15 Árvores Fáceis de Manter para o Paisagismo da Sua Casa

O que esperar nesse post

Árvores de Fácil Manutenção

As árvores ancoram nossas paisagens e oferecem valor intrínseco em sua beleza, serviços ecológicos e sombra refrescante. Melhor ainda se puderem fazer isso com adaptabilidade, cuidado fácil e manutenção mínima. Seleções de destaque tornam-se os componentes-chave em torno dos quais construímos nossos jardins. De pequenos exemplares a amplos ramos, copas e saias, árvores de fácil manutenção crescem em diversas escalas de jardim.

Embora todas as árvores exijam o clima apropriado, exposição ao sol e umidade adequada para prosperar (especialmente árvores jovens enquanto estabelecem raízes fortes e saudáveis), nossa lista inclui espécies e cultivares resilientes que precisam de poucos recursos adicionais à medida que amadurecem. Embora a poda ajude a manter a forma e a saúde, elas não são exigentes quanto ao formato ou desbaste. Elas mantêm uma boa forma com estética atraente. Além disso, oferecem abrigo e alimento para a vida selvagem e polinizadores que habitam nossas paisagens domésticas.

Planeje o tamanho maduro ao selecionar árvores para melhorar seu quintal, garantindo que haja espaço suficiente para raízes e galhos. Resistência ao inverno em climas frios, tolerância ao calor em climas quentes e capacidade de suportar a seca em áreas secas significam menos estresse para o exemplar. Compreender o tipo de solo do local, drenagem e exposição ao sol garante o melhor ajuste de acordo com as preferências de cultivo.

Escolha árvores com boa resistência a pragas e doenças para minimizar problemas futuros e manutenção. Com uma base sólida, árvores de fácil manutenção tornam-se a espinha dorsal de nossa paisagem, permanecendo firmes e capazes de enfrentar o que vier.

Eastern Redbud

A primavera começa quando aquelas flores magenta se abrem da noite para o dia.

Os redbuds orientais são pequenas árvores de sub-bosque nativas do leste da América do Norte. Entre as primeiras a florescer após o inverno, as flores roxo-rosadas alinham ramos esguios em um spray de cor. As flores precoces fornecem uma fonte de néctar para beija-flores e outros polinizadores antes que outras flores surjam.

Do espécime original aos seus cultivares atraentes, folhas em forma de coração em verde rico a chartreuse a roxo aumentam seu apelo. Estão disponíveis em diferentes formas, desde amplas e espalhadas até compactas e choronas, adequadas a uma variedade de escalas de jardim. Considere ‘Forest Pansy’ como um forte desempenho. O premiado com o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society tem um novo crescimento em roxo-borgonha que se transforma em verde-cinza à medida que as temperaturas aumentam. O cultivar vistoso tem uma cor de outono vermelho-laranja a roxo.

Cercis são árvores de fácil manutenção. Adaptam-se a várias condições do local, desde solos pobres até luz solar variável. Desempenham melhor em solos médios, bem drenados, com umidade consistente, especialmente durante períodos prolongados de seca.

Cornelian Cherry

As cerejas parecem pequenos rubis no final do verão.

A cerejeira corneliana se junta aos redbuds como uma das primeiras a florescer no início da primavera, quando aglomerados de flores amarelas brilhantes surgem antes das folhas. Após a floração, pequenas cerejas vermelhas comestíveis se desenvolvem e amadurecem no final do verão. Ácidas e azedas no caule, os frutos suavizam em reduções para conservas e xaropes.

Esta espécie de dogwood ostenta o status de Prêmio de Mérito de Jardim e é uma vencedora do Prêmio Medalha de Ouro da Sociedade de Horticultura da Pensilvânia. Seu desempenho premiado se deve à resistência ao frio, resistência a doenças e valor ornamental. A cerejeira corneliana tem excelente resistência à antracnose do dogwood.

As cerejeiras cornelianas são grandes arbustos ou pequenas árvores de espécime. Começam a florescer já em fevereiro e março. Um hábito arredondado, múltiplos troncos e casca esfoliante na maturidade adicionam apelo em todas as estações.

Star Magnolia

Pétalas brancas em forma de fita se abrem antes que qualquer folha apareça.

As magnólias estreladas são excelentes árvores de fácil manutenção com flores ornamentais e formas interessantes. As árvores anãs floridas mostram cor no início da primavera com explosões estreladas brancas leitosas. Os botões se desenvolvem e abrem ao longo de ramos prateados antes que as folhas apareçam.

A magnólia estrelada é uma das menores do gênero e é um espécime gracioso de múltiplos troncos. Botões felpudos se desenvolvem no inverno e revelam as flores estreladas de quatro polegadas mais tarde na estação. Cápsulas de frutas rosas surgem após a floração e se abrem em bagas vermelho-alaranjadas.

Ao contrário de outras magnólias, M. stellata mantém uma forma compacta e densamente ramificada. Outros híbridos de floração primaveril, como ‘Ann’ e ‘Jane’, produzem flores de pires rosa um pouco mais tarde na estação (uma boa escolha para climas frios para reduzir danos por geada em botões cheios).

Magnólias nativas, como sweetbay (M. virginiana) e southern (M. grandiflora), também são árvores de fácil manutenção. Sweetbay tem flores com aroma de baunilha e folhas verde-prateadas e é outra favorita em pequena escala. M. grandiflora é uma grande dama da paisagem, crescendo grande e ampla com folhas brilhantes e flores enormes com aroma de limão no verão. Magnólias do sul tendem a soltar folhas na primavera e no outono, além de suas grandes vagens de sementes.

Arborvitae

A forma ereta se encaixa em espaços apertados enquanto ainda faz uma declaração.

Arborvitae traz numerosos cultivares da espécie nativa do leste dos EUA que são versáteis em zonas de cultivo e condições do local. Os sempre-vivas têm sprays foliares densos e planos em formas que variam de colunares e eretas a baixas e arredondadas.

‘Emerald Giant’ é um sempre-viva piramidal que adiciona cerca de três pés de crescimento a cada ano. Alcança de 50 a 60 pés de altura. ‘Emerald Green’ (Thuja ‘Smaragd’) atinge de 10 a 15 pés, e rapidamente. Ambos são vigorosos e duráveis, com baixos requisitos de manutenção.

Arborvitae se torna uma âncora durante todo o ano. Seus hábitos estruturais precisam de pouca poda.

River Birch

Fica alta com uma copa em forma de guarda-chuva aberto.

A bétula-rio traz alto interesse visual em uma árvore de fácil cuidado. Casca colorida e descascada em papel forra múltiplos troncos para apelo em todas as estações, especialmente interessante no inverno. Folhas texturizadas surgem na primavera e tremulam até se tornarem amarelas no outono e caírem. A forma é simétrica, com ramos eretos e uma copa piramidal.

Betula nigra é nativa do leste da América do Norte. Cultivares duráveis trazem fácil cuidado e forma forte. ‘Heritage’ é um dos melhores desempenhos, com crescimento vigoroso e casca descascada e vistosa em canela, bege e pêssego. ‘DuraHeat’ é tolerante ao calor e à seca, com boa resistência a doenças e pragas. Tem folhagem completa em uma forma densamente piramidal e é uma boa opção para climas do sul.

A bétula-rio é um espécime de crescimento rápido. Adapta-se a várias condições de cultivo, é tolerante ao calor e resistente a pragas. Embora fácil de cultivar e com baixos requisitos de manutenção, a espécie naturalmente solta galhos e ramos pequenos à medida que morrem.

American Hornbeam

A folhagem dança pelas estações com charme quieto e constante.

Também chamada de musclewood ou ironwood, esta nativa da América do Norte tem casca flutuante e sinuosa para galhos com musculatura orgânica. A folhagem atraente surge com tons de vermelho e amadurece para verde escuro, tornando-se amarela, laranja e vermelha no outono. A casca é lisa e marrom acinzentada enquanto se estende ao redor do tronco e dos galhos.

O hornbeam americano é uma madeira dura que tolera vários solos, de argila a alcalinos, e períodos de umidade e secura. Desempenha melhor em solos úmidos, bem drenados, ácidos e arenosos.

O hornbeam americano é uma planta hospedeira para as borboletas Eastern tiger swallowtail e Red-spotted purple. Seus botões de primavera e sementes de outono são uma fonte de alimento para pássaros canoros, aves e pequenos mamíferos.

Holly

Folhas foscas e frutos vermelhos adicionam contraste e charme.

Conhecidas por suas formas arquitetônicas, folhas elegantes e frutos vistosos, as azevinhos ancoram uma paisagem. Seus aglomerados de bagas vermelhas oferecem alto interesse no inverno, e os pássaros apreciam os frutos como fonte de alimento na estação fria. As azevinhos são resistentes e mantêm uma forma arrumada em várias condições do local, incluindo solos arenosos, alto calor, umidade e períodos de seca.

O azevinho americano, Ilex opaca, é uma nativa imponente com folhas escuras e foscas e bagas brilhantes. Árvores femininas produzem frutos após a polinização, então um macho é necessário nas proximidades para a produção de bagas.

Ilex ‘Nellie R. Stevens’ cresce em uma forma piramidal clássica com folhas escuras e brilhantes e bagas vermelho-borgonha vibrantes. Um desempenho despreocupado, ‘Nellie’ se adapta a uma variedade de condições de paisagem e tem sido um marco por mais de um século.

Red Maple

Crescem rapidamente, com um show colorido que dura o ano todo.

Os bordos vermelhos têm uma copa ampla e frondosa em tons marcantes de escarlate na primavera e no outono. Flores aladas rosadas surgem na primavera, seguidas por folhas verdes frescas que se tornam tons de carmesim, laranja e amarelo no outono. Os bordos vermelhos se estabelecem rapidamente, ganhando de 10 a 12 pés em cinco a sete anos, tornando-se sólidos espécimes de sombra.

A espécie nativa da América do Norte tem uma ampla gama. Adapta-se a vários solos, de areia e argila a mal drenados e compactados (embora composições ricas, soltas e bem drenadas sejam ideais).

Cultivares resistentes a pragas e doenças trazem alta forma e cor estendida. ‘Red Sunset’ é um desempenho premiado com um hábito ereto e cor vermelha rica e precoce. ‘Autumn Flame’ tem uma forma arredondada e piramidal com cor de outono vermelha a laranja precoce.

Serviceberry

Bagas roxo-pretas adicionam sabor e atraem pássaros no verão.

As serviceberries são árvores de fácil manutenção que deveríamos cultivar mais. Têm uma forma ornamental, além de florescerem e frutificarem para produzir bagas comestíveis. Várias espécies e híbridos naturais ocorrem na América do Norte, com uma série de cultivares disponíveis.

Aglomerados de flores brancas vistosas aparecem na primavera antes das folhas. As pequenas bagas seguem, amadurecendo para roxo-preto ao longo do verão com um sabor de mirtilo. As folhas verdes têm lados inferiores pálidos e se tornam tons de dourado e borgonha à medida que as temperaturas caem. No inverno, galhos nus mostram uma casca cinza suave.

O espécime multitarefa faz a ponte entre o ornamental e o comestível como um espécime singular ou pequeno agrupamento. As flores são uma valiosa fonte de alimento precoce para polinizadores, e pássaros e vida selvagem apreciam as bagas.

Smoketree

Pode para uma forma arrumada ou deixe crescer selvagem.

O smoketree é uma seleção econômica em água, disposta de forma solta com múltiplos caules. Destaca-se por sua folhagem dramática com folhas de ameixa profunda que se tornam vermelhas no outono. Além do interesse foliar, há caules delicados e peludos com aglomerados de flores que se tornam rosa empoeirado. Os aglomerados aéreos persistem durante todo o verão e criam uma nuvem suave e nebulosa de “fumaça”.

‘Royal Purple’ é uma variedade compacta valorizada por manter sua rica cor roxo-marrom durante a estação quente. Adapta-se a diferentes solos e é tolerante à seca uma vez estabelecido. Pode para formar um único tronco ou permita que múltiplos troncos se desenvolvam. Ou, mantenha-o pequeno e arbustivo cortando caules a cada ano.

A espécie nativa da América do Norte, Cotinus obovatus, é amplamente adaptável, mesmo em solos rochosos (embora solos soltos e magros sejam melhores). Ostenta algumas das melhores cores de outono entre as árvores nativas.

Juniper

Bagas azuis e cerosas trazem interesse de inverno à paisagem.

Os juníperos variam em forma e tamanho, desde coberturas de solo rastejantes até árvores altas e colunares. Com folhagem de verde profundo a azul a dourado, adicionam interesse visual durante todo o ano. Suas bagas azuis e cerosas adicionam ao estético de inverno.

Muitas vezes negligenciados como comuns ou arbustivos (porque os juníperos são resistentes e crescem quase em qualquer lugar), variedades de junípero arrumadas como ‘Blue Arrow’, ‘Spartan’ e ‘Moonglow’ são versáteis em escalas de jardim e adicionam riqueza em forma, cor e textura.

O cedro vermelho oriental (Juniperus virginiana) é nativo da América do Norte e atinge de 30 a 40 pés de altura. A folhagem é azul-esverdeada com escamas sobrepostas. Com excepcional tolerância à seca e facilidade de crescimento, este é um sempre-viva resistente. Cultivares como ‘Brodie’ oferecem uma aparência mais refinada com formas colunares esbeltas.

Japanese Maple

Cores marcantes e folhas únicas trazem beleza o ano todo.

Os bordos japoneses são altamente ornamentais com formas e cores de folhas distintas em ramos espalhados, eretos ou chorões. Apesar de sua aparência delicada, são árvores de fácil manutenção uma vez estabelecidas.

‘Bloodgood’ é um padrão para um bordo adaptável com maior tolerância ao sol e ao calor. As folhas palmeadas roxo-vermelhas se tornam escarlate no outono, e até mesmo a casca se destaca em preto-avermelhado. ‘Crimson Queen’ tem uma forma chorona com ramificação baixa. Como ‘Bloodgood’, as folhas são vermelho-escuras e palmeadas com um rubor escarlate em clima fresco. Ambas as variedades são recipientes do Prêmio de Mérito de Jardim.

Os bordos japoneses atingem lentamente sua altura madura. Para guiar sua forma, pode-os no inverno durante os primeiros anos. Em climas frios, toleram mais sol, desde que haja umidade abundante. Em áreas de cultivo mais quentes, sombra dappled é melhor. O sol da manhã é ideal para realçar a melhor cor.

Fringetree

Flores brancas trazem beleza e um toque de fragrância.

Fringetree é outra nativa da América do Norte que faz uma árvore de baixa manutenção. Produz massas de flores brancas cremosas e em forma de fita no final da primavera. Aglomerados fofos e aéreos pendem das pontas dos caules com uma fragrância leve para atrair polinizadores. Bagas escuras se tornam alimento para pássaros.

Fringetree desenvolve uma copa espalhada e frondosa que se transforma em dourado profundo no outono antes que as folhas caiam. Fringetree adapta-se a ambientes urbanos e raramente precisa de poda. Para o melhor vigor, forneça irrigação suplementar durante situações de seca.

Arizona Cypress

É a solução perfeita para uma tela de privacidade natural ou quebra-vento.

O cipreste do Arizona é um sempre-viva piramidal com uma forma estreita e apelo robusto. Tem agulhas prateadas brilhantes em ramos fortes e cheios, para um visual geral suave e nebuloso.

Nativo do sudoeste dos EUA e México, o conífero suporta calor e seca uma vez estabelecido. De baixa manutenção, forma raízes facilmente em vários solos. As necessidades de poda são mínimas, com uma saia cheia e atraente até o chão.

O cipreste do Arizona cresce bem em climas quentes, onde faz uma seleção de fácil cuidado como quebra-vento, tela de privacidade ou controle de erosão. As agulhas azuis frias esfriam a exibição e contrastam com vizinhos de folhas verdes.

Silverbell

Flores em forma de sino trazem beleza discreta à sua paisagem.

Os sinos de prata da Carolina fazem plantações bonitas em bosques e naturalizadas com flores delicadas e graça discreta. A espécie de sub-bosque é nativa das Montanhas Apalaches e do sudeste dos EUA. Flores brancas em forma de sino aparecem na primavera e pendem de caules em aglomerados. Nozes de quatro asas surgem no outono e duram até o inverno para interesse sazonal estendido.

Os sinos de prata têm múltiplos troncos, a menos que sejam treinados em uma árvore de tronco único. Crescem facilmente em solos médios e bem drenados, com preferência por composições orgânicas, úmidas e ácidas (geralmente crescendo ao longo de encostas baixas e margens de riachos em sua faixa nativa).

Os sinos de prata são de longa vida nas condições certas. Embora de baixa manutenção, beneficiam-se de irrigação suplementar durante secas. Forneça sombra à tarde para protegê-los do sol intenso e calor da tarde.

Continue sua leitura aqui