Como Cultivar um Jardim de Polinizadores em Canteiros Elevados

No momento, você está visualizando Como Cultivar um Jardim de Polinizadores em Canteiros Elevados

Como alguém apaixonado por polinizadores, estou sempre procurando novas e funcionais maneiras de adicionar mais plantas polinizadoras ao meu jardim. Recentemente, tenho transformado várias das minhas camas elevadas em canteiros de flores amigáveis aos polinizadores. Com tantas populações de polinizadores em declínio, quero fornecer o máximo de alimento possível para esses pequenos amigos. Além disso, adoro vê-los visitando meu jardim.

Se você já tem camas elevadas no jardim, é fácil convertê-las em jardins para polinizadores. Se você está começando agora, é um pouco mais trabalhoso, mas estamos aqui para ajudar a apontar a direção certa e incluir os elementos necessários para ter um jardim de polinizadores vibrante. Vamos começar!

Conheça Seus Polinizadores Locais

Um fator importante na criação de um paraíso para polinizadores é saber quais polinizadores você está apoiando. Alguns polinizadores não serão surpresa, enquanto outros podem não ser tão conhecidos. Conhecer quais polinizadores são importantes na sua região ajudará a determinar quais plantas são essenciais para construir um jardim de polinizadores abrangente.

Abelhas

As abelhas nativas são polinizadores essenciais para plantas nativas.

Todas as abelhas têm visão ultravioleta. Elas veem e gravitam em direção a flores que são azuis, violetas, brancas e amarelas. Elas não conseguem ver vermelho, que para elas parece preto, significando perigo. As abelhas melíferas procuram grandes agrupamentos de flores e não são muito exigentes quanto ao status nativo. No entanto, muitas abelhas nativas dependem do pólen e do néctar de várias plantas nativas para sustentar seus filhotes.

Borboletas

Proteger plantas nativas apoia populações de borboletas em declínio.

As borboletas são mais exigentes quanto às plantas que preferem. Cada região tem borboletas específicas nativas daquela área. Mais da metade das espécies de borboletas nos EUA são consideradas em declínio. Um terço do total de espécies está em perigo de extinção.

Preservar os habitats das borboletas nativas é um aspecto muito importante da jardinagem para polinizadores. As borboletas são mais atraídas por flores que são curtas e tubulares ou crescem em cachos em forma de umbela. Elas são especialmente atraídas por flores vermelhas, rosas, roxas, amarelas e laranjas. Cada borboleta também tem pelo menos uma planta hospedeira, mas falaremos mais sobre isso em breve.

Beija-flores

Criar um jardim diversificado atrai e apoia preciosos beija-flores.

Os beija-flores são ótimos polinizadores, e existe algo mais fofo? Seria impossível para mim escolher um polinizador favorito. Mas eu realmente gosto de ver os beija-flores voando pelo jardim. Ver esses pequenos pássaros me dá uma sensação de realização em criar um ambiente diversificado para polinizadores.

Esses pássaros de bolso são nativos das Américas. De pouco menos de 400 espécies, todas são polinizadores eficientes. Seus bicos adaptados de forma única os tornam vitais para polinizar certas flores que outros polinizadores não conseguem acessar. Atualmente, 21 espécies de beija-flores estão na lista de espécies ameaçadas ou criticamente ameaçadas devido à perda de habitat.

Os beija-flores são atraídos por flores em forma de tubo. O vermelho é a cor que mais os atrai, mas eles também são atraídos por flores rosas, amarelas e laranjas. A estrutura da flor e o conteúdo de néctar são mais importantes do que a cor para esses polinizadores.

Morcegos

Apoiar morcegos ajuda nos esforços vitais de polinização e controle de pragas.

Os morcegos podem não ser o primeiro animal que vem à mente quando você pensa em polinização. Sua associação com outras criaturas noturnas mais nefastas pode tornar sua presença um pouco assustadora. Na realidade, esses mamíferos noturnos são muito importantes no mundo da polinização.

Os morcegos são responsáveis por polinizar mais de 500 espécies de plantas em todo o mundo. Algumas das plantas mais comuns polinizadas por morcegos incluem agave, banana, goiaba e muitas flores noturnas. Eles também são vitais para controlar a população de insetos menos desejáveis, como mosquitos. Manter esses caras por perto tem muitos benefícios.

Infelizmente, suas populações estão diminuindo rapidamente. De acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, mais de 50% das espécies de morcegos da América do Norte estão em declínio. Adicionar plantas que são atraentes para morcegos e oferecer-lhes um lugar para descansar é uma boa maneira de ajudar a apoiar esses polinizadores.

Mariposas

Como polinizadores noturnos, as mariposas são compostas por espécies cruciais que precisam de apoio.

Assim como suas primas, as borboletas, as mariposas são polinizadores vitais. As mariposas saem à noite com os morcegos e fazem muita polinização. Elas são especialmente atraídas por solanáceas, como tomates e berinjelas, para citar alguns.

Embora as populações de mariposas pareçam ser menos afetadas pelos problemas que afetam outros polinizadores, seus números ainda estão diminuindo. Existem maneiras de apoiar as mariposas em seu jardim de polinizadores também.

Outros Insetos

Besouros e vespas também são heróis desconhecidos da polinização.

Abelhas e borboletas não são os únicos insetos que polinizam. Se você quer que aquela árvore de magnólia floresça, atraia besouros para o jardim. As vespas são mais conhecidas por polinizar orquídeas, mas também desempenham um papel na polinização de árvores frutíferas e flores de jardim.

Elas também são úteis no controle de populações de insetos incômodos, como pulgões e gafanhotos. Elas não apenas polinizam, mas também minimizam a necessidade de pesticidas, o que é muito útil para outros polinizadores. Você pode ajudar a apoiar esses insetos com seu jardim de polinizadores também.

Escolha um Local

As camas elevadas simplificam a jardinagem e oferecem flexibilidade para atrair polinizadores.

Este é um departamento onde as camas elevadas fazem muito para simplificar a criação do seu jardim. Quando você está plantando um jardim convencional, há muitos fatores que entram na preparação da área. Desde o solo até a luz solar, muitas vezes há emendas demoradas, fisicamente cansativas e caras a serem feitas.

Usar camas elevadas torna a seleção de um espaço muito mais fácil. Elas também tornam possível jardinar em espaços menos convencionais. Em um ambiente urbano, um jardim de camas elevadas pode criar um refúgio para polinizadores. Se o seu espaço ao ar livre é um pátio de concreto, as camas elevadas são uma ótima solução. Um jardim de camas elevadas é muito acessível. Não há necessidade de fazer um teste de solo abrangente ou fazer emendas no solo. Se você tem um solo pobre ou facilmente compactado, as camas elevadas economizam muito trabalho.

Muitas plantas que atraem polinizadores crescem melhor em condições de pleno sol. Se você vive em um clima muito quente, pleno sol tem um significado diferente do que em outros lugares. Idealmente, seu jardim deve receber cerca de seis a oito horas de sol diariamente, de preferência no início do dia.

O sol da tarde pode ser severo e desidratante. Usar camas elevadas dá a opção de plantar em solo de alta qualidade, ao mesmo tempo em que escolhe a posição do jardim. Os polinizadores gostam de se manter aquecidos, o que é mais um motivo para colocar suas camas em pleno sol.

Selecione Suas Camas

Escolha camas elevadas cuidadosamente para durabilidade e apelo estético.

Existem vários tipos de camas elevadas para escolher, e há vantagens e desvantagens a serem consideradas. Ao selecionar suas camas, você deve considerar tanto a forma quanto a função. A longevidade é outro fator a considerar. Quanto tempo você quer que suas camas durem? Camas de qualidade economizam dinheiro a longo prazo porque simplesmente duram mais. O material é outro fator importante.

Camas de madeira baratas servirão ao seu propósito por um tempo, mas não espere que durem mais de um ou dois anos. A madeira usada nessas camas tende a ser fina, e as conexões podem ser menos do que ideais. Se você suspeitar que não cuidará desse jardim por muito tempo, essas são boas para começar.

Se você ama o visual das camas de madeira, como eu, camas de cedro são um ótimo investimento. Elas custarão um pouco mais do que camas de madeira mais baratas, mas a longo prazo, você terá mais retorno pelo seu dinheiro. Para jardinagem em pequenos espaços, como um pátio ou deck, há algumas opções elevadas maravilhosas. O cedro envelhece bem e resiste ao tempo.

Para a durabilidade e longevidade máximas, você não pode superar camas elevadas de metal. Ao longo dos anos, comecei a substituir minhas camas de madeira por camas de metal, e elas realmente resistem ao teste do tempo. Elas vêm em vários formatos e tamanhos, e algumas incluem uma base sólida que as torna perfeitas para pátios.

Se você for realmente ambicioso, pode construir suas camas com outros materiais resistentes. Camas de pedra ou tijolo são deslumbrantes e funcionais. Elas também são caras, trabalhosas para construir e muito permanentes. Para os jardineiros dispostos a assumir esse tipo de compromisso, isso realmente cria um jardim de camas elevadas lindo.

Desenhe Seu Espaço

Em espaços pequenos, vá vertical com trepadeiras floridas para polinizadores.

Dependendo do tamanho e da orientação do seu espaço, o design e o planejamento terão pesos diferentes. Existem muitas ótimas ideias de design a considerar para qualquer espaço. Em espaços menores, pense verticalmente. Ao adicionar uma treliça à sua cama elevada, você pode cultivar trepadeiras floridas. Muitas trepadeiras floridas são muito atraentes para beija-flores e outros polinizadores.

Maximize o espaço do pátio com camas que melhoram o fluxo de tráfego.

Se você estiver colocando suas camas em um pátio ou deck, considere o layout geral do espaço. Coloque suas camas em espaços que não interrompam o fluxo de tráfego. Planeje esses espaços para que você tenha fácil acesso a todas as suas plantas. Novamente, elementos verticais podem adicionar muita personalidade a um espaço. Quanto mais flores você puder colocar no espaço, mais polinizadores visitarão.

Se você tiver muito espaço, o céu é o limite. Seu jardim de camas elevadas pode ser tão intrincado quanto você desejar. Considere o fluxo de tráfego ao colocar suas camas. Configure-as de forma que todas as suas plantas sejam acessíveis.

Preencha Suas Camas

Otimize camas elevadas com solo rico em nutrientes e camadas estratégicas.

Um grande elemento da jardinagem em camas elevadas é poder começar diretamente com solo de alta qualidade e rico em nutrientes. Preencher suas camas com uma mistura de solo de qualidade pode ficar muito caro. Se suas camas são rasas, você pode simplesmente preenchê-las com uma mistura para camas elevadas.

Acho que camas mais altas são mais fáceis para minhas costas, e elas também acomodam sistemas radiculares mais profundos. Raízes saudáveis fazem plantas saudáveis. Plantas menores no jardim desenvolvem raízes de cerca de 30 a 45 cm de profundidade. Camas mais altas podem consumir muito solo. Se você tiver camas mais profundas, há coisas que você pode fazer para minimizar o custo de preenchê-las adequadamente.

Você pode preencher a parte inferior de suas camas elevadas mais altas com outros materiais orgânicos como folhas, composto, galhos e aparas de grama.

Preencha os 30 a 45 cm superiores de suas camas com uma boa mistura de solo de qualidade. Com o tempo, o material orgânico na parte inferior se decomporá e enriquecerá o solo. Dessa forma, você não só economiza dinheiro, mas também reutiliza resíduos do jardim e faz uma limpeza no processo.

Selecione as Plantas Certas para Seu Espaço

Agora vem a parte divertida. Depois de configurar suas camas, é hora de selecionar as plantas para preencher seu jardim de polinizadores. Ao selecionar plantas, você deve considerar seu clima e a quantidade de tempo que terá para cuidar delas. Algumas plantas são mais exigentes do que outras. Agrupe plantas que tenham necessidades semelhantes de rega e fertilização.

Fontes de Néctar Nativas

Incorporar plantas nativas é crucial para um jardim de polinizadores próspero.

Plantar nativas tende a ser um tópico quente em muitos círculos de jardinagem. Alguns jardineiros sentem muito fortemente sobre manter uma paisagem nativa, enquanto outros não estão tão preocupados. Independentemente de você cair em um desses grupos ou em algum lugar no meio, plantas nativas são um aspecto importante de um jardim de polinizadores saudável.

Abelhas e borboletas nativas, no entanto, dependem de plantas nativas. Você ainda pode ver esses insetos visitando plantas não nativas, mas é mais por necessidade do que por preferência. As plantas que naturalmente florescem em várias épocas do ano são importantes para os polinizadores nativos. Nem todo néctar é igual, e os polinizadores nativos são adaptados a certos tipos de néctar durante cada estação.

Alguns polinizadores dependem quase exclusivamente de uma planta específica por razões reprodutivas. Vou abordar isso em um momento. Basta dizer que plantar plantas nativas com flores em seu jardim de polinizadores é importante. As plantas nativas também tendem a ser de baixa manutenção, pois são bem adaptadas às condições da sua região.

Muitos polinizadores dependem tanto do néctar quanto do pólen para sustentar suas populações. Enquanto os polinizadores adultos se alimentam principalmente de néctar, eles frequentemente levam pólen para casa. Eles alimentam suas larvas com pólen, pois é uma ótima fonte de proteína e outros nutrientes.

Todas as plantas produzem pólen, mas nem todas produzem néctar. Certifique-se de abastecer seu jardim de polinizadores com muitas plantas de néctar. Algumas dessas incluem:

  • Salvia
  • Solidago (Goldenrod)
  • Hissopo de Anis
  • Flor de Cobertor Indiano
  • Bidens
  • Verbena
  • Coreopsis
  • Liatris
  • Erva-de-São-João
  • Rudbeckia (Black-eyed Susan)

Plantas Hospedeiras de Borboletas

Plantas hospedeiras são essenciais para atrair borboletas ao seu jardim.

As borboletas adultas têm suas fontes de néctar favoritas, mas não rejeitam outras fontes de néctar quando estão com fome. No entanto, suas larvas são uma história diferente. Todas as espécies de borboletas e mariposas têm plantas hospedeiras larvais específicas. Estas são as plantas nas quais elas depositam seus ovos e que fornecem o primeiro alimento para seus filhotes.

Sem plantas hospedeiras, você provavelmente ainda verá uma borboleta ocasional. Se você quer ver muita ação, no entanto, as plantas hospedeiras são imprescindíveis. As borboletas voltarão a lugares onde identificaram plantas hospedeiras. Se você tiver sorte, pode até assistir ao ciclo de vida completo se desenrolar em seu jardim. Algumas plantas hospedeiras são grandes demais para um jardim de camas elevadas, mas muitas são adequadas.

Esta não é de forma alguma uma lista exaustiva, mas aqui estão algumas plantas hospedeiras que você pode adicionar ao seu jardim para atrair mais borboletas.

  • Monarca – Todos os tipos de asclepias (procure tipos que sejam nativos da sua região. Estes fornecerão o alimento ideal para suas larvas com base nos padrões de migração.)
  • Lady Pintada – Cardo, malva, áster
  • Fritilária – Violetas, passiflora
  • Zebra Longwing – Passiflora
  • Rabo-de-Andorinha Preto – Endro, funcho, salsa
  • Grey Hairstreak – Trevo branco, quiabo, ervilha peluda
  • Cloudless Sulphur – Senna, família das ervilhas
  • Silvery Checkerspot – Asclepias (planta do leite), urtiga.

    Essas plantas são essenciais para o desenvolvimento das larvas de várias espécies de borboletas e mariposas, e ao incluí-las em seu jardim, você aumentará as chances de observar esses belos insetos em várias fases de suas vidas.

    Mantenha a Diversidade

    Diversificar as plantas no seu jardim não só torna o espaço mais bonito, mas também ajuda a atrair uma variedade maior de polinizadores. Cada tipo de polinizador tem suas preferências em relação ao néctar e ao pólen, e ter uma gama diversificada de plantas garantirá que você atraia uma variedade de insetos, pássaros e outros polinizadores.

    Experimente misturar flores de diferentes alturas e formas para criar um ambiente visualmente interessante e acolhedor para os polinizadores. Além disso, considere a floração em diferentes épocas do ano para garantir que haja sempre algo disponível para eles se alimentarem, desde as primeiras flores da primavera até as últimas da queda.

    Práticas Sustentáveis

    Ao cultivar seu jardim de polinizadores, lembre-se de adotar práticas sustentáveis. Evite o uso de pesticidas e herbicidas químicos, pois eles podem ser prejudiciais a polinizadores. Em vez disso, utilize métodos de controle de pragas orgânicos e promova a biodiversidade, que naturalmente ajudará a controlar pragas. O uso de mulch orgânico, como folhas ou casca de árvore, não só ajuda a reter a umidade, mas também pode fornecer habitat para insetos benéficos.

    Forneça Água e Abrigo

    Além das plantas, fornecer água e abrigo também é fundamental. Crie pequenas fontes de água, como pratos rasos com pedras, onde os polinizadores possam pousar e beber. Você pode adicionar um pouco de areia ou cascalho ao fundo para garantir que a água não fique muito profunda.

    Para abrigar polinizadores como abelhas e mariposas, considere incluir estruturas como pequenos montes de madeira, troncos ou materiais naturais onde eles possam se esconder e descansar. Além disso, um pouco de vegetação densa ou um pequeno arbusto pode servir como abrigo contra predadores.

    Conclusão

    Transformar seu jardim em um espaço amigável aos polinizadores é uma maneira gratificante de contribuir para a conservação desses insetos essenciais. Com um pouco de planejamento e dedicação, você pode criar um espaço vibrante que não só enriquece seu ambiente, mas também ajuda a sustentar as populações de polinizadores em declínio.

    Aproveite o processo, observe os polinizadores enquanto eles interagem com suas plantas e, mais importante, divirta-se ao fazer a diferença em seu jardim e no ecossistema local. Cada pequena ação conta, e seu jardim pode se tornar um verdadeiro santuário para esses importantes aliados da natureza.