7 Alternativas para Usar no Lugar da Perlita no Solo

O que esperar nesse post

O Papel da Perlita

A perlita é um elemento útil em muitos solos para vasos e misturas para iniciar sementes. Ela é naturalmente extraída e oferece benefícios à estrutura e ao conteúdo do solo. No entanto, os jardineiros estão cada vez mais buscando alternativas à perlita. As razões para isso variam, mas algumas alternativas são melhores do que a perlita a longo prazo.

Os cultivadores estão prestando mais atenção a como os diferentes elementos do solo são obtidos atualmente, buscando produtos ecologicamente conscientes que venham de recursos renováveis. Materiais orgânicos também são importantes para muitos jardineiros, pois usar o que ocorreria naturalmente no solo se torna um foco.

Quais são as alternativas viáveis à perlita?

A resposta a essa pergunta depende do contexto. Primeiro, determine quais aspectos da perlita proporcionam o resultado desejado. Em seguida, procure um material diferente que ofereça o mesmo benefício com elementos mais vantajosos incluídos.

O Kit Essencial para Iniciar Sementes

Kit Completo para Iniciar Sementes
Durável e de Longa Duração
Fácil Remoção de Plantas
Sistema de Irrigação Eficiente

Veja em DrJardim.com

O Papel da Perlita

Ela alivia o solo na medida certa, sem sobrecarregar as raízes jovens e delicadas.

Este vidro vulcânico super aquecido adiciona estrutura ao solo e melhora a aeração. A superfície de cada grão de perlita é coberta por pequenas cavidades que têm a capacidade de reter água, embora isso não seja seu uso principal. Quando procuramos um substituto para a perlita, buscamos algo que possa fazer pelo menos uma dessas coisas.

Substitutos confiáveis têm a capacidade de melhorar a aeração no solo, reter água ou adicionar textura. Há uma série de materiais que podem fazer pelo menos um desses, e às vezes devem ser usados em combinação com outros materiais para obter o efeito completo.

Outro papel importante que a perlita desempenha é sua natureza quimicamente inerte. É um ótimo material para incluir em misturas para iniciar sementes e em misturas de enraizamento, pois não possui conteúdo nutricional que possa queimar raízes sensíveis em desenvolvimento. Ela substitui um meio de enraizamento, mas ainda pode desenvolver mofo ou algas se não for gerida adequadamente.

Por Que Procurar Alternativas à Perlita?

Não é algo que você encontraria no solo do seu quintal.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas escolhem um material diferente da perlita é que ela é tecnicamente inorgânica, pois não é algo que você encontraria no solo. Geralmente é fabricada, em vez de ser colhida em sua forma final de uma fonte natural.

Embora seu estado bruto ocorra naturalmente, ela é frequentemente enviada pelo Oceano Atlântico da Grécia, tornando-a menos ecológica do que outras opções disponíveis mais localmente.

Jardineiros que usam solos com muita perlita podem notar que ela tende a flutuar ao longo do tempo, deslocando sua capacidade estrutural de dentro do solo para a superfície do solo. A poeira que ela produz também pode causar problemas se inalada, e requer hidratação antes do uso.

Cascas de Arroz

Decompõem-se lentamente, deixando pequenos presentes para suas plantas.

As cascas de arroz estão entre as alternativas viáveis à perlita. Elas fornecem os mesmos benefícios estruturais que a perlita, com micronutrientes adicionais. Quando você as usa para promover uma melhor drenagem no solo, elas fornecem cálcio, magnésio, ferro, zinco, manganês e cobre à medida que se decompõem.

As cascas de arroz são um subproduto da colheita de arroz. Simplificando, são as coberturas que são separadas dos grãos de arroz antes que o arroz seja lavado, seco e embalado. Ao contrário da perlita não renovável, as cascas de arroz são ecologicamente corretas. Usar cascas de arroz é uma ótima maneira de ter os mesmos efeitos da perlita enquanto usa um subproduto.

Turfa ou Fibra de Coco

É ótima para mudas sedentas que odeiam secar muito rápido.

Se você queria usar perlita para retenção de água, a turfa ou a fibra de coco são melhores alternativas à perlita. Embora a perlita tenha alguma capacidade de retenção de água, ela é inferior à fibra de coco e à turfa. A turfa, por exemplo, pode reter 70 a 80% do seu peso em água. Um volume semelhante por peso é possível com a fibra de coco.

Para opções mais ecologicamente conscientes, os jardineiros costumam escolher a fibra de coco em vez da turfa. A fibra de coco é um subproduto da colheita do coco, enquanto a turfa vem de pântanos. A turfa é um recurso não renovável. No entanto, as práticas de colheita de turfa de hoje são muito mais ecologicamente corretas do que as do passado. E enviar fibra de coco por longas distâncias pode torná-la menos ecológica.

A escolha é sua aqui, mas para retenção de água, essas são as melhores alternativas à perlita.

Areia Hortícola

Adiciona um pouco de textura onde a drenagem é a principal prioridade.

A menos que você esteja tentando melhorar a estrutura e a textura do solo argiloso, a areia hortícola é outra boa alternativa à perlita. Os jardineiros usam pequenas quantidades dessa areia para quebrar a estrutura do solo e melhorá-la. Como as partículas de areia não possuem nutrientes e não retêm água, é melhor para plantas que não precisam de muita nutrição, mas precisam de drenagem rápida de água.

A areia hortícola é uma variedade de rochas trituradas e tem uma composição diferente da areia de brincar ou da areia vulcânica. É melhor não usá-la em solos argilosos, pois areia e argila criam uma mistura semelhante a concreto quando umedecidas. Isso é a última coisa que a maioria das plantas precisa.

Suculentas e cactos prosperam em uma mistura que inclui partes iguais de solo para vasos e areia grossa. Outras plantas apreciam solos mais arenosos, como as árvores cítricas, e se dão bem em uma mistura de solo com areia hortícola como alternativa à perlita. Mas para plantas que precisam de solos ricos e ácidos que retêm umidade, outras opções são preferíveis.

Quando você substitui a perlita por areia, teste sua mistura de solo antes de plantar suas plantas. Aperte-a na mão, e se ela se desfizer ligeiramente, você está trabalhando com uma boa combinação de elementos. Se não se desfizer de forma alguma, adicione um pouco mais de areia. Se se desfizer demais, adicione mais solo para vasos.

Esterco e Composto

Uma maneira natural de enriquecer o solo e promover o crescimento das plantas.

Composto caseiro e esterco compostado são ótimas alternativas à perlita, pois melhoram a estrutura e o conteúdo dos solos. Ambos contêm macro e micronutrientes que a perlita não possui. Eles incentivam a vida microbiana que promove um solo cheio de vida e capacidades de troca de nutrientes.

Incorpore qualquer um dos elementos como uma emenda antes do plantio e após o plantio. Para plantas estabelecidas, adicione uma cobertura com um composto ou esterco bem decomposto de sua escolha. À medida que se decompõem, eles infiltram a superfície do solo e a fortalecem também.

A perlita não oferece conteúdo nutricional aos solos, mas o composto e o esterco têm uma provisão constante de nutrientes oferecida ao solo ao longo do tempo.

Pumice

Ideal para suculentas e cactos, é o ajudante natural do solo.

Assim como a perlita, pumice tem poros que retêm água. Essa qualidade porosa também proporciona drenagem ao solo. No entanto, ao contrário da perlita, o pumice é mais pesado. Ele não flutua para o topo de uma mistura de solo à medida que é regado ao longo do tempo. Ele permanece no lugar e é um material naturalmente presente que não requer fabricação.

Pumice é extraído de erupções vulcânicas. É uma rocha super aquecida que é expelida de vulcões. À medida que a rocha aquece, os poros se desenvolvem. Como as erupções acontecem repetidamente, o pumice é um recurso confiável e renovável (ao contrário da perlita).

Pumice tem múltiplas aplicações e se encaixa em muitas funções de um espaço de jardim. A perlita, por outro lado, é ligeiramente limitada em seu escopo. Use pumice em misturas para cactos, como um meio de enraizamento, um aerador para solo, cobertura morta ou até mesmo como um material de paisagismo.

Principais Considerações

A perlita certamente tem seu lugar no jardim. No entanto, quando se trata de alternativas à perlita, há muitas. As razões para escolher um material diferente variam de consciência ecológica a funcionalidade.

Pessoas com asma podem ter preocupações ao trabalhar com perlita devido à poeira associada a ela. Seja qual for o motivo, pense por que você precisa de um substituto e parta daí. Você pode descobrir que a alternativa é melhor.

Continue sua leitura aqui