Canteiros Elevados: Uma Tendência Popular
Canteiros elevados estão mais populares do que nunca, e é fácil entender o porquê. Eles estão disponíveis em várias dimensões e podem ser colocados onde você quiser, incluindo em uma varanda ou pátio. Eles também oferecem controle total sobre a estrutura do solo, prolongam a temporada de cultivo e facilitam o controle de pragas.
Embora você possa cultivar a maioria das plantas de jardim em canteiros elevados, às vezes é divertido e conveniente escolher um tema, como um jardim de saladas. Você pode cultivar tudo o que precisa para uma salada de primeira em um único canteiro elevado.
Começando com seu Jardim de Saladas
Por onde começar? Se você é novo na jardinagem e adora a ideia de uma salada nutritiva cultivada em casa ou apenas novo em canteiros elevados, estamos aqui para ajudar. Vamos guiá-lo em cada etapa do caminho.
Alface
Alface Buttercrunch Butterhead
Tomate Cereja
Sementes de Tomate Cereja Sun Gold Pole
Pepino
Sementes de Pepino Spacemaster 80
Passo 1: Escolha um Local Ensolarado
Garanta que suas plantas prosperem escolhendo um local ensolarado e bem iluminado.
Se você quer que seu jardim de saladas prospere, é vital plantá-lo no local certo. Plantas que produzem os componentes mais comuns de uma boa salada—como alfaces, tomates e pepinos—precisam, ou pelo menos preferem, exposição total ao sol.
Mas o que exatamente significa “sol pleno”? Isso se traduz em pelo menos seis horas de sol direto e sem filtros por dia. Se você comprometer um canteiro elevado em um local que não receba essa quantidade de luz (ou que mal receba seis horas), estará se preparando para uma colheita fraca.
Se você simplesmente não tem um local com essa exposição, suas escolhas de plantas e colheitas serão limitadas. Tenha isso em mente ao escolher sementes; você precisará procurar aquelas que aceitam “sombra parcial.” Verduras jovens ainda são uma ótima opção.
Você provavelmente já está familiarizado com a quantidade de luz que diferentes áreas ao redor de sua casa recebem. Se não, faça questão de registrar isso por alguns dias, anotando. Pode parecer bobo, mas você se arrependerá se montar um canteiro de saladas em um local muito sombreado.
Ao acompanhar a luz solar, um fator crucial a considerar é a época do ano. No Hemisfério Norte, os dias são mais longos no verão. Se você está planejando em março, considere que os dias estão ficando mais longos a cada dia.
Por outro lado, se já é junho ou julho e você está pensando em um novo canteiro para a próxima temporada, lembre-se de que os dias da primavera e do outono terão menos luz do que você está experimentando atualmente. Se o local que você espera usar está na fronteira entre sol pleno/sombra parcial, isso pode fazer uma diferença significativa.
Passo 2: Prepare um Canteiro Elevado
Escolha um canteiro robusto, profundo e bem posicionado para plantas saudáveis.
Agora que você sabe exatamente onde seu novo jardim de saladas ficará, é hora de preparar um canteiro elevado. Você pode construir um sozinho, mas hoje em dia, há canteiros duráveis e fáceis de montar que você pode simplesmente encomendar online.
Por exemplo, esses Canteiros Elevados de Metal Birdies são convenientes e modulares, dando-lhe mais controle sobre suas dimensões. Eles têm 38 cm de altura, o que é suficiente para a maioria das plantas de jardim, mas você também pode obter canteiros mais altos. Os canteiros estão disponíveis em três cores: cinza ardósia, verde névoa e argila clara.
Você também pode optar por Canteiros Elevados de Cedro, que têm uma aparência mais natural e são projetados para fácil montagem. Existem até canteiros elevados, como este Planter Elevado de Cedro, que permitem que você cultive sem se curvar. Eles também são ótimos para varandas ensolaradas.
Ao escolher o tamanho e as dimensões do seu canteiro, pense em quantas plantas você deseja cultivar. Você está pensando em um grande jardim de saladas para compartilhar com a família e amigos? Ou está pensando mais em um pequeno lote de verduras com uma única planta de tomate para colheitas ocasionais?
Independentemente da área de superfície, você também deve considerar a profundidade. Qualquer coisa com menos de 30 cm de profundidade não será suficiente para as raízes da maioria das plantas. Se você planeja obter um canteiro elevado, isso é mais importante. Não há como as plantas em jardins elevados alcançarem a terra abaixo, então elas se beneficiam de mais um pé de solo.
Monte (ou construa) seu canteiro elevado de acordo com as instruções, mova-o para o local escolhido, e você estará pronto para o próximo passo.
Passo 3: Preencha com Solo
Use misturas de solo de alta qualidade para plantas saudáveis e fácil manutenção.
Preencher seu canteiro elevado com uma mistura de solo de alta qualidade dará às suas plantas um bom começo. Com o tempo, você vai querer cultivar uma estrutura de solo saudável e um microbioma de solo equilibrado, para que você só precise completar seu canteiro com um pouco de composto a cada ano.
Como estamos começando do zero com um novo canteiro elevado de saladas, você terá que buscar novo solo. O método mais fácil é comprar solo para canteiros elevados de uma empresa confiável. Existem muitos no mercado que devem atender às suas necessidades.
No entanto, observe que misturas de maior qualidade vão custar mais, o que pode realmente somar se você estiver preenchendo um canteiro grande. Existem solos para canteiros elevados pré-embalados mais acessíveis por aí, mas a qualidade será visivelmente inferior. Isso não é algo em que você queira economizar.
Você também pode optar pelo método DIY, preparando seu próprio solo. Uma boa regra é incluir cerca de 40% de composto, 30% de solo superficial e 20% de emendas aeradoras como perlita, deixando cerca de 10% para o que mais corresponder às suas necessidades.
Por exemplo, se você mora em uma área quente e seca, pode querer que esses últimos 10% sejam emendas que retêm umidade, como turfa. Ou, você pode querer aumentar o conteúdo de nutrientes do seu canteiro adicionando húmus de minhoca.
Você também pode tentar o método hugelkultur, que é uma técnica alemã. Você começa com uma camada de troncos, depois embala firmemente material orgânico como palha e lascas de madeira ao redor dos troncos. Em seguida, aplica uma camada de galhos menores. Finalmente, adiciona composto por cima.
Passo 4: Selecione Plantas e Sementes
Escolha seus vegetais e ervas favoritos para um canteiro próspero.
Agora que você tem um canteiro elevado em um local ensolarado cheio de solo bem equilibrado, é hora de decidir o que você vai cultivar. Primeiro, imagine o jardim de saladas dos seus sonhos, mantendo todos os seus vegetais favoritos em mente, e depois passe por um catálogo de sementes online.
Provavelmente você está pensando nos básicos: muitas alfaces e verduras semelhantes, ervas, tomates cereja ou uva, talvez uma planta de pepino, e talvez até rabanetes. A boa notícia é que todas essas plantas podem prosperar em canteiros elevados.
Para alfaces, considere clássicos como a alface ‘Buttercrunch’, a romaine vermelha ‘Marvel of Four Seasons’, ou uma mistura conveniente como a ‘Gourmet Baby Greens’, que contém uma variedade de cores e texturas. Espinafre ‘Matador’, rúcula e couve ‘Red Russian’ também são ótimas ideias.
Se você deseja cultivar tomates para suas saladas, não pode errar com ‘Italian Roma’ ou cerejas ‘Sun Gold’, apenas não se esqueça de estacá-los para suporte. Variedades indeterminadas continuarão crescendo até a geada, e mesmo uma variedade determinada pode ser derrubada em uma tempestade de verão.
Da mesma forma, se você deseja cultivar pepinos, precisará adicionar uma treliça simples ao seu canteiro. Isso pode adicionar um pouco de interesse visual, além de uma estrutura muito necessária para um cultivar como ‘Spacemaster 80’.
Por último, não deixe de lado ervas como a salsa ‘Flat Leaf’ e guarnições. Você vai querer muito manjericão ‘Italian Genovese’ para fazer saladas caprese com seus tomates. Por fim, considere plantar alguns rabanetes, como o ‘Cherry Belle’.
Rabanetes são muito gratificantes, especialmente para novos jardineiros, porque crescem extremamente rápido. Rabanetes ‘Cherry Belle’ estão prontos em apenas 24 dias.
Passo 5: Semeie as Sementes
Espaçar adequadamente as mudas e manter o solo úmido para o crescimento.
Agora que você escolheu todas as suas sementes, é hora de semeá-las. Enquanto alguns jardineiros gostam de abraçar a jardinagem caótica, outros preferem um plantio mais rígido e organizado. O método que você usa realmente depende de você.
Quando você está cultivando tomates ou pepinos, precisa planejar um pouco, pois eles precisam de estacas e treliças. Além disso, você precisa colocá-los de forma que não sombreiem sua alface. Preste atenção à direção do sol e plante esses vegetais maiores na “parte de trás” do canteiro, de acordo com a forma como o sol se posiciona.
Fora isso, você não precisa ser muito exigente quando se trata de semear diretamente as verduras. Você pode até espalhar as sementes um pouco ao acaso sobre o solo, criando sua própria mistura de salada. Ou, você pode medir as coisas, plantando sementes a cerca de uma polegada de distância.
De qualquer forma, uma vez que as sementes germinem e você tenha um monte de mudas pequenas, você vai querer desbastá-las para cerca de 15 cm de distância. Se você quer folhas maiores, as plantas precisarão de espaço. Se pretende colher as folhas em tamanhos “bebê”, pode deixar as plantas mais densamente agrupadas.
Ao semear diretamente, há uma regra geral que diz que você deve plantar sementes a uma profundidade que seja o dobro de sua largura. Mas como a alface e muitas outras verduras têm sementes minúsculas, tudo o que você realmente precisa fazer é espalhá-las sobre o solo úmido, cobrindo-as muito levemente.
Se você cobrir essas sementes minúsculas com muito solo, elas podem não germinar. Regue todas as suas sementes recém-semeadas suavemente, sem deslocá-las, e mantenha o solo úmido nos próximos dias até que germinem.
Passo 6: Inicie uma Rotina de Rega
A rega consistente é crucial para o crescimento saudável e hidratação.
Agora que todas as suas pequenas plantas de salada estão crescendo, é hora de estabelecer uma rotina de rega. Não poderia ser mais importante que essas plantas recebam água consistente e adequada.
Pense nisso: a alface é composta quase inteiramente de água. Como você acha que essas plantas vão reagir se de repente forem privadas dela? Especialmente quando são jovens, precisam de uma quantidade leve de água todos os dias.
Muitas verduras (alface em particular) têm raízes muito rasas. Se o sol evaporar a água nos primeiros centímetros do solo, as mudas de alface não conseguirão alcançar a água no solo inferior. É por isso que a camada superior precisa ser frequentemente umedecida.
Regar todos os dias, especialmente quando suas plantas são jovens com essas raízes rasas, provavelmente será necessário para manter o solo úmido. À medida que as plantas crescem, suas raízes terão acesso a mais água.
Você pode pular a rega em dias de chuva. O uso de um medidor de umidade dirá com confiança se seu solo está seco ou não abaixo da superfície. Às vezes, o solo está mais seco ou mais úmido do que você espera.
Se regar todos os dias parece muito compromisso para você, considere instalar irrigação por gotejamento em seu canteiro. Você pode conectar isso a um temporizador em sua mangueira, e de repente todo o processo se torna automático.
Passo 7: Aplique Cobertura Morta ao Redor das Plantas
A cobertura morta retém a umidade, suprime ervas daninhas e enriquece o solo.
Depois de desbastar suas plantas e elas terem um pouco de altura, considere a cobertura morta. Em primeiro lugar, a cobertura ajuda o solo a reter água, o que pode economizar muito tempo, esforço e água, conforme descrito no passo anterior.
Sem cobertura, os raios fortes do sol incidem sobre o solo, fazendo com que qualquer umidade na parte superior evapore. A cobertura atua como uma camada protetora, mantendo a umidade no solo. Você pode até usar palha como cobertura, que na verdade reflete os raios.
A cobertura faz muito mais do que isso, como suprimir ervas daninhas. Você pode estar pensando que seu solo recém-comprado ou preparado não tem sementes de ervas daninhas, mas é apenas uma questão de tempo até que dentes-de-leão, capim-colchão e outras ervas daninhas apareçam.
Vários tipos de cobertura, como palha, mofo de folhas e cascas de arroz, também se decompõem ao longo do tempo e adicionam nutrientes ao solo. Desta forma, você não precisará fertilizar tanto e com tanta frequência. Essa matéria em decomposição contribui para um microbioma de solo saudável, que beneficia as plantas.
A cobertura pode até deter algumas doenças de plantas de se espalharem. Embora seu canteiro novo provavelmente não esteja em grande perigo, o solo pode atrair vários patógenos nas próximas temporadas, tanto bacterianos quanto fúngicos.
Pesquisas mostram que doenças como a antracnose podem se espalhar quando a água respinga no solo e nas plantas infectadas. Uma barreira de cobertura entre as plantas e o solo pode proteger suas folhas preciosas. Este método de disseminação de doenças pode afetar tomates e outras plantas também.
Passo 8: Proteja Contra Pragas
Proteja suas plantas com barreiras para manter as pragas afastadas.
As pragas podem estar tão empolgadas com sua colheita quanto você. Nada é mais desanimador do que sair para regar suas plantas pela manhã apenas para descobrir que algo as mastigou, então você pode querer tomar medidas preventivas.
Não apenas suas alfaces e tomates estarão sujeitos a pragas de insetos, mas também pequenos mamíferos definitivamente apreciarão o que você está cultivando. Felizmente, a construção de canteiros elevados facilita a proteção do seu jardim.
Você pode comprar todos os tipos de barreiras físicas que se encaixam nas dimensões do seu canteiro elevado. Desde algo tão simples como redes que você cobre frouxamente sobre o canteiro até algo um pouco mais complicado, como uma casa de arcos com dobradiças, você tem opções. Quanto aos insetos, a terra de diatomáceas pode repelir pulgões, tripes, caracóis e lesmas.
Especialmente quando as plantas são jovens e pequenas, você não se arrependerá de colocar uma cobertura de malha elevada sobre elas para proteção. À medida que crescem, você pode descobrir que cercar o exterior com arame de galinheiro resolve o problema.
Este passo não é 100% essencial. Dependendo de onde seu canteiro elevado está localizado, você pode não ter muitos problemas. Se você não tem certeza, pergunte aos seus vizinhos se eles têm problemas com veados, esquilos ou criaturas semelhantes comendo suas plantas.
Se você decidir não proteger contra pragas e acabar se arrependendo, tudo bem. Anote qual criatura ou inseto você suspeita que causou o dano, e no próximo ano, você saberá o que fazer para tratamento preventivo. Às vezes, é difícil prever o futuro quando você está começando com um canteiro elevado.
Passo 9: Colheita
Colha folhas externas regularmente para manter suas verduras frescas.
Agora é hora da parte mais emocionante: colher do seu jardim de saladas em canteiro elevado. Algumas variedades de alface e verduras podem estar prontas para a colheita em apenas um mês.
Com alface, couve, espinafre e outras verduras, você pode optar pelo método “corte e volte novamente”, que é quando você colhe apenas as folhas externas de uma planta. Isso permite que a planta continue crescendo e produzindo novas folhas.
Use uma tesoura afiada e limpa para cortar as folhas desejadas. Tenha cuidado para não puxar a planta, o que pode danificar as raízes. Sempre desinfete suas ferramentas entre as colheitas para evitar a propagação de doenças nas plantas.
Esse método funciona especialmente quando você está colhendo folhas em tamanho bebê. Sempre que estiver pronto para preparar uma salada recém-colhida de seus canteiros elevados, basta sair para o jardim, colher um monte de folhas externas, enxaguá-las e pronto.
Você também pode esperar que as alfaces formem “cabeças” de alface antes de colher. Se essa for sua preferência, use uma faca afiada ou ferramenta semelhante para cortar abaixo da cabeça horizontalmente, perto do solo.
Em relação a ervas como manjericão, você pode colher folhas a qualquer momento. Para mantê-las compactas e cheias, belisque uma seção logo acima de um nó. Se você estiver cultivando pepinos, colha-os quando atingirem o tamanho desejado.
Os tomates levarão mais tempo para amadurecer, provavelmente dois meses ou mais. Colha tomates assim que atingirem a cor desejada. Você também pode colhê-los um pouco mais cedo, desde que a maior parte da cor esteja presente. Eles amadurecerão no balcão.