11 Arbustos de Baixa Manutenção para Cultivar em Vasos e Recipientes

O que esperar nesse post

Arbustos em Vasos e Recipientes

Arbustos em vasos e recipientes ancoram a paisagem com apelo multissazonal, e melhor ainda quando são de baixa manutenção, exigindo poucos recursos extras para prosperar. Seja como espécimes ou em arranjos mistos, arbustos são adições dinâmicas a recipientes.

Vasos nos permitem exibir seleções por suas flores coloridas, fragrância, forma e folhagem. Eles atraem polinizadores ou estabilizam a exibição com folhas perenes. Você pode começar com um pequeno arbusto e transplantá-lo para o jardim à medida que cresce, ou planejar a longo prazo com variedades anãs e vasos grandes para apoiar o desenvolvimento das raízes e o tamanho maduro.

Arbustos de baixa manutenção em vasos têm muitos méritos, incluindo pouca necessidade de cuidados. Eles precisam de pouca poda, se houver, e não requerem remoção de flores murchas ou aplicações regulares de fertilizantes. Com o recipiente no local certo para exposição solar ideal e umidade adequada, arbustos fáceis de cuidar trazem grandes retornos ao longo das estações.

Cultura em Recipientes

Renove a mistura de envasamento a cada poucos anos para manter as raízes felizes.

Para a melhor base, comece com um vaso grande com boa drenagem e uma mistura de envasamento de alta qualidade. Mesmo arbustos de baixa manutenção e anões precisam de espaço para acomodar raízes maduras e crescimento superior; vasos grandes (45 cm de diâmetro ou mais) acomodam mais crescimento, retêm umidade por mais tempo e suportam melhor o inverno do que vasos pequenos. Um vaso maior significa menos regas frequentes e menos manutenção.

No entanto, regar é constante, especialmente no verão, pois os recipientes secam mais rápido do que as plantações no solo. Materiais como terracota permitem aeração e drenam rapidamente, promovendo raízes saudáveis. Eles também secam mais rápido do que outros materiais e podem rachar em temperaturas de congelamento. Isole os vasos ou proteja as plantas para o inverno em climas frios.

Uma mistura de envasamento de alta qualidade e bem drenada, formulada para recipientes, é uma mistura estéril, solta e arejada, com nutrientes para promover o crescimento e reter a umidade. Evite rótulos de “terra de jardim” ou cavar solos nativos da paisagem, que podem ser densos demais para situações em vasos.

Adicione composto a cada primavera para melhorar a drenagem e aumentar a nutrição. Dependendo das preferências orgânicas da seleção, aplique um fertilizante granular de liberação lenta no início da estação de crescimento. A cada poucos anos, considere renovar a mistura de envasamento, que se degrada com o tempo.

Hortênsia

Floresce o verão todo se a rega for consistente.

Hortênsias trazem grandes cores floridas mesmo em recipientes. Seja uma seleção de longa floração ou um repetidor, elas trazem interesse duradouro no verão como espécimes destacados. Numerosas seleções anãs trazem uma variedade de cores e estruturas florais e são ideais como arbustos de baixa manutenção em vasos. Coloque-as de acordo com suas preferências de sombra, que geralmente é sombra parcial com proteção do sol da tarde. A maior necessidade delas será umidade regular.

‘Invincibelle Wee White®’ (Hydrangea arborescens ‘NCHA5’) é a primeira hortênsia lisa anã e um ajuste perfeito para pequenos espaços e vasos com pouco mais de sessenta centímetros de altura. A variedade de baixo crescimento tem flores recorrentes em caules fortes, emergindo rosadas e amadurecendo para branco. ‘Wee White®’ recebeu o prêmio Green Thumb da Direct Gardening Association por seu desempenho paisagístico forte e novidade.

‘Tiny Tuff Stuff™’ (H. serrata ‘MAKD’) é uma hortênsia de montanha e uma joia de cor. Produz uma profusão de flores em tons pastel de roxo e azul a rosa a branco, dependendo do pH do solo. As flores delicadas têm pétalas duplas que envelhecem para rosa. ‘Tiny Tuff Stuff™’ é confiavelmente resistente ao inverno com boa formação de botões e atinge até sessenta centímetros.

E para um tipo de folha grande (H. macrophylla), ‘Pop Star®’ traz cor ousada em uma forma pequena. O híbrido anão cresce apenas alguns pés de altura e largura, mas produz muitos cachos de flores em azul rico ou rosa brilhante, dependendo do pH do solo. Como parte da série Endless SummerⓇ, traz flores repetidas em forma de renda.

Buxo

Formas organizadas trazem estrutura e charme para jardins em recipientes.

Buxos, com suas folhas pequenas e brilhantes em verde profundo, ramificação densa e formas organizadas de baixa manutenção, criam arbustos perenes estruturais para vasos. Eles são eficazes como espécimes únicos ou em vasos repetidos para criar ritmo. Eles também complementam flores sazonais.

‘Green Mountain’ é uma variedade naturalmente piramidal que não precisa de poda para manter sua forma cônica. Os híbridos têm folhagem verde fresca durante todo o ano. Para um hábito de montículo, procure ‘Green Velvet’. Ambos atingem cerca de noventa centímetros de altura.

Para mais formalidade ou para definir uma tapeçaria mais solta, faça topiaria nos buxos em cones, pirâmides ou esferas bem definidas.

Weigela

Flores permanecem muito depois da primavera, sem necessidade de poda.

Weigela é um clássico entre as sebes floridas, grande e vistoso com ramos folhosos e uma explosão de flores na primavera tardia. Cultive variedades grandes como ‘Wine and Roses®’ com folhas de cor vinho em grandes recipientes. Cultivares contemporâneos proporcionam crescimento compacto e fácil em vasos.

‘My Monet®’ é o primeiro weigela anão e ostenta folhagem variegada. As folhas têm margens brancas cremosas, interiores verde menta e tons rosados. Uma profusão de flores em forma de trombeta rosa atrai beija-flores e outros polinizadores. ‘My Monet®’ atinge apenas sessenta centímetros de altura.

‘Snippet® Dark Pink’ é outra seleção pequena com cerca de trinta a sessenta centímetros. Folhas verdes ricas fornecem um fundo atraente para um manto de trombetas rosa escuro. Após a explosão inicial da primavera tardia, as flores continuam durante todo o verão, sem necessidade de remoção de flores murchas.

Coprosma

Folhas vibrantes capturam a luz e a mantêm lindamente.

Coprosma, ou arbusto espelho, é perene em climas quentes, onde é um arbusto perene de baixa manutenção na paisagem e em vasos. Em vários tons, as folhas de alto brilho são densas entre ramos compactos.

‘Plum Hussey’ brilha em roxo escuro para um alto contraste. Procure ‘Waxwing Orange’ em tons brilhantes de laranja e amarelo e ‘Waxwing Lime’ em chartreuse e verde escuro. Ambos iluminam a exibição com alto brilho e cor.

Coprosma prospera no calor do verão e é tolerante à seca, vento e sal. É uma excelente planta de recipiente que passa o inverno em ambientes fechados, onde não é resistente, ou precisa de proteção extra.

Ninebark

Este é um destaque resistente ao frio com cor que permanece.

Ninebark é um arbusto nativo da América do Norte e favorito dos zangões por seu néctar rico. Também é durável, de fácil cuidado e excepcionalmente resistente ao frio. Ao cultivar arbustos em vasos, é uma boa ideia escolher seleções resistentes a duas zonas mais frias do que sua zona de cultivo. Se você vive na zona 7, por exemplo, escolha um arbusto que sobreviva ao inverno na zona 5 como uma aposta segura para passar o inverno ao ar livre em um vaso.

‘Tiny Wine’ é um cultivar doce menor que a espécie, com cerca de noventa a cento e cinquenta centímetros. Pequenas folhas são bronze e marrom para um rico contraste com suas flores rosadas-brancas. Cachos de flores cobrem os caules para uma cobertura completa e uma grande exibição na primavera e início do verão. As folhas escuras estendem o interesse durante toda a estação.

Tuia Globo

Folhagem dourada brilhante cresce em uma pequena bola arredondada.

Adicione um pouco de cor e estrutura perene com a tuia globo. Cultivares da espécie nativa do leste dos EUA têm sprays apertados e planos de folhagem em formas arredondadas. ‘Golden Globe’ é de longa vida com folhas amarelas espessas e forma uma bola de sessenta a cento e vinte centímetros de altura.

‘Tater Tot’, cujo nome reflete sua forma, atinge apenas sessenta centímetros. ‘Anna’s Magic Ball’ é ainda menor, uma esfera apertada com apenas vinte e cinco a trinta e oito centímetros de altura e largura. A folhagem é chartreuse e dourada para um toque de cor.

A tuia globo permanece pequena e não corre o risco de crescer rapidamente em um recipiente. É uma adição duradoura para pontuar um grupo de vasos ou ficar sozinha.

Rosa

É compacta, mas repleta de pétalas e fragrância doce.

Rosas podem ser arbustos de baixa manutenção para vasos, especialmente com boa resistência a doenças. Uma variedade compacta as torna fáceis de gerenciar, embora até algumas rosas trepadeiras cresçam felizes em um recipiente grande o suficiente (embora exijam mais cuidado no treinamento e poda). Cultivar rosas em vasos permite bastante circulação de ar e facilita a rega na base, evitando respingos nas folhas e criando problemas fúngicos.

‘Bliss Parfuma’ (Rosa ‘KORmarzau’) é uma rosa romântica com flores em forma de taça, muitas pétalas e uma fragrância leve e frutada. Cachos de flores rosa cremoso com centros de damasco florescem da primavera ao outono. ‘Bliss’ é resistente ao frio e a doenças. Sua forma organizada e natureza resiliente a tornam uma excelente escolha para recipientes e pequenos espaços.

‘Carefree Beauty’ tem grandes flores rosa ricas em pequenos cachos em hastes arqueadas. É uma rosa Buck, desenvolvida pelo horticultor Griffith Buck durante seu tempo na Iowa State University. O Dr. Buck acreditava que rosas deveriam ser fáceis de cultivar no jardim doméstico. Suas introduções são de baixa manutenção, resistentes a doenças e ao frio.

As flores soltas e abertas de ‘Carefree Beauty’ com estames amarelos atraem polinizadores e produzem frutos laranja no outono. É uma seleção Earth-KindⓇ (e vencedora do Earth-KindⓇ Rose of the Year) com desempenho excepcional e resistência a doenças.

Sweetshrub

Vasos grandes precisam de abrigo no inverno para mantê-los prosperando.

Sweetshrub faz um espécime grande em vaso e é adequado como tela ou fundo naturalista. Use um recipiente grande para acomodar o crescimento vigoroso e o tamanho maduro, ou mova-o para o jardim à medida que atinge o tamanho completo. Em climas frios (zonas 4 e 5), espécimes em recipientes se beneficiam de proteção no inverno. Para melhor sucesso, passe o inverno em vasos em um espaço protegido, como uma garagem ou porão.

Calycanthus, também chamado de especiaria da Carolina, tem flores perfumadas em vermelho mogno em maio. A folhagem ampla é lustrosa e verde escura, atraente mesmo quando o arbusto não está em flor. A cor do outono é dourada brilhante, e quando machucadas, as folhas e caules têm um cheiro picante e de gin. Sweetshrub é um favorito dos polinizadores e nativo da América do Norte. Coloque-os perto de pátios e passarelas para apreciar a fragrância.

Uma introdução de Michael Dirr com flores amarelas chartreuse, C. floridus ‘Athens’ pode ser a mais perfumada da espécie. Perfil ligeiramente mais baixo com cerca de cento e oitenta centímetros de altura, a seleção forma um monte denso. As flores são verde claro, e a cor do outono é um amarelo excepcional.

‘Burgundy Spice’ mostra folhas roxo-avermelhadas e verde-oliva brilhantes durante toda a estação de crescimento. No outono, torna-se amarelo e laranja. As folhas ricas são uma reviravolta marcante na espécie, assim como as flores duplas, vermelhas acobreadas e perfumadas.

Abélia

Calor e seca não diminuem seu encantador espetáculo de verão.

Abélia tem folhas perenes brilhantes, pequenas e pontiagudas, que revestem seus ramos lenhosos. Delicadas flores em forma de trombeta atraem abelhas e outros polinizadores. Delicadas em rosa ou branco, as flores tubulares se agrupam nas pontas dos caules do verão até o outono.

‘Miss Lemon’ é uma variedade anã com um spray de folhas amarelas cremosas e verdes. Flores rosa claro são duradouras e abundantes. ‘Kaleidoscope’ é outro favorito em pequena escala com folhagem que muda de cor. Transita de verde e dourado na primavera para vermelho-laranja no outono. ‘Suntastic Pink’ é uma variedade anã melhorada com folhagem verde e marfim com margens cerise ricas e flores rosa claro.

Abélia é resistente a doenças, pragas e cervos. Os arbustos toleram calor, umidade e condições secas.

Gardênia

Perfeita para uma varanda ou peitoril, ela preenche o ar suavemente.

O perfume intensamente doce das gardênias faz valer a pena cultivá-las em recipientes para aproveitar de perto. Suas flores brancas se destacam contra folhas verdes escuras e brilhantes. Elas florescem no final da primavera e início do verão e durante todo o ano em climas quentes.

‘Jubilation™’ tem flores giratórias em uma forma arredondada e é mais resistente ao frio do que algumas outras. ‘White Gem’ atinge trinta a sessenta centímetros de altura para preencher um pequeno espaço com alta fragrância.

Enquanto as gardênias prosperam em climas quentes do sul, elas crescem em recipientes em climas mais frios. Traga-as para dentro de casa para passar o inverno, tentando um local perto de uma janela brilhante. As gardênias são exigentes se as condições não forem adequadas dentro de casa, então mova-as de volta para fora assim que as temperaturas esquentarem. Embora geralmente de baixa manutenção ao ar livre, elas apreciam umidade consistente. Aplique um fertilizante para plantas que amam ácido ao plantar e um com ferro se as folhas começarem a amarelar.

Caryopteris

Uma névoa suave de flores de lavanda dança acima do verde.

Caryopteris (também barba azul ou névoa azul) traz abundantes cachos de pequenas flores azuis acima da folhagem em forma de montículo. Os tons roxo-azulados no final do verão e outono contrastam com a folhagem dinâmica.

‘Sunshine Blue II®’ (Caryopteris incana) é uma variedade marcante com folhas dourado-verdes e flores violetas profundas. Entre os mais resistentes ao frio do grupo, também prospera em situações quentes e secas. Caryopteris x clandonensis cria um spray nebuloso de flores. Procure por ‘Gold Crest’ com folhas verde brilhante, enquanto ‘Dark Knight’ tem pétalas roxo-real profundas acima da folhagem azul-prateada.

C. divaricata ‘Snow Fairy’ tem folhas verde menta com margens brancas. Suas flores de lavanda escura criam uma névoa bonita acima da folhagem clara e nítida.

Caryopteris atrai polinizadores com suas flores ricas em néctar. Aceita bem a modelagem, se necessário, para gerenciar o tamanho ou renovar o crescimento, embora os arbustos se formem naturalmente.

Continue sua leitura aqui