11 Ideias Inusitadas de Cercas Vivas para o Seu Jardim

O que esperar nesse post

Por que fazer uma cerca viva?

Talvez você queira separar sua propriedade da do vizinho ou adicionar uma estrutura formal ao seu jardim. Cercas vivas são excelentes para dividir, delimitar e desenhar. Elas têm uma variedade de usos:

Design de jardim

Privacidade

Abrigo para pássaros

Proteção

Bloquear o tráfego

Quebra-vento

Esconder vistas ruins

Suas necessidades determinarão qual cerca viva é melhor para você e seu jardim. Espécies perenes funcionam bem para criar privacidade e segurança, enquanto as caducifólias oferecem flores e frutos atraentes.

A manutenção é outra consideração — você vai querer usar arbustos de baixa manutenção se não gosta de podar ou não tem tempo para apará-los consistentemente. Você também pode cultivar uma cerca viva de forma solta em vez de uma formal e apertada.

Comece com uma destas 11 plantas de cerca viva vencedoras. Elas vão te surpreender com flores, frutos e formas de folhas interessantes. Embora sejam incomuns, são excelentes no jardim de casa!

American Holly

Embora sejam resistentes o suficiente para quebra-ventos, ainda são bonitas o suficiente para pontos focais.

A American holly é uma espécie perene nativa que funciona bem como uma cerca viva apertada ou solta. Tem folhas espinhosas, bagas vermelhas e flores brancas. Por ser uma espécie nativa dos EUA, ajuda uma variedade de criaturas selvagens!

As flores da American holly alimentam polinizadores, e os frutos alimentam pássaros, esquilos e outros pequenos mamíferos. Você criará privacidade o ano todo e ajudará o meio ambiente local ao cultivar uma cerca viva de holly nativa.

Apare sua holly na primavera após a floração para manter uma forma apertada. Esta espécie pode crescer até 18 metros de altura. É perfeita para grandes quintais com bastante espaço aberto. Use-a para dividir o jardim ou adicionar privacidade a um quintal aberto.

Beach Rose

Flores aromáticas suavizam a borda de sua personalidade robusta.

As rosas de praia são robustas, resistentes e duras! Seus espinhos afiados impedem que criaturas indisciplinadas entrem no local. Embora seus espinhos sejam indisciplinados, suas flores são absolutamente encantadoras. Elas são agradáveis aos olhos e têm aromas adoráveis.

Ao contrário da maioria das outras rosas, os tipos de praia toleram poda após a floração. Corte-as severamente para uma forma apertada ou de forma solta para uma aberta.

A espécie de rosa de praia Rosa rugosa tende a ser invasiva em partes orientais dos EUA. Considere usar uma variedade ou cultivar da espécie que seja menos invasiva, como Robusta ou Rotes Meer.

Crab Apple

Pode gentilmente, e ela recompensa com interesse o ano todo.

Acredite ou não, você pode usar macieiras ornamentais em cercas vivas! Essas árvores decorativas permanecem mais baixas na maturidade do que as American hollies, tornando-as perfeitas para espaços mais apertados. Você terá flores rosa-brancas na primavera, pequenas maçãs no verão e caules lenhosos no inverno.

As macieiras não gostam de poda severa; em vez disso, pode ramos crescidos e cruzados para manter a forma desejada. Crie uma cerca viva arredondada ou deixe as árvores crescerem altas para uma barreira viva.

As macieiras precisam de temperaturas frias no inverno para florescer e frutificar adequadamente. Elas são perfeitas para jardins frios em zonas temperadas.

Escallonia Pink Princess

Ela se molda bem após a estação de floração com uma rápida poda.

A escallonia Pink Princess, ou ‘Fradesii’, é uma espécie perene para climas amenos. Na primavera, dezenas de cachos de flores rosas emergem das pontas dos caules. Deixe-as abrir e florescer, depois apare suas plantas para manter a forma da cerca viva.

Tolerante a spray de sal e umidade, a Pink Princess funciona bem em jardins costeiros onde outros arbustos lutam. Plante muitas em massa na borda de sua propriedade e apare-as regularmente para mantê-las arrumadas e compactas.

Você também pode optar por ter algumas plantas espaçadas em diferentes formas. Faça bolas redondas, blocos quadrados ou lápis finos.

Forsythia

Elas oferecem um alegre estouro de sol quando tudo o mais dorme.

As forsythias enchem os jardins de primavera com flores amarelas brilhantes. Suas flores emergem antes da maioria dos outros arbustos, oferecendo cor precoce em paisagens de inverno sombrias. Elas se abrem ao longo dos caules nus e fazem um espetáculo espetacular.

Assim como com as macieiras, você usará cortes de poda para gerenciar as forsythias em vez de podá-las. Pode os ramos vigorosamente após as flores amarelas desbotarem. Evite fazer cortes do verão até o inverno, pois os arbustos estão crescendo seus botões de flores para o próximo ano.

As forsythias tendem a ficar abaixo de 3 metros, tornando-as ideais para espaços curtos onde outros arbustos falham. ‘Lynwood Gold’ é uma variedade excepcional que cresce ereta, enquanto ‘Karl Sax’ é um cultivar mais curto para pequenos espaços.

Lilly-Pilly Tree

Deixe crescer alto ou mantenha-a bem podada.

A árvore lilly-pilly vem da Austrália! É incomum nos EUA, embora não devesse ser. Apresenta flores brancas e bagas rosas comestíveis no inverno. Não é resistente à geada, tornando-a uma opção ideal de cerca viva para jardineiros em climas amenos.

Evite podar essas árvores para garantir que cresçam muitas flores e bagas. Em vez de podar, pode o crescimento vigoroso à medida que aparece ao longo do ano. As árvores lilly-pilly podem atingir até 6 metros de altura se você permitir. Mantenha-as mais curtas com poda habitual.

Mexican Orange

Elas florescem duas vezes com uma rápida poda logo após a primavera.

A laranja mexicana é um arbusto florido com flores que cheiram a flores cítricas. É nativa do México e de partes do sul dos EUA, embora sobreviva em regiões com geadas leves de inverno. Perderá suas folhas após geadas severas e brotará novas quando o clima esquentar. É perene em climas amenos.

Você pode podar as plantas de laranja mexicana para manter sua forma. Pode-as após a floração na primavera. Uma poda rápida após a floração pode promover uma segunda rodada de flores!

Se você mora em uma região fria, pode cultivar plantas de laranja mexicana em vasos e movê-las para dentro durante o inverno. Elas crescerão bem em solários, estufas e locais igualmente iluminados.

Wild Mockorange

Deixe os caules crescerem selvagens, depois arrume após a floração.

O mockorange selvagem é outro arbusto nativo que funciona bem como cerca viva! Alimentará polinizadores locais e encherá seu jardim de primavera com aromas incríveis. Suas flores brancas cheiram a flores de laranja, semelhante às plantas de laranja mexicana.

Este arbusto nativo funciona bem em cercas vivas informais com bordas irregulares. Pode os caules crescidos após suas flores abrirem. Evite podá-los tarde na estação de crescimento para não cortar as flores do próximo ano.

Muitas espécies de mockorange são nativas dos EUA, e algumas espécies não nativas funcionam bem em cercas vivas. Considere experimentar uma espécie ou variedade que se desempenhe bem em sua região.

Osage Orange

Ela lida com poda severa com surpreendente resiliência e força.

Este espécime espinhoso não é para os fracos de coração! Os frutos da laranja osage são não comestíveis e têm seiva tóxica, apesar de sua semelhança com laranjas. Os caules têm espinhos impressionantes que impedem animais indesejados ou intrusos de entrar no jardim.

Originária dos estados centrais do país, esta planta cresce bem em grandes extensões fora de sua área nativa. Não precisa de muito para prosperar em uma cerca viva e cresce bem em solos pobres e locais quentes.

A laranja osage tolera poda severa. Mantenha-a tão curta, larga ou alta quanto você desejar.

Portuguese Laurel

Flores semelhantes a cerejas iluminam os jardins antes que os frutos pretos apareçam.

Este loureiro é meu tipo favorito! Tem as características mais atraentes dos loureiros. O loureiro português brota flores brancas semelhantes a cerejas na primavera, e elas se transformam em cachos pendentes de pequenos frutos pretos. As árvores também são perenes, o que significa que fornecerão proteção e privacidade o ano todo.

Os loureiros portugueses são versáteis. Eles se transformarão em pequenas árvores e funcionarão bem como cercas vivas pequenas ou médias. Pode-os com a frequência necessária para mantê-los a uma altura e largura razoáveis. Use tesouras ou podadores para cortá-los.

Esses loureiros crescerão lenhosos e espessos se você permitir. Eles precisarão de poda consistente para permanecer em forma de cerca viva. Deixe suas ideias correrem soltas — você pode moldar loureiros em bolas, quadrados e esculturas!

Rose of Sharon

Variedades compactas mantêm a cor por mais tempo com menos esforço.

Rose of Sharon é um hibisco para regiões frias! É um hibisco caducifólio com caules cinzentos e lenhosos. Eles formarão um arbusto alto e arredondado sem poda, embora cortes habituais possam criar cercas vivas menores e mais apertadas. Use podadores para cortar os ramos grossos.

As flores do hibisco nos arbustos de Rose of Sharon são espetaculares! Elas adicionam cor ao jardim do final do verão até o outono. Depois que a maioria das plantas termina de florescer, essas entram em cena para ocupar seu lugar.

Se você preferir não podar, escolha variedades compactas de Rose of Sharon. Elas crescerão a um ritmo mais lento e precisarão de menos sessões de poda. Evite plantar esta se você mora na Virgínia ou Kentucky, onde é uma espécie invasora.

Continue sua leitura aqui