Abril: Um Mês Único para o Jardim
Abril é um mês único; para alguns, é cheio de tempestades, temperaturas amenas e um pouco de sol. Para outros, como aqueles no sul da Califórnia e na Flórida, é quente, ensolarado e repleto de plantas florescendo na primavera! O clima do seu jardim ajudará a decidir o que fazer neste mês.
Tarefas Primárias no Jardim
Abril é ideal para tarefas primárias no jardim, como plantio, semeadura e cultivo do solo. Em regiões amenas e frias, como o Noroeste do Pacífico, é um bom momento para começar a fazer passeios diários ou semanais no jardim para observar suas plantações. Fique atento a pragas e doenças, pois é mais fácil preveni-las e gerenciá-las do que controlá-las depois.
Planeje Seu Futuro Jardim
Agora também é o melhor momento para planejar seu futuro jardim! Semeie sementes, transplante árvores ou arbustos em vasos e mova mudas resistentes ao frio para o jardim.
Não importa o que você faça, você vai gostar de trabalhar no quintal novamente após meses de clima frio. Eu sei que eu gosto! Vista seu casaco de chuva e vamos enfrentar essas tarefas de jardim de abril.
Amend the Soil
O composto enriquece o solo, ajudando as plantas a prosperarem ano após ano.
Importância da Emenda do Solo
A emenda do solo é fundamental para o desempenho das plantas, pois solo saudável leva a plantas saudáveis. As emendas do solo aumentam a fertilidade, drenagem e absorção dos solos existentes. Elas protegem as raízes das plantas delicadas, retendo umidade e ar para que elas acessem.
Tipos de Emendas
Existem alguns tipos diferentes de emendas que funcionam bem em jardins domésticos. Minha favorita é o composto porque você pode fazê-lo em casa no quintal! Tudo o que você precisa para compostagem quente é de resíduos orgânicos ricos em nitrogênio e carbono, um garfo e água.
Ao considerar outros materiais, tente obter opções orgânicas que se decomponham naturalmente. Outras opções incluem mofo de folhas, lascas de madeira e palha. Adicione as emendas para criar uma camada de dois a três centímetros de espessura acima do solo.
Plante Árvores e Arbustos
Coloque as plantas perenes no solo antes que comecem a brotar.
Plantio de Perenes Lenhosas
Ainda não é tarde para plantar perenes lenhosas! Embora o material de raiz nua provavelmente esteja ausente da sua área, muitos espécimes em vasos ainda estão disponíveis. Coloque-os no solo enquanto ele estiver macio, úmido e facilmente escavável.
Opções Ideais para Plantio
Algumas opções ideais para plantio incluem ginkgos, macieiras silvestres e flores de sete filhos. Procure plantar esses espécimes antes que abram seus botões de flores e folhas. Você quer que as plantas se concentrem no crescimento das raízes em vez de florescer ou produzir folhas.
Nota Importante ao Plantar
Uma nota importante ao plantar é não emendar o buraco que você cavar. As plantas preferem um único tipo de solo enquanto enraízam, e ter emendas macias e confortáveis no buraco de plantio pode desencorajar as raízes de se estenderem para o solo circundante.
Para plantar, cave um buraco tão profundo e duas vezes mais largo que a bola de raiz da planta, coloque a perene dentro e preencha o buraco. Regue bem e mantenha níveis de umidade consistentes enquanto as mudas se adaptam ao local.
Fertilize as Perenes
Dê-lhes um impulso enquanto despertam da dormência.
Importância da Fertilização
As perenes ficam dormentes durante o inverno, armazenando sua energia e açúcares em sistemas de armazenamento de raízes subterrâneas. Com a chegada do calor e do sol de abril, elas emergem do solo famintas, sedentas e necessitando de luz solar.
Fertilização na Primavera
Fertilize-as enquanto estão emergindo, e elas terão todos os nutrientes necessários para um início saudável na primavera. Qualquer uma das seguintes perenes aprecia uma dose de fertilizante no início da primavera:
- Framboesas
- Mirtilos
- Amoras
- Groselhas
- Aspargos
- Ruibarbo
- Alcachofra
Cuidados ao Fertilizar
Tenha cuidado ao fertilizar, pois quantidades excessivas perto das coroas podem prejudicar caules e brotos emergentes. Aplique a fórmula em pó ou líquida nas laterais das plantas onde suas raízes possam acessá-la, e siga o rótulo para taxas de aplicação adequadas.
Teste as Temperaturas do Solo
Use um termômetro para saber quando plantar suas culturas.
Importância da Temperatura do Solo
Quão quente ou frio está o solo determinará quais plantas você pode cultivar! Solo fresco e úmido é ideal para rúcula, culturas de couve e mudas de cebola. À medida que o solo aquece, torna-se mais adequado para abóbora, milho, feijão e tomates.
Como Testar a Temperatura do Solo
Uma maneira fácil de saber quando plantar sementes ou mudas é testando a temperatura do solo. Use um termômetro com uma sonda que você possa espetar no solo. O medidor subirá ou descerá dependendo de quão quente ou frio está o solo.
Quando Plantar
Muitos pacotes de sementes descrevem as temperaturas exatas que são melhores para as culturas. Plante-as no momento ideal, e elas prosperarão sem contratempos significativos. Em áreas com estações de cultivo curtas, considere semear sementes em ambientes fechados quando o clima for severo.
Cuide dos Bulbos de Primavera
Plante bulbos de verão após a geada para flores lindas no futuro.
Após a Floração
Após a floração, bulbos que florescem na primavera, como narcisos, tulipas e flocos de neve, usam suas folhas para realizar a fotossíntese. Após a floração, eles criam açúcares e energia para a temporada de floração do próximo ano com suas folhas verdes.
Cuidados com a Folhagem
É melhor deixar a folhagem no lugar até que ela fique amarelada e murche. O murchamento mostra que os bulbos estão puxando energia de sua folhagem. Você pode cortar as folhas com segurança após elas murcharem. Evite cortá-las se estiverem verdes, ou você prejudicará as flores do próximo ano.
Plantio de Bulbos de Verão
Abril também é um bom mês para plantar bulbos que florescem no verão! Dálias, gladíolos e begônias tuberosas se beneficiam de plantios no início da primavera. Plante-os após a última data média de geada e mantenha-os úmidos e isolados até que floresçam.
Corte as Gramíneas
Apare a folhagem morta assim que o risco de geada passar para promover o crescimento.
Cuidados com Gramíneas Perenes
As gramíneas perenes frequentemente ficam marrons e amarelas no inverno à medida que sua folhagem morre em meio ao gelo, neve e geada. É uma boa ideia deixar a folhagem morta no lugar, pois ela isola e protege as coroas das gramíneas contra condições climáticas extremas.
Remoção da Folhagem Morta
Após o risco de geada passar, a folhagem morta não é mais necessária! Você vai querer removê-la para abrir espaço para o novo crescimento. Evite esperar muito para aparar, ou você pode cortar brotos emergentes à medida que se desenvolvem mais tarde na estação de crescimento.
Como Aparar
Ao aparar, deixe alguns centímetros das plantas acima do solo. Não corte até o nível do solo, ou você cortará os estolões onde novos brotos emergem. Alternativamente, use uma mão enluvada para remover lâminas mortas.
Cuide do Gramado
Remova a grama morta, depois semeie e nutra para um novo crescimento.
Revitalização do Gramado
Falando em grama, agora é um bom momento para revitalizar seu gramado! O clima fresco da primavera incentiva novos brotos saudáveis, e eles precisam de muita umidade e nitrogênio para prosperar. Estas três tarefas manterão seu gramado em ótima forma.
Passos para Revitalizar
Primeiro, comece removendo o excesso de palha do local. Use um removedor de palha com espinhos e passe-o levemente sobre a superfície do gramado. Lâminas e raízes de grama mortas ou morrendo se soltarão facilmente, deixando áreas nuas prontas para novas sementes.
Aplicação de Sementes e Fertilizantes
Após remover a palha, aplique uma nova rodada de sementes de grama em todo o local. Depois que elas emergirem e crescerem por algumas semanas, adicione um fertilizante orgânico rico em nitrogênio. Siga as instruções do fertilizante para taxas de aplicação adequadas.
Pode as Plantas que Florescem na Primavera
Pode árvores floridas apenas após suas pétalas caírem.
Cuidados com Árvores e Arbustos Floridos
Árvores e arbustos floridos decíduos frequentemente florescem na primavera antes de crescerem folhas. Seus galhos ficam cobertos de flores, e as flores decoram o chão com pétalas. Após as pétalas desbotarem, você pode podar as árvores ou arbustos com segurança sem prejudicá-los ou suas futuras flores.
Espécies que Beneficiam da Poda
Muitas espécies, como hortênsias, florescem em madeira velha. Seus botões de flores se formam do verão ao inverno em madeira de um ano. Se você cortar os galhos nessas estações, você cortará as flores do próximo ano. Espere até que as pétalas desbotem, então use podadores para moldar e limpar seu espécime lenhoso.
Estas outras plantas beneficiam da poda após suas flores desbotarem:
- Cercis (Cercis spp.)
- Marmeleiro (Chaenomeles spp.)
- Árvore-de-franja (Chionanthus spp.)
- Espinheiro (Crataegus spp.)
- Giesta (Cytisus spp.)
- Daphne (Daphne spp.)
- Deutzia (Deutzia spp.)
- Urze-de-inverno (Erica carnea)
- Forsítia (Forsythia spp.)
- Fothergilla (Fothergilla spp.)
- Halesia (Halesia carolina)
- Hamamélis (Hamamelis spp.)
- Laburno (Laburnum x watereri)
- Loropetalum (Loropetalum chinense)
- Magnólia (Magnolia spp.)
- Uva-espim (Berberis spp.)
- Macieira silvestre (Malus spp.)
- Andrômeda (Pieris spp.)
- Alecrim (Salvia rosmarinus)
- Spirea (Spiraea spp.)
- Lilás (Syringa spp.)
- Jasmim (Trachelospermum jasminoides)
- Viburno (Viburnum spp.)
- Weigela (Weigela spp.)
Cuidados ao Podar
Embora esta lista seja extensa, há muitas mais plantas que você pode podar em abril como parte de suas tarefas de limpeza do jardim. Evite cortar plantas que florescem tarde e espécies frutíferas, pois você impedirá que elas floresçam ou frutifiquem.
Comece as Sementes
Semeie sementes agora para desfrutar de vegetais frescos durante toda a temporada.
Início da Semeadura
Se você ainda não fez isso, pode semear sementes em ambientes internos ou externos! Muitas culturas frias germinam ao ar livre em abril, incluindo couve-flor, brócolis e repolho. Outras, como tomates e pimentões, apreciam um início antecipado em ambientes internos.
Vegetais para Semeadura Externa
Alguns outros vegetais para semear ao ar livre incluem acelga, beterraba, rúcula, couve, bok choy e cenouras. Em ambientes internos, semeie tomates, tomatillos, pepinos, melões, abóboras e abóboras. Uma boa maneira de saber quais sementes começar é contar de trás para frente a partir da sua última data média de geada. Muitos pacotes de sementes indicam quando começar as sementes de acordo com a última data de geada.
Flores Silvestres e Plantas Nativas
Flores silvestres e plantas nativas são duas outras excelentes opções para iniciar sementes. Muitas espécies nativas se beneficiam de um longo período de germinação, pois levam semanas para brotar. Use recipientes, cúpulas de umidade e bandejas para garantir altas taxas de germinação.
Encontre Mudas em Vasos
Plantas de viveiro dão um impulso rápido na temporada.
Compra de Mudas
Em vez de semear, você pode visitar seu viveiro local e comprar algumas mudas. Os viveiros começam as plantas em estufas para enganar as estações. Você encontrará espécies que gostam de frio disponíveis em abril, embora em climas quentes, você possa encontrar tomates, berinjelas e pimentões!
Endurecimento das Mudas
Se você comprar mudas de uma área coberta, como uma estufa, endureça-as antes de transplantá-las. Elas se beneficiarão de duas semanas ao ar livre sob luz solar dappled. A cada dia, aumente a quantidade de luz solar que recebem até que estejam sob o sol o dia todo.
Outras Plantas Disponíveis
Os vegetais não são os únicos disponíveis. Centros de jardinagem oferecem violetas, amores-perfeitos, alyssum doce, calêndulas e ervilhas-de-cheiro. A única desvantagem é que as mudas são mais caras do que as sementes. Uma boa estratégia é depender de sementes e usar mudas como um backup caso suas mudas murchem.
Controle de Lesmas
Use armadilhas de cerveja ou massa para controlar essas lesmas incômodas.
Importância do Controle de Lesmas
As lesmas são implacáveis em abril, então erradicá-las deve estar no topo da sua lista de tarefas de jardim! Elas adoram o clima fresco e úmido. A umidade abundante permite que elas viajem longas distâncias acima do solo sem secar. Você notará trilhas de lesmas e caracóis por todo o seu jardim.
Métodos de Controle
Existem maneiras simples e ecologicamente corretas de controlar lesmas sem prejudicar outros insetos benéficos. Uma armadilha de cerveja funciona bem, assim como armadilhas de massa de pão! Uma massa envolve misturar fermento, farinha e água para formar uma massa líquida.
Como Usar as Armadilhas
Coloque a massa de pão ou a cerveja em um recipiente raso e, em seguida, enterre o recipiente no solo. As lesmas e caracóis deslizarão para dentro dos recipientes, motivados por sua insaciável gula! Eles se afogarão no líquido antes de poderem escapar, e você pode compostar, enterrar ou alimentar as mortas para galinhas.
Outra Maneira de Gerenciar
Outra maneira de gerenciá-las é com uma tábua ou prancha. Os moluscos viscosos gostam de locais escuros, úmidos e frios para se esconder durante o dia. Você pode prendê-los com a tábua; vire-a e coloque as criaturas escondidas em um balde com água e sabão.
Fique Atento aos Pulgões
A intervenção precoce ajuda a evitar um grande problema de pragas mais tarde.
Importância do Controle de Pulgões
Os pulgões são as outras pragas comuns que estão começando a emergir em abril. Você notará seus corpos carnudos pretos, verdes, vermelhos ou amarelos se multiplicando rapidamente em folhas emergentes, botões de flores e flores. Encontre-os no início da primavera, e você evitará grandes infestações mais tarde na estação de crescimento.
Métodos de Remoção
Uma maneira fácil de removê-los é com jatos fortes de água. Pulverize a planta infestada uma ou duas vezes ao dia para desalojar os insetos. Após uma ou duas semanas de pulverização, eles desaparecerão e procurarão uma base mais adequada.
Uso de Produtos Químicos
Embora você possa usar óleo de neem ou sabão inseticida para matar os pulgões, é melhor começar com métodos não químicos para resolver o problema. Evite pulverizar aleatoriamente seu jardim e sempre determine se há um problema antes de aplicar qualquer tratamento.
Remova as Ervas Daninhas
Arrancar ervas daninhas cedo impede que elas espalhem sementes.
Importância do Controle de Ervas Daninhas
As ervas daninhas são pragas únicas; elas promovem doenças e insetos que se movem de suas folhas para suas culturas delicadas. Elas roubam nutrientes do solo e podem causar baixas colheitas durante a colheita. Embora problemáticas, são fáceis de remover quando jovens, com raízes superficiais.
Remoção de Ervas Daninhas Perenes
Algumas ervas daninhas perenes, como dentes-de-leão, são mais fáceis de arrancar no início da primavera do que no verão. O solo está macio e úmido, e suas longas raízes saem do solo sem resistência.
Prevenção de Sementes
Remover ervas daninhas cedo impede que cresçam rapidamente e produzam flores e sementes; prevenir a semeadura é a melhor maneira de reduzir futuras populações de ervas daninhas. Embora sementes possam vir dos quintais dos seus vizinhos, você terá poucas outras espécies invasoras presentes e poderá facilmente remover as esparsas que brotam.