.
Chalotas ‘Zebrune’ adicionam um toque sofisticado às colheitas culinárias com um sabor mais leve, semelhante ao alho, e uma bela casca de cor cobre no bulbo em forma de torpedo. Essas chalotas resistem ao florescimento e são perfeitas para climas quentes. Elas ainda levam 100 dias para amadurecer e são melhor semeadas no início da primavera, assim que o solo estiver trabalhável.
Para uma colheita mais rápida, experimente algumas cebolinhas como ‘Tokyo Long White Bunching’. Essas cebolas podem ser semeadas em aglomerados de 3-4 e colhidas em maços para guarnições rápidas.
Tomates
Mantenha a colheita durante todo o verão com plantio sucessivo.
Muitos de nós já começamos a plantar tomates em ambientes internos quando abril chega, mas se você ainda não o fez, ainda há muito tempo! Os tomates são a cultura de verão por excelência que cresce notavelmente rápido.
Ao contrário da crença popular, eles também podem ser semeados sucessivamente durante a estação quente. Você não precisa de uma colheita de tomate “única e feita”; você pode plantar uma sucessão de início, meio e fim de temporada para garantir uma colheita contínua de diferentes variedades para diferentes usos.
Em fazendas orgânicas comerciais, sempre começamos os tomates em ambientes internos ou em estufas para garantir transplantes fortes, mas a semeadura direta ainda pode ser bem-sucedida em jardins de clima quente e devidamente irrigados. Use uma sonda de temperatura do solo para garantir que suas camas estejam pelo menos a 16°C (60°F). ‘Sun Golds’ são meu tipo favorito de cereja, e ‘Glacier Bush’ são ótimos para fatias no início da temporada.
Os cultivadores em áreas mais frias devem priorizar a semeadura interna para garantir que suas plantas jovens sejam fortes o suficiente para suportar as noites frias persistentes da primavera. Use cobertura de linha ou molduras frias para proteger as plantas jovens enquanto se estabelecem.