11 Alternativas Nativas para Plantas Invasoras Populares

O que esperar nesse post

Plantas Nativas

Plantas nativas são excepcionais! Elas prosperam no seu jardim com pouca ou nenhuma manutenção, pois evoluíram para crescer em sua região nativa. Onde quer que uma espécie invasora prospere, há certamente uma alternativa de planta nativa que pode substituí-la.

As espécies nativas não são apenas melhores para espaços selvagens, mas também são benéficas para polinizadores e vida selvagem. Suas flores fornecem pólen e néctar valiosos para polinizadores, seus galhos oferecem espaço para habitat, e seus frutos e sementes alimentam animais famintos. Você ajuda todo o ecossistema ao seu redor quando cultiva plantas nativas.

Prevenção de Espécies Invasoras

A melhor maneira de prevenir espécies invasoras de se espalharem é evitar plantá-las em primeiro lugar. Remova-as completamente antes de plantar substitutos, se já estiverem presentes. Algumas invasoras brotam de fragmentos de raiz ou caule, e uma escavação adequada impede que retornem.

Sem mais delongas, aqui estão 11 alternativas nativas para plantas invasoras populares. Vamos discutir as várias espécies que cada planta nativa pode substituir.

Amora do Pacífico

Esta é uma planta rasteira que não prejudica árvores e arbustos como outras amoras.

A amora do Pacífico é uma planta rasteira que funciona bem como substituto de silvas no Noroeste do Pacífico e na Costa Oeste. Ela se espalha pelo chão e cria raízes livremente, mas não prejudica árvores e arbustos como as amoras invasoras do Himalaia ou de folhas recortadas.

Silvas invasoras, como a amora do Himalaia, produzem frutos que os pássaros adoram comer. Eles os comem e dispersam suas sementes enquanto voam por florestas, pradarias e costas. Quando as sementes caem nessas áreas, brotam em plantas monstruosas que dominam tudo à vista!

Amoras são especialmente invasoras, pois seus caules espinhosos são difíceis de manejar e podem danificar plantas próximas. É melhor remover os caules a cada primavera até que as plantas morram. Considere alternativas que não se espalham como cultivares, híbridos e espécies nativas semelhantes à amora do Pacífico.

Amora Silvestre do Sul

Esta é uma ótima substituta para silvas, kudzu ou madressilvas agressivas.

A amora silvestre funciona como uma substituta eficaz para silvas nos estados do sul e leste. É uma cobertura do solo rasteira que cria raízes livremente ao longo de seus caules. Na primavera, flores brancas surgem atraindo insetos polinizadores. As flores fertilizadas se transformam em amoras doces e suculentas.

Ao contrário da amora do Pacífico, a amora silvestre do sul tolera altas temperaturas e exposições ensolaradas comuns no leste dos EUA. Ela funcionará bem como substituta para silvas invasoras, kudzu ou madressilvas agressivas.

Glicínia Americana

A linda folhagem substitui as glicínias chinesas e japonesas agressivas e indisciplinadas.

A glicínia americana substitui as glicínias chinesas e japonesas invasoras e indisciplinadas. Embora lindas, as glicínias exóticas podem subir em árvores e sufocar sua vegetação. Elas se espalham em florestas e paisagens selvagens, expulsando espécies nativas, como a glicínia americana.

As flores da glicínia americana são tão bonitas quanto as não nativas. Elas são branco-lavanda e surgem em cachos pendentes. As vinhas precisam de muita luz solar para se desenvolver bem e terão dificuldades em locais com sombra excessiva.

Se você está considerando usar glicínia em um caramanchão ou treliça, escolha a glicínia americana. Ela irá impressioná-lo com suas incríveis flores, e você se sentirá contente sabendo que está plantando uma espécie nativa benéfica em vez de uma invasora agressiva.

Hortênsia de Folha de Carvalho

As flores ostentam lindas folhas lobadas que ficam vermelhas no outono.

A hortênsia de folha de carvalho recebe seu nome por causa de suas lindas folhas lobadas. Elas são como folhas de carvalho, mas muito maiores. São verdes na primavera e no verão e ficam em um rico tom de vermelho no outono. Os caules são cobertos por uma casca decorativa que se revela no inverno, quando as folhas caem no chão.

Devido à cor vermelha no outono, as hortênsias de folha de carvalho são substitutos perfeitos para arbustos que mudam de cor, como o arbusto ardente ou o bambu celestial. Arbustos ardentes e bambus celestiais são invasores em algumas regiões, e é melhor não plantá-los ou seus cultivares.

Além de você receber excelente cor de outono com esta hortênsia, você também pode desfrutar de cachos de flores piramidais com flores brancas e perfumadas. Elas atraem polinizadores para o seu jardim e alimentam muitos insetos benéficos.

Beleza da Primavera

A folhagem brota na primavera e desaparece no verão, oferecendo flores e folhas sazonais.

As belezas da primavera são efêmeras—elas brotam na primavera e desaparecem no verão, oferecendo flores e folhas sazonais que cobrem o solo. Elas brotam de pequenos bulbos subterrâneos que lhes permitem resistir à seca, clima intenso e altas temperaturas.

Duas espécies principais de belezas da primavera prosperam nos EUA. São a beleza da primavera ocidental, Claytonia lanceolata, e a beleza da primavera comum, C. virginica. Use a espécie ocidental no Oeste e a comum no Leste.

As belezas da primavera são alternativas eficazes para outras coberturas de solo efêmeras, mas invasoras. Substitua celidônia menor, ranúnculos não nativos e plantas semelhantes por belezas da primavera.

Erva-de-fogo

Esta perene é uma ótima substituta para híbridos, cultivares ou espécies de loosestrife.

Loosestrife roxa é uma herbácea perene deslumbrante, mas invasora que é comum em todo o país. É um problema por causa de sua produção abundante de sementes; uma única planta pode semear milhares mais! Arrancar as plantas floridas roxas e suas mudas é crucial para prevenir sua disseminação.

Em vez de plantar híbridos, cultivares ou espécies de loosestrife roxa, opte pela erva-de-fogo! É uma herbácea perene nativa que prospera no hemisfério norte em regiões temperadas. Seus espigões floridos magenta emulam os de loosestrife roxa, tornando-a um substituto eficaz.

A erva-de-fogo, embora não invasora, pode se espalhar agressivamente do local onde foi originalmente plantada. Arranque suas mudas se brotarem onde você não as deseja e transplante-as para um local mais adequado.

Bérberis Americana

Os arbustos ostentam caules e folhas espinhosos. Produzem bagas vermelhas.

Bérberis americanas são arbustos decorativos e caducifólios com caules e folhas espinhosos. Elas substituem bérberis invasoras que tendem a se espalhar em florestas. Pássaros comem as bagas dos arbustos não nativos e dispersam as sementes em áreas naturais. Esta espécie americana é uma ótima substituta para jardineiros no leste dos EUA.

Como bérberis ornamentais, a espécie americana é resistente, tolerante à seca e adaptável. Funciona bem em locais ensolarados, úmidos ou secos com solo argiloso. A chave é estabelecer a bérberis no primeiro ano, pois ela crescerá resistente no segundo e terceiro ano após o plantio.

Quando feliz, este arbusto nativo tende a brotar e formar pequenos matagais. Deixe-o se espalhar se você quiser que cubra o solo, caso contrário, pode os brotos antes que amadureçam.

Uva-do-Oregon

Este arbusto substitui bérberis agressivas e tolera bem condições secas e sombreadas.

Uva-do-Oregon substitui bérberis invasoras para jardineiros nos estados ocidentais! Também pertence à família Berberis. É um arbusto de tamanho médio com folhas espinhosas e flores amarelas brilhantes que surgem no início da primavera. Tolera surpreendentemente bem a sombra seca!

Outras espécies de Berberis americanas são ótimas substitutas para outras espécies invasoras. Considere a uva-do-Oregon rasteira, Berberis repens, uma alternativa perene para a hera inglesa em locais sombreados. A bérberis cascata, Berberis nervosa, é outro tipo rasteiro perfeito para jardins sombreados.

Madressilva Coral

Esta flor pode crescer ereta ou como cobertura do solo.

A madressilva coral se espalha com caules trepadores e rastejantes. É uma trepadeira nativa com dois estilos de crescimento: ereta ou como cobertura do solo. Esta dupla funcionalidade significa que substitui muitas plantas invasoras espalhadas como hera inglesa, arcanjo amarelo e vinca. Evite plantar essas espécies indisciplinadas e escolha uma madressilva nativa!

Esta planta é uma das madressilvas mais vistosas originárias da América do Norte, embora existam muitas outras perfeitas para jardins em todo o país. Escolha a madressilva coral se você mora no sudeste dos EUA. Opte por madressilvas laranja ou rosa no Noroeste do Pacífico e experimente madressilvas flexíveis ou amarelas pálidas no Leste.

Madressilvas não apenas fornecem flores perfumadas para jardineiros e polinizadores, mas também produzem bagas que alimentam pássaros e pequenos mamíferos. Elas são excelentes trepadeiras ou arbustos para jardins florestais.

Prunela Lanceolada

Esta perene cresce melhor em jardins de pedras, canteiros elevados e paisagens selvagens.

A prunela lanceolada é uma substituta para a prunela daninha. A erva daninha origina-se da Ásia e Europa, enquanto a prunela lanceolada origina-se da América do Norte. Nossa planta nativa é um espécime bonito e curto com lindas flores de lavanda. Não é daninha como a espécie invasora que se espalha em gramados, canteiros e bordas.

É difícil diferenciar entre a prunela lanceolada e a comum. As folhas são uma chave para a identificação: são mais longas, ou mais lanceoladas, na espécie nativa do que na daninha.

Em vez de em gramados, esta perene cresce melhor em jardins de pedras, canteiros elevados e paisagens selvagens. Seus caules de enraizamento livre podem se espalhar e formar pequenas colônias. Deixe-as se espalhar e observe na primavera enquanto suas flores de lavanda atraem abelhas, abelhas e borboletas.

Erva-buena

A erva é uma ótima substituta para o arcanjo amarelo, hortelã e erva-cidreira.

Erva-buena é um parente da hortelã que cresce ao longo da Costa Oeste. Você pode usar suas folhas frescas ou secas para fazer chá! Ela se espalha com caules de enraizamento livre que criam manchas densas ao longo do tempo. Flores brancas surgem em caules curtos na primavera, atraindo insetos polinizadores e benéficos.

Erva-buena é uma planta alternativa excelente para arcanjo amarelo, hortelã e erva-cidreira. Ela cobrirá o solo e evitará que ervas daninhas brotem. Suas folhas são perenes em regiões temperadas quentes. Você estará fazendo chá com ela o ano todo!

Continue sua leitura aqui