Embora o cultivo de sementes em ambientes internos seja confiável, não é o melhor para todas as culturas!
Alguns vegetais e flores silvestres têm raízes sensíveis que não gostam de ser perturbadas, enquanto outros têm raízes pivotantes longas que crescem profundamente no solo. Plantar essas culturas diretamente no solo ao ar livre dá a elas um início saudável na vida.
Embora você possa transplantar algumas dessas culturas, elas provavelmente enfrentarão retrocessos e interromperão seu crescimento enquanto se adaptam ao ambiente externo. Plante diretamente e evite a espera! Suas plantas se fortalecerão naturalmente à medida que brotam e amadurecem no jardim.
Neste vídeo, o fundador da Dr. Jardim, Kevin Espiritu, e o Garden Hermit Jacques Lyakov compartilham as nove culturas que preferem plantar diretamente no solo. Incluímos alguns vegetais e ervas bônus no final, totalizando 13 culturas. Vamos começar!
Milho
As mudas lutam contra ventos fortes, mas as plantadas ao ar livre permanecem firmes.
Embora você possa transplantar mudas de milho, essa cultura cresce melhor com semeadura direta. Os espécimes transplantados estão sujeitos a tombar quando crescem altos com espigas de milho pesadas. Ventos fortes no final do verão e outono ameaçam sua colheita em desenvolvimento!
Os espécimes semeados ao ar livre têm sistemas radiculares mais fortes que os ajudam a resistir a ventos, chuvas e calor excessivo. Plante sementes de milho a uma polegada de profundidade em grandes parcelas quadradas. Essas plantas usam o vento para se polinizar; elas se beneficiam de plantios densos com muitos espécimes.
Girassol
Um pouco de escarificação ajuda as sementes de casca grossa a absorver água.
Os girassóis têm longas raízes pivotantes que crescem como cenouras ou rabanetes longos. Quando você os planta em vasos, a raiz pivotante atinge o fundo e cresce atrofiada e contorcida. É por isso que essa cultura prefere ser semeada diretamente! Em vez de usar recipientes, plante girassóis a meia polegada de profundidade onde você deseja que eles cresçam no quintal.
Se você estiver preocupado com a germinação dos girassóis, algumas dicas podem ajudar a acelerar o processo. Experimente deixar as sementes de molho durante a noite antes de plantar. Você também pode cortar suas cascas externas para permitir a entrada de água após o plantio. Cortar a casca também é chamado de “escarificação”. É útil para espécies de sementes grandes com cascas grossas, como girassóis, abóboras e capuchinhas.
Ervilha
Começá-las no solo leva a plantas mais fortes.
As ervilhas brotam raízes rasas e fracas que são sensíveis a distúrbios. Se você as manipular demais durante o transplante, atrasará o período de colheita em algumas semanas! Em vez de esperar e torcer para que sua cultura se recupere, tente semear ervilhas diretamente no solo no início da primavera ou no outono.
Assim como os girassóis, você pode deixar as ervilhas de molho durante a noite antes de plantar. Isso acelera o período de germinação para colheitas rápidas em plantas saudáveis e vigorosas. Faça plantios densos em sulcos de uma polegada de profundidade após deixar as sementes de molho durante a noite.
Cenoura
Começá-las do lado de fora ajuda a evitar o choque do transplante e raízes fracas.
Duas dicas fáceis garantem que as cenouras brotem. A primeira é plantá-las ao ar livre! Plantios internos sofrem após o transplante, pois suas raízes são extremamente sensíveis. A parte da cenoura que comemos é a raiz, e ela amadurece melhor sem perturbações.
A segunda dica é usar uma tábua ou objeto plano e semi-pesado para colocar na área. Plante cenouras fazendo um sulco longo de um quarto de polegada de profundidade. Polvilhe as sementes dentro, cubra-as com terra e, em seguida, coloque a tábua de madeira ou objeto semelhante na superfície do solo. Isso ajuda a mantê-las úmidas durante o processo de germinação.
Deixe a tábua por 10 a 14 dias enquanto as sementes absorvem água e germinam por baixo. Verifique o local em uma semana e remova a tábua quando as mudas aparecerem.
Feijão
Os que crescem rapidamente adoram solo quente e muito sol.
Os feijões enchem o jardim com sementes comestíveis que funcionam bem frescas ou secas. Embora você possa encontrar mudas de feijão em viveiros e centros de jardinagem, essa cultura cresce melhor quando você semeia feijões diretamente no solo. Eles amadurecerão e produzirão mais rapidamente e de forma mais eficiente do que as mudas transplantadas.
Um estilo divertido de plantar feijão envolve abóbora e milho em um sistema onde os três vegetais ajudam uns aos outros a crescer. É chamado de método das Três Irmãs. Plante todas as três sementes em montes — o milho cresce alto, os feijões se enrolam em torno dos caules do milho, e a abóbora cobre o solo e atua como uma cobertura viva.
Flores Silvestres
Mais flores significam mais polinizadores e colheitas maiores.
Os polinizadores são essenciais para colheitas abundantes. Insetos como abelhas, borboletas e moscas-das-flores polinizam nossas árvores de maçã, cítricos e nozes para aumentar os rendimentos. Sem esses bichinhos, enfrentaríamos escassez extrema de alimentos. Por isso, é importante plantar flores no jardim de vegetais!
As misturas de flores silvestres contêm plantas nativas e espécies que os polinizadores adoram, atraindo-os para o seu quintal com a promessa de néctar e pólen. Embora você possa começar flores silvestres em vasos, é melhor plantá-las no solo onde você deseja que elas cresçam. Elas rapidamente amadurecerão e cobrirão o solo nu, criando um plantio exuberante e denso com belas flores.
Rabanete
Crocantes e picantes, crescem rápido e têm um sabor delicioso quando frescos.
Os rabanetes são culturas de raiz de baixo crescimento que desenvolvem interiores ligeiramente picantes, crocantes e refrescantes. Como as cenouras, a parte que comemos é a raiz. Ao contrário das cenouras, os rabanetes precisam apenas de um mês para amadurecer! Não vale a pena plantá-los em vasos, pois amadurecerão antes que você possa transplantá-los.
Dois tipos de rabanetes oferecem seleções supremas para o jardineiro doméstico. Os rabanetes de primavera são os tipos vermelhos típicos encontrados no supermercado; eles crescem melhor do final do inverno até o início do verão. Opte pelo ‘Cherry Belle’ para uma variedade clássica pronta para colheita 24 dias após o plantio.
Experimente rabanetes de inverno em regiões amenas. Eles passam o inverno e amadurecem à medida que os dias encurtam e as temperaturas esfriam. ‘Round Black Spanish’ é uma variedade de inverno soberba com pele verde-preta e polpa branca cremosa.
Melancia
Monte-as para uma colheita frutífera de melancias no verão.
As melancias brotam melões comestíveis de listras verdes com polpa vermelha crocante e aquosa por dentro. Doces, deliciosas e refrescantes, as melancias são culturas ideais de verão em climas quentes. As culturas têm sistemas radiculares sensíveis que crescem melhor quando semeadas diretamente.
Embora o fundador da E.G., Kevin, semeie melancias diretamente, ele aconselha fazer o mesmo com outros melões, como cantaloupes e honeydews. Cultive esses espécimes uma ou duas semanas após a última data média de geada, quando as temperaturas variam entre 21-32°C. Faça montes e plante de duas a quatro sementes por monte.
Algumas regiões têm estações de crescimento curtas e pouco tempo para semeaduras diretas. Você pode começar melões em ambientes internos com vasos especiais. Use recipientes biodegradáveis; assim, você pode colocar as raízes no solo sem tocá-las desnecessariamente.
Pepino
Dê espaço para os pepinos subirem, e eles prosperarão!
Assim como as culturas anteriores, os pepinos têm raízes pequenas e sensíveis que não gostam de ser perturbadas. Eles preferem crescer no início do verão, quando o clima esquenta e os dias se alongam. Sem suporte, as vinhas ficam abaixo de dois pés de altura, embora possam alcançar mais de 10 pés de altura com suporte!
Para plantar, semeie duas a três sementes por buraco ao lado de uma treliça, caramanchão ou gaiola de tomate. Afine as mudas para que uma permaneça e deixe-a se enrolar nos suportes. Cultivar pepinos em treliças permite um fluxo de ar amplo, levando a pepinos saudáveis e deliciosos na época da colheita.
Nabo
Colha as raízes em cerca de um mês para um deleite fresco.
Os nabos são culturas de raiz com polpa cremosa e saborosa que tem um gosto requintado assada, salteada e ralada fresca. Alguns cultivadores até fervem e amassam como batatas! Como as partes que colhemos são as raízes, elas não gostam de distúrbios e transplantes. Cultive nabos ao ar livre em canteiros elevados, recipientes profundos ou canteiros no solo.
Embora a maioria dos nabos seja branca com um blush roxo na pele, alguns são totalmente brancos! O nabo japonês ‘White Lady’ é pequeno, cremoso e de pele branca. Conserve ou asse-os, ou coma-os frescos após amadurecerem por um ou dois meses. Os nabos também funcionam bem como culturas de outono ou de inverno em climas amenos.
Beterraba
Afine as plantas para dar espaço para as raízes crescerem fortes.
As beterrabas são tenras, suculentas e nutritivas! São vegetais ideais para jardineiros que cultivam rabanetes, mas querem tentar cultivar culturas de raiz maiores. As mudas de beterraba não se adaptam bem no jardim após o transplante; plante sementes no solo ao ar livre.
As sementes de beterraba são frutos secos que contêm um aglomerado de sementes. Alguns fornecedores as separam mecanicamente, embora a maioria não o faça. Você verá duas ou três mudas surgirem onde quer que plante beterrabas, porque as múltiplas sementes germinam no buraco. Depois que elas brotarem, afine as mudas para que uma permaneça a cada quatro polegadas.
Abóbora
Observe as vinhas se espalharem naturalmente em seu espaço de jardim.
As abóboras crescem rente ao solo em vinhas longas e rastejantes. As plantas têm uma única raiz pivotante e muitas raízes fibrosas que crescem a partir dela. Devido às suas extensas raízes, elas não gostam de manuseio desnecessário. É melhor plantá-las em seu jardim e observá-las crescer.
Tente cultivar abóboras com o método das Três Irmãs! Plante abóbora, milho e feijão em montes no início do verão. Você pode começar já uma ou duas semanas após a última data média de geada.
Coentro
Colha regularmente para ter folhas frescas durante toda a temporada.
O coentro é uma erva anual extremamente sensível — ele aparentemente floresce da noite para o dia! Calor intenso, seca e distúrbios nas raízes podem fazer o coentro florescer. Você saberá que está florescendo quando ver caules altos emergirem do centro das plantas. Os caules brotam cachos de flores brancas que se transformam em sementes de coentro.
Em vez de plantar mudas que florescem, semeie coentro em seus canteiros de jardim. Plante as sementes a meia polegada de profundidade e mantenha-as úmidas e frescas enquanto germinam. Colha continuamente sua colheita e ela continuará brotando folhas até que o clima esquente.