Problemas com Mudas de Tomate
Seja germinando tomates em ambientes internos ou plantando mudas ao ar livre, mudas estioladas são indesejáveis! Elas podem levar a caules quebradiços, crescimento deficiente e uma colheita tardia. Mudas estioladas precisam de mais tempo para amadurecer do que mudas saudáveis e robustas.
Embora o estiolamento possa causar problemas de crescimento, é um problema fácil de resolver. Cada motivo para o estiolamento tem uma variedade de soluções, desde fornecer mais luz até regular os níveis de umidade. Dê aos seus tomates o que eles preferem e eles recompensarão você com muitos frutos.
Às vezes, uma planta estiolada não é um mau sinal! Variedades trepadeiras crescem para cima em vez de para os lados, tornando-as adequadas para treliças, pérgulas, estacas ou gaiolas. Inspecionar cuidadosamente sua colheita pode ajudar a determinar o que está errado e como corrigir.
Red & Yellow Pear Blend Pole Cherry Tomato
Sementes de Tomate Cereja Red & Yellow Pear Blend Pole
Moskvich Pole Tomato
Sementes de Tomate Moskvich Pole
Mountain Merit Bush Tomato
Sementes de Tomate Mountain Merit Bush
Falta de Luz
A baixa luminosidade causa estiolamento; forneça luz solar direta perto de uma janela quando cultivado em ambientes internos.
A baixa luminosidade é a principal causa de estiolamento em plantas de tomate. É comum em mudas internas que ficam perto de uma janela escura ou muito longe das luzes de cultivo. Plantas jovens requerem iluminação forte e consistente para crescerem bem. Coloque luzes de cultivo a quatro a seis polegadas do topo das mudas e mova as luzes conforme necessário para manter a distância.
Você também pode usar janelas brilhantes com luz solar direta para iniciar as sementes, embora as mudas que brotam exijam mais cuidados do que aquelas sob luzes de cultivo. Você terá que girá-las a cada poucos dias para compensar o crescimento unilateral enquanto se estendem em direção à janela. Janelas com luz indireta ou algumas horas de luz solar direta não são adequadas para iniciar tomates.
Se suas mudas estiverem muito estioladas, considere transplantá-las para novos recipientes! Plante-as logo abaixo das folhas das sementes, as duas primeiras folhas que emergem. Novas raízes se formarão no caule enterrado. Forneça luz brilhante após o transplante para evitar mais estiolamento.
Excesso de Água
A cultura terá dificuldade em absorver nutrientes e amadurecer adequadamente quando estiver em condições alagadas.
O excesso de água leva inadvertidamente ao estiolamento. Suas plantas têm dificuldade em absorver nutrientes e amadurecer adequadamente quando estão em condições alagadas. O excesso de umidade empurra os bolsões de ar para fora do solo, efetivamente afogando as raízes das mudas de tomate.
O excesso de água é comumente associado à baixa luminosidade. Sem luz suficiente, as plantas crescem lentamente e requerem menos umidade e nutrientes do que espécimes saudáveis. Suas raízes bebem pouca água, e a rega excessiva pode causar condições semelhantes a pântanos.
Verificar o solo antes de regar é a melhor defesa contra o excesso de água. Use o simples teste do dedo—coloque o dedo no solo, retire-o e veja se a sujeira molhada gruda nele. Se grudar, espere para regar. Se você retirar o dedo e a sujeira estiver seca e empoeirada, aplique bastante água para molhar bem as raízes.
Condições Apertadas
Espaçar adequadamente as mudas ao plantar ou começar ao ar livre para evitar aperto.
Um local de cultivo apertado pode causar problemas tanto para plantas maduras quanto para jovens. É comum que mudas em crescimento fiquem em condições apertadas, pois geralmente são espaçadas muito próximas em bandejas ou vasos. Ao ar livre, plantar mudas muito próximas pode levar a plantas maduras estioladas com poucas flores ou frutos.
Condições apertadas são fáceis de evitar com um pouco de cuidado e planejamento. À medida que as mudas amadurecem, replante-as para fornecer espaço para suas raízes e brotos se desenvolverem. Transplante tomates de vasos de duas polegadas para recipientes de quatro polegadas, e de recipientes de quatro polegadas para vasos de um galão.
Ao ar livre, evite aperto seguindo as diretrizes de espaçamento para suas variedades de tomate. Cada pacote de sementes deve ter as diretrizes de espaçamento adequadas. Se você estiver cultivando sementes que guardou, siga estas diretrizes gerais:
Espaçar variedades arbustivas três a quatro pés de distância.
Espaçar variedades trepadeiras um a dois pés de distância e fornecer suporte.
Altas Temperaturas
Calor excessivo pode causar estiolamento.
Embora os tomates amem calor e sol, calor excessivo pode promover plantas altas e estioladas. Este problema afeta comumente tomates que estão em tapetes de aquecimento para germinação. Embora os tapetes de aquecimento sejam benéficos para iniciar sementes, eles são muito quentes para plantas em crescimento. Remova os vasos dos tapetes de aquecimento logo após as sementes germinarem para evitar problemas de crescimento.
Os tomates toleram uma ampla gama de temperaturas. Eles crescem bem quando as temperaturas variam entre 18-29°C (65-85°F). Temperaturas abaixo de 10°C (50°F) e acima de 29°C (85°F) são muito extremas para essas culturas frutíferas lidarem.
Se as temperaturas estiverem extremamente altas do lado de fora, certifique-se de que as raízes dos tomates estejam em solo úmido. Elas terão dificuldades quando calor e condições áridas se combinarem em uma combinação mortal. Solo úmido é crucial para sua sobrevivência durante ondas de calor e secas.
Raízes Presas
Replante culturas com raízes presas em recipientes maiores para evitar problemas de crescimento.
Isso afeta comumente mudas que ficam muito tempo em seus recipientes. As raízes crescem para baixo e preenchem o vaso. Uma vez que alcançam o fundo do vaso, começam a circular as bordas. Raízes apertadas podem levar ao estiolamento, pois os tomates têm dificuldade em absorver umidade, nutrientes e energia; eles crescem estiolados em resposta.
Evite raízes presas replantando seus tomates regularmente. Verifique se há raízes presas inspecionando o fundo de cada recipiente; se você vir raízes saindo do fundo, a planta provavelmente precisa ser replantada. Remova-as de seus recipientes, coloque-as em recipientes maiores, e adicione solo para cobrir as raízes.
Raízes apertadas também ocorrem em espécimes ao ar livre que crescem em argila densa ou silte. As raízes têm dificuldade em penetrar no solo e ficam no buraco de plantio. Certifique-se de que seus tomates tenham solo bem drenado, fértil e úmido durante a estação de crescimento. Se o solo for pobre, considere enriquecê-lo com composto.
Excesso de Nitrogênio
Excesso de nitrogênio pode levar a muito crescimento foliar em detrimento da floração e frutificação.
Quantidades excessivas de nitrogênio são indesejáveis por algumas razões. Primeiramente, muito nitrogênio causa floração e frutificação deficientes. Leva a muito crescimento foliar em detrimento dos frutos e flores de tomate.
Em segundo lugar, o excesso de nitrogênio promove plantas de tomate altas e estioladas em vez de robustas e fortes. Se você não tiver certeza de quanto nitrogênio há no solo, considere usar um kit de teste de solo para determinar a quantidade. O nitrogênio se move facilmente pelo solo, mas pode se acumular após fertilizações excessivas.
Se houver muito nitrogênio no solo, você pode usar uma mangueira em baixa para deixar a água filtrá-lo. O nitrogênio se move com a água, e fluxos contínuos o empurram mais profundamente no solo.
Tipo de Tomate
Crescimento estiolado pode estar relacionado à variedade.
Às vezes, uma planta de tomate estiolada tem mais a ver com sua variedade do que qualquer outra coisa! Existem quatro tipos principais de tomates:
Trepadeira
Arbusto
Determinado
Indeterminado
Essas quatro palavras podem ajudar você a decifrar que tipo de planta de tomate irá crescer. Variedades trepadeiras são frequentemente indeterminadas, e tipos arbustivos são frequentemente determinados, embora não precisem ser. Tipos trepadeiras escalam, enquanto variedades arbustivas crescem muitos caules baixos ao chão.
Indeterminado é um termo que descreve tomates que crescem indefinidamente. Eles continuam a florescer e frutificar enquanto o clima estiver quente e propício ao crescimento saudável. Tipos determinados, no entanto, produzem flores e frutos de uma só vez em uma janela de colheita curta.
Tipos semi-determinados também estão disponíveis; eles podem crescer altos e estiolados se forem do tipo trepadeira. Tomates semi-determinados produzem uma grande colheita no verão e continuam a produzir frutos até que o frio retorne.