Rachel Reeves Enfrenta Críticas no Escândalo do Orçamento
Rachel Reeves sofreu um grande golpe no escândalo de mentiras do Orçamento hoje, quando o OBR criticou briefings enganosos.
Altos funcionários do órgão disseram que precisavam ‘corrigir o registro’ sobre as previsões que o Chanceler havia recebido após informações ‘inúteis’ aparecerem na mídia.
Ao prestar depoimento ao Comitê de Seleção do Tesouro após a destituição do presidente do órgão na noite passada, David Miles disse que o OBR havia reclamado ao governo sobre ‘conceitos errôneos’ que estavam sendo fomentados.
Embora admitindo que não estava claro exatamente de onde vinham os briefings, ele disse que havia uma percepção de que as previsões do órgão haviam ‘flutuado’ e isso estava ‘aumentando as dificuldades deste Orçamento’.
Preocupações com as Previsões do OBR
A sugestão de que um aumento do imposto de renda havia sido descartado porque o OBR de repente encontrou algum dinheiro ‘atrás do sofá’ foi de particular preocupação, pois implicava que a organização era um ‘fantoche’ para os ministros.
‘Era claro que havia muitas informações aparecendo na imprensa que normalmente não estariam lá, e isso não era particularmente útil do nosso ponto de vista’, disse ele.
‘Não estávamos em posição, é claro, de corrigi-las.’
O Prof. Miles sugeriu que os briefings caóticos em torno do Orçamento ‘exacerbaram’ o dano econômico da incerteza sobre o que aconteceria.
O OBR tem estado efetivamente em conflito com a Sra. Reeves e sua equipe sobre a forma como as previsões foram usadas antes da declaração fiscal da semana passada.
Isso culminou na semana passada quando o ex-presidente Richard Hughes deu o passo incomum de detalhar o cronograma de quais previsões econômicas foram fornecidas quando – expondo que a Sra. Reeves havia exagerado números terríveis mesmo após ser informada de que o governo estava no caminho certo para ter um superávit.
O Tesouro respondeu dizendo que havia recebido garantias de que tal transparência não seria a prática ‘usual’.
O Sr. Hughes renunciou dramaticamente como chefe do OBR na noite passada, ostensivamente devido à publicação antecipada de documentos do Orçamento após uma falha técnica.
Testemunho ao Comitê de Seleção do Tesouro
Ao prestar depoimento ao Comitê de Seleção do Tesouro após a destituição do presidente do OBR na noite passada, David Miles disse que havia reclamado ao governo sobre ‘conceitos errôneos’ que estavam sendo fomentados.
Altos funcionários do OBR disseram que precisavam ‘corrigir o registro’ sobre as previsões que o Chanceler havia recebido após informações ‘inúteis’ aparecerem na mídia.
Rachel Reeves está preparada para que a tempestade de mentiras do Orçamento escale novamente hoje.
Especulações estão girando sobre as intenções de Richard Hughes após ele renunciar dramaticamente como chefe do OBR após meses de tensões com o Chanceler.
Na semana passada, o Sr. Hughes deu o passo incomum de detalhar o cronograma de quais previsões econômicas foram fornecidas quando – expondo que a Sra. Reeves havia exagerado números terríveis mesmo após ser informada de que o governo estava no caminho certo para ter um superávit.
Linha do Tempo da Indignação do Orçamento do Tesouro
17 de setembro: O OBR fornece previsões iniciais ao Tesouro mostrando que receitas fiscais mais altas eliminaram em grande parte £21 bilhões de rebaixamentos de produtividade.
31 de outubro: As últimas previsões pré-medidas do OBR são entregues. O Chanceler é informado de que está cumprindo suas regras fiscais com £4 bilhões de margem no elemento de equilíbrio de gastos correntes.
4 de novembro: Rachel Reeves faz um discurso altamente incomum de ‘preparação de cenário’ pré-Orçamento em Downing Street. Ela se refere a rebaixamentos de produtividade – mas não aos aumentos de impostos – e diz que eles terão ‘consequências’.
Isso é amplamente interpretado como um sinal de que o imposto de renda será aumentado, uma conclusão que o Tesouro não desencoraja.
10 de novembro: O Chanceler reforça seus avisos terríveis em uma entrevista à BBC, sugerindo que a única maneira de evitar quebrar o manifesto seria cortar gastos de capital. Ela já havia sido enfática de que isso era algo que não faria.
13-14 de novembro: O Financial Times causa pânico ao relatar que o plano de aumento do imposto de renda foi abandonado.
O mercado de títulos sobe acentuadamente à medida que os comerciantes precificam o risco de que a Sra. Reeves não esteja séria sobre equilibrar as contas.
Para conter a situação, fontes do governo informam jornalistas na manhã seguinte que a ideia foi descartada porque o OBR atualizou as previsões de receita fiscal. No entanto, eles ainda enfatizam que a Sra. Reeves tem um grande buraco a preencher.
26 de novembro: Após mais uma semana de confusão, a Sra. Reeves revela um Orçamento que impõe £30 bilhões por ano de impostos extras aos britânicos até 2030-31. Uma grande parte do dinheiro extra vai para gastos adicionais com benefícios, incluindo £3 bilhões para eliminar o limite de dois filhos nos benefícios – algo que deputados trabalhistas rebeldes têm clamado.
As previsões do OBR divulgadas junto com o Orçamento mostram que a margem da Sra. Reeves havia sido reduzida em apenas £6 bilhões desde março.
O Chanceler usa parte da receita fiscal extra projetada para reconstruir sua margem para mais de £20 bilhões.
28 de novembro: O Comitê de Seleção do Tesouro publica uma carta do chefe do OBR, Richard Hughes, detalhando quais previsões eles deram ao governo.
Desafios e Críticas
Diz-se que a Sra. Reeves considerava o Sr. Hughes como uma ‘parede de tijolos’ por se recusar a incluir os efeitos menores de acordos comerciais nas previsões, enquanto Keir Starmer deixou claro ontem que estava furioso com a decisão de realizar uma revisão da produtividade de longo prazo.
O Professor Miles rejeitou a crítica sobre o momento da revisão da produtividade hoje, dizendo que o impacto da Covid e o aumento dos preços da energia precisavam primeiro desaparecer.
‘Tentar chegar a um julgamento há um ano, dois anos atrás… teria sido muito difícil’, disse ele.
Outro membro do comitê do OBR, Tom Josephs, também deixou claro que o órgão ainda publicará números na Primavera mostrando se as regras fiscais do Chanceler estão sendo cumpridas.
A Sra. Reeves anunciou no Orçamento que, no futuro, o órgão só será solicitado a fazer uma avaliação formal nos Orçamentos de Outono, como parte de seu esforço para ter apenas uma declaração fiscal por ano.
No entanto, o Professor Miles não chegou a criticar diretamente a Sra. Reeves por seu discurso altamente incomum na hora do café da manhã em 4 de novembro, quando destacou os rebaixamentos do OBR, mas não mencionou que eles haviam sido completamente compensados por receitas fiscais projetadas maiores e inflação.
O economista sugeriu que era justo para a Sra. Reeves destacar o cenário ‘muito desafiador’.
‘Um número que era mais £4 bilhões na previsão pré-medidas não é inconsistente com a declaração, o sentimento de que esta é uma posição fiscal muito desafiadora’, disse ele.
Mas ele disse que não havia nada do OBR depois que justificasse os briefings do Tesouro de que as previsões haviam melhorado.
‘Não acho que foi enganoso para o Chanceler dizer que a posição fiscal era muito desafiadora no início daquela semana’, disse o Prof. Miles.
‘Se uma mensagem foi então divulgada para dizer “bem, é menos desafiadora no final da semana”, eu não sei, e não sei de onde essa mensagem teria vindo.
‘Certamente não refletiu nada que fosse notícia do OBR sendo alimentada ao governo.’
O Professor Miles minimizou os temores de que o OBR estivesse ‘em guerra com o Tesouro’, mas sugeriu que o processo do Orçamento deve ser ‘mais suave’ no futuro.
‘Temos uma relação muito próxima com o Tesouro. Na verdade, dependemos não apenas do Tesouro, mas de outros departamentos do governo para análise de muitos tipos de medidas’, disse ele.
‘Há muitos analistas econômicos muito bons – do meu ponto de vista – no Tesouro e dependemos muito deles.
‘Espero que possamos conduzir um processo no futuro, e faremos tudo o que pudermos, que seja um pouco mais suave do que o processo pelo qual acabamos de passar.’





