13 Variedades de Abóbora Heirloom que Você Deve Cultivar Este Ano

O que esperar nesse post

Abóboras Herança

As abóboras herança resistem ao teste do tempo, passadas de geração em geração por seu desempenho paisagístico, uso e sabor. Com vestígios descobertos em habitações de penhascos, a abóbora é um dos vegetais cultivados mais antigos, usado em civilizações antigas no sudoeste dos EUA e no México há pelo menos 8000 anos. Nossas heranças hoje têm linhagens nas espécies ancestrais com qualidades integrais que evoluem ao longo do tempo para se adaptar às condições geográficas.

“Herança” pode significar diferentes coisas quando se trata de culturas históricas, muitas vezes referindo-se àquelas introduzidas antes de 1951, quando os primeiros híbridos se tornaram comercialmente disponíveis. Elas representam nossas culturas de herança, modos de alimentação e seleções preservadas por seu sabor excepcional e qualidades de cultivo.

Variedades de Abóbora Herança

As variedades de abóbora herança não só trazem o melhor em sabor, mas também são ornamentais em exibições sazonais, onde podemos apreciar a colheita. Plante essas belezas no início do verão para dar-lhes tempo de amadurecer. Para temporadas de cultivo curtas ou plantios tardios, opte por vinhas de maturação rápida que são compactas e produtivas.

‘Tromboncino’

Frutos curvados pendem como ornamentos de jardim em vinhas trepadeiras.

Nome botânico

Cucurbita moschata ‘Tromboncino’

Altura

Vinhas de 4,5 metros

‘Tromboncino’, também chamada de ‘Zucchino Rampicante’, é um espetáculo na vinha. Os longos frutos curvados da herança italiana se desenvolvem no final do verão, mas também são deliciosos quando colhidos jovens e verdes. Como abóboras de inverno jovens, eles substituem o sabor do zucchini. Eles adquirem uma cor bronzeada e desenvolvem suas características de butternut no outono.

‘Tromboncino’ tem vinhas vigorosas que crescem bem verticalmente em uma treliça ou arco. Assista ao espetáculo enquanto os frutos se desenvolvem (podem atingir até um metro na vinha).

C. moschata é mais resistente a infestações de brocas de abóbora do que outras espécies. Seus caules grossos e lisos os tornam menos acessíveis durante os ciclos de postura de ovos e larvas.

‘Honeynut’

Mantém-se arrumada, sobe bem e continua produzindo lindamente.

Nome botânico

Cucurbita moschata ‘Honeynut’

Altura

Vinhas de 0,6 a 0,9 metros

‘Honeynut’ é outra seleção moschata com boa resistência a brocas de abóbora e oídio. O híbrido do programa de melhoramento de Cornell cruza variedades de butternut e buttercup para um sabor doce superior e textura suave.

Os pequenos butternuts têm de 10 a 12 centímetros de comprimento. Começam verde mosqueado e amadurecem para um laranja-avermelhado suave. Eles podem ser armazenados por até seis meses.

‘Honeynut’ tem vinhas curtas e arbustivas que tornam a variedade de abóbora herança compacta perfeita para situações verticais e pequenos espaços. Cultivar abóbora em suportes verticais oferece vários benefícios, incluindo melhorar a circulação de ar e prevenir doenças fúngicas, produção uniforme de frutas e economia de espaço.

‘Green-Striped Cushaw’

Grandes e lindas, são melhores apreciadas logo após a colheita.

Nome botânico

Cucurbita argyrosperma ‘Green-Striped Cushaw’

Altura

Vinhas de 6 metros

‘Green Striped Cushaw’ é uma abóbora de pescoço curvado listrada com pele branca, mosqueada em verde claro e escuro. Vistosa e deliciosa, as vinhas vigorosas produzem de forma confiável e resistem a pragas-chave de cucurbitáceas, incluindo a broca da abóbora.

‘Green Striped Cushaw’ é levemente doce, com uma polpa de textura média e cor clara. Os frutos de tamanho considerável atingem 45 centímetros de comprimento e 25 centímetros de largura na base. Com peles tenras, têm uma vida de armazenamento mais curta do que outras; aproveite-os logo após a colheita.

‘Seminole’

Cresce forte no calor com vinhas cheias de tesouros laranja.

Nome botânico

Cucurbita moschata ‘Seminole’

Altura

Vinhas de 7,5 metros

As abóboras Seminole são nativas da Flórida e são um testemunho do cultivo em climas quentes e úmidos. Tribos como os Seminole, Creek, Miccosukee, Muscogee e Calusa cultivaram as abóboras de inverno resilientes com vinhas longas e folhosas.

‘Seminole’ produz frutos em forma de sino de 15 centímetros com pele firme e polpa laranja profunda. O sabor é mais doce do que outras butternuts e um bom substituto para abóboras clássicas. Colha no início do outono em tamanho completo, ou colha-os cedo e tenros como abóbora de verão.

A seleção moschata possui excelente resistência ao oídio e caules resistentes para se defender contra mariposas e lagartas (incluindo a broca da abóbora). As abóboras maduras pesam de 2,7 a 5,4 quilos.

‘Lakota’

Abóbora em forma de pêra se destaca em qualquer horta.

Nome botânico

Cucurbita maxima ‘Lakota’

Altura

Vinhas de 3 a 6 metros

‘Lakota’ é tanto atraente quanto deliciosa. A variedade única tem pele vermelho-crimson profundo com variações em manchas verdes, como se tivesse sido mergulhada em tinta verde. Os frutos em forma de pêra pesam entre 1,8 e 3,6 quilos.

‘Lakota’ é uma variedade de abóbora herança para assar com polpa laranja suave, doce e de sabor de nozes. Cresce facilmente em várias condições até a primeira geada do outono. Para um deleite extra, asse as sementes para um lanche saudável.

‘Lakota’ vem de um século de hibridização. Começou com uma variedade sem nome que se cruzou em jardins pessoais enquanto os cultivadores compartilhavam sementes. Mais tarde, cruzou-se com uma abóbora ‘Hubbard’. A Universidade de Nebraska a tornou geneticamente estável para a linhagem ‘Lakota’ que cultivamos hoje.

‘Red Kuri’

Estão prontos para a colheita em cerca de noventa e cinco dias.

Nome botânico

Cucurbita maxima ‘Red Kuri’

Altura

Vinhas de 1,2 a 1,8 metros

‘Red Kuri’ é uma iguaria com textura cremosa e sabor de castanha (kuri significa “castanha” em japonês). Laranja-melão e doce como abóboras (alguns dizem que melhor), são ideais para cozinhar no vapor, assar e cozer.

Com vinhas compactas e frutos, esta variedade de abóbora herança é adequada para pequenos jardins, recipientes e fácil treliçamento. Cada planta produz de dois a cinco frutos em forma de lágrima que pesam de 1,4 a 1,8 quilos.

‘Red Kuri’ é uma boa seleção para jardineiros com temporadas de cultivo curtas, e se desenvolve relativamente rápido para abóbora de inverno. ‘Red Kuri’ está pronta para a colheita em cerca de 95 dias.

‘Pink Banana’

É um início de conversa saboroso na mesa de outono.

Nome botânico

Cucurbita maxima ‘Pink Banana’

Altura

Vinhas de 3,6 a 4,5 metros

‘Pink Banana’ é uma peça de conversa na exibição outonal e deliciosa em tortas, pratos assados e por conta própria. As grandes abóboras rosa-salmão medem até 60 centímetros de comprimento.

Açucarada e tenra, cada ‘Pink Banana’ pesa de 4,5 a 5,4 quilos e tem um interior dourado brilhante. Uma cavidade de sementes estreita oferece mais espaço para a polpa carnuda.

‘Pink Banana’ tem origens nativas na Argentina e no Uruguai, onde culturas antigas utilizavam a abóbora banana, assim como os pioneiros americanos. ‘Pink Banana’ traz um alimento básico histórico para a paisagem comestível e a mesa.

‘Vegetable Spaghetti’

É delicioso por conta própria com apenas manteiga ou óleo.

Nome botânico

Cucurbita pepo ‘Vegetable Spaghetti’

Altura

Vinhas de 2,4 a 3,6 metros

‘Spaghetti’ é nativa dos EUA e do México. Também chamada de melão de fio dourado, seu interior fibroso é um substituto nutritivo para o macarrão.

Com assar ou ferver, a polpa se separa facilmente em pedaços finos e estreitos para um ninho de “espaguete” saudável com sabor neutro para combinar com molhos, queijos e outros vegetais. Também se destaca sozinha e é saborosa com manteiga ou óleo.

Cascas e interiores da abóbora espaguete são amarelo pálido, e cada fruto atinge de 20 a 30 centímetros de comprimento.

‘Galeux d’Eysines’

Armazena bem por meses, permanecendo saborosa e fresca.

Nome botânico

Cucurbita maxima ‘Galeux d’Eysines’

Altura

Vinhas de 3 a 4,5 metros

‘Galeux d’Eysines’ é uma abóbora única e bonita com alto teor de açúcar. Em pêssego pastel, as cabaças têm peles externas verrugosas causadas por açúcares cristalizados por baixo. Uma abóbora verrugosa é um sinal de um interior doce e alto teor de açúcar.

‘Galeux’ tem o apelido de abóbora “amendoim” devido ao seu exterior áspero, embora o interior laranja seja suave. Cada abóbora robusta pode atingir 30 centímetros de diâmetro e pesar de 4,5 a 6,8 quilos.

A herança francesa é versátil na culinária, incluindo sopas e molhos. Elas armazenam-se por até seis meses e são uma peça central em exibições de colheita.

‘Table Queen’

Esta é uma escolha clássica para colheitas de jardim no início do outono.

Nome botânico

Cucurbita pepo ‘Table Queen’

Altura

Vinhas de 3 a 4,5 metros

‘Table Queen’ é um tipo histórico de bolota que define o padrão para pequenas abóboras de outono de tamanho individual. A Iowa Seed Company de Des Moines introduziu ‘Table Queen’ em 1913.

Com um interior açucarado, as pequenas bolotas são perfeitas para assar. As rodadas escuras e verdes brilhantes de um quilo têm uma polpa amarela-laranja de alta qualidade.

Para uma variedade compacta e de maturação precoce, procure ‘Table King’. As Seleções All-America de inverno da Universidade de Connecticut em 1974 amadurecem em 80 dias em formas compactas de 1,2 metros.

‘Delicata’

Estão prontas para comer direto da vinha do jardim.

Nome botânico

Cucurbita maxima ‘Delicata’

Altura

Vinhas de 3,6 metros

‘Delicata’ é um prêmio como uma das abóboras mais doces. Esta herança de 1894 tem alto teor de açúcar e interiores finamente texturizados e dourados. Os frutos são doces direto da vinha com uma pele fina para fácil preparo. Não há necessidade de descascar; a pele é comestível com um sabor de nozes.

‘Delicata’ é um fruto alongado, creme-branco com tons laranja e listras e manchas verdes escuras. Cada um cresce cerca de 20 centímetros de comprimento e 10 centímetros de largura, pesando de 0,5 a 1,4 quilos. O tempo de armazenamento é de apenas alguns meses, melhor aproveitado no outono ou congelado para aquecer as noites de inverno.

‘Rouge Vif d’Étampes’

Estas abóboras de formato bonito duram bem durante o inverno.

Nome botânico

Cucurbita maxima ‘Rouge Vif d’Étampes’

Altura

Vinhas de 3 metros

‘Rouge Vif d’Étampes’ é a famosa abóbora de carruagem ‘Cinderela’ com belos redondos laranja-melão. A favorita é de Paris dos anos 1880, e um clássico da estação com uma longa vida útil.

Os grandes frutos são ligeiramente achatados com costelas profundas. Eles atingem de 30 a 60 centímetros de diâmetro e podem pesar de 6,8 a 9 quilos cada.

‘Rouge’ tem um sabor suave e ligeiramente doce, melhor para assar e enlatamento. Também é um destaque em exibições outonais.

‘Black Beauty’

Vinhas compactas produzem zucchinis precoces com peles delicadas.

‘Black Beauty’ completa nossa lista como uma abóbora de verão favorita. O zucchini é uma introdução dos anos 1920 e vencedor das Seleções All-America. Oferece um alto rendimento de frutos escuros, verde-escuros que têm peles finas e interiores cremosos e tenros.

Esta variedade de abóbora herança de produção precoce é fácil de cultivar graças à sua forma compacta e densa. Elas crescem rapidamente, com uma colheita em 50 a 55 dias após o plantio. Colha ‘Black Beauty’ como frutos jovens para desfrutar da melhor textura e sabor.

Continue sua leitura aqui